Viva malta
Este post relata um pouco o que foi o meu verão, bem diferente dos últimos, pois a minha pesca forte é as ilhadas aos sargos, mas neste verão quente com os ensinamentos dos meus amigos e sócios João e Muralhas as coisas foram diferentes, menos peixe mas muito maior e varias qualidades.
Nada melhor que sair da Marina e ver os habitantes do molhe logo cedo, gaivotas, corvos marinhos e uma garça cinzenta que partilham os grandes doles do molhe entre si.
A calmaria no início do dia é tão boa como a chega da noite... com o defeso dos percebes, costumo fazer uns quilómetros até Troia e ir apanhar uns canivetes, sei que a malta chama lingueirões, mas aqui são canivetes:)
Voltando a pesca e como tinha dito, estes peixes apanhados por mim, tem os ensinamentos dos meus amigos, tal como o amigo Pedro me deu dicas preciosas da pesca na areia ao Robalo o João o Muralhas fizeram o mesmo na pesca embarcada, não é que não apanhe uns peixes bons, apanho sim, mas mais de Inverno e com mares fortes.
Pescar em mares de verão parados de barco não é tarefa fácil e era coisa que punha de lado, mas agora as coisas mudaram, não há sempre peixe, chibos são constantes, mas quando há atividade as capturas são lindas.
Um de alguns robalos que enganei no meio da fundura, com um calor infernal.
Depois da aula a foto da praxe, de seguida foi hora de comer uma caldeirada de lula, sim lula porque foi um tubo que guardei para nós.
A meio do verão por vezes encontrar percebes de qualidade e tamanho não é fácil, as vezes encontro destes em sítios impensáveis junto a costa.
Esta caixa representa bem uma montra de luxo de um restaurante, um dia que depois de 3 horas a dar de comer as piranhas do fundo, os grandes resolveram entrar no pesqueiro mais que feito e atacar sem do nem piedade.
O professor dos robalos a dar aula de spinning, essa arte ainda não me cativou porque nas vezes que a fiz não apanhei nada e foram algumas, mas se apanho um estava nesta altura também viciado como alguns, hahahahah
Não é nenhum monstro , mas é o meu record de Pargo em mais um dia de calor.
Entradas de verão para beber uma bem fresca é sempre apetecível.
O Muralhas a mostrar como se pesca no meio do oceano com mares que parecem piscina.
Termino por agora, mas ainda há mais alguns para mostrar e também a nossa caldeirada:)
Boas Fainas











Comé que é amigo João :)
ResponderEliminarEpá tás muita forte pós relatos este ano hãm!!! Espero que isso assim continue ;)
Tens sempre gandes fotos aí da tua zona, muito bom.
Porra tal na foi essa maré de lingueirão ham, ainda conseguiste apanhar dois ou três pó petisco :)))
Tu és dos poucos que dá gosto ensinar porque sabes reconhecer, há outros que se esquecem de quem lhes ensinou alguma coisa e pensam que já sabem tudo, mas isto da pesca estamos a aprender a vida toda...
Porra que grandes mocas de percebes :)
Tens feito umas mistas de peixe bem bonitas amigo, parabéns...
Dessa vez a tosta não foi das grandes mas estava boa, o melhor ainda foi o maluco que não nos chateou, acho que o gajo tem medo de ti, não sei o que é que tu lhe fizeste hahahaha...
Porrrrra não é nenhum monstro mas é um Pargalhão do caraças, dessa pesca é que eu não percebo nada e até nem me atrai muito, gosto mais de estar com os pés em terra :)
Arranjaste aí uma equipa boa, é tudo peixe à grande :)
Um abraço e força aí amigo, continua...
Boas amigo.
EliminarVendo relatos, dá vontade de os fazer, deixa ver se tu continuas em grande forma, que assim sendo eu também os faço.
Como já fui ensinado, muito já ensinei e percebo as tuas palavras, já me aconteceram umas boas.
Aquela tosta não contou, temos que comer uma big e o maluco desta vez portou-se bem, o gajo teve foi medo de ti, com essa barba o gajo até treme, eheheh.
Pois eu sei que não vais a bola dos barcos, só para boleias;)
Malta porreira e grandes pescadores, pode ser que um dia façamos uma pesca na areia.
