sexta-feira, 20 de julho de 2018

Sargalhões raros

Estou de volta pessoal, desta feita os robalos fazem uma pausa, e com o sol e dias maiores, começo à procura dos bons sargos que este ano foram raros por as minhas bandas, mas um dia destes depois de sair do trabalho às 16h, rumei a uma pedra que gosto muito, grande alta e aguenta mar com muita força, a maré era mesmo cheia a esta hora, e os percebes que tinha em casa para isca, ficaram esquecidos, com a maré mesmo no pico, não tinha isca alguma para me desenrrascar, apenas aquelas lapas mutantes e rijas que nem calhaus que aguentam aquele sol bruto e parecem mais fosseis, ehehehehehe
Era a única coisa que poderia pendurar no anzol, e lá teve que ser, apanhei meia dúzia delas e vá de explorar o que poderia andar por ali.
Depois de 10 minutos sem um toque sequer, sinto uma prisão da chumbica, mas de repente senti que tinha lá um redondo daqueles graúdos, depois de muita luta e bem cansado, devido a altura da pedra, poiso a cana e iço o macaco a mau com muito cuidado, estava o jantar garantido.
 
 
Quem me conhece sabe que não compro isca para pescar ao sargo, chego apanho e pesco, ou então quando vou apanhar uns percebes, aproveito a escolha dos mesmos para a isca, em vez de os deixar nas pedras para apodrecer e ficar a cheirar mal, as cascas dão e sobram para apanhar uns peixes, faz-me confusão chegar a uma pedra e ver montes de lixo de iscas, com fartura de boa isca debaixo das patas, depois em vez de limparem, não, deixam lá os sacos e caixinhas, anormais, a esses gajos só desejo é uma caldeirada de bogas., tomem consciência por favor.
 
 
Claro que o jantar foi logo um para o forno escaladinho.
 
 
Os sargos grandes gostam muito destas iscadas rijas de lapa, desferram é muito, pois a isca não é macia e mesmo deixando a ponta do anzol de fora, acontece muito, depois de perder 2 belos dentuças, lá ponho outro em seco, não havia sarguetos, eram poucos mas grandes, com a maré a dar a volta consegui arranjar uns percebecos, e fazendo umas iscadas mais macias ponho mais dois redondos beiçudos em seco, que no total de 4 sargos deram 5Kg.
 
 
Com material para comer para os próximos 3 dias tinha a faina feita, e não insisti muito, sair do trabalho e apanhar 4 matateus, era mais que bom, eheheheheheh
 
 
Lagoa de Santo André
 
Boas fainas.


9 comentários:

  1. Comé amigo João!
    Lá foste fazer uns sargos à tua maneira, tu até nem precisavas de meter as lapas, acho que só com os anzóis os apanhas, bastava pedires o desejo hahahhahaha fonix um gajo que pede um desejo de puxar uma chumbada e puxa três não precisa de isco para apanhar sargos heheheheheh

    Em relação a esses gajos que fazem cenas desse tipo que mencionas eu nem as bogas lhes desejo, porque isso é muito para eles, mas o melhor é nem falar aqui o que eu lhes desejo...............

    Belos Sargos que apanhaste sim Sr.
    E esse foi logo fazer caminha no raio do tabuleiro hehehehe
    Móóóó andas a beber Cergal!!! Sagres é que é, a cerveja da moda e que patrocina o futebol, cergal parece mijo hahahhahhahahhahahahaha........

    Quem me dera a mim, fazer 5 minutos de carro e ir ali apanhar quatro sargos desses ou nem que fosse quatro safatas dessa bitola e sem gastar dinheiro em isco...

    Essa foto da lagoa tá brutal :)
    Parabéns pelo post amigo, vamos falando, abraço e até breve ;)

    ResponderEliminar
  2. Boas amigo, ahahahahha, assim também era muito, se fosse só pedir, pedia antes que deixassem pescar em paz, eheheheheh só queria isso;)

    Pois imagino o que lhes desejas, eheheheheh, mas uma boguinhas para os chatear era melhor.
    Sabes que o meu alimento sou eu que apanho sempre que posso, um marchou logo ao forno:)

    Bebe lá as sagres que eu bebo a cergal e se vier argus também gosto, eheheheheheh
    Pois amigo tenho essa vantagem por aqui, é tudo muito pratico depois de conhecer bem os spots.

    Isto já mexe por aqui, deixa ver se esta semana apanho uns redondos para ligar o forno no fim de semana, se o Capitão der luz verde, diz para eu ir apanhando umas unhas para homem matar a sede de percebe, eheheheheh até breve e obrigado amigo, um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Boas João,
    Um luxo, sair do trabalho sem stresses ir para um pesqueiro descansado apanhar umas iscas e depois uns matateus! Não é preciso muito, aliás se nem tivesses dado com nada de jeito, acho que já estavas mais que satisfeito! :)
    Pois o lixo é sempre a mesma tecla... É nos pesqueiros, é nas praias, enfim... São coisas que ainda vai demorar um pouco mudar mentalidades...
    Essa lagoa tem sempre bom aspecto e dá sempre umas boas alegrias... :)

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Manel.
      Podes crer, é pena que quando se vê um pescador ilhado, pensem logo que vimos carregados até as orelhas de peixe. Não percebem que é um estilo de pesca e que muitas das vezes faz se pesca banais.
      Digo isto, porque sinto aqui em Sines um tratamento diferente com as ilhadas, pois sinto-me observado muitas vezes.
      As mentalidades mudavam rápido se as fizessem leis para isso, ias ver se não mudavam se eu manda-se.
      A malta do lado de lá da lagoa estava ao spinnig.
      Forte abraço Manel e obrigado

      Eliminar
  4. Mékié João!
    Já faltavam uns dentuças de boas bitola nos teus relatos. Tens que dar descanso aos robalos :)
    Morar ao pé do mar, já é um privilégio. Quanto mais, ter pedras boas para mariscar e apanhar uns peixes porreiros! Um luxo....
    Bonitos peixes! Mas o melhor de todos é o escalado ;)
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Chico.
      Sim já cá faltava uns bons sargos;)
      Sim tenho essa sorte se poder pescar regularmente e como gosto.
      Estes sargos escalados ficam um mimo, um luxo mesmo;)
      Forte abraço;)

      Eliminar
  5. Boas Jony,
    Belos matateus sim sr. e saírem da água directamente para o forno é de valor! ; )
    Não haja duvida que a melhor isca que há é a da pedra.

    Saúde e força ai na(o)s mari(j)olas! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva rei da night , eheheheh.
      Só pesco com isca apanhada na hora, lapa, mexilhão e percebe, é disso que eles procuram no seu habitat.
      Saúde e força ai Marafade.

      Eliminar