sexta-feira, 3 de novembro de 2023

A culpa é do Lobo

 Viva pessoal.

À muito que não escrevia e como tudo na vida que para, começa a enferrujar ou simplesmente deixa de funcionar.

Não quis que o Blog para-se, mas muito honestamente deixei de ter vontade de fazer posts e até de tirar fotos as capturas que faço, mas vou novamente tentar que isto comesse a ter vida, e pelo menos entretém meia dúzia de bons amigos que fiz graças a este mesmo blog, nos dias frios de Inverno.

Depois de ver o Novo post do Lobo do Mar decidi hoje arrancar com isto, o Manel do Blog Fui à Pesca, quase conseguiu que mexe-se aqui , mas agora é que foi de vez, por causa do Pedro (Lobo do Mar)

Fiz uma mudança Radical na minha vida e também por isso ganhei mais vontade de vir partilhar umas fotos, pois terei mais tempo para o fazer.

Os sargos são os peixes que sempre gostei mais de pescar e são eles que foram a chave para eu mudar de vida, peixe que adoro e pesco com muita frequência.

Uma mais valia que tiro da pesca é alimentação e autossustentabilidade, tentando sempre estragar ou danificar o mínimo da natureza, no momento até a pontinha do fio que corto ao empatar um anzol, tento trazer para casa, claro que volta e meia há aquelas que saltam e perdem-se.

Umas lapas na chapa com molho de limão, alho e manteiga, abrem o apetite a qualquer um.

Quem me conhece, sabe que a minha segunda casa é em Faro, por vezes vou ao quintal do Lobo e do Mata Chibos roubar-lhes meia dúzia de coisas do mar que não tenho em Sines.

O mar esta tanto na minha vida, que em Sines vejo o Mar da janela e em Faro vejo o mesmo, mas com a Ria Formosa na sua beira... que sorte :)

Um dia quente de Verão, enquanto mariscava numa ilha, recebi a visita dos amigos que também fiz graças ao Blog , João , Muralhas e Belo... depois de eu fazer a minha maré, eles ficaram a apanhar peixe porco enquanto eu fui mais cedo para casa para os receber como deve de ser ( percebe, camarão e sargo frito) não sei se eles gostaram??? ahahaahah

Para relembrar, além da pesca tenho o surf, como o nome do Blog indica, no momento só faço softboard  (prancha de borracha)  devido ao excesso de surfistas hoje em dia na água e para evitar a disputa de ondas, que eu detesto, porque no meu ver 80% dos surfista não sabe estar na água, eu com este tipo de prancha consigo surfar qualquer tipo de onda, mesmo mais pequenas, evito o bicho humano e divirto-me o dobro que me divertia na tradicional shortbord, claro que uma onda em shortboard é melhor do que uma softboard, mas surfar sozinho é igual a pescar sozinho e só o consigo hoje em dia com uma prancha destas.

Um dentolas das ilhas para o forno escalado.

Um dia destes estava a pescar no meu barco a 3 milhas da costa e apareceu esta espécie de tartaruga, que nem sei o nome e se é normal por Portugal, sei que se encostou ao barco e tive que lhe dar um emporraozinho para ela seguir viagem.

A minha praia favorita, muitas horas passei sozinho a surfar aqui à muitos anos, hoje onde é um restaurante, havia um café de madeira com snooker virado para o mar, depois de uma surfada isolado com um ou dois amigos, bebiamos umas sagres com ferrugem na carica geladas como tudo, devido a estarem a semanas ou meses no gelo quietinhas sem serem vendidas , pois não havia bichos humanos por aqui... o sabor dessa cerveja já não existe hoje em dia, imaginem darem um gole numa garrafa de Coca Cola pequena das antigas e vir as lagrimas aos olhos, era esse sabor que tinham estas cervejas.

Bem por hoje já me estiquei na escrita.

Boas fainas.




6 comentários:

  1. Amigo João atão e que tal!
    Epa quase que não conseguia acreditar agora quando vi que tinhas publicado alguma coisa :)
    Já havia mais de 1 ano que não metias nada... Acho que fizeste bem em voltar, eu bem sei o que custa mas acho que o mais difícil é recomeçar, como em tudo na vida :)
    Já agora obrigado pela parte que me toca e a ver se voltamos a registar os nossos petiscos como antigamente...

