sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

De volta ao passado

   Boas pessoal, o  titulo do post, tem a ver com as excelentes pescarias que fazia à lula ao corrico, no final dos anos 90 e inicio do século XXI, onde praticava mesmo muito está pesca e a dos carapaus em conjunto, pois está semana com o tempo limitado durante o dia, meti na cabeça que iria pescar a lula todos os fins de tarde, pelo menos 2 horas, mesmo até a hora do jantar, o pesqueiro é que é complicado, pois a limitação para este tipo de pesca já chega ao ridículo,  é o espelho do nosso país, mas a vontade era muita e lá descobri num cantinho com alguma luz, onde provavelmente apareceria um  lula para eu matar a vicio, é que na embarcada não se tem reunido as condições para pescar a lula e as saídas quase nem existiram.
   Deixa lá ver se não me vêem lá, se não proíbem também aquele pedaço de mar que com 2 pescadores fica lotado.
   Resumindo a historia, 12 horas a corricar durante a semana, 3 lulas, para mim foi bom, pois deu para ver que ali, de vez em quando pode aparece alguma coisa, e é mais uma alternativa para espairecer bem mesmo ao pé de casa, vamos lá ver se não me vêem!
   Houve um dia que gradei, mas quando estava para gradar outra vez, resolvi apanhar o petisco que aqui por Sines também é proibido, o que é que não é????  mas foi só por acaso, fica as fotos da semana pessoal.

 A única lulinha apanhada no domingo a noite

 A vista do pesqueiro é linda, quase que vejo a minha casa, mas o acesso é manhoso, o que faz que ninguém vá lá.

 Lulas de segunda-feira

 É raro tirar uma foto no pesqueiro com a captura, fica aqui esta acabadinha de sair do mar.

 Estes meninos não podem ser comidos pelos sargos, estes morrem na minha barriga,lloll. o tamanho deles impressiona. Este camarão é chamado aqui na zona de "camarão de Sines" com um valor económico muito elevado, na casa dos 45-60 Euros o Kg, é o ouro de Sines, só que é proibido ser apanhado sem ser por profissionais, agora imaginem se há poucos aqui em Sines com mais ou menos 20 Km de (molhos) de pedras, imaginem os milhares que há naqueles buracos,os profissionais apanham-nos apenas nas nassas ao largo de Sines, as pedras estão minadas, mas proibidas, eu mesmo ilegalmente apanhei estes, em 2 metros de buraco, e faço uma refeição ilegal, que se lixe, futuramente farei mais certamente.

 Navalheiras, devem ser aos milhares nos molhos de Sines, marisco de alta qualidade, quem não vive em Sines não sabe o que o Siniense sofre com a poluição atmosférica, porque Sines é uma cidade industrial, onde a imagem boa, essa é do mar, mas o turismo está morto, mas o mar por enquanto consegue sobreviver, agora questiono-me se um dia um petroleiro(que já aconteceu na década de 80) tiver um azar e houver um desastre ambiental, andam a proteger as espécies para morrer com a poluição, meus senhores deixem as pessoas tirarem gozo daquilo que ainda nos resta e que nos dá prazer... e ajuda muita gente... 

 Uma travessa deste camarão, fica na casa dos 10 euros em qualquer marisqueira de Sines, com eles debaixo dos pés, vou paga-los? ora essa, era o que faltava...




O pecado de Sines, mas na foto de baixo não há pecado nenhum, é normal, pois é o estado mete ao bolso milhões, e nós é que pagamos.


Desculpem o desabafo, mas só todos juntos é que conseguimos mudar alguma coisa neste país, se continuar-mos sem acção isto não vai mudar de certeza, vamos ser uns bonecos nas mãos destes senhores, sei que deveria falar de pesca, mas tenho a certeza que este assunto em 2013 vai estoirar, as pessoas estão a esgotar-se, quando receberem o 1º recibo de ordenado, aqueles que receberem, pois há muita gente que nem isso vai conseguir... eu ainda consigo viver sem a pesca, mas há muita boa gente a viver dela, pensem nisto senhores políticos... boas fainas malta.

