terça-feira, 3 de dezembro de 2019

A minha fiel amiga

Como tem sido habitual, ao longo destes anos aqui no blog, além de pesca e surf, por vezes falo de outras coisas, como algumas viagens que já fiz, mostrando se possível nesse lugar alguma conexão com o mar, hoje acrescento uma dedicatória e umas palavras a minha fiel amiga, que já não me vai esperar a sair da água, nem a matar a curiosidade do que trago no balde para almoçar, minha grande amiga.


As fotos nem precisam de comentário, ficam na memória para recordar, hoje em dia já é muito fácil de guardar memórias, nada como nos anos 80 e 90 que até tínhamos vergonha de tirar as poucas fotografias que temos dessa altura, pelo menos eu era assim...


O mar enfrentava-o sem medos de ondas e de se molhar, só para tentar estar mais perto de mim, de vez enquanto bebia uns pirolitos :) 
Desde pargos, robalos,douradas, sargos, todo adorava, mas o seu peixe perdileto eram carapaus, ainda bem que apanhei bastantes nos ultimo verão, fartou-se de encher a barriguinha:)


Este ano passei por Itália uns dias, percorri centenas de quilómetros junto a costa norte do Mediterrâneo de Itália e costa Sul de França, por incrível que pareça, não consegui uma foto de um pescador, depois cruzei o norte de Itália até a baía de Veneza, sempre imaginamos um lugar antes de lá ir, e Veneza não era nada do que imaginava, um vai e vêm de barcos de todos os tipos, navios, cruzeiros, gondolas, mais os milhares de turistas, em dezenas de ilhas frágeis devido a altura da  água, se gosto de multidões e confusões, claro que não, adoro o meu Litoral Alentejano, calmo e tranquilo, mas é muito bom ver, conhecer e desenrascar-nos fora do nosso habitat, para regressar com mais bagagem e estaleca para as dificuldades que só tem a crescer com o passar dos anos.


Viajar não é só curtir, tem muitos contras, desde a alimentação, esperas nos aeroportos, o nervoso miudinho quando há turbulência, as constantes tentativas de nos enganaram e impingirem tudo o que tem para vender e muitas mais coisas que não nos deixam a vontade, claro que depois isto depende de pessoa para pessoa, o bom, é a descoberta, a tal realidade totalmente diferente do imaginado, a novidade, o conhecer outros hábitos e culturas, o desafio do momento, tudo isto traz mais vivência e experiência para nos fortalecer e saber lidar com novas situações, é isso que valorizo numa viagem.
 Nesta foto apesar de nublado, estava um calor diabólico em pleno Verão, era maré cheia e dá para ver bem a fragilidade de Veneza com 2 ou 3 metros a mais de água, nada me surpreendeu as ultimas noticias vindas deste sítio, que deveria ser mais protegido pelos Italianos antipáticos, devido a sua beleza e principalmente pela  morfologia única deste espaço no mundo, totalmente diferente e muito mais bonito do que imaginaria.


Em Roma, estive 3 dias, o que mais me agradou, foi mesmo passear e deslocar-me a pé sem gastar dinheiro algum indo aos pontos mais celebres da cidade facilmente, um museu ao ar livre sem duvida, o Coliseu é a referência da Cidade e para quem não gosta de cidades, desta até gostei, ampla, espaçosa e muitas ruínas romanas, a fazer lembrar os filmes dos gladiadores e de Júlio César, claro que fui ao Vaticano, ai desagradou-me a quantidade de pedintes e burlões a tentarem enganar todo o mundo, por isso passa-me ao lado a religião, respeito, mas muito sinceramente já estava vacinado para aquilo que iria encontrar... ir a Roma e não ver o Papa, não assim tão fácil :)



Neste dia, a minha menina papou um sargo.

Como tenho estado sem poder pescar, tenho esticado as fotos a brava, para manter o blog activo, tudo o pescado é apanhado dentro das suas épocas por lei.




