domingo, 4 de março de 2018

A recompensa

Depois de andar a sofrer algumas noites e até de ir comprar peixe para comer, coisa rara na minha vida, pois por norma apanho o meu próprio peixe para consumo a anos com regularidade,  a coisa andava mesmo azarenta, 5 pescarias  2 peixecos de 400g era muito pouco, também o  objetivo era apanhar um bom robalo e pescar para eles, que resumindo põe muito peixe de lado  no surfcasting, são escolhas  que se faz quando um pescador ama mesmo a pesca e não o faz por o fazer ou tirar partido disso.
Num dia daqueles que o frio ao meio da tarde já gelava os bigodes, depois de uma madrugada com a 6ª grade as  costas, digo para a minha mulher, 6 vezes sem nada, deve estar mesmo a acabar esta fase negativa, quando der com um é dos bons.
Ela responde "pois dizes sempre isso e depois não apanhas nada, só dizes isso para ir à pesca" mas eu convicto respondo" hoje é que é, sinto mesmo que hoje  vou apanhar um robalão" mas na realidade sentia mesmo que estava na altura de apanhar qualquer coisa.
O Mário vinha em viagem do algarve e eu  liguei-lhe a dizer que ia a pesca e se desse alguma coisa dava-lhe o toque, estava num pesqueiro a 25 minutos de casa e tinha isca para ele.
Ele só iria ter comigo se apanha-se algum robalo até  a hora de chegar a casa da sua viagem.
 
 
 
Pois preparei as canas  mesmo ao cair a noite,  o sol  já dizia adeus ao dia, quando noto uma cana cambalear para trás, ui ui a esta hora gosto destes toques, vou nas calmas direito a cana e quando pego nela e estico ligeiramente o fio o drag bem aberto dispara de uma maneira que comecei a fecha-lo mas ele continuava a zumbir com um power  inacreditável, tinha um robalão nas unhas, agora era trabalhar o animal a minha maneira, eheheheheh na verdade aperto um bocado com o peixe mas depois na escoa farto-me de trabalhar, é um vai e vem até ter a onda certa para o encalhar cá fora.
Com a batalha vencida, puxo o macaco para junto da  geleira ainda com as pernas um bocado a tremer e ajoelho-me na areia a apreciar um lindo peixe com  um pouco mais de 5 kg e a gozar o momento e adrenalina do sucedido, era para aquilo que tinha lutado as noites todas em vão.
Olho para traz  para gozar o Pôr do Sol mais  o lindo robalo, quando vejo a outra cana praticamente toda dobrada em U, Fod#%$%#%% não acredito, dou uma corrida agarro a  cana e vá de cuspir fio o sacana do carreto, tinha outro peixe de peso nas unhas, tive outra vez que forçar o drag para virar o macaco para terra, o gajo fugia de uma maneira  e uma força dos diabos, mais um robalão para vergar cá para fora, se estava a suar do 1º peixe já  estava em água com este 2º , depois de fazer o trabalho idêntico ao da primeira captura, vergo o sacana numa aberta da escoa cá para fora.
 
 
 
Tinha acabado de gozar os 10 minutos mais intensos de pesca da minha vida, 2 peixes que deram 10.500kg,  foi tempo de abrir uma cerveja e gozar o momento a olhar para estes dois belos peixes, afinal os meus pressentimentos estavam errados não era um, mas dois robalões que não cabiam na geleira.
Telefonei ao Mário e ele pergunta" já pescas?" Eu digo" quando chegares vem para apanhares um macaco dos bons"
Passado uma hora chega o Mário e eu estava sentado na areia com uma cana a pesca  e duas cá fora,  já tinha a pesca feita e estava mesmo só a espera dele, ele só dizia "és doido apanhas dois peixes deste e paras de pescar" " Marinho tenho a pesca feita eu espero que tu apanhes o teu, a mim depois desta leiteira devo estar um mês sem apanhar nada, ahahahaha"
 
O Mário começa a pescar e em meia hora põe 4 bons sargos cá fora, eu  montei uma cana com iscadas mais leves e anzois mais pequenos para os sargos, e nessa cana apanho mais 2 robalos um de quilo e outro de 1,5kg que nem mereceram  foto nesse dia, pois pareciam robaletes.
 
