domingo, 21 de outubro de 2012

Clube náutico

    Boas malta, como já disse anteriormente, a pesca da lula aqui em Sines é tradição e praticar-se de terra, mas hoje em dia devido as leis e restrições, os melhores sítios (e confortáveis) foram todos proibidos, então o pessoal vai para os molhos, e arrisca a vida, todos nós sabemos o perigo das pedras, basta uma escorregadela e pronto.
   O clube náutico aqui em Sines, serve para a atracagem dos rebocadores, estes fazem e ajudam as manobras dos muitos navios que entram em Sines,são 500 metros de cimento em forma de U com água no meio e alguma luz, o que atrai lulas e carapaus, e todo o tipo de peixe.
Basta sair do carro e lançar o palhaço, para todos que têm autorização da capitania, que é restrita a pessoas com mais idade, ou com incapacidades, mas antigamente a familia podia vir toda e pescar, cheguei a ver mais de 100 pessoas a pesca no verão, e havia peixe para todos... todo o que é bom acaba.
   Passei horas e horas a lula aqui, que mal fiz? o que prejudiquei? o que roubei? para não puder pescar aqui, já lá vão 6 anos, que passo aqui praticamente todos os dias e recordo-me de grandes pescas que fiz, ontem quando fui pescar aos sargos, passei de caminho às 5 da manhã, e estava uma lancha da marinha com os olofotes para água, estranho mas esses podem? é o país que temos onde a diferença para a época mediaval é que já não queimam as casas, quando não pagas impostos ficam-te com ela, democracia? a onde?
   O meu pai, que eu acompanhei nas pescas passadas e noites inteiras aqui, lá conseguiu a autorização, mas não bastava apenas uma pessoa ter mais de 50 anos para passarem a dita autorização? fds!
   Ele lá se safa as vezes e está entretido, e ontem fui até lá fazer-lhe companhia.
 
 
O meu pai com uma lula já jeitosa em pleno clube náutico
 
 
Eu ainda cometi um crime roubei-lhe uma cana e tirei esta lulita para matar saudades.
 
 
 


 


 
 
 
 
 

4 comentários:

  1. Boas joao!
    Mais umas grandes verdades sobre a nossa democracia do nosso pais, só que essas leis provocam situações muito mais complicadas , fazendo que a malta pergunte outros pesqueiros muito mais perigosos onde por infelicidade da vida alguns acabam por perder a vida, infelizmente é as leis do nosso grande portugal,bela lula que o teu velhote apanhou.
    abraço

    ResponderEliminar
  2. O que é que uma pessoa pode fazer??? Olha sabes o que digo, qualquer dia ainda proíbem a gente pescar do areal... Eu já não digo nada!

    Acho que o spot em questão não faz mal a ninguém, é claro que se calhar certas pessoas que iam para ai faziam alguns exageros e depois uns pagam pelos os outros. Pelo menos em alguns spots que são proibidos pescar aqui na zona, tem a ver com certos exageros dos pescadores.

    Tens que ir para outro spot menos batido...

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Boas Alexandre,já viste que podias levar o teu boguinha ao clube nautico apanhar uns carapaus, com o carro mesmo ao lado com segurança, belos convivios que se podiam fazer ali, mas pronto, tens que andar com o puto em cima das pedras, mesmo so paara a brincadeira, obrigado um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Boas Manel,
    Aqui em Sines é assim lembram-se e fazem leis, a praia de Sines já foi proibida(ridiculo), com o barulho alteraram a lei, a doca proibiram o clube nautico proibiram, os pescas sub, nunca poderam pescar nos molhos interiores de Sines agora a pouco tempo alteraram a lei e eles já podem mergulhar onde nós somos obrigados a pescar, se quisermos pescar nos molhos.
    Pode-se procurar pesqueiros, mas para a lula tem que haver luz,(é proibido pitromax)é impossivel,quem se safa é o pessoal que trabalha nos cais que mesmo proibido apanham aos Kilos, e eu fazia o mesmo se pode-se,lllollll, obrigado um abraço.

    ResponderEliminar