quarta-feira, 8 de abril de 2020

Memórias

Para dinamizar e  entreter neste tempo de espera infinita, andei a vasculhar fotos antigas, poderia ter muitas não fosse a minha casmurrice de nunca gostar de tirar fotos, principalmente no surf com amigos na adolescência, mas também as maquinas mal existiam.
O meu primeiro peixe a sério, um pargo com 3 quilos, não parece mas tinha, relembrando este dia, hoje era uma lição de pesca, saída no barco de um autêntico mestre e grande pescador de Gorazes, Pargos e besugos, aos 120 metros ao largo de Sines, e pescados a mão, para a minha admiração, não percebia nada de pesca, eu tirei este peixe e fiquei feliz como tudo, nunca me esquecerei das caixas do Sr Cordeiro neste dia...


 Mais um dia de trabalho, como era bom trabalhar no surf.


Enquanto se trabalhava, também dava para curtir uma ondeca.


Também vai ficar gravado para sempre a hora desta moreia sair da água, parecia uma cascavel, e o medo que tive de ela me morder, 5 Kg , gorda de mais, as boas são as de 1 a 2 kg pois esta tinha mais gordura do que carne, mesmo foi seca e frita, parecia tocinho :)


Praia do malhão a mais ou menos 15 anos atrás, praia que trabalhei também, nesta altura eu a pensar que já havia gente a mais por aqui, estava bem enganado, era o paraíso e não sabia.


Lembro-me  perfeitamente desta embarcada, fazia de Marinheiro para uma embarcação MT aqui de Sines aos fins de semana já lá vão mais de 15 anos, como marinheiro pescava a proa quase sempre, mas neste dia sobrou um lugar e pesquei muito confortável no meio de 8 gajos sempre a mamar cervejas, era impressionante a bagagem da maioria da malta que saia para pescar, neste dia houve um gajo que apanhou 3 polvos ao meu lado, a pescar a 60 metros de fundo, eu fartei-me de apanhar peixe, besugos bons foi uma caldeirada, pargotes e um belo sargo, para o que costumava apanhar foi uma pesca de luxo naquela altura


Grande caldeirada, era para os dias que trazia meia dúzia de safias que pareciam folhas de papel, a pesca embarcada ao pica pica como se diz, dá grandes sovas num gajo.


Dias destes nas Maldivas, há muitos e não são poucos, já tive o privilégio de ir lá duas vezes, não me posso queixar ... agora é aguentar.

6 comentários:

  1. Comé amig João!
    Hahahaha, o nome deste post devia ser tipo: (Quando eu tinha cabelo) ou então (Antes de eu ser careca) hahahaha...
    Também tenho pena de não ter mais fotos de quando era puto (com o pessoal das ondas)
    Outra coisa que também concordo contigo é de há 15 anos atrás um gajo por vezes já se queixava que havia muita gente nessa Costa, mal sabíamos nós o que nos esperava :(
    Bonitas recordações que tens aí...
    Faltou foi o petisco ;)
    Já falei com o Capitão, quando isto acabar é uma semana de seguida no petisco, pelo menos ;)))
    Abraço e força aí amig.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo
      Ainda tu não viste a gadelha comprida que eu tinha, quer dizer a nossa geração quase toda na adolescência usou cabelo comprido...
      Tempos bons , sem internete e só se sabias a previsões a chegar a praia, eu via no correio da manhã a ondulação, quando dava 2m era quando estava bom para mim, entrava 1 metrinho para curtir ehehehehe
      Memorias de petiscos penso que não tenho, daqui a 10 anos já temos os nossos petisco para tirar do Baú:)
      Porra agora os petiscos estão cancelados, longo te vingas:)
      Força ai amigo.

      Eliminar
  2. Boas João,
    Belas memórias...
    Pescaste o pargo e foste logo pintar o quintal... lol
    Um bicho desses de 5Kg... eu cortava o estralho e ficava lá... lol
    O que interessa é que vais fazendo aquilo que gostas e tirar umas fotos de vez em quando e aproveitar a vida, porque acho que a nossa geração, nunca mais vai ter nada de jeito... vai ser sempre obrigações, restrições e apertar o cinto. Portanto todos os minutos da vida é de aproveitar como fossem os últimos!
    Forte Abraço e boa Páscoa para ti e para os teus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Manel.
      Aquele verão, além de pescar, trabalhei bem naquele quintal,:)
      Pois eu pensava que era um safio, só ao sair da água é que vi que era uma moreia.
      Bem aproveitar já aproveitei, nos últimos tempos é que tem estado mais difícil, para todos nós em geral, quando puder vou para a ilha um dia inteiro, fogoooooooo, eheheheheh
      Esperemos que tudo volte ao normal, para ter a liberdade de fazer o que mais gostamos.
      Boa Pascoa, abraço:)

      Eliminar
  3. Boas grande João.
    Belas memórias, isto de a malta estar enfiado em casa lá se vai remexer no baú e damos com algumas fotos :)
    Saúde e grande abraço

    ResponderEliminar
  4. Viva Gonçalo.
    É verdade, no meu caso é mais de estar sem pescar, mesmo não sendo profissional de saúde tenho gramado 12h no meu trabalho a 1 mês para cá,há poucas empresas com lucro nisto tudo, mas há.
    Saúde e um abraço.

    ResponderEliminar