sábado, 20 de fevereiro de 2021

Troca saudável

 Olá amigos.

Como prometido, lanço novo post para distrair em mais um dia fechados, o que vale é que está um dia de Inverno à homem, eheheheh, os gajos das obras é que poderiam dar descanso aos martelos e retificadoras pelo menos ao fim de semana, é inadmissível todos nós estarmos a fazer um esforço destes e tenho uma obra de um hotel á porta que desde as 7 da manhã até não haver luz, dá-me cabo da cabeça com a barulheira, a lei do barulho devia ser revista em estado de emergência.

Bem já mandei vir, agora vamos ao que importa, petisco, pesca e uma ondinha, pensava a pouco do porquê, de um verão se bons sargos, e relembrava que o 1º confinamento foi à quase 1 ano, período do defeso e desova do sargo, sei também que nós Lúdicos, não somos os responsáveis da apanha excessiva de qualquer que seja a espécie do mar, mas será que os sargos que não foram capturados junto a costa se mantiveram e passaram o verão no mesmo sitio, com situação igual ao ano passado, neste verão vou ver se estas capturas se repetem.


Lindo dentuças em pleno dia enublado abafado, foi o record do ano em peso 1450kg a chumbica que ainda é mais difícil, ao surfcasting calhando dava ali três porradotas na escoa e vinha cá para fora, em pedra afiada e com uma cana da treta, é que considero estas canas do sargo mesmo uma treta, para içar um peixe de quilo borram-se todas, mas para pescar com ela na mão e lançar gramagens de 2 a 5 gramas são fundamentais e claro o grosso de capturas são peixes abaixo de quilo, mas que são muito fraca são.


Para mim no verão um sargo 400g a 600g é um bom sargo, faço muitas pescas com sargos desse calibre, que para mim são pescas bem positivas, peixes de dose e refeição, são um luxo no verão, quando sai um sargo acima de quilo é uma alegria imensa (em pleno verão) e por vezes há verões que nem 1 sargo acima de quilo se apanha, este ultimo foi ao contrário perdi a conta de sargos kileiros que apanhei, escondido nestas pedras ilhadas, consegui manter um ritmo que calhando nunca mais o vou ter, já pesco sargos há uns bons anos e sei que foi um Ano anormal, quer dizer, vamos ver este verão, se o confinamento não me vai brindar um verão de sargalhão, eheheheheh


7 Sargos de 700g a 900g em Agosto em plena luz do dia com água lusa não é normal.


Mesmo no verão, devido a pandemia os petiscos e convívios foram muito poucos, tirando meia dúzia de vezes, este lanche foi das poucas vezes que reuni com alguém.

Agora vamos ao titulo do post, a troca saudável, quem me acompanha aqui sabe que tenho um vizinho com uma horta junto ao mar, que faz questão de me oferecer as suas colheitas regularmente, ao qual eu agradeço e devolvo a sua generosidade com a minha, mas em peixe e marisco, um troca bem aproveitada de ambas as partes, numa manhã de trabalho de volta dos verdes a descascar e arranjar espinafres, foi uma manhã bem passada, a pré preparar futuras refeições.
Também me tem patrocinado umas âncoras para a minha embarcação é que o vizinho também é serralheiro sei que ele não vê o blog, mais vai aqui o meu obrigado.

Óhhhh Ki não comas as ervilhas :)


Cada qual com a sua pancada, a minha é a autossustentabilidade na alimentação, já que no resto é bastante difícil de o conseguir, com o confinamento, até isso esta se a esgotar, já limpei mesmo a arca, tenho me virado para muita fruta e frango,  peixe que gosto muito e que não apanho como o peixe espada preto, restam-me 2 lulas e uns polvinhos, isto porque não sou de congelar muito peixe, no meu ver perde muita qualidade, por norma tenho sempre peixe fresco o que não tem comparação.
É bom saber de tudo um pouco, hoje em dia fundamental e para mim uma mais valia é saber cozinhar, de tudo o que podemos saber e ter conhecimento cozinhar é a mais importante, sem comida não vives isso é certo.  