 
 
 
O Mário como estava em forma, não demora e saca um lindo robalo de 3kg, mais os sargos já tinha a pesca composta.
Estava a pesca feita, não valia a pena sofrer, o mar já nos tinha dado o suficiente para aquele dia.
 

 
O pesqueiro, algures de Sines a Troia,  acreditem que se estivesse ocupado este pesqueiro eu iria 1 ou 30 km mais ao lado, pois há 60 km de Costa boa para pescar, é preciso é saber esperar e sofrer um bocado, ou sofrer muito se não gostares de pesca.
 

 Boas fainas
 
 

15 comentários:

  1. Comé amigo João!
    Áhh e tal sou um desgraçado nunca apanho nada e tal hahahahahahha...
    Foi a tua sorte, se não acho que um dia destes chegavas a casa da pesca e tinhas as malas à porta hahahahaha "dizes sempre isso" essa tá boa hahahaha :))
    Realmente tem um sabor especial um gajo apanhar um peixe desses depois de carregar uns chibos de seguida e melhor que um são dois, poouuurrrrrrra hehehehehehe...
    Já nem tiras fotos aos Robalos kileiros, um dia destes hás-de pensar (porra nem um kileiro para tirar uma fotosinha) hahahahhaha
    Fazes o Mário exceder os limites de velocidade para ir pá pesca hehehe, mas ele também não se perdeu, já lhe apanhou o jeito e vá um cá para fora também :)
    Estão os dois de Parabéns :) sim Sr. É isso mesmo, tem que se sofrer, apanhaste logo dois Robalões mas tiveste cinco noites a sofrer, foram mais que merecidos amigo...

    Olha por aqui chegou a época dos Tornados :) hehehehehe
    E o mar na costa sul mexeu um pouco também esta semana hehhehehe
    Vá amigo, um grande abraço e parabéns pelos Robalões pq esses já ninguém te os tira ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo.
      Tenho que chorar para apanhar alguma coisa;)
      Eheheheh, a sorte é que a partir daqui as grades foram evaporando;)
      Não tirei fotos aos quileiros porque não tinham termo de comparação, aibda diziam que não tinham medida ao lado destes, mas eu adoro robalos quileiros.
      O Mario como podes-te ver andava com a leiteira toda, acho que ele se fosse comigo a mesma hora oa robalos calhavam a ele:)
      Assim ficou com um de 3 kg é mau:)
      Pois só sofrendo é que se vinga nesta pesca, mas digo-te estou sempre com fé nesta pesca, gosto desta adrenalina da espera, ahahah.
      Porra isso é só tornados, pelo que vi na tv foi yma sorte não haver feridos e até mortes, ainda bem...
      O mar ai varreu tudo.
      Obrigado amigo, vou tentar apanhar outro par, eheheheh, um abraço.

      Eliminar
  2. Ola pescador de robaloes...

    Que robaloes lindos! Parabens pa... Adorei quando dizes que com tantas grades, mesmo assim, quando vais pescar vais com o feeling qie dessa vez e que vai ser... Ja vi esse filme nalgum lado hehehhe

    Bem aproveita a epoca e vai-te a eles

    Um abraco
    J.Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva J.Pedro.
      Pesco desde miúdo, sei que a qualquer momento se pode apanhar um peixe que ficará na nossa memória, tenho noção que é impossivel apanhar peixe sempre;)
      Agora é de aproveitar para dar com uns macacos assim deste calibre, vale a pena sentir um peixe destes.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. Boas Jony,
    Pescadores a comprar peixe...hummm...LOOOL Só se não poder ir mesmo à pesca! ; )
    Tanto choraste que eles acabaram por aparecer, deve ter sido do aventalinho. LOOOL
    Assim dá gosto ver, parabéns aos dois pelos travessões! ; ))