20 comentários:

  1. Possas João, até fiquei cheio de fomeca mesmo a esta hora...:) Vê lá se vão à tua porta para pagares a factura, sim pq agora já não há vendas a dinheiro...:)

    Pois acho que não cometeste nenhum pecado, somos mesmo nós, que vamos dar cabo dos recursos naturais... Enfim...

    Olha arriscar e aproveitar enquanto podemos, pois esses pançudos, fazem Leis para para beneficiar determinadas classes, que podemos nós fazer? Lutar?

    Mas hoje em dia... A troika é que manda na gente.

    Forte abraço e manda um kilinho desse camarão para a gente...:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Loolllll, grande Manel, se pode-se mandava o camarão de boa vontade, este post foi um desabafo, faz bem escrever e mostrar o que sentimos, mesmo hoje apanhei uns polvinhos, e estava sempre de olho a ver se aparecia alguém, já cheguei a esconder-me quando vejo eles, não havia necessidade disto, parecemos criminosos... grande abraço e obrigado, trocava um Kilinho deste camarão com um robalo-te para o forno, ;)...lllloooollllll.

      Eliminar
  2. Boas João!
    Pesso desculpa por nao ter comentado outros post,mas nao sei por que nao tenho conseguido,so me acontece no teu,bem mas desta consegui,os meus parabens,é o que eles merecem essa malta da policia maritima, eles sao,piores que nos cem vezes mas em fim ,eu mantenho duas nassas o ano enteiro ai nesses molhos de sines mesmo debaixo das barbas deles:))))) eles que vao apanh onde as galinhas apanh,bem continuas em grande nas pescarias,força ai um grande abraço

    ResponderEliminar
  3. Boas Alexandre, ora essa não é preciso pedir desculpas, pois já não és o primeiro a dizer-me isso,não sei se é por ser do formato do blog, ou se tenho alguma coisa mal instalada... fazes tu muito bem ter umas nassas, eu também já tive, mas estes foram apanhados com um pequeno camaroeiro e com lanterna... deu cá um petisco... os policias marítimos estão só a fazer o trabalho deles, mas gostam muito de ir buscar certas coisas em certos lados do mar, sem imposto, eles sabem bem do que falo... e depois tem a lata de multar um gajo... bem Alexandre eles que se danem , grande abraço, epa temos que ir a pesca um dia destes...

    ResponderEliminar
  4. Boas João!
    Porrra que tu tratas-te bem :) essa mesa bem recheada e regada como manda a NOSSA lei. Não convém é publicares algumas coisas que são estupidamente proibidas, pois não se sabe do que eles são capazes, olha que há muita gente que embora não comente os blogues mas vêm dar uma olhadela para saber onde um gajo anda a facturar ;)
    Se isto piorar ainda mais temos mesmo que nos unir para dar uma volta a isto, deixa lá sair a nova lei para ver o que nos reserva...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro, tens toda a razão, mas não resisti a publicar isto, somente porque acho uma estupidez proibir tanta coisa, quando há marisco deste aqui em boa quantidade, mesmo que se pode-se mariscar a vontade, haveria milhares de camarão e navalheiras, pois há muita pedra em Sines sem acesso, esperemos então pela nova lei, um abraço e resto de bom fim de semana.

      Eliminar
  5. Boas grande João, andamos trocados no que toca a pensamentos sobre a policia marítima, pois eu queixo-me que na minha zona nem vê-los, ou seja pago licença não sei para quê, toda a minha gente faz candeio, todos mariscam e pescam e arrastam tudo para o saco mesmo sem medida, e vocês ai em Sines estão super controlados, um destes dias da-te a vontade de cag.. atrás de uma rocha e levas um bilhete, LOL....
    Quanto ás pescas e desabafos acho que fazes bem aproveitar os recursos que dispões, e contrariamente ao Pedro Nunes penso que deves continuar a publicar e reivindicar o que achas que está incorrecto ou sem grande sentido uma vez que a proibição é apenas para alguns, se ninguém mostrar descontentamento nunca vai mudar nada, tens todo o meu apoio.
    Abraços e continuação de boas pescas, se um dia passar ai por Sines podes arranjar uma farta mesa de marisco que eu também gosto!!!
    Não te esqueças do nosso franshing, com todas essas leis não vai funcionar muito bem ai!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Boas Pedro, llollllll, obrigado pelo apoio, hoje estava a almoçar e a ver as noticias, onde aquela deputada que foi apanhada com excesso de álcool , e a lei para ela não é igual a de um cidadão comum porque ela é deputada,llolllll, como é que isto muda assim???..... Sines como tem um porto grande e muito movimento, eles andam sempre de um lado para o outro, quando menos esperas aparecem, até na embarcada aparecem com Zebro a 4 milhas de Sines, sempre a procura de alguma coisa.
    Se avisares com antecedência antes de vires cá, certamente terás uma mesa a tua espera com uns belos petiscos e umas cervejolas, não duvides!!! lololllll, em relação ao franshing, não há problema, pois aqui em Sines há uma zona que não pertence ao parque natural(centro,norte)e há pesqueiros a farta,llolll, quem sabe um dia... obrigado pela força, grande abraço....