A foto que se segue é dedicada ao amigo FranciscoBelo, sargo cozido com legumes e ovo cozido, regado com maionese (que faz mal) mas faz uma combinação perfeita com vinagre e muito azeite, acompanhado de uma fatia de pão torrado com manteiga, azeitonas e um bom copo de vinho tinto que não se vê na foto.


Umas das poucas vezes que fui ao covil do Lobo do Mar, dia muito quente o que é normal por aquelas bandas, onde fui recebido com uma mariscada à Lobo de cebolada com pão Alentejano ( tudo apanhado e cozinhado por ele ) o que ainda é melhor, qualidade e frescura na certa, o Lobo trata o marisco como não há igual, adepto também da autossustentabilidade dá valor ao que come e bebe, bebida essa que sai mais fresca de uma arca manual do que numa cervejaria e no ponto, que em vez de beber uma bebe-se 10 ou 15 como ele diz , eheheheheh


Eu que sou mais de tinto do que cerveja,  no calor Algarvio não resisto a despachar uma dúzia delas,


Não é mariscada à Lobo mas está no nível dela.

Acabo com mais uma ondinha, num sitio que provavelmente vai deixar de dar estas ondas em breve, a construção da continuação do Molhe Leste esta a rolar e nos próximos 4 anos estará concluída, o que vai fazer que para surf  uma ondinha deste tamanho neste local vai ser preciso entrar 3 a 4 vezes mais mar do que estava neste dia por exemplo, acabam com tudo e  nunca é para melhor, pelo menos para mim, a evolução podia fazer pausas por certos anos, para a recuperação do planeta, uma boa pandemia na evolução era o que muitos gajos mereciam, a tecnologia é boa, mas gostava de ter vivido 20 a 30 anos atrás, depois há malta que me diz, "no tempo da ditadura? gostavas? "E eu pergunto o que é a Democracia? onde é que vou , o que é que faço, que não pague para fazer ou me deslocar, tirando o ar, não conheço nada que não pague ou me ponham limites, limitações e mesmo proibições, a juntar um sistema Jurídico injusto  que fecha os olhos aos corruptos políticos e o próprio estado injeta dinheiro neles, para depois nós pagarmos, grande democracia sim senhor, não quero ditadura, queria sim Democracia lógica, com consenso de todos, o que não existe, basta ver pela lei do defeso do Sargo no Parque Natural, grande Democracia que temos. 


Deixa lá brincar um bocado antes delas acabarem,
Pessoal, como digo sempre já faltou mais, cuidem-se e força, espero ter ajudado a passar o tempo e terem feito uma pesca imaginaria tal e qual eu fiz ao escrever este post.

Saudinha

8 comentários:

  1. Comé amigo João!
    Olha tu com essa obra e eu com os estudantes aqui em baixo, tou f#$%& com esta gente eu...
    De uma maneira ou de outra vai havendo um defeso natural o não, felizmente o mar a Norte continua com força, é menos uma para não me passar mais da cabeça, já me basta ter de mamar com estes levantes que agora são de seguida e eu sem poder lá ir onde tu sabes :( enfim....

    Essas pescas de Sargos são lindas, aproveita sempre que puderes amigo.
    E essas trocas são altamente, é um privilégio poder negociar assim sem dinheiro :)
    Já tens aí umas favinhas, este ano mais uma vez lá vou ter de comprar favas, e em Janeiro já tinha marcado aí um faval mesmo bom para fazer uma apanhasita :)

    Já vais deixar o Chicão com agua na boca com esse sargo à (lá maionese) hahahha...
    Tchiiii nem me fales nesse petisco, ganda calor que tava nesse dia, foi uma bela tarde bem regada, saudades desses petiscos, é das poucas coisas boas que o verão tem, já sabes que eu com a cerveja não brinco, tem de ser quase a congelar ;)
    Não é 10 ou 15, é 7 ou 15 hehehehehe...

    Tens razão no que dizes a respeito da evolução, concordo contigo, as novas mentalidades falam falam mas só destroem, e os interesses comerciais estão sempre a cima de tudo infelizmente :(
    Também gostava de ter nascido aí uns vinte anos antes e de preferência lá na terrinha que tu sabes, acho que tinha sido mais feliz, enfim...

