quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Pesca que ia virando pesadelo

    Boas pessoal, andava doido para fazer uma investida aos sargos aqui a norte de Sines, pois já à 4 meses que não ia lá, devido aos imprevistos que me têm surgidos, como já disse anteriormente, é a pesca do sargo que eu gosto mais de praticar, e as condições de hoje encaixavam no meu dia, saída do trabalho as 8 da manhã, muita muinha no corpo, vou a casa buscar o camarão que tinha apanhado a semana passada, e pesqueiro com ele, com a maré bem vazia costumo pescar a chumbadinha (5g), o mar encontrava-se um pouco bruto para o meu pesqueiro preferido, mas fui-me aguentado lá.
   O peixe estava lá, chumbadinha para meio da espuma e devoravam o camarão, consigo compor a pesca, apanhando uns 15 sargos palmeiros e duas grande ferreiras, e estreio o meu saco de rede novo já com uns quilos de peixe, o pessoal vai chegando ao pesqueiro, nisto chega o nortenho ( rapaz que não sei nome mas costumo falar) nortenho porque a prenuncia não engana
   Ele bem avisou, olha as ondas, cuidado, e eu a ferrar o 1º matateu do dia, pimba cá fora, cereja no topo do bolo, de repente, espuma por cima de mim, saco de peixe, onde está? fds,fds......, não acredito ia deslizando, pedra sobre pedra, água com ele,fds,fds... tá a pesca feita, nisto o saco não afundou, foi ficando ao de cima com peixe todo vivinho, pois tinha o peixe numa poça, fui se afastando cada vez mais, e eu que já estava a pescar ao pião no momento, e vá pedradas a tentar  o milagre, nisto engato o saco já ai a uns 20 metros, calma comigo, devagar bem devagar fui trazendo o saco, só que a massa de água não me deixava encostar o saco, isto vai ser impossível, pensava eu, e de repente solta-se e afunda, 2 a 3 minutos sem vê-lo,fds já era.
    Nisto o nortenho, que estava a pescar ao pião, consegue me engatar o saco já no fundo, incrível, há coisa do caraças, com muita calma,e eu com pouca já! agarro-me a pedra, fico com água pela cintura, o mar faz aquele caixão e estico-me o máximo, e agarro o malvado, obrigado Nortenho e Manel que também me deu uma valente ajuda, muito obrigado,fds, o impossível aconteceu.
   A pesca estava ganha, e ofereço 5 sargos ao rapaz, bem merecidos, e já agora toca  a pôr a tralha para trás, e pião lá para dentro, foram 10 minutos de peixe bom a aparecer e saco mais 2 matateus e meia dúzia de bons sargos, tá feito, e resolvi dar por terminada a pesca, onde ofereci mais dois sargos e a o resto do camarão para ver se ele safava a pesca.
 
   
Sargos muito bonitos, com lindas lutas, que saudades
 

Pesca completa, sem contar com os 7 que dei, 21sargos 3 ferreias e 2 safias
 
 
 
 
 

8 comentários:

  1. Boas João!
    Vá lá vá lá... que ainda conseguiste recuperar os pexecos :)
    Depois desse trabalho todo o peixe ir embora era mm frustrante...
    E as burras não tens dado com elas??
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro!

      Vou te dizer, tem sido um ano muito complicado para mim, e depois de dar com eles e acontecer-me isto, fds... afinal também tenho sorte:):):).
      Ainda tenho caranguejo vivo, e ainda não dei com nenhuma burra, já fiz umas tentativas, mas nada,pesca dificil está:):):).
      Grande abraço.

      Eliminar
  2. Boas JOÃO!
    Uma bela pescaria de sargos,é mesmo caso para dizer fds perder os peixes fds,mas por sorte safaste a coisa com ajuda de malta porreira.
    um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Alexandre!

      Por acaso os sargos maiores ainda não tinham saido, mas acho que se perde-se o peixe, não ia ter pica para continuar a pescar, foi mesmo a malta que salvou a pesca:):), o rapaz não tinha apanhado nada, mesmo assim ainda levou uns sargos,pescar ali não é fácil, acho que a noite vais te safar, só que o mar já está com muita força ali para a costa do norte, só mesmo nos recantos, grande abraço.

      Eliminar
  3. Ufa!!!
    Que pu.. de sorte tiveste tu, depois do azar lá conseguiste recuperar o peixe todo, fica o aviso amigo, o peixe e as tralhas sempre cá atrás sem esquecer do mais importante o pescador também devevestar em segurança, não vale a pena arriscarmos a vida por causa do peixe.
    Parabéns pela grande pescaria realizada, peixe de grandequalidade e tamanho, muito bom!!
    Amigo fico à espera que possas passar cá em cima para participar numa prova, aproveita e combina com o Alexandre e apareçam os dois, serão bem recebidos de certeza.
    Abraços e continua ai a malhar neles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro.

      Tens toda a razão, eu que vou ali tantas vezes, e ainda ando a aprender, não se pode facilitar, mas estava com a pica toda, a muito que não dava assim com o peixe, era de aproveitar....
      Olha tu pescas ai perto da ericeira,magoito,praia das maças essa zona entre cintra e ericeira certo? para ver se me enquadro realmente na zona onde pescas para ter noção.
      Pode ser que consiga ir ai,vamos ver, amigo obrigado pelo comentário e um grande abraço, muita sorte ai para as tuas fainas.

      Eliminar
    2. Amigo João costumo pescar da Ericeira(Foz do rio Lizandro) para norte até santa Cruz, mas caso venhas a área da prova vai da Ericeira(Praia do Matador)até à praia de Porto Novo depois de Santa Cruz, fico à espera.
      Um dia caso venhas para a minha zona pescar ou fazer férias diz, pode sere que dê para fazermos uma pescaria.
      Abraços

      Eliminar
  4. Tal não foi essa pica... :)

    O que vale é que recuperaste o pescado e mais importante, não tiveste nenhum azar maior.

    Abraço

    ResponderEliminar