quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Peixe da época

 Olá amigos.

Como deve dar para ver em algumas fotos, à 2 anos para cá tenho um barquinho para alargar as minhas variedades de capturas, dando mais uso no inverno, principalmente para me dedicar as lulas grandes que aparecem no porto profundo natural que Sines tem.

Peixes lindos das profundezas, o nome que conheço deste peixe é um "Músico"

Ainda tenho o luxo nos dias de confinamento ir ao barco lavar o mesmo e curtir aquele ambiente de mar, dá para matar saudades da pesca, a minha farrusca nº2, acaba por ser a parceira da pescaria virtual.

Lagos no Verão

Se a dois anos fiz uma operação que me deixou praticamente fora de jogo para usar o barco, este ano levamos com o vírus, e pimba não se pode pescar, já capturei umas boas lulas, mas nada daquilo que planeava, fiz também umas pesca porreiras as douradas e no verão vou como meu amigo Marinho a uma ilhada de barco curtir e apanhar uns bons sargos, o resto é faturas e trabalho, despesas como todos nós temos, que só tendo mesmo um barco é que se tem realmente a verdadeira noção da despesa que é.

Concluindo 2 anos de barco, que pareceram 3 meses, mas nada abdiquei das minhas pescas sargueiras a entrar por terra e ir a nado a uma ilhota que tanto gosto, muito sinceramente é aminha pesca de eleição.

Claro que sabia as pescas que poderia fazer de barco e mais ainda os muitos dias que não são práticos e não se pode sair devido ao tempo ou mar, mas estou prevenido para isso, sabia que era um pequeno luxo ter um barco,  trabalhei para isso e para usufruir deste pequeno luxo, que tem mais trabalho do que peixe a puxar a alinha, eheheheheheh

O barco fez com que volta-se a pescar com o meu Pai, com alguma resistência dele e teimosia, agora quer é ir, antes de preparar o material para a lula, houve ali um mês que demos com uns senhores besugos ao cair da noite, pertinho de Sines era coisa que nem imaginava, nunca pensando dar com besugos grandes tão perto de casa, lindos mesmo.

O que se segue é a tradicional pesca que tanto adoro, apanhar uns percebes para o petisco e pescar com os mesmo aos sargos,e que belos sargos como já referi anteriormente.

Muitas das vezes isco percebe com ova de Lapa, uma mista sargueira que dá bons trofeus.

Petisco

Lindo listado

Mais um dos bons.

Rede composta

Claro que os grandes vão mais ao forno, agora aprendi uma nova receita de como aproveitar um sargo grande, frito imaginem, fica um espetáculo, vai dar um post um dia deste.


Cuidem-se e força ai malta.


10 comentários:

  1. Comé amig João!
    Epá tás muita forte nos relatos :)
    Lindo peixe esse, isso cá para mim é um peixe arco iris :) parece da família do budião...

    Amigo eu se tivesse um barco assim numa zona dessas acho que ia passar o visto duas vezes ao dia só pa sair de casa :)
    É assim amigo, tu com o barco que não podes desfrutar e eu com o Inverno que passa sem poder fazer as minhas pescas onde mais gosto, tal como nós eu sei que há outros com os problemas deles, mas no meu caso só eu sei o que lutei no verão e Outono para poder fazer umas investidas no Inverno quando o mar deixasse e agora olha, aliás tu sabes bem disso, vai ser mais um ano à espera e de luta para não bater no fundo, é assim a vida...

    Amigo, cuida e estima o barco, é uma cena que tu gostas e tens sempre mais essa alternativa para ir ao mar, há quem tenha casas de férias, carros, motas, cavalos, etc, ter um barco como tu tens é uma mais valia que podes sempre tirar partido, umas vezes mais outras vezes menos ;)

    Belos besugos esses, saudades que já tenho de fazer umas pescas a esses malandros lá de cima das grandes falésias :)

    Lindos Sargos e belos petiscos que tens aí como sempre, até deixa agua na boca.
    Olha que eu tenho feito uns fritos com esses grandes que muita gente não imagina, acho que já te contei...

    Um grande abraço para ti, já era gajo pa fazer um petisco daqueles contigo e bebermos uns jarros de vinho, mas isso vai ter de esperar obrigatoriamente :(
    Força aí amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Amigo.
      Ainda não viste nada, já tenho aqui mais uns preparados para lançar, o petisco vai estar em altas:)

      É da família do Bodião mas habitam mais as profundezas, são muito bons para o tal arroz que tanto gosto de fazer, por norma com a descompressão morrem quando chegam cá acima, é como as fanecas, senão voltava para o mar, o mar precisa de peixes destes.

      Passa-se ali um bom bocado na Marina, ainda vejo muitas espécies boas por lá, aquilo é um viveiro, ontem vi lá uma santola bem grande, foi pena eu não lhe chegar, ahahahahah.

      Eu sei bem o que penas-te ai no verão, foram km no lodo e horas a torreira do sol, para o ano vingas-te, porra isto tem que mudar, senão um gajo parece que está na Coreia :(
      Ainda vais apanhar uma lulas XL no meu barco depois do verão passar, depois fazemos uma iscada à Lobo com uma lula e vais bater o teu record aqui na praia do Abismo, eheheheheh.

      Sou especialista no besugo:) Não me contas-te dessa maneira frito, eu também ando a inventar:)
      Uma jarrada de vinho com uns tordos do Mata Chibos era o petisco perfeito para hoje, que saudades.

