quinta-feira, 29 de março de 2012

Surf semanal e recordar pescarias

   Boa tarde, terça e quarta foi dia surf,com o vento leste a entrar ia proporcionar boas ondas,sol e algum calor que não é normal nesta altura do ano, deu para apanhar umas ondas, esta foto mostra a qualidade de ondas que temos por cá, e sem crowd, o que hoje em dia é cada vez mais precioso.

28 Março 2012 
    Vou recordar agora uma pescaria que me deu bastante gozo, foi em V.R.Santo António, onde os meus pais estavam a passar ferias e num dos telefonemas de rotina o meu pai diz que a sua cana frágil adaptada com um cabo de guarda sol para espetar na área dentro de água (é que a praia de V.R.S.A tem uma extensão de areia enorme onde podemos andar vários metros com água pela cintura)  tinha sido derrubada violentamente para a água por duas vezes, uma encontrava-se a dormir, lol e  foi a minha mãe que viu e a outra não foi a tempo.
   Aquilo desperto-me logo curiosidade pois poderia ser douradas ou ate Corvinas, em Vila Real toda a gente pesca na entrada do rio, onde o molho tem por volta de 3 Km é impressionante os pescadores que se encontram lá, espanhóis principalmente, e eu aproveito o fim de semana e vou até lá abaixo tentar a minha sorte.
   Como não sou pescador de Corvina virei-me logo para as douradas, e como também pesca de praia não é o meu forte nem sabia o que iscar, e para abrir o leque de capturas até porque o meu pai até tinha tirado uns linguados e uns robalotes, pensava para mim vou é levar umas coreanas que qualquer peixe pega nisto, por sorte as 2 caixas que levei tinham umas coreanas gigantes como nunca tinha visto.
   Bem, praia logo cedo apanhar umas conquilhas que eu adoro para o petisco e fazer uma caminhada por água a dentro e lançar a cana o mais longe possível, passaram 2 horas e cana nem mexeu estava um calor infernal e nada o meu pai só dizia "isto não dá nada", mas eu estava tão descontraído que dizia "tem calma quando maré virar vais ver", e olhava para os profissionais da conquilha a arrastarem a terra com os seus gingarelhos artesanais e pensava quando a maré subir o peixe vem ao cheiro do marisco, aproveito dou uns mergulhos e a maré vira, passa um senhor mete-se comigo e diz,"estás a pescar aqui de dia, passei cá a noite toda e nem um peixe apanhei" e ironicamente digo "estou e vou apanhar uma dourada" ele ri-se e vai embora, o meu pai diz "tira a cana para ver se tem isca", eu eu  digo "calma que a maré já sobe é agora".Eu distraído com aquilo tudo e com um feeling que não sei explicar até hoje dou mais um mergulho e oiço o meu pai a gritar "olha a tua cana", agarro-me a ela e digo "eu não disse", bem foi meia horinha de luxo onde eu saquei 2 douradinhas e 1 belo sargo e o meu pai com a sua bela cana ainda saca um belo sargo também. Ainda procurei o senhor no areal para lhe dizer que estava enganado mas já não o vi. Fica o registo das 2 douradas, os sargos foram logo amanhados para o almoço.
 
2  douradinhas  ambas com 1.200 kg



2 comentários:

  1. Essa esquerda bem bonita João, e sem crowd já é dificil de encontrar, foi um dos motivos que me levou a afastar do BB...

    E essas Douradas costumam aparecer normalmente nesse spot ;)
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Pois altas ondas sem nínguem,é nestes dias que aproveito para mim 5 na água é muita gente, não sei se conheces São Torpes mas Outubro Setembro e Novembro, aparecem aqui daquelas que tu gostas, bem grandes, eu sei onde elas entram para comer e este ano vou apostar forte neste tipo de pesca, o ano passado estava a dar uma aula e um aluno meu que também é pescador chama-me e diz olha para baixo, andava uma papuda debaixo de nós a remover a areia ai com um metro de água e a gente a boiar na prancha a olhar para ela... grande abraço.

    ResponderEliminar