domingo, 14 de fevereiro de 2021

Petiscos de verão

 Olá pessoal.

Para fazer esquecer o dia solarengo, quente e de mar grande, deixa lá fazer aqui uma pesca virtual, a única que se pode fazer por agora, mas hoje já tive o meu momento de pesca, hoje de manhã fui fazer manutenção ao meu barco, tudo húmido e já com bastante verdete no convés, devido a muita chuva que tem caído e nenhum uso do mesmo, lá limpei e deixei as varias coisas que tem de respirar também a apanhar sol, como coletes, capas e tralhas que já estão a ficar com ferrugem, o mar acaba com tudo, andava ali entretido, quando oiço chapinhar ao cimo de água, na parede do cais flutuante, um sargalhão a atacar os camarões que ali habitam, deitei-me no cais e fiquei com a mão aberta a cinco centímetros do sargo, que até metia o casco fora de água, não o apanhei a mão por ter medo de me espetar na barbatana dorsal que estava eriçada e já tive que fazer uma mini cirurgia a mão de uma espinha de uma safia que me espetou e afeto a mesma, mas calhando também não o conseguia, mas que nunca tinha me acontecido uma coisa destas não,  estava a ver que ia comer um sargo ao almoço, mas tive que grelhar uma pernas escaladas de frango :)


O sol de hoje, é praticamente o 1º do Ano com alguma força e calor, por isso  merece um sargo acabado de apanhar na força do verão daqueles que estão a sombra das rachas que só mesmo com algum conhecimento do local os conseguimos descobrir, peixes por vezes tirados a um palmo de água em fendas que nunca imaginamos que eles entram.


Em agosto aqui na zona ouvia-se falar que seria proibido fazer praia no verão, esta é a praia do Norte de Sines em Agosto, do chapéu de sol até Troia, há 60km de areia com necessidade de cumprir as regras de distanciamento, Sines é a Maior ajuntamento populacional desta praia imaginem as pessoas nos próximos 60km, que dificuldade de arranjar espaço para apanhar sol como se vê na foto.


Passemos para ementa de verão, para quê batatas e salada é comer o que o mar me dá, com um tinto e sem pão para manter o equilíbrio na balança, eu sei que teria de tirar o tinto e por água para ser tudo natural, mas o tinto combate o vírus, acreditem :)

Não se pode pescar mas surfar posso, por isso deixa lá roubar uma onda aos sinienses que estão na água que em 25 anos de surf nunca os tinha visto, Concelho de Sines e Porto Côvo é como o Bairro A e Bairro B todas as comadres se conhecem, mas parece que eu não conheço ninguém, se não estivesse aqui quase 10 Anos a dar aulas e a surfar diariamente poderia estar a ter um lapso de memoria, ou então sou eu que sai do meu conselho e estou a ficar maluco :(


Deixa lá preparar o lanche que agora vou destapar uma loirinha.


Fim de tarde calmo, onde ataquei umas ilhotas bem molhadas para apanhar mais uns bons listados que foram me brindando neste ultimo verão.

Um spot que adoro, pois praticamente eu e o Mário, é que pescamos por estas lindas ilhotas desconfortáveis, que merecem bastante trabalho e conhecimento de mar para conseguir pescar nelas, um pesqueiro de verão que bato muitas vezes com mar parado, pois os seus caneiros entre ilhas tem sempre alguma força de mar e espuma, o que por vezes só assim é que se consegue enganar sargos maiores que mariscam na altura do calor.



Mais uma pesca, com uma douradinha de brinde, foi o verão que tirei mais douradas a chumbica aos sargos, tive um dia que fiz  3 douradas em 10 minutos fica para outra historia:)


Mais uma refeição sem batatas, mas mereceu uma saladinha, combinação perfeita, posta de sargo frita, percebes e lulinhas grelhadas, um luxo que agora tenho a porta e não o posso apanhar para comer.
Enfim, saúde e força pessoal.

8 comentários:

  1. Olá João,
    Excelentes vistas (peixe e mar) para matar saudades. Ali na Pedra do Homem, tenho a ideia que o João já lá tirou uns sargos :):):). Aquela praia é fenomenal, já carreguei de lá uns bons linguados, robalos, várias, sargos e safias, salmonetes e até um parguete!
    Ali, o cuidado é pouco com as raposas, bem me avisou um rapaz chamado Leonel, que trabalha no Porto de Sines!
    Enfim, aqui estou confinado, e ainda ontem deitei fora duas caixas de americana XXL que já tinham 6 semanas (semi-vivas, mas que ainda davam uns peixes). Ainda estou a pensar como os pescadores se infectam uns aos outros, para ser proibida a pesca!...
    Um abraço,
    José Carlos Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Olá José.
    Aquela zona da pedra do homem é muito sim, mas eu não vou muito lá, pesco mais na pedra ilhada, a variedade abunda por ali sim :)
    Noites frias de Inverno sim, quando posso tento um robalo dos maiores.
    Por acaso nunca tive problemas com raposas ali... agora mais para cima já me roubaram a marmita :)
    A questão é proibir a circulação das pessoas, todos nós sabemos que a nossa pesca nem aquece nem arrefece para a propagação do vírus, o problema é que o Costa e companhia não pescam, só fazem comícios, isso sim é soberano perante o vírus, destaco a trabalho da Federação de surf, que se preparou para o que sabia que ai vinha e mexeu o cordelinhos para se puder surfar, a DGRM nem um comunicado faz... vamos de mal a pior, eu faço a vida tal e qual que fazia, trabalho com pessoas(posso) faço compras com pessoas (posso) pesco sozinho ilhado (não posso) é a única diferença, até o surf o faço com mais pessoas, a única coisa que fazia isolado não o faço, eheheheheheh só mesmo rindo para não chorar.
    Um abraço, força.

