domingo, 21 de março de 2021

Saudade da brisa do mar

 Olá Pessoal.

No meu caso, até tenho levado com alguma maresia, tenho o privilégio de a conseguir sentir, vou relatar uma pescaria , a ultima feita com o meu amigo Marinho, a long time ago, uma ilhada bem curtida por nós os dois, dia quente de verão, pranchas na água com nevoeiro serrado matinal e toca de remar, saltamos para uma ilha e caminhada na mesma para entrar novamente na água para remada final até ao destino que poucas vezes vamos lá, pois é preciso mar mesmo manso para pescar neste pesqueiro de excelência aqui de Sines, ilha longe e só mesmo os locais percebem qual o mar e maré que dá para estar lá descansado e não ter dissabores.


Conto esta história, pois está bem fresca na memória, apenas tenho uma foto desse dia, mas queria registar esta ilhada com o meu amigo Mário, pois já dá saudades fazer um dia de pesca com ele, sempre boa onda, tranquilo e quando nos juntamos os sargos até voam, eheheheheh, fazemos uma equipa forte se não dá um com eles, dá o outro e é raro não trazermos bons sargos, pois vamos falando e quando um acha o sitio que eles estão a mariscar, dividimos as capturas, a partilha de informação nesta pesca torna-a ainda mais produtiva.


Primeiro fomos apanhar uns percebes unha a unha, daqueles perdidos de excelente qualidade, esta pedra tem marisco de excelência, mesmo numa altura que já passaram lá muitos mariscadores (meio do verão) com calma apanha-se bom marisco, eu pessoalmente vou mariscando e aproveitando a escolha (percebe mais pequeno que veem junto aos maiores) para iscar, tenho uma bolsinha de cintura que estando cheia, dá para fazer a pesca ao sargo.

A foto de cima é a tal do dia da história, eu tenho mais prática do que o Mário, e enquanto ele preparava o material, com a mestria dele, eu estiquei a minha cana sargueira pré histórica, chumbica de 3 gramas empato um anzol e vá de começar a procura deles.

Disse ao Mário, despacha-te que eu faço 10 kg e vou embora, ahahahahah, e não espero por ti, 6 lançamentos 6 sargos daqueles palmeiros da grelha, se o Marinho duvidava que eu faria 10 kg e pirava-me, mudou logo de ideia e começou logo também a virar neles, com a maré a subir começaram a entrar uns dentuças quileiros de respeito, ambos fizemos belas pescas, o Marinho para mim fez a melhor pesca do Ano dele, apanhou um lote de sargos espetacular, comprida a lei, lá viemos os dois com a cota de sargos permitida por a mesma.


Neste dia deixei fugir uma boa dourada, depois de a cansar e ter conseguido a puxar para a parte traseira da ilha, ela já deitada na pedra de lado, desferrou e veio uma chapinhada de mar e lá foi a vida dela , no dia seguinte apanhei uma, e juntei na grelha a umas cavalas escaladas ( que eu adoro ) tem que ser é acabadas de apanhar.

Muito peixe eu comi este verão, quando o mar está forte e predomina o vento norte por aqui, o que costuma ser as vezes uma semana seguida, pego no barco e com um aparelho apanho uns carapaus e umas cavalinhas só mesmo para a grelha, bem falando em barco o gajo já deve ter os pneus em baixo de não andar, eheheheheheh, bem não vou falar da pandemia, senão vou chamar nomes a DGRM, que é como fosse uma mãe a abandonar o seu filho ou pior, deixa-lo num caixote do lixo abandonado.


O careca a tentar fazer tubos onde eles não existem, ahahahahahhaha, está praia é mítica, surfar aqui no verão é sempre um prazer onde me faz recordar a juventude, amigo Cris, a praia onde surfamos quando vieste cá no verão, faz umas fotos giras com as ilhas lá atrás :)

Quando finalmente organizei a minha vida e arranjei condições para ter um barquinho, tive que fazer uma cirurgia, que me condicionou, este ano foi o que foi, com os confinamentos mas o barco é mesmo para esta lulas Xl que aparecem aqui em Sines no inverno, Novembro fiz uma semana de luxo, mas foi mesmo essa semana em 2 Anos que pesquei livre, bem fisicamente e com tempo, depois há aquele pessoal que me pede para os levar as lulas, fdx mal eu consegui ir quanto mais levar alguém, fora a despesa que tenho, para o ter estacionado, ainda por cima esta marina é do estado, o que custa ainda mais :(


Para acabar, mariscada diversa, não poderia faltar.

Gostaria de dizer que está quase, mas já perdi a esperança, saúde e paciência para todos. 




4 comentários:

  1. Comé amig João!
    Bom essa ilhada foi assim mais em tipo triatlo não!! :) metade a remar, outra metade a andar, só faltou mesmo a parte da bike, já pareces o outro aqui na ria quando vai ao marisco :)
    Arranjaste aí um parceiro de pesca à maneira, para além disso é bom amigo que até se lembra de levar umas bifanas brasileiras e uns pasteis de nata para o pessoal comer hahahaha ganda Marinho :)

    Ainda me lembro de teres contado essa da Dourada que já estava em seco e foi embora, é uma doença isso para mim, porrrra....
    Em relação à DGRM tens toda a razão, sublinho e assino :/

    Essa foto da onda está muito fixe com a pedra lá atrás, aquilo não se apanham uns peixes ali de cima ?
    E infelizmente os contratempos vão sempre aparecendo amigo, eu sei bem como é :(
    Para terminar o tal petisco à maneira :)
    Porreiro mais uma vez o relato amigo, com tudo o que envolve o teu estilo de vida.
    Grande abraço e força aí..

    ResponderEliminar
  2. Viva amigo marisqueiro;)
    Junta ai uns camarões que os percebes este ano não vão faltar ehehehehehehe
    A ver se isto melhora que até já tenho saudades do Amílcar a fazer Karaté, eheheheh
    Esquece ai na ria a gincana é mais pesada, aqui não há lodo e tu já me mostras-te que andar no lodo não é fácil, eu que o diga na maré que fi contigo.

    O Marinho é aquela base, fome com ele não existe, se vises as sandes que ele leva para as ilhadas;)
    Acho que assenta como uma luva as palavras que desferi a DGRM...

    Eu e o Marinho já fomos lá a pedra do surf, fa um caldeirão a frente e a pescar com sardinha a engodar dá uns bons sargos, não gosto dela porque basta tocares nela e corta, tem poças diversas estilo crateras, asparas co o tudo, lembro-me de desequilibrar-me e ao por a mão na rocha apenas para amparar o meu pequeno descuido, deixei lá a pele da mão, é uma ilha pouco explorada, mas tem uns peixes.

    Obrigado ai amigo, muta força e faz ai uns posts para isto voltar ao normal, vai dar sorte vais ver, grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. Boas João!
    Por acaso reconheci logo as pedras da foto do surf, do dia que la estivemos sim sr! Esse spot é mesmo para voltar...
    Desconfio que na próxima semana ainda vou fazer umas lulas dessas Xl ehehe

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Cris.
      Esta praia sem vento calor e ondas... é mesmo do melhor, para curtir umas ondas...
      Lulas destas com calor, acho difícil, és capaz de dar com aquelas da grelha... bem eu vou é fazer umas ilhadas aos sargos, vai estar de sonho as condições, viva a liberdade:) Grande abraço.

      Eliminar