    Amigo mais um post à maneira para entreter a malta, belas tecas de peixe, marisco e petisco que deixa o pessoal a pensar alto :)
    Hoje de manhã passei lá na estrada da tua sogra, ando a fazer uns treinos bons, tenho de me cansar para não dar em doido.
    Abraço e força aí Rei do petisco ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo.
      Pois essa dos estudantes é um pincel do caraças, mas pelo menos vês umas safatas, já eu uns cabeçudos, hahahahahaha
      Nunca tinha visto um sweel com tanho tanto tempo seguido, olha que a mais de um mês que a ondulação não baixa os 2 metros.
      Se pudesses pescar entrava ai 2 ou 3 levantes com uma carga de chuva a mistura, eu um verão estive ai 15 dias e foram 10 dias de levante e a prancha em Sines.

      Sabes que o meu forte é sargos.
      O meu vizinho é uma maquina:)
      Este ano o Velhote até estranha não lhe desaparecer umas fava, ahahahahah

      Quando prometo não falho, ele queria o sargo cozido, teve-o :)
      Que saudades de um dia quente com petisco, e uma boa praia antes para ir com o salitre no corpo, mas calor esta sempre ai, pelo menos para mim :) aqui em Sines é que está sempre fresco, mas se vieres cá fica um calor do caraças, ehehehehe

      Temos que nos ir habituando a evolução, não há outro caminho, mas um dia vou viver a antiga acretida;)

      Fazes tu bem em treinar, pelo menos ficas em forma, eu também tenho treinado e vou preparando a época, apesar de poder ir mariscar o mar não deixa, ainda não me estrei na nova vertente, mas não tenho pressa, Roma e Pavia não se fez num dia, e quero mariscar e pescar também:)

      Aguenta-te ai amigo, esperemos que isto melhor, parece que agora esta no bom rumo:) grande abraço.


      Eliminar
  2. Boas João

    Tu e o Lobo tratam-se bem eheheh

    Olha pá é um gosto ler estes relatos, até parece que sinto o cheiro da maresia, o dos sargos e marisco, o som do bater das ondas... essas pescas ilhadas é que nunca fiz, sou mais pescador da pedra e areia...

    Agora esses sargos bons em agosto, com aguas claras é que foi... os gajos como dizes lá escaparam aos anzois e às redes, e mantiveram-se por ai no verao, junto às tocas...

    Na zona de lisboa , hà alguns molhes que as pessoas nem imaginam os sargos que escondem nos dias quentes, disse-me uma vez um caçador.

    Tens uma sorte viver com esse mar à porta de casa, aproveita cada dia que possas, se é uma coisa que gostas, continua a fazer disso um lema de vida...

    Obrigado por nos presenteares com fantasticos relatos.
    Força nisso
    um abraço
    J.Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva J.Pedro

      Sempre que conseguimos damos ao dente:)
      Obrigado pelas palavras, eu pesco muito ilhado e arrisco um bocado para dizer a verdade, mas tenho habito de água porque faço surf a 25 anos e muitas pedras ilhadas que pesco para 90% da malta nunca ponham lá os pés, também pesco assim para poder pescar sozinho e apanhar peixe claro.

      Pois por norma há sargos aqui no verão, mas muitos são pequenos, por vezes em cada 3 que apanhas aproveitas 1... deixa ver este ano, estamos na desova e parece que vamos continuar sem pescar, eles que fiquem para o verão para eu bater nele outra vez, ahahahaha

      Sim, aqui é igual, temos molhes que não acabam por aqui também, marisco e sargos entocados é frequente, um amigo meu no molhe à noite a pescar aos safios nos buracos, sacou um Mero com 14 kg , vê bem o peixe que anda por lá :)
      Enquanto tiver saúde vai ser a minha vida, sempre que possa... na realidade é que me dá mais gozo na vida:)

      Obrigado eu, um abraço e força J. Pedro.

