domingo, 2 de março de 2014

O primeiro sinal

   Esta a chegar o tempo dos dentuças, mas este mar não me deixa ir onde eles andam, por isso tenho procurado pesqueiros novos, bem quero dizer poças novas, pois o mar só deixa pescar nas poças, e em 3 pescas, sempre em sítios novos apenas apanhei dois dentuças numa poça, as outras duas pescas apanhei belos exemplares mas de salemas, ahahahahah, as macacas gostam mesmo de caranguejo, e eu a pensar que eram dentuças quando as ferrava fds.........   :)

O melhor que fiz a semana passada, dois belos sargos.

   Sempre a pesquisar as previsões, vi que havia probabilidades de conseguir pescar no meu pesqueiro de eleição, pois já não conseguia ir lá a 3 meses, incrível, pois moro a 2 minutos de carro e 5 a pé deste pesqueiro, que também só é seguro com mares bem pequenos, mas a cede era tanta que resolvi arriscar.
   Como tenho andado a pescar com caranguejo, aproveito a maré de quinta e vou tentar apanhar uns polvos e uns camarões para isca, para ver se os milagrosos me davam uma alegria.

 O petisco esse anda em altas, e apanhei mais uns polvinhos para fritar a moda de choco:), e 2 navalheiras para abrir o apetite.

Praia do Larido a primeira praia a sul de Sines

Os milagrosos

   Com os meus camarões bem fresquinhos a seguir a maré, vou tentar a sorte mas o mar que era para estar a arrear não arreou mais uma vez, e não consegui pescar onde cria, lá tive que ir a procura de um buraco, que me rendeu apenas 3 para a grelha.
   No dia seguinte, depois de mais uma noite de trabalho e como tinha apanhado uns polvos e a maré ainda era melhor e como sou teimoso, fui direito a sul para o polvo, e quando chego a praia, o mar que era para subir, afinal tinha arreado, parecia que estava a ter visões,ahahahahahah.
    Fui apanhar uns camarões a correr, e vou direito ao meu pesqueiro, para ver se me safava, chego lá e mesmo com o mar a arrear, de vez em quando vinham uns setes ai de 2 metros o que me obrigada a fugir que nem um doido, estive mesmo para me baldar para aquilo, mas nos poucos lançamentos que fiz notei que andavam lá os dentuças, pois mamavam só a cabeça do camarão com um toque ligeiro.
    Bem fui 30 minutos de prazer, pois arrisquei a brava e quando uma onda me apanhou por inteiro acabei com a pesca.

6 dentuças e um sarguinho 

Já tinha saudades de ver uns bons sargos.

Molho de São Torpes

Eram todos desta bitola.


O petisco da ordem, a todos boas fainas amigos.

25 comentários:

  1. Uááii o Mister Sargo ataca de novo :)
    Amigo João afinal conseguiste postar... Já apanhaste qualquer coisa no primeiro dia, e esses polvos
    com essas navalheiras fazem um petisco mesmo bom para um gajo beber umas fresquinhas hahaha
    mas esse polvinho frito é que nunca provei...
    Essas fotos do molhe de S.torpes tá bom, e esses camarões se os dentuças não os quiserem comes
    tu hahahaha, não que não vai com uma fresquinha lol
    Agora nessa ultima investida já tiraste uma sargaria à maneira, e para acabar esse Robalo no forno...
    Um gajo que não tenha jantado vê isso olha, até o estômago ronca loool
    Parabéns pelo post, um abraço e até breve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amigo Pedro, depois de desligar o PC , 3 vezes lá consegui, deveria ser alguma coisa do blog.
      finalmente tirei uns sargos de jeito, e o mar deixou pescar um bocadinho, é engraçado como os peixes em tanta pedra tem sítios sagrados onde vão e este é um deles.
      No verão vou preparar uns polvos desta maneira para o Sr Amilcar fritar para nós fazermos ai um petisco;)
      Qualquer dia isto é um blog de culinária, há mais petisco do que peixe,ahahahahahahahahah.
      Grande abraço e obrigado, eu já te ligo...

      Eliminar
  2. Comé João..:-) Belos sargos amigo..:-) Pudera, se me desses esses camarões para comer até saltava da água..hahaha. Nunca me canso de ver as imagens de sines, grandes férias em são torpes...hehehe.
    Carrega neles amigo, pois pelos vistos o mar vai descer..:-)

    Um grande abração

    Luís malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Amigo Luís, estes camarões são muito bons para comer , mas ainda há uns melhores que nós cá chamamos o camarão de Sines que é bem maior que este e mais saboroso, mas só se apanha com nasas, pois o mar vai descer , mas não se consigo ir lá devido a compromissos, deixa lá ver, espero que sim, um grande abraço e obrigado amigo.

      Eliminar
  3. Boas grande João, agora sim parece que já começam a dar sinal e de um bom lote, com o mar a cair vai ser carregar neles com os milagrosos não falha, é tiro e queda.
    Curioso as salemas andarem ai por essas bandas, aqui por baixo nem sinal delas, alguns pescadores de competição tem sentido e muito a sua falta, desculpa lá mas elas que continuem por ai que eu não me importo nada, assim sempre tenho a oportunidade de apanhar algum peixe de jeito.
    Um abraço, bons petiscos e bons lances.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então amigo Pedro, vou mandar as salemas para cima,ahahhahah, para vocês pontuarem, aqui há muitas, mas com caranguejo pensava em despista-las, mas não.
      O mar vai cair sim, mas deixa lá ver se consigo ir lá,pois tenho compromissos, mas que é altura deles é !!!! mas isto de eles encostarem por vezes não é quando o mar está bom, o ano passado foi forte em Março, Abril altas condições e nada e depois quando a malta deu folga ao pesqueiro , eu continuei a ensistir e eles aparecem em grande no final de Maio inicio de Junho, mas eu vou andar a procura deles;), grande abraço e obrigado.

