terça-feira, 3 de abril de 2018

Dia longo, peixe longo.

Dia frio e solarengo, desta feita arranquei bem cedo de casa ao contrário de tudo o que tinha feito até agora, uma hora de caminho e fui ancorar lá para os lados do Carvalhal, apenas devido ao mar forte que se fazia sentir em Sines e me obrigou a fazer uns quilómetros para matar o vicio.
Eram 15h da tarde e tinhas a canas a pescar com iscas fortes para um cabeçudo, a tarde ia rolando e nada, entrou a noite e a atividade contínuo nula, resumindo desde as 15h até às 22h sem sentir um único peixe.

Sete horas a aguentar, resolvi arrancar dali, encontrei um companheiro que já tinha desistido também, mas levavas uns peixecos daqueles que não tinham boca para as minhas iscas, ponho-me a caminho de casa e às 23h estava a aquecer uma feijoada de lulas que já tinha feito de manhã, para forrar o estômago com um tinto a acompanhar a magana...

Estiquei as pernas no sofá e pús o despertador no telemóvel para ás duas da matina, neste dia com temperaturas de 0 graus, papar 7h com um chibo, fazer 150 Km, chegar ao conforto de casa e às duas da matina arrancar outra vez para a pesca, é preciso gostar muito de pescar independentemente de se apanhar peixe ou não, um pescador também não é só isso para mim, é limpar o lixo que faz, preservar a natureza, respeitar as leis que inventam, saber levar chibos e depois apanhar peixe, sem andar desmotivado...

Neste novo pesqueiro que escolhi, bem mais perto de casa, até porque o mar tinha arreado e bem, às 3h da matina tinhas as linhas na água, pronto para a espera.
Não tardou e reparei que andava no pesqueiro uns peixinhos muito pequenos, mas no meio deles ainda safei um sargo jeitosos e 2 robalotes quase de quilo, mais uma variazeca aceitável, foi o que aproveitei até às 6 da manhã.
Mesmo com anzois de 3/0 a 5/0 vinham sargotes de 50g, incrível.

Já tinha peixe para comer nos próximos dias, pensava cá para mim, porreiro só esta atividade e aproveitar 5 peixes já é bem compensatório pelo que fiz hoje.
Era 6h e estava já em fase de quebra, quando a cana que tinha mais longe de mim dá um abanão e faca paradinha, não liguei pensando de ser um robalote do calibre dos outros 2 que tinha apanhado, podem não acreditar, mas como a cana estava longe, ainda esperei um bocado depois de ver a isca das outras duas  e repor as mesma, é que fui ver o que tinha lá.
Pego na cana, leve com não tivesse fio, fui recuperando lentamente, a pensar, não me digas que tenho aqui um bom peixe...
Depois de 10h tinha um peixe a seria nas unhas, muito sinceramente, com 0,50 apertei com magano e com uma ondeca veio parar cá fora.

O meu amigo Lobo inspirou-me e do record dele, fiz o meu ,6Kg certinhos deste macaco comprido e um pouco magro, já desovado e sem força nenhuma.

Sorte ou não, a recompensa foi saborosa, qual 0 graus e cansaço, estava a nascer o dia e era hora de arrumar a tralha, estava bem contente e para saborear ainda mais a captura, acabei por andar até às 9 da manhã a ver praias e o mar com o meu carro sem me apetecer ir para casa, até que ao passar num spot pareceu-me ver o pessoal do Gang de (Os Pescas).
Eram mesmo eles, foi um prazer conhecer o Filipe e o seu amigo, que me desculpe não saber o seu nome.

É pena OS PESCAS postarem no Facebook e deixarem o blog, mas compreendo...

Boas Fainas

1. Comé amigo João!
    Andaste andaste e tanto choraste que lá marraste com um 6 kg hahhahahaha ganda leiteiro :))
    Parabéns amigo, tu mereces peixes desses porque eu já vi que tu insistes e dedicas cada minuto que lá estás...

Porra uma feijoada de lulas com um copo de vinho depois de 7h de pesca sem apanhar nada vem mesmo a calhar hahahaha

Esses parasitas conseguem engolfar anzóis do tamanho deles, é impressionante; já os grandes às vezes parece que não acertam nos anzóis...

Para além desse ainda apanhaste mais uns peixes porreiros para a tal caldeirada ;)
    E foi mesmo no final da batalha que conseguiste apanhar o barrote, às vezes parece mesmo que um gajo tem de trabalhar e sofrer para apanhar um peixe...

Mais uma vez parabéns amigo ;)
    Agora vê lá mas é se dás descanso aos Robalos e vai mas é aos Sargos :)
    Um grande abraço e força aí...

1. Então amigo Pedro.
      Eheheheh, sabes que eu sou leiteiro, mas também labuto muito, não me sento a sombra da bananeira, sabes bem que este peixe é também teu;)

Quando eu tiver barco, é lulas de toda a maneira, ehehehehehe
      Saladinha de lula amigo é melhor que salada de polvo 20 vezes:)

O anzol que apanhou o robalo foi o mesmo deste sarguinho...
      Sim aqueles peixinhos eram fixes, fiz uma caldeirada com os compridos e papei o sargo na grelha.
      Sinceramente não estava a espera deste gajo aparecer, nada indicava.