    ResponderEliminar
  3. Comé amigo João!
    Ainda hoje me tinha lembrado que devias estar aí quase a meter um relato para o pessoal se entreter :)
    Eu tenho aproveitado para ver fotos de pesca que já nem me lembrava que as tinha...
    Hoje de manhã fui dar uma corrida e passei lá na estrada da tua sogra no "Good John"

    Já sabes que o salitro dá cabo de tudo mesmo tendo cuidado.
    E esses espinhos são lixados, eu bem me lembro de quando tiveste esse problema há uns anos, não vale a pena correr o risco.
    Em relação ao sol nem me fales, já fazia falta dois ou três dias de sol mas já tou farto dele, que tédio.

    Sabes porquê que essas praias estão vazias em Agosto!? Porque estão todos cá no Algarve :(
    Essa foto da direita tá fixe, vinhas a dar-lhe bem Mister Sargo :)
    Os Sargos aí não vivem descansados que tu dás com eles em qualquer esconderijo hahaha..
    Belos petiscos que tens aí para não variar que até deixam agua na boca, mas esse ultimo tá de mais, ganda pitéu, mas comigo tinha de marchar umas belas batatas cozidas e regadas com molho de azeite alho e coentros ;)) e já agora um Jarrão de tinto ai não :)

    Olha amigo parabéns por mais um bonito relato e obrigado pela partilha, sempre vai dando para entreter aqui um bocado.
    Muita saúde e força aí, um abraço.





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva grande amigo.

      Como disse, preparei aqui umas aventuras para passar melhor esta fase, e a próxima vem já no final d semana:)
      Eheheheh, essa do Good John é boa... faz ai um post de fotos antigas, também é fixe:)

      Porra já tenho trabalho para a manutenção anual e nem isso um gajo pode fazer agora, o salitre dá cabo mesmo de tudo acredita.
      Olha que eu preciso de um bom sol, apesar de não me poder andar como quero ao sol, meia horinha por dia faz bem a saúde.

      Pois ai em baixo para ir a praia é um inferno, só mesmo na hora certa com truques e spots especiais para estacionar, aqui é assim todos os dias a norte, pois a sul está tudo à pinha como no Algarve.
      Já vinha lançado lá de trás, apanhei umas muitos boas este dia, já me estava a preparar para fazer um reentry no final da onda a antiga, ahahahahah.
      lulas, percebes e peixinho frito é mesmo bom, se fosse só lulas papava umas batatas, mas assim não vale a pena:) o tinto foi a bebida de eleição, só petisco com muita cerveja no quintal de um gajo de barba grande no bairro Del La Penha, com temperaturas acima dos 30 graus, ahahahahah

      Força ai, saúde para ti e os teus amigo.

      Eliminar
  4. Olá amigo Joao ,

    Mais umas fotos para arregalar a vista.. eheh

    Essas praias arenosas, agora de inverno devem aparecer uns sargos e robalos jeitosos não?

    E durante o tempo mais quente, durante a noite, é bom para pesca?

    Há muitos anos mesmo que não vou a Sines, mas conheço a zona, toda essa costa lindíssima, boas recordações tenho...

    Esses petiscos são sempre à maneira, muito mesmo!

    Força aí! :)
    J.Pedro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá J.Pedro

      Esta extensão de praia de 60Km é boa em todo o lado, hora certa no dia certo ;) se fizeres uma pesquisa no meu Blog de noturnas na areia, esses peixes são em várias praias ao longo dos 60km, por isso há peixe bom em todo o lado, no verão o peixe é mais pequeno, mas há malta que se dedica aos linguados, varias e carapaus, robalotes, mas eu no verão é só sargos da espuma.

      Aqui pode-se pescar todos os dias do ano, menos agora :) fogo parece mentira :( se não fosse a forte industria isto era um paraíso acredita.

      Petiscos é o meu forte;)

      Obrigado pela Força, muita saúde para ti e família, abraço.

      Eliminar
  5. Mékie João!
    Tão bom ver umas fotos de pesca e de petiscos. É estranho, mas sabe bem :)
    Ontem fui de fugida visitar o mar nos meus pesqueiros. Estava lindo para dar uns sargos, valeu por lá ir arejar...
    Essas navalheiras e bruxas, catano. Antes de isto fechar, fiz uns grandes lanches desses e estavam um luxo. Agora é esperar que passe o defeso, para voltar a atacar essas maganas.
    O salitre é terrível e bem que podes ir metendo o material do barco a arejar quando está sol para não estragar.
    Esse porto de Sines é muito forte de vida. Foi das marinas que vi mais vida e variada.
    Faltou a foto do sargo cozido ;)
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Chico.

      Ainda bem que não postei no verão, agora dá para entreter uns amigos.
      Porra arejar já parece pescar, muito sinceramente, já passo dias sem pensar em pesca, ainda tenho o surf, mas é com cada mar grande que varre tudo, que nem apetece.
      Tenho trabalhado muito e as tarefas de casa matam o tempo, principalmente a cozinha, tenho feitos petiscos mais elaborados, claro que vou doseando com uns exercícios para a boa forma:)

      Navalheiras e bruxas és tu o Rei, o meu forte são as Unhas;)
      É verdade, sempre que vou a barco, perco-me com os peixes que vejo, esta semana estava lá uma santola, que foi por 3 metros que não a trouxe... coitada foi a vidinha dela também merece, no dia que soltei os caranguejos das douradas, larguei meia dúzia deles e veio um choco do nada e papou um... aquilo tem mesmo muita vida.

      A foto do sargo cozido está dedicada a ti no próximo post amigo.
      Grande abraço.

      Eliminar