    Tu não perdeste o jeito e continuas a postar umas fotos à maneira de pescas e petiscos, essas lapas são qualquer coisa, posso afirmar ;)

    Um dia destes vais comigo passar umas horas no lodo para veres o que é bom hahahahaha
    Ouvi dizer que o Chicão apanha peixe porco de olhos fechados e não enjoa :)

    Continua com essa boa atitude e a fazeres umas pescas e umas surfadas, não podemos deixar de fazer essas coisas que nos mantém activos...
    Parabéns pelo 1º de muitos espero eu :)
    Um abraço e força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é amigo, foi por tua causa.
      Também estamos sempre a recordar o que era bom antigamente, e podemos voltar a fazer comentários e fazer posts como dantes, fugindo um pouco a redes sociais mais ativas, aqui nos blogues os comentários são genuínos e de malta que gosta mesmo disto.

      Sabes que eu gosto da ria, e se for preciso alinho contigo:)
      O Chico é o rei do peixe porco, ahahahahahahah, os Pampus é do melhor para comer, um dos meus peixes preferidos, não gosto é de os esfolar.

      Vou continuar sim amigo, a mostrar umas fotos, nada de caldeiradas de peixes, mas uns bonitos sim, agora o que queria mesmo era fazer um post contigo aqui na minha zona, tipo aquelas noites de zero graus a sermos roubados pelas raposas, e a comer frango frito e beber tinto par a aquecer.
      Ando a ver se apanho uma lula para o teu natal :)

      Grande abraço.

      Eliminar
  2. Mékie João,
    Já tínhamos falado nesta ausência e ainda bem que voltaste a remexer no blogue. Anda tudo muito virado para outras redes sociais e por aqui arrefeceu muito. Sabe bem voltar a ver post teus do Lobo e do Manel.
    As tuas fotos da pesca e dos teus petiscos de luxo, sabem sempre bem para lavar a alma e antes de almoço então, ainda melhor :)
    Esse lanche em tua casa depois de sair da pesca foi qualquer coisa. Estava maravilhoso! Mas os sargos fritos fritos estavam um estrondo.
    Também já fizemos outro lanche de luxo. As tuas lapas, catano....
    É sempre bom ir à tua terra, ter estes privilégios e trazer porcos para compor a arca :)
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Chico.
      Também podias reanimar o teu, já não é o que era, mas quem vem aqui ler, são aqueles que gostam mesmo de pesca.
      Grande lanche que fizemos, mas as lapas agora é que descobri o segredo para ficarem mesmo top.
      Sabes que és sempre bem vindo, ainda por cima ainda me ofereces boias caseiras tuas, querias que eu te trata-se como ?? ahahahahahah.
      Grande abraço.

      Eliminar
  3. Boas João,
    Fico contente em voltares ao ativo da Blogosfera. Se for preciso dar-te mais um empurrão eu estou aqui para te ajudar... :)
    Mesmo com mudanças radicais na tua vida, sou de opinião que daqui a mais uns anos vais olhar para este teu cantinho e vai te trazer boas e grandes memórias... Pelo menos no meu caso, há certos relatos que leio no meu Blog e fico assim... Xiiiiiiiiiiiiiiii... :)

    Em relação ao teu post, nada apontar, sempre TOP, uma variedade de só quem anda nestas lides, sabe bem o prazer de fazer estas capturas e saborear as mesmas e na companhia de bons e verdadeiros Amigos, ainda melhor!!!

    Forte Abraço e não percas a embalagem...

    ResponderEliminar
  4. Boas Manel.

    Sim quero voltar, e tu ajudas sim sem saber:)
    Tens toda a razão, sabe sempre bem ler as pescas e aventuras passadas.

    Ainda me lembro bem da ilhada que fizemos quando nos conhecemos, é pena tu não gostares de cerveja, ahahahahahah, senão calhando reuníamos mais vezes.

    Vou tentar sim, grande abraço.

    ResponderEliminar