Grande abraço amigo
Boas João,
ResponderEliminarComo de costume, este Verão estive no Malhão e na verdade, tanto nas praias como nas rochas não deu grande coisa, pois o limo e o mar um pouco mais mexido ficava impraticável a pesca. Necessariamente, de barco é outra história! O limo não chateia e há sempre uns peixes bons (e se der para apanhar uns pilados, melhor ainda).
Belos peixes e espero que resulte sempre. Parabéns!
José Carlos Oliveira
Boas Jose Carlos.
EliminarSim foi muito fraco o Verão este Ano em termos de sargos.
A pesca de barco para mim é mais difícil dobwue a terra, isso que de barco dá sempre não é bem assim, da peixe sim, mas de pouca qualidade, safias e choupas de 200g isso dá sempre, agora peixe de qualidade isso é tarefa difícil, paga a uma Maritima Turística e faz uma pesca fundeada e depois diz-me o que apanhas;)
Saúde e obrigado
Olá,
EliminarJá fui fazer uma pesca fundeada com o Rui Santos (que agora está nos Açores) e não me dei mal, apesar que naquele dia a coisa estar fraca.
Mas particularmente, já fiz outras que resultaram muito bem para todos (pescas de 3 ou 4 horas). Mas não confio nas marítimo turísticas de Milfontes, aquilo é malta que não presta na sua maioria. Tive boas referências do Daniel Gil, que eu conheço pessoalmente há 25 anos, por aí.
Mas enfim, todos os dias o mar é diferente, a paciência e a resiliência é que define o pescador.
Abraço,
José Carlos Oliveira
Se te deste bem, ainda bem, se escolheres a altura certa para ir e o tempo e mar principalmente ainda melhor, mas por vezes a malta vai quando tem tempo e há dias muito difíceis.
EliminarOntem por exemplo fiz 3 pesqueiros e nem 1 peixe foi digno de voltar comigo, no dia anterior soltei meia dúzia deles e vieram todos para geleira, como dizes e é verdade, persistência e resiliência são fundamentais, saúde e um abraço.
Boas João,
ResponderEliminarBelas capturas que tens feito. É claro que isso dá sempre uns trabalhinhos e também não é sempre a carregar e com os professores que tiveste, sempre consegues ter algumas luzes, porque se não fores de nada serve, a não ser que eles apanhem por ti... lol
Uhmm... Estou a ver que vais mas é começar na marítimo-turista... lol
Bom, mas já percebi que isto agora já não é lúdico... Fico contente por ti... Com o blogue que tens e historial que tens podias fazer uma coisa engraçada de forma que maximizasses a parte financeira... Apesar de não ser a tua onda a net, mas já sabes o Mundo está em constante mudança... Temos que nos adaptar...
Forte Abraço e continua com os bons posts!
Grande Manel...
EliminarPois um gajo a ir muitas vezes e com umas luzes, por vezes apanha uns peixes bons.
Mas que é trabalhoso é sem dúvida...
Já fui marinheiro da MT a muitos anos, mas do que sei hoje, na altura não sabia nada, agora ter um MT está muito longe disso e acredita que não faltaria clientes.
Aturar bicho humano não é para mim, já nem aulas de surf consigo dar, não quer dizer que isto mude, a vida da muita volta, mas agora quero aproveitar.
Já tentei a publicidade no blog a uns anos e estava a funcionar, disse ao meu pai para ir lá e fazer um clic 2 em 2 dias, mas ele deve ter feito 1 clic de 2 em 2 minutos , então bloqueram os anúncios e nunca mais consegui resolver isso, mas como dizes não é a minha onda não.
O mundo devia era para para respirara e viver, isso das tecnologias é já demais, já as guerras é com drones, qualquer dia é guerra de sofá...
Forte abraço e força ai nos robaloes
Boas João
ResponderEliminarGrandes dias e noites em grande amizade e com uns peixes.
Além de grande amigo, bom pescador e ainda bom cozinheiro.
Para continuar
Abraço
Muralha sem "s"
Boas Muralha :)
ResponderEliminarObrigado pelas palavras, espero que assim continue.
Grande abraço