segunda-feira, 16 de junho de 2014

A culpa é dos porcos

Ola amigos, mais umas fainas e mais do mesmo percebes e sargos :):):) a minha mesa não falta petisco deste :):):) e o tradicional peixe da época o pampu, que tem uma carne  simplesmente espetacular, o chato é arranja-los, mas vale a pena, cozido, assado, grelhado ou frito é bom de todas as maneiras, este da foto, não é muito grande mas deu uma sopa de peixe que foi um luxo, ferrei meia dúzia deles que não os consegui por em seco, eram bons peixes na casa de 2 Kg ou mais, mas a minha cana da chumbica não foi feita para lutar com estes gajos, uma coisa é tira-los em mar calmo outra é na arrebentação, ai tem que ser com 0,40 se não adeus :)


Nestas ultimas pescas tenho apanhados umas choupas azuis bem boas, raras apanhadas na costa, pois saem mais na pesca embarcada e uns sargotes a mistura, pescas que não tenho dado destaque aqui no blog, pois foram todas muito parecidas, de realçar que o lote de sargos desceu, mas mesmo assim não tem saído muitas medalhas, os que tenho apanhado tem andado todos na casa das 400g 600g o que é bem bom nesta altura do ano. Tenho pescado com percebe, mas houve um dia que decidi voltar a experimentar os meus amigos camarões vivinhos, para ver se conseguia fazer uma pesca com algum destaque.
Como se tem apanhados sargos espaçadamente e com alguma paciência, apanhei 30, 40 camarões e decide que chegava, nesta altura faço as minhas pescas mais na maré vazia, onde quase ninguém pesca, mas agora é quando eu pesco mais ;) pois os pampus tem menos água e deixam os sargos comer e quando o pesqueiro ganha muita água nesta altura eles não costumam encostar, e como todos nós sabemos os pescadores aparecem é na maré cheia e é quando eu vou embora:):):) é que agora há muito pescador de verão:):)


Nas duas primeiras horas da enchente, de um dia destes fiz 9 Kg de sargos com os milagrosos, mas acabaram rapidamente e a partir dai acabou a festa... tenho pescado muito leve mesmo sempre só com 3g, só assim tenho conseguido enganar uns sargos mesmo a um palmo de água.

Tenho apanhado bons percebes, e depois da mariscada, faço sempre uns lançamentos com próprio percebe, e lá vão saindo belos sargos para grelha:)

Boas fainas amigos
 

20 comentários:

  1. Isso é o que dá pescar na baia dos porcos. eheheh Agora em diante, com o aquecimento da água, o peixe porco é o "prato do dia".
    Quando estive contigo notei que a tua cana de chumbica é muito macia para no caso de aparecerem uns peixes de maior porte... Tens que arranjar uma cana mais rija, à Homem. LOL

    Saúdinha! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão amigo PJ, a minha cana é bem maneirinha, para estes sargos até um Quilo dá e sobra, e já por duas vezes ferro um belo peixe, (dourada) de certeza pelo bater!!!!! e não as consigo tirar... também reparei que a tua cana é bem boa, ahahahahahah, mas para a próxima época dos dentolas (Março a Maio) vou pescar a homem, passo do 8 para 80, vais ver os dentolas que vou tirar, ahahahahahahahah, os porcos arrebentam-me a cana toda, ahahahahhahahaha, grande abraço amigo.

      Eliminar
  2. Mais uma pescas muito boas , Só para aqui é que eles nao mordem :L Já está quase :D
    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo agora estava a ver umas imagens figueira, e isso ai há muito pesqro, tens que sair é desses olhos e vai para a pedra natural, lá é que há sargos, no molho só mesmo com o mar a bater bem, é que os sargos devem andar espuma, um abraço André.

      Eliminar
  3. Boas amigo João!
    Está na altura dos porcos :) e das porcas lool
    Ainda vais sacando uns bons sargos para a grelha, nesta altura do ano que sabe sempre bem um peixinho assado o que se pode pedir mais....
    Já tenho saudades de uns percebesinhos com umas fresquinhas, ai aia.....

    Por aqui a confusão já vai começando :( agora paciência e calma.....
    Os pescadores de verão por aqui também já marcam presença, então nos molhes que lhes cheira a Douradas nem te digo nada.... enfim....
    Abraço e força aí amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora é só porcos amigo Pedro ,ahahahahahahhahah, aqui está calor imagino ai em baixo, uiui...
      Tenho apanhado belos percebes, deixa ver se quando for ai bate uma maré boa, para eu levar umas unhas para beber-mos umas a maneira... nem tenho tirado fotos as travessas deles para vocês não baterem mal, ahahahahhahahah.
      Eu na maré vazia engano uns sarguetos jeitosos nesta altura do ano... ainda não fui a dourada na praia este ano, só tem saído poucas e pequenas... lá me vou safando:):):) e divertindo:):):) um abraço amigo e espero que já estejas a 100% força ai....

      Eliminar
  4. Boas João,
    Pois é como dizes vais lá muitas vezes e inclusive vais nas alturas com pouco pescador de Verão... :)
    Na próxima temporada com a cana à Homem... Uiiiii... Isso até vai rebentar... LOL
    Opá olha que esses porcos são bem bons e atão desse porte...

