segunda-feira, 1 de março de 2021

Robalos depois da seca

 Olá amigos.

Desta vez vou fazer um intervalo aos relatos de verão, e vou contar o único dia que pesquei ao robalo esta época, por norma pesco apenas entre Dezembro e Fevereiro e procuro unicamente robalos grandinhos, não quer dizer que se vier um na medida vai para água, robalo dentro da lei vai para a minha refeição, a época transata "2019"apenas pesquei 2 vezes na companhia do amigo Marinho, que devido a cirurgia que tinha feito estava a 30% fisicamente e só com ajuda dele o consegui fazer, dois chibos o resultado, este ano como todos nós sabemos foi a limitação da pandemia.

Neste dia abri com uma almoçarada:

 Lulas grelhadas escaladas, com uma boa salada e umas navalheiras a acompanhar, a bebida escolhida foi um branco de qualidade , pelo menos para mim ;)

Depois do almoço foi hora de preparar a tralha para passar a noite toda a espera do cabeçudo , fiz uns estralhos bem fortes, não fosse lá um comboio, 2 anos sem sentir um robalo, estava com uma fé do caraças, frio, mar a cair mas forte, davam-me esperança.

A tarde caminhava bem, e tinha combinado numa tasca encontrar-me com o amigo Joni Barca, que vinha de Alcácer ter comigo, amigo de surf e agora com o vicio da pesca, grande camarada mesmo, depois de preparar a bucha para a longa noite e como tinha comido pouco ao almoço, estrelei um ovo com favas e entrecosto com sumo de uva e arranquei com a barriguinha forrada ter com o amigo Joni.


  Encontro na tasca, bebemos um café e um moscatel com cheirinho a pinhal e mar, único por estas bandas e arrancamos rumo ao destino escolhido.

Como ia com tempo, adoro por as pesca a pescar ao cair do sol, tinha dito ao Joni que ia apanhar um robalo no agueiro que me presenteava no meu spot e que estava cá fora antes do sol bater na água, ele não ligou muito, com as 3 canas a trabalhar, tirei um Pragado daqueles do tamanho do prato para livrar a grade.

O sol descia e vi a cana a bater, tal e qual como fazem os cabeçudos, pancada seca e cana com o fio todo bambo, dei uma corridinha com a ansia de sentir um bom peixe finalmente e tal e qual como tinha dito, é bom um gajo por vezes ter este feeling e acertar, sinto que subi um patamar na experiência como pescador, notei que não era o tal que me apetecia sentir, mas já brigava e deu-me uma boa sensação, finalmente tinha matado o chibo robaleiro.

A foto já foi tirada de noite, mas o gajo foi apanhado de dia :)

A noite prometia, com a maré a encher, apanho mais um robalete quileiro, e um carapau que engoliu uma isca robaleira quase do tamanho dele... mas a partir dai com as condições de gala e muita água no pesqueiro, a atividade parou por completo, o amigo Joni com apenas um besugo transmontano, decidiu desistir e rumar a Alcácer, eu como tinha meio litro de tinto e um belo abrigo para a noite húmida, foi petiscando, descansando e vendo as canas durante toda anoite, pois o mínimo de distração as linhas areavam com muita facilidade.

Peixe já tinha para dar uso ao tacho e a grelha.

A noite caminhava para o fim e mesmo estando 8 horas sem sentir peixe, continuava com feeling que ainda poderia entrar um peixe no agueiro, as 6 da manhã quando vi a cana bater, com o cansaço já pensava que era uma visão que estava a ter, pois acontece-me muito isso principalmente quando estou deitado a olhar para as canas, mas depois de segurar a cana, vi que tinha o irmão do 1º robalo na linha, e com tranquilidade veio cá para fora, ao amanhecer tirei também o irmão do Pragado.


Tinha a pesca feita, nenhuma pescaria de sonho, mas passado 2 anos, parecia a melhor pesca da minha vida aos robalos, 3 robaletes 5kg foi ouro sobre azul para o deserto que tinha passado.



Saudinha e muita precaução, vamos ver se as coisas endireitam para voltarmos  a apanhar uns peixes bons, força ai pessoal.