    ResponderEliminar
  7. Boas Joao,só hoje conheci o teu blog.
    Vou estar atento é só a zona que mais gosto para pescar e passar ferias.
    Estou de acordo contigo.
    Um abraço estarei por ai em breve

    ResponderEliminar
  8. Bem vindo Carlos, obrigado pela força e comentário, pode ser que façamos uma pescaria qualquer dia, um abraço...

    ResponderEliminar
  9. Boas Joao!
    Temos de ir fazer a tal pesca,mas agora nao anda facil pois tenho de dar mais asistencia a maria pois esta gravida já esta nos ultimos meses,pois agora ando a fazer um pouco de pesca de uma duas ou tres no maximo,quando der fazemos uma grande noitada de pesca ok
    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Alexandre, fazes tu muito bem, nestes casos a pesca tem que estar em 2º plano, havemos de fazer um dia uma grande pescaria, um grande abraço e muita força para estes meses e que corra tudo bem....

      Eliminar
  10. Boas João !!
    Que boas lulas tu tens apanhado por aí e já nem falo nos camarões e nas navalheiras. Muito bom.
    Quanto ao apanhar e publicar, estou contigo e apoio-te pois à alturas em que mais parecemos criminosos sem o sermos.
    Pela minha zona por vezes eles também dão umas voltas mas por acaso nunca vieram ter comigo tanto a pescar à cana como a caçar.
    Continua a malhar neles.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco, podes crer um gajo a apanhar o petisco e sempre com o coração nas mãos, parece que estou a roubar alguma coisa a alguém, mas como a vida é feita de injustiças temos que gramar isto... obrigado pelo apoio, grande abraço...

      Eliminar
  11. Boas Joao.
    Gostava imenso é uma questao de combinar mos,tambem ando atento ao blog do Alexandre.
    Sou de Torres Vedras mas se combinarmos e poder vou ai ter com voçes de muito boa vontade.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Ola Carlos, quem sabe um dia, agora nesta altura é que é mais complicado devido ao tempo, eu já não consigo ir aos meus pesqueiros preferidos porque o clima não deixa, mais 2 meses e aqui nesta zona, o clima melhora e a primavera é a melhor altura para pescar, é uma questão de combinar... um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Já pesquei a elas nesse sitio!!!! É melhor na maré cheia, na vazia pode-se perder algumas toneiras . Se experimentares ao fundo aí pode ser que tenhas uma boa surpresa!!!

    Já estive aí e a PM no lado da Marina não me disseram nada...

    ResponderEliminar
  14. Boas Mário, por acaso também pesquei ao fundo, mas a canalha pequena não dava descanso, mas com o mar mais bruto poderá dar alguma surpresa, é verdade na maré cheia é melhor, a vazia torna-se muito raso, obrigado pelo comentário...

    ResponderEliminar
  15. Aqui na figueira camarao daquele ao pé do isqueiro vende-se nas lojas de pesca há dose por 5€ para tentar os sargos e robalos daqui da figueira

    ResponderEliminar
  16. Aqui na figueira camarao daquele ao pé do isqueiro vende-se nas lojas de pesca há dose por 5€ para tentar os sargos e robalos daqui da figueira

    ResponderEliminar