quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Variedade gastronomica

 Bom ano a todos.

Com o novo ano, entro numa década de blog, perece que foi ontem, quando um colega de trabalho, mostra-me o Blog do Lobo do Mar, e ficamos ali a ver as fotos do Pedro, quando ele me diz, faz tu um blog, gostas tanto de pesca, porque não? Pensei eu!

E foi assim que começou tudo isto, por coincidência, acabei por ficar muito amigo do Lobo, pois a minha mulher é Algarvia, e por acaso ele mora bem perto da nossa casa Algarvia , com o tempo fui fazendo mais amizades com os Blogs que na altura bombavam, que é o caso do Manel e o Cristóvão, mocceeees de Faro/Olhão  e o afamado nessa altura, mestre das pescas ilhadas PJ, Algarvio de Gema, entre muitos mais que fui conhecendo, como o Francisco Belo e o Muralhas, este ultimo amigo, que se meteu comigo um dia na Costa Norte de Sines, a dizer que via o meu Blog e hoje em dia vem ter comigo a Sines apanhar uns peixes no meu barco e ensinar-me uns troques.

O engraçado é que já pesquei com todos eles, e com todos eles aprendi alguma coisa, enriquecendo o pescador que sou.

Bem mas vamos as fotos deste post, quem me conhece, sabe que dou muito valor a alimentação, mais que ao treino em si, para me sentir bem, gosto tanto de apanhar um carapau como uma dourada, cada um com o seu valor gastronómico, mas cada um, excelente para a minha dieta.


Para começar uma lula grelhada a minha maneira, de realçar que o copo de vinho é apenas um:)


O meu pai a abrir a jornada, com uma lula para a caldeirada, muitos anos a apanhar lulas:)


Douradinha escalada, com os legumes do vizinho.


A variedade que tanto gosto, parguete no forno, foi o jantar deste dia.


Umas lulas para o vizinho, legumes de qualidade para o caldo verde, adoro comer sem mexer no dinheiro:)


As vezes esquecemos que o meu blog tem uma costela de surf, neste dia enchi a barriguinha com condições clássicas.

O meu amigo Joni, surfista à muitos anos de Alcácer do Sal, à vinte e poucos anos atrás, ligava-me para saber como estava o mar aqui em Sines, pois eu trabalhava na altura, ao lado de São Torpes, eu era o windguru dele, ahahahahahah, velhos tempos que o surf tinha um cheiro e sabor especial, nas desertas ondas dos meus quintais, hoje invadidas pelos surfistas caravanistas, que ficam meses aqui a surfar.

Grande sargo Joni surfer :)


Acabo com o meu marisco preferido, navalheiras, nesta altura apanho sempre meia dúzia delas, quando vou apanhar o tradicional polvo para o natal nas marés matinais.

Variedade, qualidade e simplicidade no prato com delicias do nosso mar, perfeito:)

Boas fainas.

8 comentários:

  1. Boas João,
    Fazemos este ano uma década de Blog´s... lol
    Yah o Pedro começou com esta brincadeira e assim começámos a nos cruzar por ai e aprender umas coisas uns com os outros... :)
    Alguns perderam o interesse no BLOG, outros ficaram mais viciados, mas é assim, quando o pessoal faz as coisas com gosto, bem ou mal a coisa vai se mantendo...

    Para mim foi como já te disse, o BLOG das plataformas online, ou mesmo PRIVADO, é uma cena onde facilmente por data e com um texto a acompanhar a jornadas ficam descritas para mais tarde recordarmos como éramos... Eu gosto, muito melhor que outras redes sociais que é só despejar fotos... lol

    Agora há o excel que é muito importante, pelo menos para mim, onde coloco todos os apontamentos da maré, vento, ondulação, lua, temp, etc... Onde muitas vezes vou lá comparo o dia que vou ter e decido se vou ou não...

    Bom continua com o bom trabalho e a ver se gente combina ai uma petiscada todos juntos, com estes marafados dos BLOGS...

    Forte abraço e um ano com muita saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Manel.
      É verdade, tu e o Cris arrancaram com os vossos nessa altura:)
      Parece que os nossos blogues são ser os últimos desta espécie, estamos em via de extinção:)

      Faço das tuas palavras as minhas, mais tarde vai ser muito giro ver as pescas que fazíamos.
      Em relação a registar dados para me orientar mais tarde, não sou muito disso, mesmo hoje tive essa experiência a pescar a lula, ontem fiz uma pesca gira e hoje uma miserável, por isso não aponto nada:(

      A ver se a porcaria do Covid entra na vida normal das pessoas, porque neste andar, a fazer teste consecutivos, vamos estar limitados para vida toda, mas enfim, qualquer dia tens que ter vacina para ir a pesca, temos que fazer o petisco sim senhor, quando pudermos e não ter esta pressão de fazer convívios.

      Forte abraço.

