quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Dias relaxantes

 Viva pessoal.

O bom do Outono e Do Inverno tirando as épocas festivas e fins de semanas grandes é o desaparecimento do ser humano dos cantinhos que todos nós temos junto ao mar, surfar sozinho hoje em dia é raro aqui por Sines, só mesmo se escolheres uma onda menos boa, que é o que eu faço quase sempre:) 

Vila Nova de Mil Fontes, sítio que tenho muito carinho, foi aqui que comprei a minha 1ª casa quando era mesmo um puto, boas surfadas no Porto das Barcas, uma direita longa e divertida, com uma remada gigante até ao pico, pesca nessa altura estava em segundo plano, era surf, surf , surf e mais surf.

Quem gosta de surf e conhece Mil Fontes, no verão só há um destino, Praia do Malhão, onde trabalhei a muitos anos como treinador de Surf e geria a Escolinha de Surf do Litoral Alentejano, a 1ª escola de surf de Portugal a trabalhar todos os dias do Ano do meu amigo Flávio, foram quase 10 Anos a trabalhar nas ondas.

Se não querem ondas, vamos a Praia Vasco da Gama, praia de Sines nome mais corrente aqui pelas minhas bandas, no Inverno para apanhar um bocadinho de sol é um espetáculo.

Antigamente o verão aqui era repleto de torneios de futebol, vólei e andebol de Praia, com 2 bares a dar vida e musica a Praia , tanto de dia como de noite, hoje em dia não se passa nada, não há bares nem desporto, mas há Obras e Fabricas ao pontapé.






Em termos de pesca, lá vai saindo uns peixe da bitola que gosto, nada de grandes quantidades mas alguma qualidade, nesta altura do Ano pesco mais de Barco, mas sempre que posso vou logo para a ilha ;)

Um dia destes dei com uma variedade de peixe bonita da bitola que tanto gosto, do meio quilo a quilo, as bicas foram as rainhas da jornada, nunca tinha apanhado tantas.



O quintal de 2 amigos marafados meus

Surfar ondecas sozinho como tanto gosto, pescar , passear nestes dias de sol e ter legumes da horta do vizinho frescos e saudáveis, o que posso pedir mais, mesmo nada.



Tirar satisfação do dia a dia é a prioridade hoje em dia da minha vida.


6 comentários:

  1. Boas João!
    Aí está mais um post dos que nos habituaste com fotos fantásticas!
    Esse intercâmbio com o vizinho da horta, continua em grande e manténs a tua dieta mediterrânica.
    Que saudades que tenho de apanhar e papar essas santolas. O ano passado, não apanhei muitas mas vinguei-me nos outros bichos de casca ;)
    Tarda nada, temos aí uns mares bons para ir a uma ilha qualquer e matar saudades da tua terra.
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Chico.

      É tudo bem aproveitado o que vem da horta;)
      Estas santolas estavam fraquinhas, apanhei-as numa poça funda com o pucheiro e ao furar sem querer as santolinhas encheram de água e pareciam cheias, até me senti mal de as trazer depois, deixei lá umas 20, achei o ninho delas...
      No outro dia deram-me 3 dessas que tu falas cheiinhas :)
      Outro dia lembrei-me de ti, estive a por peso em 3 boias que me ofereces-te, porra tenho boias para o resto da vida, ahahahahah, a ver se é este Ano que fazes uma ilhada de boia, na altura dos dentolas, ali para Março vou te dizer para vires cá:)
      Grande abraço.

      Eliminar
  2. Boas amigo!
    Epa andas muita forte nos relatos ultimamente :)

    A tua vida tal como a minha tem sido sempre ligada ao mar de uma maneira ou de outra, também vivia para as ondas e respirava ondas :)

    Por acaso é estranho deixarem acabar essas cenas de verão aí na Praia de Sines :/
    Qual ilha qual quê!!! Tu agora queres é andar de barquinho a passear hahaha...

    Essa foto é daquele dia do peixe aranha??
    Andaste a fazer umas boas pescas, ao tempo que eu não apanho uma bica, quando pescava aos besugos volta e meia sacava uma lá no meio...

    Abraço e força aí amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Lobão dos cardumes de robalos.

      Eu quando digo que faço , faço , eheheheheheh
      Naquele dia apanhei umas ondinhas com o Mata Chibos, só o passeio de barco valeu logo o surf, a ver se um dia faço surf contigo, a ver se sabes ainda fazer uns rolos;)

      Aqui acaba tudo o é bom, esta geração também só joga ao telemóvel, enfim.
      O barquinho dá para pescar com mar grande, mal ele comece a acalmar a caminho da primavera, vou logo par a ilha, ahahahahah.

      Sim, foi o tal dia que fui batizado no teu quintal, as conquilhas doeram para apanhar, ahahahah
      Este ano a fartura foi pouca de boas pescas de barco, mas sempre vai saindo uns peixes porreiros.
      Obrigado amigo força ai nessa robalagem, prometo que vou tentar apanhar um em breve, é só recuperar de uma lesão que fiz esta semana que me deixou KO, e tentar voltar a apanhar um robalo à Lobo.

      Grande abraço

      Eliminar
  3. Boas João,
    Tu tratas te muito bem...
    Como te digo vai aproveitando a vida, porque infelizmente quando damos por ela, prega umas partidas e coisas tão simples como ter a independência para ir para qq lado deixam de ser possíveis...
    Mas falando de coisas boas, de fato essa tranquilidade que tens não tem preço!!!
    Puder fazer o que se quer á hora que se quer é extraordinário e quando neste caso és premiado com umas boas pescas, que mais pode se querer? Só se for love... Coisa que também não te falta... Lol

    Esse spot já me deu muitas alegrias, além de que gostava mais do antigo... Era mais hardcore... Lol

    Forte abraço e continua com essas postagens!!?

    ResponderEliminar
  4. Boas Manel.
    Pois eu sei, de um momento para o outro, tudo muda, devido a isso tomei algumas decisões, para aproveitar ao máximo aquilo que gosto de fazer e tirar partido daquilo que tenho à porta, mar ondas e praias... é pena é a industria também senão vivia no sítio perfeito.
    Sabes qual é mesmo a coisa que não tem preço, é o tempo, ninguém compra tempo, ele é grátis mas ninguém o quase tem... ;)
    Ahahahahahah ;)
    Vocês ai também tem cantinhos lindos, adoro a vossa ria, é que me falta aqui.

    Obrigado um abraço, vou fazer por isso.

    ResponderEliminar