Epa é só mares fortes, nunca tardei tanto a minha pesca favorita, e parece que é para esperar, mas calma que ainda vou apanhar mais uns robalotes um dia destes, ahahahah, grande abraço amigo e obrigado

2. Mékié João!
    Isso é que foi uma maratona de pesca. Quando se está com a mudança engatada para ir para a pesca, nem frio, vento, noite, dia, seja lá o que for. O que interessa é lá estar. Nem umas valentes horas sem sentir peixe :)
    Essa feijoada a essa hora, uí!
    Essa canalhada, quando lá anda não dá descanso.
    Parabéns pelo record por dois motivos. Pelo tamanho do bicho e por já ter feito a sua obrigação de desovar e dar continuidade à espécie.
    Grande e forte abraço

1. Boas Chico.
      Longa noite, assim ainda é mais saboroso apanhar um peixe assim, mas se não tivesse apanhado era na boa, ou pensas que eu não já fiz noites assim e nem uma escama levo, ehehehehehe, também acontece.
      A feijoada deu força para continuar noite dentro;)

Agora que tenho apanhado bons robalos, um peixe acima de 4 kg é peixe de excelência e raro, não procuro recordes Chico, mas sim bons peixes, se fiquei contente claro que sim...

Forte abraço Chico e obrigado sempre pelas palavras positivas;)

3. Belo Robalão João!
    Já estás o mister Robalo na tarda!
    Assim sendo o esforço compensa e bem...

150km para ir a pesca, isso é alguma coisa!!! :P

Abraço companheiro!

1. Como é Cris...
      Nada disso, esse titulo é do Lobão dos folares;)

Eheheheh, eu sei que 150Km para ti e para a malta dai, é um reboçado, eheheheh, agora chegares a Faro depois de ires a costa Vicentina ires para o sofá e arrancares para a praia de Faro passado 3h não é fácil, ehehehehehheh
      O que vale é que não tenho o transito da 125, isto aqui parece o deserto.

Abraço amigo;)

Eliminar
  4. Isto é assim ? começas aos rogalos mais tarde que eu e já me ultrupassas em vários kilos :D :D :D :D Grande Mister ! Forte abraço !

1. Boas Miúdo.
      Quer dizer que andas atrás deles também André...
      Um dia dás com um destes, é preciso é acreditar;)
      Um abraço.

5. Boas João,
    Parabéns pela insistência e pelo new record! Mas olha pelo menos ainda foste premiado, agora quando se faz uma investida dessas, 3 modalidades de pesca, 250km, perde-se material, apanhasse uma constipação do caraças... E depois só saem uns pexecos... Uiii até dói... lol
    Também apanho uns pexecos desses nos meus arames, só os grandes é não ficam por lá!
    Bem isso bem combinado ainda tinhas feito ai mais uma faina com o Gang!

Forte Abraço e aperta com eles

1. Boas Manel.
      Eheheeh, imagino sim, vocês ai penam bem para ir a costa norte, ainda têm mais espírito do que eu;)
      O Gang andava por as minhas bandas, mas pesquei um pouco longe deles...
      Olha que é raro apanhar peixe pequeno como pesco, mas neste dia havia muita ratagem, se calhar foi isso que chamou o robalão.

Forte abraço grande Manel:)

Eliminar
  6. João Parabéns pelo Robalo, foi um prémio bem merecido depois dessa investida de horas, quilómetros atrás de quilómetros e uma noite muito mal dormida.. realmente quem corre por gosto não cansa!

Esse ficar-te-á na memória!
    Boas continuações ;)
    J.Pedro

1. Obrigado J.Pedro, com alguma insistência nesta altura crava-se uns grandes robalos, mas também tenho muitas horas de chibataria, eheheheheheh

Vai ficar com certeza;)
      Cumprimentos.

7. Boas Jooa

tu podes ser o recordista dos robalos, mas km é comigo.

Grade abraço e u dia destes vou ai comer uma feijoada..

F. Muralha

1. Boas Muralhas.

Eheheh, podes crer, por aquilo que medisses-te 150Km não é nada:)

É só combinar e as coisas encaixarem, que a feijoada é feita;) mas parece que o tempo não deixa nem um gajo tentar:(
      Um abraço :)

Eliminar
  8. Boas amigo grande maratona á pergunta dos cabeçudos bem merecido meus parabéns
    Grande abraço

1. Boas amigo.
      Sofrer mas valer a pena, é o que aprendi a fazer, grande abraço, força;)

Eliminar
  9. Olá João, fico feliz também de te ter conhecido... E quem sabe se um dia não voltamos ao blog... Fica um grande abraço para ti. E belo barrote, parabéns. Filipepc

1. Boas Filipe.
      Pois era bem porreiro voltarem ao blog, essa mistica com o Facebook esta a morrer...
      Mas claro para uma maior divulgação não tem comparação.