sábado, 14 de dezembro de 2013

Manter o ritmo

   Com a capturas de uns sargos já bons nos últimos tempos, e com as manhãs livres para pescar, no final desta semana, mais condições boas para atacar no meu pesqueiro favorito, fui-me a eles, pois já sabia que vinha ai mar grande durante uns tempos.
   A primeira investida, com muita paciência, porque o peixe estava a comer mal, safei-me com 7 bons sargos, mas infelizmente não tirei fotos. 
  No dia seguinte voltei a carga e com conhecimento do local onde eles passam, e com a paciência e lançamento certeiros repetidamente para os sítios quentes voltei a ser brindado com mais 10 bons sargos e mais um brinde de um Matateu, que também já procurava a uns tempos :):):), onde me obrigou a abrir o Drag e ouvir o tal barulho zzzzzzzzzz, e se não estive a pescar a chumbadinha com 0.40, que acaba por dificultar o lançamento, nem lhe tinha visto a cor, o raio do sargo estava cheio de força, e depois de 4 a 5 minutos de batalha, contornei pedra sobre pedra e pus o macaco numa poça praticamente paradinho, se não visse não acreditava no estado do fio, 20 a 30 metros completamente danificados, ficou para saber como é que não partiu, acho que foi o pai natal :):):), ainda tive a felicidade de ferrar outro, mas esse foi a vida dele, e venceu-me, mas este já me deixou bem contente.
   Pesca feita toda a chumbadinha.




Cada vez mais raro sargos destes apanhados a cana, para mim isto é o dia de pesca perfeito.

 Pesca total

Os dentuças ao pé do matateu, ficam em segundo plano

   No dia seguinte a esta pesca, só queria era ir lá outra vez, mas o mar subiu mais que o previsto e fui corrido do pesqueiro por umas ondas cheias de força que varriam tudo, as previsões anteciparam e obrigaram-me a ir a procura de outro pesqueiro, onde no meio de me esbarrar com a policia marítima e ser abordado e com mais 2 buracos que não deram nada, decidi ir almoçar, para depois ir trabalhar.
   Mas a pesca tem coisas do caraças, ao pé de casa, não me falta água salgada com molhos e paradões, que são a segunda linha de protecção do mar que entra aqui em Sines, onde a água esta sempre muito parada e nem mexe, onde dá para pescar a todo o todo o tipo de peixe e várias modalidades, só que não me seduz muito.
   Mas neste dia com ondulação de sul, o mar estava completamente alterado e entrava em Sines como não é normal, e deixava aquela espuma excelente  para os sargos saírem dos buracos dos molhos e virem cá fora comer, ia a caminho de casa e vejo um companheiro a pesca, deixa lá ver se já apanhou alguma coisa???
   "Então companheiro como está a pescaria" responde ele "É só jogar lá para dentro", tinha um balde cheio de bons sargos, olho para o relógio, tenho 40 minutos para pescar, ir almoçar não, perdi logo a fome, vou é apanhar sargos, que aqui ao pé de casa e de dia não é todos os dias.
    Aqui tinha que ser ao pião, e estralho curto, pois pesca-se quase fora de água mesmo na zona onde o caixão de mar arrebenta em cima das pedras, e a perda de bóias é constante, e acaba por ser muito difícil pescar, coisa que pensava que não, mas na rapidinha de pesca :) rendeu 17 sargos jeitosos e gordos e fui trabalhar com fome mas com um sorriso , ehehehehehehe.


 O companheiro foi porreiro e teve uma atitude igual a minha enquanto pescador, quando estou a apanhar não me importo de dizer e incentivar quem chega, e partilhar o espaço sempre com respeito e humildade, se eu gosto de apanhar os outros também gostam, mas há malta que já sabe tudo, ai nessas condições já não é assim, lá teremos que ter os nossos segredos...

Se eu passo mais cedo lá, provavelmente faria uma pesca fenomenal, pois  era mesmo só jogar lá para dentro :):):):)


Desta vez não há petisco, :):):) é para abusar no Natal :):), e se não houver capturas até lá, aproveito para desejar Bom Natal ao pessoal ai dos Blogs com muita saúde... 

