quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Pesca em casa

   Com este tempo embrulhado, todos nós pescadores já estamos a pensar no bom tempo e boas condições de mar que estão previstas já para o fim de semana, e com este tempo estranho e vento sul, fui fazer umas investidas mesmo ao pé de casa, sítio que nunca pesco, mas com este mar bruto, mesmo nos molhos interiores de Sines o mar bate e faz aquela espuma boa, que dá logo aspecto bom ao pesqueiro.
   Se quiser pescar o que não falta é pedras e molhos ao pé de casa, mas por vezes estas mesmas pedras são desconfortáveis, para pescar ao fundo é complicado devido a perda de material e mesmo a chumbadinha é difícil e o peixe por norma é pequeno, no inverno duro, penso que haverá dias que o peixe grande encosta.
   Ainda tive duas lutas engraçadas com uma salema e uma tainha bem grandes, onde deu para treinar, mas quando vimos que não é peixe que nos agrade, até temos mais calma e trabalha-mos o peixe melhor,llolll, mas mesmo na brincadeira ainda tirei uns sarguitos bem gordos e bonitos, é bom sinal, normalmente as safias patrulham estas pedras e os sargos são menos.
   No ultimo post que fiz, falei do clube náutico, onde nestes dias seria um lugar bom para pescar, mesmo nos dias de mau tempo e chuva, dá para pescar ao fundo e abrigarmo-nos no carro, pois ali as vezes aparecem bons peixes, porque o fundo já é um misto de pedra e areia, mas como tinha dito aqui só pode pescar, pescador com licença especial da capitania de Sines.
   O meu pai que tem essa licença, e o vicio da pesca no corpo, aproveita e intretem-se muitas vezes a pescar ao fundo, onde vai fazendo de vez em quando umas capturas engraçadas, ontem depois de esta semana já ter tirado uns salmonetes e uma dourada apanhou este lindo e grande salmonete.


Fiquei impressionado com tamanho deste lindo exemplar
  
 Lindo peixe e os meus sarguinhos das pedras.
 
                                                                                

 

8 comentários:

  1. É João, estás deserto que chegue o fim-de-semana!!! E eu que não posso ir molhar as iscas... Olha apanha uns por mim. :)

    Esse sarguinhos já deram para matar o vício mais a salema e tainha lutadoras. :)

    Esse pesqueiro especial, uiuiu, o teu Pai lá se vai safando...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel!

      Vamos ver se aparece alguma coisa depois deste tempo, fogo um gajo está sempre a pensar na pesca, vicio do caraças, eu trabalhando por turnos tenho algum tempo para pescar, obrigado pelo comentário , vou tentar apanhar alguma coisa? :):) por ti :) vamos ver, um grande abraço.

      Eliminar
  2. Que belo salmonete João, há muito tempo que não apanho peixe desse,já é pouco... e é muito saboroso...
    Nesses dias de mar grande ou tormenta aposta dentro dos molhes com iscas generosas ou vivas, vais ver que um dia terás uma surpresa ;)
    Abraço e força.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro, o meu pai vai apanhando alguns , mas este era desmarcado, normalmente são mais pequenos, tens razão tenho que tentar um dia pescar assim, apesar de não ser o meu tipo de pesca preferido, mas com paciência poderá dar frutos, tenho a prova do parguete que tirei a pouco, obrigado, um grande abraço.

      Eliminar
  3. Boas João!
    Vais sempre facturando uns peixes jeitosos,que venha ai o fim de semana para a malta largar o stress do trabalho e nem só,olha lá temos de fazer ai uma pescaria nesse molhe do clube náutico ,eu já a muito tempo que não pesco por ai,mas em tempos já tirei bom peixe nesse molho,que dizes?
    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Alexandre!
      Por mim pode ser já este fim de semana, tenho caranguejo vivo, se for preciso vou apanhar isca, pois saiu na sexta de manhã e estou de fim de semana, e digo-te que foi no molho entre a marina e club nautico que tirei estes sargotes, e eles andam lá,a noite deve ser bom, acho que sexta é o melhor dia pois o mar ainda mexe, e vai cair muito para o fim de semana, fica aqui o meu contacto 966485484, saiu ao meio dia, vou dormir a tarde mais a noite pode-mos combinar, vamos eles...

      Eliminar
  4. Boas João,
    Todo o pescador está desejoso que o fim de semana chegue com mar e tempo bom para por a pesca em dia, vamos ver as surpresas que nos reserva este fim de semana.
    Mesmo no abrigo do molhe lá fizeste o gosto ao dedo com uns sargos, e esse ruivo de tamanho astronómico que o teu pai desencantou, peixe muito bonito, aqui pelas minhas bandas não aparece nada disso, a não ser nas bancas do mercado!!!
    Abraços e que venha o fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Grande Pedro, lá me safei com uns sargotes, epa isto não é um ruivo:):):) é um salmonete:):):) aqui aparecem uns bons , mas este era mesmo grande, não há muitos destes, é um dos melhores peixes grelhados para mim, vou gozar com o meu pai a dizer que isso afinal era um ruivo:):):), obrigado e um grande abraço....

    ResponderEliminar