Petisco Algarvio, só não apanhei o presunto e o tinto.


Claro que quem gosta dos nossos animais somos nós próprios e passa ao lado do resto das pessoas, mas senti a necessidade de memorizar aqui a minha fiel amiga, entretendo vocês com uns peixecos e umas fotos de Itália, pois este post é mesmo é para mim!!!

Até um dia minha amiga.

6 comentários:

  1. Boas João,
    Tu mesmo estando OFF, por vias das circunstancias, consegues ter uma força para vir aqui animar o Blog com fotos de Boas Memórias e locais de férias engraçados para se visitar uma vez e está bom, só para ficarmos com a foto, sim porque esses spots tirando agora no Inverno e mesmo assim... Estão apinhados de gente ainda mais do que aqui a SUL no Agosto... lol

    Gostei muito deste relato, os meus Parabéns pela ideia!

    Muita força, para passar este momento menos bem, não tarda, estás com um grandão nas mãos... :)

    Forte Abraço e as melhoras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Manel.

      Para fazer um post não é preciso muito, nem precisa de peixões, que nós gostamos tanto, pois é uma pena certos sítios estarem à pinha de gente, o turismo devia ser limitado em todo o lado.
      Obrigado Manel.
      Acho que esta época não ver ser fácil apanhar um tarolo, deixa ver se entro bem no Ano Novo.
      Grande abraço;)

      Eliminar
  2. Comé amig João!
    Se o blogue fosse só para meter fotos de peixe não valia a pena, metia-se no face que dava menos trabalho e pronto tá feito. O blogue é muito mais que isso, é mostrar um bocado mais de quem está por de trás disto tudo...

    Não é fácil perder um animal de estimação e se for um cão ainda dói mais, pois independentemente de serem inteligentes e outros nem por isso, são nossos amigos e a nossa companhia, enfim...

    Em relação às viagens, sabes que não é a minha onda, no entanto respeito pois nesta vida demasiado curta o que interessa é fazermos aquilo que temos vontade e não o que os outros gostam de fazer ou pensam que o que eles gostam é que está certo...

    As minhas "viagens" são outras, são bem mais perto mas com muita logística também e a cada vez que lá vou aprendo sempre qualquer coisa e venho de alma lavada e tu melhor que ninguém sabes onde é...

    Bons peixes e belos petiscos como sempre, gostei das fotos da Nina especialmente essa na rampa da tua casa...

    Um grande abraço e força aí amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo.

      O blog tem outra virtude, é como nos contarem uma historia para adormecer ou entreter, ficando marcado como se fosse um livro, para mais tarde recordar:)

      Recebem sempre um gajo todos contentes e são tão amigos dos donos, que até os parvos que os mal tratam, eles abanam a cauda e continuam a gostar de quem lhe faz mal, mas a Nina se lhe ralha-se estava 2 dias sem olhar para mim, era rancorosa, eheheheheh e autoritária, não papava grupos, tinha personalidade a bichana:)

      Viagens de surf é que eu gostava, as coisas mudaram para mim, mas um dia gostava de ir novamente para um sitio apanhar umas ondas com calor e água quente e beber umas cervejas...

      Tu precisavas era duma carrinha caravana, para fazer os que mais gosta e te dá prazer, depois vinha a Sines ao FMM e davas boleia a Chinesa e ainda lhe compravas uns par de chinelos ali em Odeceixe:)

      Quando estava aqui vinha logo mirar o que trazia o balde, engraçada, parecia que sabia que um era para ela:)

      Força ai amigo, grande abraço.

      Eliminar
  3. Os nossos animais são grandes parceiros de vida amigo João, e merecem ser homenageados.
    Foi um excelente post e a canita certamente o merecia.

    Grande abraço amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente;)

      Obrigado amigo, grande abraço e temos que ir ver o Farense, que desde que eu fui, tirando aquela miséria na Taça contra 8 gajos, foi só vitorias... era porreiro voltar a 1 liga:)

      Eliminar