      Eliminar
  4. Mister Jonas grande pescaria aquela do queixo-te !!! Esses dentuças têm aspeto de terem sido rufias , devem ter esticado bem a linha imagino :DD
    Continua amigo , grandes sargos e os polvos , uma delicia que devem ser !
    Abraço e boas pescas ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epa boas pescas não se deseja a ninguém André, fds,ahahahahahah, não sabes que dá azar????? nunca digas isso a nenhum pescador!!!
      Estes sargos dão sempre belas lutas, são peixes muito lutadores, e com a cana da chumbadinha ainda mais pica dá, pois sente-se bem a força do peixe, abraço miúdo, não te esqueças da dica da boa pesca;).

      Eliminar
    2. epá nao sabia nada disso xD fogo nunca mais desejo boas pescas ... epá olhem desculpem lá á malta que disse isto xD

      Eliminar
  5. Já me estás a deixar com água na boca
    uma com os pitéus e outra com a salgalhada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Qualquer dia isto é mais petisco que peixe,ahahahahhaah, os sarguinhos agora começam a ter um lote bem bom, vamos ver se eles agora começam a aparecer com regularidade, abraço.

      Eliminar
  6. Fogo João, eles aí demoram a entrar, mas entram grandes pá!!
    Pelos vistos fizeste bem arriscar, mas ainda levaste a molha! Deixa lá, saiu bem recompensada essa molha!
    Bonitos sargos, o ultimo que vi desses foi na boca da raposa fogo!!
    Parabens amigo, ainda bem que voltaste em força à carga!

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então Cristovão esta é boa altura para vires cá acima pescar comigo, os sarguinhos agora são de lote bom, por norma é assim, vamos ver se com o bom tempo eles vão aparecer em bom número, obrigado e grande abraço.

      Eliminar
  7. João... Isso foi só um aquecimento para a proxima semana... :)
    O problema é que com tanta fome de pesca e com o defeso do sargo devem ser mais q as mães ai nos teus pesqueiros... :)
    O melhor é a gente ir fazer ai um Tour esta semana... :)

    Forte Abraço e continua com esses petiscos em alta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então amigo Manel, epa não gosto de pensar que vou carregar, porque senão sai-me o tiro pela culatra, mas tens razão agora é mais difícil pescar a vontade do que apanhar peixe, mas as condições vão estar fantásticas, vamos ver...
      Manel, Cristóvão e Pedro, tem carta verte para aparecer cá em Sines quando quiserem e serão bem recebidos, com pesca e petisco,ahahahahahah, mas em Agosto levam comigo ai em Faro, ahahahahahahahaha, grande abraço amigo.

      Eliminar
  8. Boas Joao,já destes com uns belos dentuças,para a semana é que vai ser, muita paciencia com aquela malta ,pois imagino a feira que vai lá estar,tira ai umas tabuas valentes para a malta ver,um abraço amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Alexandre, vão estar ai uns dias a maneira, vamos ver se eles andam por lá, pois por vezes quando vamos fisgados eles falham.
      Vou tentar,ahahahahhaah, vamos ver, as vezes há feira e só 2 ou 3 é que apanham, obrigado grande abraço.

      Eliminar
  9. Tá o petisco e o peixe a montes! eheheh Ai um raizinho de polvo ou uma navalheira no anzol...não apanhavas nenhuns Matateus nem Travessões!

    Saúde, da boa! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi PJ, as navalheiras foram para beber uma,ahahahahah, agora o raiozinho está de lado para pescar;)

      Saudinha amigo!

      Eliminar
  10. Boas João
    Agora só falta as fotos dos sargos grelhados ou fritos, polvos, navalheiras e os camarões, grandes petiscos que já tens para aí...
    Já deu para matar saudades com esses meninos a darem umas cabeçadas.
    Forte abraço amigo

    ResponderEliminar
  11. Olá João, eu até consigo compreender o vicio da pesca, que em muito, é semelhante a outros relacionados com o mar… mas com sets de 2m a varrer!! Maluco!! o bichinho da pesca é mesmo muito forte… continuação de boas pescarias e boas ondas. Grande abraço Nuno Correia

    ResponderEliminar
  12. Oi Francisco, estes foram escalados para a grelha, para a fritada só os mais maneirinhos ou os pequenos que embuxam, infelizmente não tirei foto, fica para a proxima, hahahahahah, estes já deram uma boa luta, são sargotes na casa das 700,800 gramas, o que já cabeceiam bem, deu mesmo para matar saudades, agora é tentar manter o ritmo.
    Grande abraço amigo e obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Nuno, é verdade para mim pesca e surf são vícios na mesma escala, só que o surf agora para mim está limitado por causa do sol, enquanto na pesca me consigo proteger, mas ser surfista dá para ver bem quando o set vem e deduzir quando as ondas são traiçoeiras, ajuda bastante a ler o mar.
      Obrigado Nuno, grande abraço e arrasa ai no circuito algarvio...

      Eliminar
    2. É isso mesmo João!! Esses anos todos de mar dão-te uma leitura das condições que é com certeza uma das tuas melhores “armas” na faina… grande abraço e obrigado pelo apoio eheheh Nuno Correia

      Eliminar