4 comentários:

  1. Mékié amigo João!
    Os robalos de inverno forram uma miragem, por causa desta gaita da pandemia. Já na altura do inicio do confinamento, soube de uns peixes bonitos a saírem. Mas os dos outros não contam, para as minhas contas, nem na minha arca :)
    No dia 23/12, vi o que não via à muito tempo. Um robalo de 4kg, tirado à vara. Parecia um robalote a voar para seco catano. E olha que a pedra era bem alta. Convém acrescentar que foi com uma Soprtex e um carreto Rocha. A linha 'zero grosso' e anzol 8/0. O pior é quando fica agarrado às pedras e é preciso partir o fio, hehehe
    Que ricas refeições as tuas, dão mesmo gosto...
    Esse carapau gulutão a comer uma isca de robalo xxl. Estava mesmo esganado de fome!
    Bonitas solhas e são tão boas...
    Pelo que parece, vamos no bom caminho para começar a circular depois da Páscoa! Vamos lá ver se podemos começar a pescar em breve. Vamos acreditar que sim...
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Chico,
      Podes crer andava eu douradas e não posso me queixar que até apanhei umas quantas e só via robalos no telemóvel, ahahahahahah, fui uma vez apanhei 3, foi bem bom.

      Porra um robalo direto com 4 kg é obra:)
      Pois é material à Homem, já sabes que fica no fundo mar.
      As refeições agora tem menos brilho sem os sargalhões que estariam cá fora com as tuas boias, acredita que já tinha apanhado umas dezenas deles, está mesmo na altura.
      Agora até os carapaus já foram limpos, eheheheheh, tenho uma lula e uns polvitos, tenho um barco para a lula, mas já tem teias de aranha...
      Aqui na Coreia, poder pescar, já começo a pensar que qualquer dia só para profissionais, se ficar-mos calados é isso que acontece com futuros confinamentos, estripe Portuguesa vai arrasar tudo o resto, confinamento de 1 Ano... :(:(
      Com menos dinheiro que gasto no meu barco, fico profissional da pesca e pesco a vontade, para tudo há remédio Chico, de uma vertente que faço e gosto muito já consegui.
      Grande abraço.

      Eliminar
  2. Comé amig João!
    As épocas de Inverno não nos têm corrido nada, mas mesmo nada bem, tu com os teus pincéis e eu com os meus :/ enfim, mas essa já deu para sentir um pequeno gosto que tem uma pesca de Inverno, lembras-te do que eu um dia te disse quando começaste nos Robalos naquele ano de fartura, ("não te habitues mal que isto não é assim todos os anos") :) eu próprio me lembro que nesse ano cada vez que ia apanhava sempre bons Robalos fosse onde fosse, que ano do cacete amigo, ainda gostava de ter outro ano desses na vida...

    Esta pesca já foi porreira amigo João, o teu feeling não te falha e era bom que fosse sempre assim, tu tens tudo para seres um bom pescador de praia e já o mostraste que és, as temporadas é que não têm sido tuas amigas...
    Agora e mesmo que as coisas melhorem em todos os aspectos a temporada está perdida, pelo menos a minha, enfim...

    Mais uma vez os belos petiscos :) esse das favas tá a faltar aí aquele bruto pão caseiro para molhar no ovo e meter uma rodela de chouriço a cavalo :)

    Parabéns pelos peixes e pelo relato ;)
    Um grande abraço e força aí..


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Pedro, estamos tramados, mais tu que eu:(

      Este ano pode ser que este confinamento, seja benéfico ai para a tua ria,
      Tens toda a razão na robalagem, tu foste o meu mentor amigo, porra houve um dia que fui a uma da manhã até entrar às 8h da matina no trabalho e apanhei 3 robaletesquilo e tal, tão cansado saindo às 16h da tarde, o Marinho a chatear para ir ao Abismo com ele, e eu com direta a 8da noite já tinha 1 com 5kg e outro com 3 kg mais uma carrada de sargalhões... não vai haver ano como esse não, eheheheheh

      Amigo espero que façamos uns petiscos este verão, percebe não vai faltar este ano:)
      Ahahahaha, já sabia que aprimorar a minha favada, mas pensas que aquele ovo e chouriço preto não levou com uma fatia de Pão ali de S. Teotónio... não entrou foi na foto, mas eu sabia que tu chegavas lá.

      Força ai amigo, grande abraço,

      Eliminar