domingo, 4 de abril de 2021

Bons momentos

Ola pessoal.

Hoje vou postar umas fotos e resumir o mais breve possível  o que elas significaram para mim, a horas de desconfinar , amanhã o meu almoço será sargo se tudo correr bem, será um dia normal, com peixe na brasa fresco, apanhado , amanhado e assado por mim, uma coisa tão simples...que me deixará com um sorriso na cara.

Se já queriam distanciamento social, arranjei uma maneira de ir a praia, descer a Vila, pegar no barco e fundear na praia do Vasco da Gama, mesmo ao lado da Marina, aquelo eco das gaivotas e umas loirinhas geladas com amendoins, este ano é pra repetir certamente.

O meu primeiro dia de ferias, foi na vinha do meu amigo Marinho, ao lado da Casa da Ermelinda de Freitas, debaixo do sol escaldante ajudei o meu amigo a tratar da vinha, depois do trabalho uns sargos grelhados a maneira do Sr Diamantino (pai do Mário) com um Rose gelado caseiro a acompanhar, arregacei as mangas, fui apanhar os tomates para fazer uma super salada, que acabou com os melões da horta como sobremesa, fica na memoria este convívio, com trabalho a mistura.


Depois de apanhar uns percebes para o lanche, e para iscar, tive mesmo para me pirar, tal era o mar bruto que estava neste dia de verão quente, a ilha escolhida, com 2 a 3 horas de enchente ia se tornar perigosa, o período grande, dava-me algum desconforto, não conseguia pescar para os pontos quentes que conheço tão bem, restava-me pescar para partes mais fundas, habitadas habitualmente por safias e caralhetes, mas neste dia, havia peixe, mas que peixes, em 40 minutos, fiz 7 sargos e 3 douradas (record a chumbica de douradas) fiz 8,5kg de peixe, tudo peixe de 700 a 900g tirando a douradinha maior de 1,300kg, para uma ilhada de agosto, também ficará na memória.


Pesca muito bonita, que agora me arrependo de não tirar uma foto mais bonita no pesqueiro, pois os sargos eram lindos também, mas o mar traiçoeiro fez-me fugir a pressa.


Dia quente de verão, na minha praia preferida, ondinhas divertidas, água boa e poucos surfistas, não procuro grandes ondas, com a idade, procuro tranquilidade e a não necessidade de disputar ondas no pico.


Praia de São Torpes, um banco de areia fazia rolar direitas longas, rápidas e divertidas, enchi a pancinha neste dia.


Não há  nada melhor, que um dia de verão com ondas e calor.


Curtir, curtir e mais curtr.


Lá está o careca armado em tubraider, eheheheh


Pescar ao lado do Fundeador de Navios, é ter sempre uma faca a mão e ligar o motor, que o diga o meu amigo Magrinho que ia sido varrido por um, que susto apanhou ele.


Uma pesca perfeita de barco, novato nesta vertente das douradas, já vou dando com algumas, época curta devido a pandemia, ainda fui a tempo de apanhar umas boas douradas, neste dia depois de fechar a cesta com um belo sargo, entrava na casa dos 10kg e tive que ter coragem para voltar a Marina com o peixe debaixo do barco...

Uma coisa que tem deixado triste é ver ditos profissionais da área da pesca aqui de Sines, continuar com as mentes atrasadas a continuar a fazer lixo a descarada, o que vi nos últimos dias, nos dias que correm, com informação toda que temos, é gritante a falta de civismo e respeito com a natureza, que lhe dá o dinheiro para eles viverem, muito triste mesmo.

Agora já posso dizer, boas fainas.








2 comentários:

  1. Comé amigo João!
    Tava a ver que não fazias um postesinho esta semana :)
    E um posta à maneira como sempre, com um pouco de tudo o que andaste a fazer quando a tua ausência aqui no blogue...
    Pois, às vezes mesmo no verão entram aqueles mares de período, para fazer ilhadas é preciso teres cuidado, não vir uma vassoura assim do nada e lá vai tudo, bela pesca que fizeste nesse dia ali em menos de nada ;)

    Tens aí mais umas surfadas à maneira, o que essa zona tem de bom é que tem umas ondinhas o ano todo...
    O careca à procura duns tubinhos hahahaha...

    Essa foto do barco com a cana ficou altamente, grandes barcões que entram aí, isso é qualquer coisa estar ao lado de um monstro desses :)

    Bonita pesca essa a ultima, não é uma decisão fácil de tomar com o peixe a comer e um gajo ir embora, porrrra :)
    Pois amigo, gente dessa que não respeita o mar há ele por todo o lado e não é fácil meter juízo nessas cabeças burras, dá muito trabalho juntar o lixo e trazer para terra :(

    Olha os m eus parabéns por mais um belo post, continua com essa força e decisão.
    Um grande abraço e força aí amigo.

    ResponderEliminar
  2. Viva amigo.

    Estão se acabar as fotos, mas como nós sabemos , um bom post não precisa de muito peixe.
    Esse dia era dos tais manhosos, com muita força de período.
    Foi uma pesca muito bonita, e os sargos negros que nem fotografei...

    Sim aqui há sempre uma ondita para curtir... eheheheeh

    Nem imaginas estes gajos a apitar direito a um gajo... e este era não é dos maiores... este spot é ao lado do fundeador dos navios.

    Esta pesca estava sozinho no meu barco, e comecei a dar com as douradinhas a chumbadinha, foi ali uma horinha a curtir... é sempre difícil arrancar com o peixe no pesqueiro, ainda por cima ainda tinha 2 a 3 horas de pesca... mas é assim... temos que ter coragem e vir embora, depois veem um arrastão e apanha as que ia apanhar:(

    Mesmo agora fui ali a Costa Norte, ver o mar e um velho que se diz pescador, a fazer lixo a descarada, é ridículo mesmo, gente de merda é única palavra que encontro para pessoas porcas.

    Obrigado ai amigo, força ai... que agora já podes ir apanhar a brisa da tua Ria:)
    Grande abraço.


    ResponderEliminar