      Eliminar
  3. Mékié João!
    Que sargos bonitos e de boa bitola para abrir mais um relato. Tenho tantas saudades desses maganos....
    Só quem pesca no meio da pedra ilhado a pescar fino por vezes mal apoiado para estar escondido, sabe o valor que é tirar um sargo acima de kg é um gosto tremendo. Esse de 1.450kg foi a cereja em cima do bolo.
    Vamos lá ver se isto melhora, para irmos ter contigo.
    Catano, esse sargo cosido está qualquer coisa de maravilhoso e apetitoso. Hoje vou comer o meu ultimo que estava lá em casa perdido :)
    Obrigado pela dedicação e de não te teres esquecido!
    Essa tua troca de géneros com o teu vizinho, já dura à uns anos e continua a dar frutos. Ainda bem que assim continua!
    Agora, fala-me lá com muitos pormenores dessas bruxas na frigideira...
    Cozidas são um estrondo, assim também ficam muito bonitas. Parecem umas camones ao sol na terra do Lobo, hehehe
    A tua terra já sofre à muito com a industria e parece que ainda não estão satisfeitos. Depois dessas obras concluídas só com mares grandes voltas a apanhar umas ondas dessas, c'um caraças....
    Protege-te bem, para passarmos por esta fase manhosa e voltarmos a fazer umas pescas seguidas de uns lanches.
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. viva Chico.
      Pois agora que era altura de apanhar uns com as tuas boias, é o que é:(
      É verdade, então com mar mais puxado chega a ser uma tarefa quase impossível.
      No verão vamos com certeza, nem que vocês vão aos porcos e eu ao Marisco:)
      Deixa lá ver se ainda apanho uns da desova este ano, para cozer:)
      É verdade, gosto imenso destas trocas, sem químicos ainda melhor:)

      As bruxas cozes normal, depois com uma faca de serrilha, escalas as gajas, um bocadinho de óleo na frigideira com uns alhinhos esmagados e pões elas a tostar com a carne para baixo, quando estiverem loirinhas, viras e salpicas com limão, se quiseres até podes por um bocadinho de nada de manteiga em cada uma;) bebes logo 3 ou 4 ahahahaha.

      No verão vai morrer as ondas, no Inverno se for igual a este que estamos a ter de ondas, calhando ficam umas boas para surfar, para pescar certamente vai ficar melhor.
      Eu continuo a fazer tudo igual, só não pesco, também aqui isto está calmo, para ter uma noção 14 mil habitantes o concelho de Sines e Porto Côvo, temos 40 pessoas infetadas e 9 mortes em 1 Ano, o que não é nada,nem chega a 1 morte de covid por mês.

      Grande abraço e força :)

      Eliminar
  4. Ah ganda João!
    Isto é que foi um relato... Bem falado e bem partilhado, é uma alegria ir acompanhando as tuas aventuras e agasturas aha
    Belos sargos amigo, também fiz uma teca deles para encher a arca, antes de confinarmos pela segunda vez. Mas os meus saíram a ferro :)
    No tempo das trocas é que estávamos bem é verdade, o dinheiro deixa as pessoas irritadas e psicologicamente afetadas, para não falar das relações que criam umas com as outras, era bom viver sem ele, mas agora não há volta a dar.
    Olha, meu barquinho nao sai do sitio ah tanto tempo... As lulas e chocos estão a escassear na arca já! lol

    Grande abraço amigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Cris como é que isso vai.
      Pois estive desligado do Blog, agora voltei em força, foi em boa hora para distrair alguns pescadores:)
      O dinheiro estraga tudo, mas é imprescindível, os animais vivem o dia a dia o ser humano pensa no futuro a toda hora, é a diferença para o pior.
      Este ano nem 1 lula apanhei, quando estava a apanhar em Novembro, entramos em confinamento, tenho comido e só me resta duas polvos até tenho comprado a um amigo, o meu barco já tem verdete no convés e eu vou lá todos os dias, pior é a revisão anual ao motor e limpeza do casco, e nem posso usar a Doca Seca, o ano passado foi a operação, este ano o confinamento, como não há duas sem 3 deixa lá ver o que vem a caminho agora... tantos anos a viver a borda de água sem barco e agora que consegui ter, é um sonho pegar nele :(

      Bem há coisas bem pior na vida, temos que ir dar umas surfadas este verão amigo:)
      Apesar de se poder surfar aqui o mar tem estado mesmo grande, por ai deve estar a ser um bom inverno de ondas:)
      Grande abraço.

      Eliminar