quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Pesca Embarcada

 Olá pessoal.

No Inverno a pesca apeada é menos, devido a mares grandes constantes , pois tendo barco é altura para atacar, esses mares são pescáveis se o vento for pouco ou de feição para a zona que se escolhe, dedico muito tempo às lulas, mas este ano não foi bom para mim , não sei se aselhice minha se falta de sorte, mas na boca de muitos, apanham tantas lulas e eu poucas apanhei, todos nós sabemos que muitos pescadores perdem um peixe dizem logo que foi um sargo ai com 2 kg, quando sargos acima disso são dinossauros na pesca, mas que os há certamente há, pois já apanhei somente um.


Uma Manhã de Inverno ao romper o dia.

Sei que esta vertente de embarcada é uma pesca com pormenores bastante lineares, basta fundear mal, para não apanhar um peixe, agora esta ai uma nova maquina para isso, são as âncoras flutuantes, que trabalham a proa e fixam o barco onde se quer pescar, sem usar a tradicional âncora e cabo, claro que assim, fica mais fácil encontrar bons spots , num dia pode-se fazer dezenas de fundos e descobrir peixe, claro que esse motor é um investimento caro, mas que faz a diferença faz e muita.
Bem mas de vez em quando consigo apanhar uns peixes.


Umas boas douradas num dia de Inverno rijo, apareceram onde estava a pescar, boas lutas e uma média de peso das capturas muito acima do normal que estou habituado a apanhar.



O amigo Cristóvão veio até Sines para pescar a dourada, e o objetivo foi comprido apanhou douradas e passamos um belo dia de pesca no dia anterior tinha enchido a barriga de ondas na minha praia de miúdo, foi um fim de semana em cheio, não saiu de Sines sem comer uns sarguinhos fritos à posta e comer um bom arroz de tomate.


No Fim de semana seguinte foi a minha vez de ir ao quintal do Cristóvão apanhar umas ameijoas para o petisco.

E é tudo por agora, um post pequeno para entreter a malta nestes dias precisos de muito chuva.

4 comentários:

  1. Boas amigo!
    Não ligues muito ao que os ouros dizem que apanharam e muito menos ao tamanho, isso é daquelas coisas que eu só acredito vendo, deixa-os cantar. Uma coisa é certa, ele há anos que quer seja peixe ou qualquer outra coisa encostam mais nuns sitios do que noutros...

    Tens aí uns belos exemplares de Dourada, muito bom...
    Agora é que vocês acertaram, moços novos querem é andar de barco e dar à perna que faz bem nada.... :)

    Abraço aos dois e força aí....

    ResponderEliminar
  2. Boas Amigo.

    É mesmo isso, mas por vezes a metem a descarada, mas isso também é verdade, por vezes uns apanham e outros não, basta uns metros de distância.

    Este Ano disse-te que ia para a areia e tenho ido, os resultados é que tem sido fracos, quando está mar grande a vantagem é poder ir de barco, pois nesses dias o peixe na embarcada come melhor, se aguas torvarem ainda melhor...
    Próximo post vai ser no Abismo, ahahahahahah.

    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Boas João,
    Isso de barco é outra classe... :) E com ancora flutuante... Uiiii... É outro nível... lol

    Apanharam tudo e não deixaram nada para o mestre João... Enfim... Olha ficava mas é admirado se te dissessem, epá há poucas lulas mas tenho apanhado aqui e ali a esta profundidade com esta cor... Isso é que era interessante!!!

    Digo-te o que já disse várias vezes ao Pedro. Estamos sempre a aprender e devemos sempre tentar evoluir. Agora se não estamos a dar com o pescado... É assim não desaprendeste pescar num dia. Prontos ok, alguma coisa podemos estar a fazer menos bem, mas simplesmente são fases como tudo na vida que às vezes não correm tão bem... Os pescadores profissionais que andam no mar todos os dias e saber quase tudo e mais alguma coisa também às vezes as coisas não correm bem...
    Agora há aqueles pescadores que compraram uma cana e c´um catano, aquilo parece que a cana vem encantada e apanham tudo XXL... lol
    Mas depois a mama desaparece... Nunca mais se houvem piar... lol

    O Cris, com tanta dourada aqui na RIA, foi mamar uma das tuas... lol

    Forte Abraço e continua com Força

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Manel.

      Olha que pescar de Barco tem muito que se diga, principalmente fugir do peixe pequeno.
      Dicas? achas? levar chibos também não é palavra para alguns.

      Sim , eu sei, e acredito que há malta que apanhe em dias que outros não apanhem, mas quando apanho, as pescas dos outros que falo, são muito parecidas as minhas, quando não apanho eles apanham, mas no dia seguinte eu estou lá e eles não, ehehehehehhe.

      Foi pena o Cris não apanhar um parguete, ele gostava mas calharam só a mim.
      Ele tem jeito para esta pesca ;)

      Força ai Manel. um abraço.

      Eliminar