    Saúdinha! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É marafade à muito que não davas notícias.
      Parece que já recuperas-te ainda bem.
      Acredita com este temporal dias seguidos e estando a tirar a carta de patrao local mais o trabalho por turnos, não tenho conseguido apanhar alimento nestas ultimas semanas.
      Vou continuar a chorar para ver se apanho mais um par destes, ahahahah.
      Vê se recuperas para atacar a serio nas ruas ilhas;) a partir de dia 15.
      Saudinha e força ma friend;)

      Eliminar
  4. Boas João,
    Parabéns pelos dois tarolos, já merecias!!! Agora já nem querias saber mais do peixe quando ele está lá isso é que não. É de aproveitar, vai haver noites que vais sentir falta desses robalotes, :)
    O Mário veio tarde mas também se safou à grande!!!
    Agora é aproveitar a embalagem que é de seguida... lol

    Forte Abraço e apertem com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel.
      Epa 2 peixões destes um gajo fica em relax, ehehehehh é que ao vivo 2 peixes acima de 5 kg não é o que parece na foto, é outra dimensão, a pesca estava mais que feita.
      Eu adoro os robalotes quileiros, mas como te disse neste dia viesse o que viesse era me indiferente, pois acho que na minha vida este 10 minutos vão ser únicos.
      O Mário anda com a leiteira toda, ahahahah.
      Sabes que quando o gajo vira o livro as coisas mudam;)
      Obrigado amigo Manel,abraço.

      Eliminar
    2. Agora imagina só esses peixes ou de bitola superior ao spinning... Uiii... Esses teus 10 minutos então vão ser de outra galáxia... lol

      Eliminar
  5. Boas João,
    Comecei hoje a seguir o teu blogue porque sou seguidor do Lobodumar e num tópico de 2017 faz referência ao teu blogue que eu desconhecia.
    Acabei de ler o teu primeiro artigo e seguramente vou continuar a ler os outros todos inclusivé os mais antigos porque estou a trabalhar e sem o patrão ver todos os dias venho ler alguns relatos de pesca que é para aliviar o stress do dia a dia.
    A única coisa que eu alterava era a cor da letra porque para quem usa o computador 8 horas por dia que é o meu caso, olhar para essa cor de letra até faz revirar os olhos xD
    De resto dou-te os parabéns e és um sortudo por viver na costa alentejana porque eu vivo em Braga (natural de Fão) e trocava esta cidade por esse cantinho á beira mar hehehe
    Abraço e continuação de bons relatos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo Diogo.
      Levo em conta o teu comentário sobre a cor e fundo da letra, trabalhando 8h ao computador,podes-me sugerir alguma cor de letra e fundo que enquadre bem(próximo comentário;) fico a aguardar.
      O grande Lobo do Mar, grande blog, neste momento é um grande amigo e por acaso seguia o blog dele no inicio desta minha aventura.
      Obrigado pelas palavras, fica atento que histórias não vao faltar.
      Um abraço e força ai para Braga;)

      Eliminar
  6. Boas,
    O meu conselho seria o fundo a branco e a letra em preto, assim como está agora ou talvez num preto mais forte porque destaca mais o texto e não ofusca tanto :)
    Tanto o teu blogue como o do Lobo do Mar são muito bons, quando se está a ler um relato até parece que estavamos lá presentes tal é a forma como relatam os acontecimentos. Muito bom mesmo
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica a dica Diogo;)
      Obrigado mais uma vez, isto dos blogs infelizmente tem adversidades também, que eu nem quero falar, nem tudo é bom no mundo da pesca, e ter um blog tem os seus custo pela negativa! É triste mas é verdade.
      Fico muito contente que tiras proveito e alivia o deu dia de stress do trabalho, um blog de pesca serve realmente para isso.
      Força ai ;)

      Eliminar
  7. Meus parabéns que grandes robalos
    Grande abraço

    ResponderEliminar