      Grande abraço amigo.

      Eliminar
  2. Viva João,
    Esse peixe "estranho" que vocês por aí chamam de "Músico", aqui para as minhas bandas chama-se "Gaio". Tal como o Pedro achava, trata-se de um peixe da família do Bodião. Já apanhei vários de barco, e são muito saborosos (comi grelhados) e é natural que sejam bons, pois são peixes marisqueiros.
    Quanto à pesca, continuamos todos confinados :(:(:( e que saudades que tenho do meu Malhão!
    Abraço,
    José Carlos Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva José.
      Eu chamo Músico mas deve ter outro nome, que o gajo é bonito é, é verdade ao limpa-lo eles por vezes tem camarão no bucho, os gajos gostam de marisco:)
      Belo Malhão, muitas aulas de surf dei eu lá, Praia linda e grande pesqueiro de sargos, já apanhei lá uns bons com um amigo do Cercal do Alentejo:)
      Obrigado abraço.

      Eliminar
    2. Olá João,
      O amigo não será o Ricardo Nóvoa, meu amigo e grande pescador?
      Abraço,
      José Carlos Oliveira

      Eliminar
    3. Não, é o Víctor da Caixa Geral, ele é bem conhecido lá no Cercal, a uns bons anos o Puto dele era meu aluno de surf, depois o Victor acabou também por começar a fazer surf, agora penso que já não faz...mas na altura ainda fui lá ao Malhão sozinho, mas agora não vale a pena, tenho muito sargo ao pé de casa, na altura estava mais dedicado ao surf e pescava pouco aqui a Norte de Sines, as minhas idas eram todas para Sul, em 2012 tive um azar com o Sol a mais que apanhei em 8 anos praticamente seguidos de aulas de surf, e virei-me mais para a pesca do Sargo, para evitar ir a praia, é que a pescar conseguia proteger do sol, posso dizer que bati 90% das ilhas de Sines e foi uma escola de sargos e pesca ilhada isolada que adquiri neste últimos 8 anos praticamente sozinho, adoro pescar sargos:) e perto de casa ;).
      Abraço.

      Eliminar
  3. Olá João Santana ,
    Tens uns relatos à maneira, e este nao é excepção, mas esse primeiro peixe é realmente um destaque, parece um bodião, mas com umas cores que nunca vi nem imaginei que houvesse por cá nestas águas..
    Os sargos que aí tens, esses... têm e terão sempre um brilho especial!
    Um abraço
    J.Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva J.Pedro.
      Obrigado, é altura certa para entreter a malta.
      Há muito peixe com cores bonitas cá em Portugal, também há uma espécie que nós aqui chamamos Andorinhas, são cor-de-rosa com as barbatanas compridas, parecem peixe de aquário, lindas mesmo.
      Os sargos são a pesca que sei fazer melhor, conheço bem onde os apanhar deste calibre, o meu peixe preferido sem duvida.
      Obrigado e um abraço.

      Eliminar
  4. Mékie João!
    Já fazia falta um relato dos teus por estas bandas, assim como o Lobo! Vocês estão a voltar ao ativo :)
    Esse "músico" com essas cores tão berrantes, não o comia não. Parece um peixe de aquário.
    Fiz caça submarina durante uns anos de barco e mesmo sem ser meu, via e sabia bem as despesas que é "esse" luxo de ter um barco. Mas enfim. Vale pelos dias que dá para lá ir ou como tens feito. Nem que seja só para ir para dentro dele, mesmo que atracado!
    Oh pá, esses besugos são um luxo. Nas minhas férias do ano passado, fiz uma pesca embarcada ao largo de Lagos e tive o privilegio de apanhar e comer esses maganos. Que delicia....
    Estou como tu, sargos é como o bacalhau. Marcha de qualquer maneira. Os grandes para além de grelhado e frito, cozidos são qualquer coisa...
    Vamos lá ver se isto melhora, para irmos fazer aí uma visita. O ano passado, foi uma visita à distancia, hehehe
    Já estou com saudades dos peixes porcos, aí da tua zona
    Cuida-te e protege-te. Abraço grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Chico.
      Vou tentar dar vida neste mês ao Blog, para distrair a malta ;)
      Se provasses um arroz de músico com navalheira ias ver se não comias não , ahahahahahah.
      Quem gosta de mar e é viciado como eu, um barco mesmo com arrelias dá sempre prazer o ter, ainda está para te estreares nele, o Muralhas teve azar no dia que veio, mas já apanhou um grande sargo nele, temos que fazer a tal ilhada no verão quando isto tudo passar, com petisco no final.

      Os besugos são bons são, gosto bastante também, tirando bogas e salemas, gosto de tudo, eheheheheh comia peixe todos os dias e marisco também.

      Cozidos com um fiozinho de azeite e vinagre, com uns legumes, é uma dieta de luxo, penso que tenho uma foto de esse petisco para sair ai num próximo post.
      O ano passado eu andava a dar com uns sargos bons naquele pesqueiro que viste, tão pertinho, mas vocês eram muitos e queriam porcos:)
      A ti gostava de te levar a um spot que pesco ilhado a boia, para pescar-mos com as tuas boias e cravar uns cabeçudos dos grandes, em Março era certinho que os apanhava-mos.
      Sempre protegido amigo, saúde para ti, força Chico.

      Eliminar