domingo, 6 de janeiro de 2019

Ilhada final

Boas malta.
Pois é, como tinha dito, aqui vai o relato da ultima ilhada de 2018, os compridos prateados este ano não me tem calhado na rifa e lá tive que ir molhar o fato para me alimentar.
Depois de ver o mar tinha as ilhotas aqui da zona todas para mim, ninguém a pescar, escolhi uma das pedras mais rasas aqui da zona, que com a maré cheia e com o mar que estava sabia que ia penar um bocado.
Nestes casos estou pronto para tudo, prancha amarrada à pedra com a rede para por o peixe atada a mesma, mochila às costas, alguma emergência e cortar cabo e ir embora.
Com a maré a subir comecei a ferrar uns sargotes já escapatórios, com a maré mesmo cheia, por vezes tinha que me por ao pé da prancha e aguentar as ondas a passarem, mas as xanadas era ir a frente da pedra e cravar os dentuças, tinham entrado na lage como nunca esta época, manhosos a comer fora de água e cheios de força.
 
 Secret spot para quem não conhece claro, mas não foi aqui que saiu os sargos, este spot é mais para curtir uma pesca mais tranquila.

 A caixa da direita, eram os sargos já arranjadinhos, para se papar nos dias que ai vinham, parei de pescar quando a rede pesou 11kg , pois o exemplar maior tinha 1.200kg , tantos dias a apanhar chibos e depois um dia assim que tenho que parar de pescar, é assim a pesca.
 Outro spot que se pode pescar com calma e sem ter medo do mar, é tão bom nos dias de hoje escolher uma pedra sem ninguém para chaterar e poder apanhar uns peixes para comer.
É até enjoar de sargos, eheheheh, já agora bom ano 2019 para todos os amigos e obrigado pelos comentários de 2018, uso este espaço mais para registar estas aventuras e um dia mais tarde me recordar, mas as amizades que fiz aqui e que alguns até se tornaram grandes amigos, foram poucos mas foram essenciais para eu continuar a postar e manter o blog ativo.
Boas fainas.
 


10 comentários:

  1. Comé amigo João :)
    Os compridos este ano andam chateados com a gente...
    Eu se tivesse uma prancha dessas incorporava o petromax no nouse para aquecer o petisco na ilha hahahaha...
    Já conheces bem essas pedras que tantos e tantos Sargos te têm dado, muito bom...
    Parabéns pelas bonitas caixas de Sargos como já nos habituaste ;)
    Isto de manter o blogue activo por vezes é complicado, por isso muitos já desistiram...
    Bom ano para ti também amigo. Muita saúde, um abraço e força aí...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo.
      Podes crer, este ano é só sofrer, mas ai gajos com uma leiteira, eheheheheheh, quem será??
      Eheheheh, eu nas ilhas faço dieta, com o gosto que tenho por esta pesca, nem me lembro de comer, mas olha que era um aboa ideia;)
      Pois é, mas acho que mais que postar uma foto de peixe, como fazem nas redes sociais, aqui pelo menos contamos uma história e mesmo com posts sem peixe valem mais que grandes peixões... cada um com a sua panca claro, nós percebemos bem a essência do blog de pesca.
      Bom Ano amigo, este ano não deu para fazer o petisco de Natal, vingamo-nos no verão, eheheheheh, grande abraço.

      Eliminar
  2. Boas Jony,
    Passaste o final d´ano numa jiga joga com o mar; ela avançava e tu recuavas, ele recuava e tu avançavas! LOL
    Aqui o mar mesmo pequeno tem tido uma grande embalagem e o peixe tem sido miúdo : ( de maneira que as ilhadas que fiz foi ao marisco e nem cana levei.
    É impressão minha ou esses sargos são rabetas? LOL Falta-lhes ai um bocado do rabo...eheheh
    Parabéns pela teca, bom ano, bons petiscos, bons copos, boas farras e amizades e força ai no blog! ; )

    Saúde, da boa! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Paline marafade.
      Passei foi o final de ano a comer marisco ai da vossa ria Algarvia, pouco bom sim;)
      Aqui por terra não tem sido fácil, eles custam a aparecer.
      São mesmo rabetas os sargos, é que sendo rabetas pelo menos ninguém me chateia, não percebo é o porquê das lulas, chocos e companhia não tem direito de ser rabetas, penso que já sei, é quem quando apanham aos 20 kg delas fazem logo uma caldeirada para o bairro todo comer, pescadores mais bondosos, eheheheheheh, descriminação aos sargos que é uma coisa parva.
      Obrigado Marafade, igualmente para ti e para os teus, saúde e um abraço:)

      Eliminar
  3. Boas João,
    Bela ilhada essa! Já tenho saudades de ir molhar o cú. Mas nas ilhas que costumo ir o peixe é pouco e miúdo, então o esforço não compensa não tenho ido!
    Nessas pedras o cuidado nunca é pouco, sei bem o que é isso e indo sozinho... Upa, upa! :)
    Por acaso no outro dia apanhei uns peixes e pensei, epá devia dar um corte no rabo. Calha a chegar o carro e eles estão lá à minha espera... Arranja logo maneira para me queimar, mas como geralmente eu escamo logo o peixe... lol

    Forte Abraço e Bom Ano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Manel.
      Eu adoro as ilhas, não troco por nada, depois de uma ilhada, petiscar uns percebes e ir ouvindo o sal a estalar em cima de num sargos nas brasas, com aquele cheiro a mar, ehehehehehh para mim é o topo de um dia de pesca:)
      Há aqui pedras muito rasas e qualquer marzinho varre as mesmas, eu tenho sempre tudo pronto para o SOS, se não fizesse surf a mais de 20 anos, não pescava assim acredita.
      Pois eu também arranjo logo peixe ali para os próximos dias e por vezes até me esqueço de cortar o rabo a alguns, mas como gosto de andar tranquilo e se é assim que querem é assim que se faz, come-lo com rabo ou sem para mim é igual, se reparares o da foto do almoço tem rabo, devo de ter me esquecido, é mesmo triste fazerem só está pressão a quem pesca aos sargos o ano inteiro, enfim :(
      Bom ano e forte abraço Manel

      Eliminar
  4. Mékié Pedro!
    Não ter peixe encostado e depois noutro dia ter que parar para não passar o limite, até dói....
    Mas a malta aí da tua zona não perdoa. Eles têm-te sempre de baixo de olho ;) mais vale não arriscar!
    Bom Ano para ti também e mantêm este teu cantinho bem vivo.
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Chico.
      Querias dizer João, eheheheh
      Podes crer, este dia para pescar mais tempo, quando apanhava um sargo, amanhava-o logo, sangue e tripas para a água e de seguida cravado logo noutro, eheheheeh, aquela teoria que o sangue espanta os sargos, eheheheh,caraças,lol.
      Quando eles estão lá papam tudo.
      Tu já viste a vivo e a cores quando vieste cá, parece que somos um perigo para a sociedade, ehehehehe... arriscar, não há nada para arriscar, diz-me lá quem é que corta o rabo ao peixe, pelas fotos que vejo todos os dias por ai , não vejo ninguém a fazer isso, mas pronto, eu já as papei e foi logo a primeira ... eheheheheh
      Bom Ano Chico, obrigado , ficará vivo sim... nem que seja para ir falando com a malta:)

      Eliminar
  5. É delicioso sim senhor Summer, ehehheheh

    ResponderEliminar