terça-feira, 13 de maio de 2014

Lá vai dando para o petisco.

   Ola amigos, depois de duas belas pescas, os sargos começaram a escassear , pelas minhas bandas, a norte um dia destes ainda dei com uns quantos bons, mas a sul a coisa está mesmo bera, em pesqueiros que fiz uns peixes o ano passado, este ano não tenho ferrado nada, apenas uns belos polvos.
   Foi uma semana muito fraca, mas tive o prazer de conhecer o PJ dos "Marafados" e de pescar um pouco com ele, mas os spots escolhidos estavam uma miséria, água cheia de limo e mares pequenas com vento a farta, tornaram a coisa difícil, para ajudar o peixe não andava lá, valeu para contar-mos umas historias um ao outro e beber-mos uma cervejola, um dia destes ainda vou fazer uma ilhada com o pessoal dos Algarves.
   Mesmo com a falta de peixe, ainda consegui arranjar uns petiscos, nos últimos 10 dias, fica o resumo  do que se pode arranjar.

Repeti a façanha do ano passado, uma ida a um spot corricar ao choco e salvei a chibata com um já jeitoso.
 
Na ressaca das grandes pescas, ainda fui lá a norte tirar 3 dentolas um bodião e 4 sargotes.
 
Os maiores que consegui, na casa das 800g
 
Antes da chibata com o PJ, no dia anterior a sul, tinha tirados uns palmeirudos já aceitáveis, mas depois o mar caiu, mais do que previa e foi um erro voltar lá, "amigo PJ, soube hoje que na sexta saíram lá no tal pesqueiro poucos mas bons, tu com essas iscas, cravavas lá uns de certeza, foi um erro ir para sul, fds......
 
Os polvos não me largam, vou ao camarão e eles aparecem a minha frente. para não falar dos pequenos que andam por lá, cheguei a brincar com 3 polvecos pequenos na mesma poça.
 
Os polvos foram mesmo hoje a sul, depois fui a norte a sargalhada, mas só apanhei 3 na casa de meio quilo, as águas estão verdes escuras, e eles não andam na espuma.
 
 Tempero

  Preparado

Saborear
 
Boas fainas

18 comentários:

  1. Amigo João, eles não se foram embora! Apenas ausentaram devido às condições adversas (águas negras e marés curtas) ou então estavam lá e não pegavam porque a isca ficava encoberta pelo limo. O vento também não ajudou... Melhores dias virão e outras oportunidades surgirão porque hei-de ir ai mais vezes e o convite para uma ilhada no Reino dos Algarves está feito.
    Quanto aos que sairam no tal pesqueiro, se a gente adivinhasse os números do euromilhões... eheheh De qualquer das formas já apanhaste uns peixes bem jeitosos e esses polvos e chocos já dão uns belos petiscos.
    Aproveita o resto da semana e fds para te cravares nos maganos porque prevêm boas condições climatéricas e as marés estão de feição.

    Saúde, da boa! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então Pj, espero que esteja tudo bem, grandes condições que estão ai, mas eles nada, hoje estava com aspeto de sargaria, e mais uma vez não entraram, apenas apanhei 4, mas um bem bom, percebe é que há a farta :):):):) certamente irei ai fazer a ilhada convosco, quando quiseres vir ai a tal ilha da um toque, grande abraço amigo e obrigado.

      Eliminar
  2. Vais tirando alguns João, mas ao menos tiras uns bons! Já aqui, temos de andar a escolher os peixes que ficam no ceirão e os que voltam a precedência... :(
    Mas o petisco tu safas sempre!! Quando formos aí visitar-te tens de fazer esse polvinho frito que tão bom aspecto tem!

    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então amigo Cristóvão, epa lá vai saindo qualquer coisa, nada de especial, mas vai dando para encher a barriga, ahahahahahahha, esse polvo frito esta combinado, aqui em Sines ou ai em Faro no verão não vai falhar ;) ´

      Grande abraço .

      Eliminar
  3. Comé grande João..:-) Apesar das marés e da cor da água, já deu para safar o chibo mano. Com calma eles poisam e tu malhas neles e à grande..hehehehe..:-)
    Como sempre, uns petiscos do cara....hahahaha....deixa estar que no próximo relato que eu fizer, vai lá estar um petisco...hihihihihih..só para ti...:-)

    Um grande abração amigo e o desejo de tudo de bom :-)

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epa já estou curioso com o teu petisco, ou é uma lagosta africana ou uma posta de piazeite escalada, ahahahahahha, as vezes imagino como é que podes fazer esses matulões de peixes, ahaahahahahha

      Tudo de bom também para ti amigo Luís, grande abraço.