      Eliminar
  2. Comé amigo João!
    Já vai fazer 10 aninhos que andas nesta brincadeira, ainda tu tinhas cabelo nas primeiras publicações hahahaha
    Cuidado com esse gajo o Lobo do Mar que o gajo é malino :)))
    Yah nessa altura os blogues bombavam aí à força toda, eu várias vezes ao dia ver se alguém publicava alguma coisa :) muito mais interessante do que agora as novas redes sociais com espertos aos pontapés, enfim...
    Épa qué feito desse moço o PJ!!? Ouvi dizer que o gajo vendeu o material todo da pesca e fugiu pó Iraque, não sei se é verdade...

    Bom mas agora falando de coisas sérias olha que essa lula no prato diz-me qualquer coisa e a Dourada escalada não sei não, é hoje que eu vou desenjoar dos carapaus ;)
    Aí o teu pai tá com uma na mão e já tá com outra cravada lá em baixo hahaha
    Que lindas folhas de couve para fazer um caldo verde pa um gajo comer numa noite daquelas que a gente sabe ;)

    A ver deste lado até apetece entrar aí e fazer uma ondinha :)
    Acho que todos nós temos saudades desses tempos, e o pior é que cada vez vamos ter mais :/

    Parabéns por mais uma bonita publicação com tudo o que o teu blogue tem direito, desde bons petiscos a pesca e ondas ;)
    Um abraço e força aí amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo.
      Eu tinha cabelo? já nem me lembro de o ter, ahahahahahahah
      Na altura andava toda a gente no meu trabalho a ver as tuas pescarias, estavas em altas na internet, eheheheheheh.
      O gajo que não tem aplicações no telele, foi o pioneiro dos nossos blogues, depois de te conhecer pessoalmente, nunca diria isso:)
      Na NET há gajos que apanham peixe todos os dias, fazem cursos e tudo, para apanhar sempre peixe ;)

      Agora os carapaus andam fugitivos dos meu anzois, tenho que apanhar outra espécie para comer;) tenho safo uns peixecos fixes;)
      Foi, foi, como isto está de lulas, esta foi a lula das cinco, depois só as seis é que vem a próxima, isto das lulas este ano esta tramado, também há gajos que apanham baldes delas aqui em Sines, por isso é que costumo estar sozinho a elas nos últimos tempos, já devem ter enchido a arca os sacanas.

      Esse dia das ondas, estava brutal;)
      Esses tempos já eram mesmo, por isso adotei a prancha soft de borracha e surfo ondas pequenas sem ninguém, não disputo ondas e saiu feliz, ahahahahahah.

      Um abraço amigo.

      Eliminar
  3. Mékié João,
    A inspiração de entrar no mundo dos blog's, vem do Pedro, do teu, do Manel e do PJ com o Caçorino. Foi a partir daí, que iniciei o nosso na altura. Talvez tenha 'perdido' a força, por ser um blogue partilhado e não unicamente meu. Cheguei a criar um só meu, mas nunca lhe dei muita força...
    Foi com muito gosto que já tive essa oportunidade de pescar contigo e também de já ter aprendido contigo. Estou fã de apanhar percebes e de os iscar à tua maneira. Obrigado por isso ;)
    Sempre com pratos fantásticos, das pescas e da partilha com o vizinho.
    Nas douradas, já aprendeste umas coisas com o Muralha. Ele é mesmo uma máquina ;)
    Já me fizeste ficar com água na boca com essas navalheiras. Do marisco que mais gosto...
    Está quase a chegar a altura de ir apanhar uns bichos para fazer filetes à tua terra, hehehe
    Grande e forte abraço e venham de lá mais 10 anos de aventuras e pescarias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Chico.

      Pois o PJ era com o Caçorino ( que tb já o conheci ) já nem me lembrava disso, e o Manel salvo erro era com o Sílvio da Cinnetic, Pois tu também era em dupla, e depois deixas-te o teu ir abaixo, foi pena.

      Ficas-te convertido ao percebe:) é grande isca para os sargos, qual ralos qual quê, iscados daquela maneira são rebuçados para os listados:)
      Aqui em Sines a malta pesca muito com percebe, mas eu sou o inventor de isca-los daquela maneira, gosto muito de pescar a minha maneira, sem ver vídeos e ensinamentos de outros.

      O Muralhas tem muita perceção a pescar a chumbadinha, eu sabia que ele dava cartas nesta pesca, ele tem mão para a chumbica, mas se não tivesse um gajo bom a engodar ao lado dele a coisa não lhe corria tão bem, ahahahahahah.

      Os bichos para as filetes só encostam no verão, até lá ainda quero apanhar meia dúzia de sargos;)

      Obrigado Chico, um abraço.

      Eliminar
  4. Boas João

    Venham mais 10 anos do blog com muita pesca, surf e petiscos.
    Grande abraço e venha a época dos sargos velhos.

    ResponderEliminar
  5. Boas.

    Se vierem mais 10 anos é bom sinal:)
    Está quase a época dos sargalhões, vamos ver se eles colaboram:)
    Um abraço.

    ResponderEliminar