23 comentários:

  1. Grande João...:-) lindos sargos amigo e aproveitaste bem a oportunidade que o mar te deu...hehehe. Esse sargalhão já era velho...:-) ainda bem que não tens fotos de petiscos, senão lá eu ia ficar com fome outra vez...hahahaha.
    Não sei se alguma vez te contei ou não amigo, mas à cerca de 17 anos atrás, a fazer caça submarina na Zambujeira do mar, capturei o meu maior sargo até hoje, e acredito que nunca mais tire outro igual. Foi em Fevereiro e pesou 3 kilos e 200. Um sargo legitimo, cheio de ovas..:-). Antes de lhe dar o tiro quando ele estava dentro do buraco, ia jurar que era um tarolo só pelo olho!!!!..nunca pensei que fosse um sargo...hahaha.

    Um grande abraço e força neles..:-)

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amigo Luís, até ao natal não há petisco,ahahahah, um sargo com esses peso é um abuso, nunca vi nenhum assim, apesar de o não ter pesado este está longe desse peso certamente, obrigado ai pela força e um abraço.

      Eliminar
  2. comé mister sargo.. :)

    isso é belo dentuças, ja deve rondar os 2kilos n? :D
    tou a ver que andas em cima deles.. e eles quase em cima de ti.. qq dia lanças mm ai da janela de casa.. ehehehe
    a malta q costuma ir daqui pescar ai nos molhes tb ja tem carregado..
    a ver se combinamos ai uma investida...

    forte abraço amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é amigo Daniel, não o pesei, agora só quando o descongelar, foi chegar a casa e ir trabalhar, vicio do caraças que é sempre até a ultima, mas deve rondar 1300,1400g esta magro na barriga, mas para mim já é bem bom, contando com a técnica que uso e de dia, a noite no surfcasting é mais provavel ferrar um desses de 2 Kilos, nestes anos todos o maior que vi sair aqui de dia foi um 2,300 apanhado por um conhecido meu...
      Sim nestes molhos a noite sei que sai sargos por vezes, por vezes com o mar parado, olha vou estar de ferias a partir de quinta feira, vou ver as condições e depois fala-mos, ai já posso atacar a noite, grande abraço.

      Eliminar
  3. Grande Mestre :D
    Fizeste uma teca de sargos que se fossem para vender , pagavam-te o material :DDD Grandes sargos Joao !! És mesmo EXPERT na pesca aos sargos !! Diz-me uma coisa ( se posso perguntar ) pescas aos sargos com camarao pequeno ? ou utilizas aquele isco "ralo" ?? Cá em cima eles andam difíceis de sair ....
    Boas Festas amigo e um Bom natal .... Muita saúde aí para casa e claro bons dentuças nas próximas jornadas !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi André, por razões de força maior, muitos deles "despacho" mas não se deve dizer isto aqui, tu sabes porque né ;) se não ainda me obrigam a pagar impostos pelos sargos :(.
      Se pudesse ia a pesca e liberta o peixe todo, mas a lei da vida não é essa, olha eu pesco quase sempre com camarão que apanho, mas o ralo é o rei da pesca ao sargo, só que aqui na zona ,50 ralos é 9.50 euros, e para mim fica fora de questão, mas mexilhão caranguejo e perceve, também é muito bom, até lapa tem os seus dias, é mais difícil dar com eles do que acertar na isca, até gamba congelada e sardinha é bom, agora depende do estilo de pesca que fazes. eu tenho me dado bem com o camarão, mas também já conheço uns pesqueiros bons, e isso é o mais importante para apanhar sargos, espero que te tenha ajudado, grande abraço e bom Natal para ti e para os teus...

      Eliminar
  4. Agora até me deixas-te com vontade de ir fazer uns disparos ...

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabens
    Ricos sargos realmente viver nessa zona e um sonho

    ResponderEliminar
  6. Boas João !!
    Mais umas grandes pescas João :) e que belo matateu tu apanhas-te.
    Já tenho saudades de uma luta com um menino desses :)
    Só falta a foto dele no forno ;)
    Haja mais capturas ou não Feliz Natal para ti e para os teus.
    Forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigado Francisco, e bom Natal para ti Tb,
      este já deu uma boa luta, a chumbadinha ainda é melhor ferrar um bom, a cana parece que se parte,eheheheheh, ao pião pesco com uma cana forte e tiro mais facilmente o peixe.
      Grande abraço.