    Forte Abraço e força ai...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora pesco ao contrario da malta, e por vezes resulta, aproveito e marisco uns percebes, está bom tempo para ir explorar umas pedras aqui perto, que levam porrada o ano inteiro, vamos la ver se descubro alguns peixecos ;) para o ano vou pescar com cana a homem aos dentolas de Quilo, mas o PJ tem razão, a minha cana ao pé da dele é bem ligeirinha, mas gosto de pescar leve... e por vezes perco bons peixes.... grande abraço amigo Manel e aguenta-te ai calor, deve estar abusado ahahahahahhahahah se aqui está quente imagino ai .....lol

      Eliminar
  5. Olá João continuas na tua azafama nem descansas amigo :) para esses amigos nem precisas de cana se o pesqueiro for á altura de chalavar basta apanhares o 1º atares o gajo pelo rabo e colocares o gajo dentro de agua queres ver os que andam por aí não saírem do pé dele é só apanhar garanto-te uma vez na Papoa apanhei perto de 50 dos grandes só assim,até tive que parar numa bomba de gasolina para comprar gelo e mesmo assim quando chegámos a Sacavém o carro tinha um pivete que ainda hoje parece que o sinto :)
    Um abraço para ti e familia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Justino, pois eu sei essas técnicas do amarrar, ahahahahahah, mas como procuro sargos nem me dou ao trabalho disso, mas se vierem são bem vindos, mas 50 não,ahahahahah isso é peixe a mais, a 20 anos atrás apanhava pampus com beatas de cigarros, ahahahahahah os gajos papavam tudo, mas nessa altura não era eu que os amanhava, então apanhava muitos, ahahahahahhaha, aqui encostam todos os anos muitos, mas quero guardar uns quantos para o inverno, eu adoro a carne deles......
      Grande abraço ai para todos....

      Eliminar
  6. Comé grande João :-). Bom peixe e petiscos é que não te falta..hehehe...os peixes porcos, tem dos melhores filetes do mundo amigo..:-) uma delicia de comer e chorar por mais.:-) Parabéns pelos belos sargos amigo e força neles..:-)

    Aquele abração

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Luís, já comi peixe em vários países, e de bom porte, como atuns, garopas e muitos nem sei o nome, cozinhados de varias maneiras assados ,grelhados, fritos, e digo-te como o pampu nunca encontrei nenhum.... tirar a pele é que é chato para caraças,fds, ahahahahhahahahahah, não os procuro para pesca-los , mas quando os engato trago-os, este deu uma sopa de peixe que foi um luxo... grande abraço amigo e obrigado.

      Eliminar
  7. Móóó João acabas com os Sargos em Sines dééé!!! ehehe

    Sempre a malhar neles pá! Enganas bem os pescadores de verão e vens aqui revelar a tatica? Ah malandre...
    Vais pelo Palinhe, pró ano pescas com um pau ehe Eu tive de vender a minha cana dessas tambem, são levezinhas, mas depois pecam no resto...

    Parabens pelos valenets!

    Abraço amigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol, revelar a tácita , mas muitos não tem técnica, não faz mal, ahahahahahahahah, estas caninhas para estes sargos chegam e sobram, mas na altura forte dos dentuças, vou pescar com um pau, estilo PJ, ahahahahah, mas ele tem razão!!!! os dentuças para o ano até ficam sem dentes,aahahahahahah, grande abraço rei do chokeeee!!! ahahahahah.

      Eliminar
  8. Á malandro já sei porque eu papei 9 h de rochas em rochas e nem uma escama hahahahahaha bonito de se ver essas tuas pescarias para não falar no petisco:))) tenho que ver se tenho um tempinho para apanhar uns peixes porco, tem uns filetes que são o maximo,grande abraço amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então amigo Alexandre, epa tb tenho levado chibatas, lol, esta semana só fui lá ontem e nada, soube que na terça o sargo estava relaço, entraram bem e o pessoal apanhou.... vai-se lá perceber é ir e dar com dia:):) a malta anda a atacar no peixe porco por isso é que os sargos arredaram de lá, mas é triste é amanharem lá o peixe e deixar as peles e tripas, esta lá um pivete que nem se pode, para isso não há multas, lixo e mais lixo , e só vão lá para aquilo....
      grande abraço amigo.

      Eliminar
  9. Boas João!
    Não me lenbro de alguma vez ter apanhado algum porco à cana, mas à caça quando dou com eles, faço sempre uma teca para o petisco!! Seja de que maneira for, são deliciosos...
    Continuas forte nos sargos e nos percebes.
    Quando a técnica dá resultado é sempre a aviar, seja a iscar com os percebes ou com os amestrados :)))
    Forte abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Francisco, é um peixe fantástico para fazer vários pratos sim senhor, eu adoro, mas procuro sempre sargos, se virem são bem vindos.... lá me vou safando perdendo algum tempo, percebe é que há e de boa qualidade, tem mesmo sido o ano do percebe por aqui.... forte abraço amigo.

      Eliminar
  10. Grandes porcos esses pá, além de te darem cabo do material dão-te cabo das pescas aos sargos, o que vale é que sabes bem como contornar essas adversidades e continuar a carregar nos sargos em força.
    Parabéns pelas magnificas sargalhadas e continuação de bons lances.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mestre Pedro, o pampária dá cabo do pesqueiro, então se tiver lá malta a tira-los é para esquecer, apesar de gostar muito deles dou sempre prioridade a sargaria:):):) só me safei porque estava sozinho, ontem fui lá e estava lá um gajo a carregar neles, conclusão apanhei um sargo e mais nada, é impossível os sargos comerem com aqueles arrastões,ahahahahahahaha, grande abraço amigo.

      Eliminar