      Eliminar
  4. Como sempre tu não te perdes João, não deu aquela quantidade monstra de sargos mas mesmo assim dá sempre para o petisco, se nao e peixe é polvo ou chocos, ou percebes, ou navalheiras, o importante é não vir para casa de mãos a abanar.
    Já eu não posso dizer o mesmo, isto cá por cima anda uma miséria.
    Um abraço e desfruta desse mar maravilhoso que ai tens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então amigo Pedro, quando vou ou mar, é sinonimo de petisco, não vem uma coisa vem outra:):):)
      Os maganos não andam empeso por Sines , grande abraço e obrigado

      Eliminar
  5. Boas Joao, tem calma mal ou bem vais sempre cravando uns bonitos dentolas,já para não falar nos bons petisco,esses até dão agua na boca,eu já nem sei quando foi a ultima vez que cravei um dentola hahahahahaha grande abraço amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Alexandre, está ai o calor, e eles n~~ao tem andado pelas minhas bandas, mas petisco arranja-se sempre não é uma coisa é outra, grande abraço e obrigado

      Eliminar
  6. Boas João,
    Para a crise que ai anda... Não tá nada mau...
    E depois com todo esse petisco... Uiiiii.... até estala... :)
    Uhmmmm, isso o "Marafade", foi para os teus lados e assustou o peixe todo, garganeiro como ele é, queria trazer a carrinha de crude... LOL
    Qd vieres cá fazer a ilhada, ñ tragas essa prancha que eu ñ te seguro... LOL

    Forte Abraço e aproveita as condições e tira uns quantos por mim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahahah, Manel como eu não tenho muita despesa para me deslocar, posso arranjar vários petisco a qualquer hora, é só jogar com as mares, não há sargo a marisco, ou polvo, hoje até apanhei 2 búzios, ahahahahah.
      Eu também tenho prancha de body board, para ilhada, pranchas não me falta;) agora tirar peixe por ti não está fácil, pois eles andam escassos por agora, lá vai dando para os almoços e não nada mau,lol, grande abraço amigo.

      Eliminar
  7. Boas João!!
    Não me digas, que querias andar sempre com o mesmo ritmo a faturar dentuças!! ;;)))))) era bom, era...
    Mesmo assim não está nada mal amigo. vais sempre faturando qualquer coisa.
    Petisco não te falta.
    Eu já tenho saudades de tirar uns dentuças. tenho ido mais à caça e o marisco tem sido rei, também não me posso queixar :)
    Essa tua última foto está de crescer água na boca. Muito bom ou pelo menos tem aspeto disso ;))
    Forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. UIUII, imagino o teu marisco Francisco, com as fotos que tens no Facce.... dá para ver que não te tratas mal ,lol, pois é especto a comida tem!!!! mas sim estava bem bom,lol, já tenho mau no tempero, grande abraço amigo.

      Eliminar
  8. Olá João, já faz algum tempo que não vinha ao teu blog!! imperdoável!! apesar de não ser um comentador assíduo (não percebo nada de pesca...) adoro ver o resultado das tuas pescarias, aliás os últimos posts são impressionantes grandes dentuças que tens apanhado, forte abraço e continuação de boas fainas e boas ondas
    Nuno Correia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amigo Nuno, opa na boa , eu também não divulgo muito o blog, pois quando meti no facebook, começaram logo a chatear-me para irem a pesca comigo, não gostei de certas cenas e resolvi não postar mais no faccbook, este blog é mais um álbum de recordações, imagina daqui a 20 anos, é só ir a net e tenho a minha vida em fotos e historias, é pena é não por umas surfadas, é mais difícil e agora pois faço menos surf, tenho muitas fotos mas também é só das Maldivas, já la fui 2 vezes e numa das vezes tinha-mos o Artur a tirar fotos ao pessoal, fiz um álbum muito fixe.
      Boas ondas companheiro, agora ando numa de softboard Malibu, é só curtir, mesmo fixe... grande abraço e obrigado.

      Eliminar
    2. Vais ficar com um álbum cheio de grandes pescarias!!! Maldivas, Maldivas.... é um local fantástico e marcante para quem ama o mundo aquático, sem duvida uma viagem a repetir estive lá no verão passado e adorei...é uma viagem daquelas a repetir... quando houver € eheheheh. Este ano quero arranjar uma softboard para as crianças começarem a ter contacto com as ondas, espero que em breve a minha filha mais velha queira ir para ESLA para começar a aprender... Grande abraço e continua a postar dentuças para nos fazer água na boca :) Nuno Correia

      Eliminar
    3. É verdade Nuno, já lá fui 2 vezes, quando havia $ a farta,ahahahahahah, agora ? retenção de custos! vai-se aos haivados, ahahahahahahaha, grande abraço.

      Eliminar