      Eliminar
  7. Isso é que é ganda Fezada João!
    Excelente atitude a vossa enquanto pescadores :) Um matateu desses está dificil de ver sair ultimamente.
    Imagino a alegria com que foste trabalhar nesse dia!

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Cristovão, para mim um sargo com mais de um 1 Kg é igual a apanhares um robalo de 3Kg, claro que são pescas diferentes :):) é verdade fui para o trabalho bem disposto,ahahahahaha, epa adoro apanhar tanto sargos como vocês ai em baixo robalos:):) grande abraço e obrigado.

      Eliminar
  8. Boas Joao ,belas pescas com uns bons sargos,esse matateu é dos tais que é presi um bom quit de unhas para tirar para fora de agua:)) grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Alexandre, foi lá no sitio que não gostas, ahahhahaha, aquilo tem estado tranquilo, e andavam lá uns sargos com o mar parado, é verdade quando um gajo o ferra parece um peixe gigante, tem uma força impressionante, também já faltou mais para o sargo de arribação chegar, ai sim é só belos sargos, já tenho saudades desses dias, grande abraço amigo.

      Eliminar
  9. Boas João,
    Isso é que é manter o ritmo e bem... :)
    Belos sargos e sempre ali à hora certa no spot certo... :)

    Boas Festas e Força com eles!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Manel, aproveitei bem a semana, e safei-me a grande, depois de umas grades, estes dias foram demais :):)
      Obrigado e Boas Festas, grande abraço, em breve estou ai....

      Eliminar
  10. Alô Mister Sargo!!
    Amigo João estas em forma hãmm, qual manter o rito qual quê...
    Boas tecas de sargos, e esse matateu já vai levar com um forno que até estala :)
    Por vezes quando temos um tipo de pesca que nos apaixonamos ou viciamos
    acabamos por perder de apanhar muito peixe noutra técnica ou pesqueiro... mas
    o importante mesmo é pescarmos como gostamos e onde gostamos mesmo que
    os outros apanhem peixe às carradas....
    Parabéns pela sargaria dos ulttimos dias.
    Um abraço amigo e até breve

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amigo Pedro, sim este vai para o meu forno, fds, é só peixe para a grelha, este vai junto com batatas para o quentinho, ahahahahah. Tu bem sabes que eu gosto é de sargos, é claro que se começa-se a apanhar ao spinning, provavelmente trocava de técnica mais vezes, mas estes sargotes são uma boa ajuda, e tenho mesmo paixão por este peixe e maneira de o pescar, obrigado, estou ai brevemente, depois dou um toque, abraço.

      Eliminar
  11. Parabéns Santana, grandes pescarias!! esse exemplar é realmente impressionante belo bicho!! O meu pai já não está entre nós mas certamente iria ficar encantado com esse exemplar ele adorava pescar sargos e desses então ui ui!! Abraço e Boas Festas
    Nuno Correia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Nuno, certamente que sim, um sargo deste já puxa por um gajo;) obrigado ai pela força, grande abraço e boas festas.

      Eliminar
  12. Boas, João!
    Que grandes pescarias de Sargos que tens feito! Esse Matateu, então...até deixa água na boca uma vez que já não os vejo cá por baixo há long time ago.
    Em breve devo dar uma saltada ai em cima, a Porto Côvo, porque um amigo meu comprou um barco e já me chateou para ir à pesca com ele. eheheheh

    Saúde e Boas Festas! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas PJ, os gajos encostaram com o mar mais parado, via-se os gajos a comer na espuma e tudo, foi aproveitar, agora está ai o mar grande, e é mais complicado pescar onde gosto, de barco aqui por Sines tem dado muita dourada, pena que ainda não fui lá este ano pescar de barco as douradas, eu até dia 23 estou por aqui , depois vou para Faro uns dias, já te deixei o meu número no teu blog, se precisares de alguma coisa ou passares por aqui, tas a vontade!

      Obrigado, saúde e boas festas :)

      Eliminar