terça-feira, 25 de abril de 2017

Dia frio de dentuças.

Boas amigos.
Com as canas de surfcasting já arrumadas, era esperar por uma aberta para atacar uma pedra ilhada, que é bastante boa nos finais de Fevereiro, inícios de Março, época gorda de sargos redondos e pançudos.
Depois de ponderar muito, pois está pedra precisa de condições mesmo especiais de mar, arrisquei em molhar o esqueleto e ver se eles lá andavam.
O dia era frio, mas o mar estava no ponto para este spot, maré  cheia e curta também é prioridade para está pedra, pois é pouco segura e pequena.
O peixe não era muito, mas era de qualidade, já tinha saudades de uns dentolas a fugir pelas pedras com o gás todo, e fazerem dobrar a minha velhinha cana da chumbica, que ao ser partida e arranjada 3 vezes, já só deve ter 4 metros, mas continua sargueira e matadora.
Dentuças.
 
Redondos e gordos.
 
Mesmo em pedras ilhadas, vê-se lixo, o que é muito triste, as vezes penso que um pescador que faz ilhadas, tem mais consciência e mais respeito pela natureza, mas já vi que não, por terra nem comento a atitude de certos pescadores, mesmo meus conhecidos, ao qual já não tenho força para chamar a atenção, apenas baixam na minha consideração... enfim, isto para dizer que uma pedra tão pequena conseguia ter tanto lixo, é pena estes pesqueiros de Sines estarem tão expostos:(
 
Com o peixe o respeito é o mesmo, uma garoupa da pedra XL e um sargote embuchado, fiz uma bela dieta saborosa.
 
13 redondos deram 9 Kg, faina mais que feita.
 
 
O meu cantinho com ondas de gala, precisava era de uma mota de água para me ajudar a ir ao Outside.
Boas fainas pessoal.


13 comentários:

  1. Comé Mister Sargo Arrobalado :)
    É o que vale conhecer essas pedras, saber sempre quando se pode pescar lá e como pescar, por este andar no final do verão essa cana deve ter praí 2m hehehehehe
    É a praga do mares amigo, o plastico; ás vezes parece que quanto mais vou apanhando mais vai aparecendo, agora numa ilha deve ser mesmo confuso um gajo dar de caras com o lixo :(
    Da ultima vez lá tive de trazer mais uma saca de lixo...

    Amigo essa fritada tá mesmo apetitosa, mas falta aí umas fatias de pão caseiro ou um tacho de arroz de tomate que isso eu só com pexe e salada nã me safo...
    Bons sargalhões que tens feito aí, parabéns...
    Tiveste aí uns offshores à maneira pa surfar...

    Abraço e força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo Pedro.
      Hahahah deixa lá ver se ela aguenta o verão.
      Um gajo habitua-se a pescar com uma cana e depois custa trocar.
      Tu bem das o exemplo sobre o lixo, custa é ver que é lixo recente e com um saco plástico resolvia a situação, mas o saco também fica lá :(
      Também gosto do arroz malandrinho, mas assim estou em forma para conseguir beber 7 ou 15 contigo no verão;)
      Grande abraço amigo e da-lhe ai nas safatas;) obrigado.

      Eliminar
  2. Mékié João da ilha :)
    O resultado de conhecer bem os cantos à casa estão à vista. Maré certa, mar no ponto e saber para onde mandar a chumbica!! Bela rede de peixe.
    Como é possível deixarem lixo na ilha, tristeza....
    Num dos meus últimos mergulhos, andei a arrebanhar uns valentes metros de corda de um aparelho abandonado. Numa zona onde se anda sempre a caçar (o mar tem quase sempre boas condições), mas ninguém se dá ao trabalho de o tirar. Os anzóis, já estavam com bastante ferrugem....
    Nessa fritada, já estou como o Lobo. Faltava aí um arrozinho malandrinho ;)
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco ;)
      Sim tenho alguns spots só para certos meses;)
      Há muita pouca consciência sobre o lixo, mas as autoridades deviam ser instruidas, já cheguei a ver a própria PM deitar lixo fora.
      Amigo a fritada assim é light;) depois como é que um gajo mantém a forma,lol.
      Um grande abraço.

      Eliminar
  3. Boas João,
    Estes marzinhos devem ter feitos ainda mais estragos nessa cana... lol
    Tu conheces bem os cantos à casa e sendo assim não falham esses dentuças redondos!
    O lixo??? É uma miséria... Não consigo entender... Aqui nestas ilhas como são mais Hardcore e também porque o mar que esteve limpou tudo, não se vê lixo. Agora aquelas ilhotas que vais a pé com a maré vaza... Nota-se bastante lixo.
    Aqui pela RIA, sítios espectaculares para fazer praia, é uma vergonha, cada ano que passa vê-se cada vez mais garrafas de vidro e infelizmente muitas delas partidas, vestígios de casas tb vão aparecendo... Enfim o que vale é que ainda tenho o lado do mar... :)
    Uma motinha é bom, mas se for como por aqui que é uma miséria usar uma rampa, não sei se vale a pena o stress...
    Por exemplo aqui a de Olhão!

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel.
      Por acaso está a ser uma época tranquila, já fiz uns peixes, mas estes mares tão bons para as minhas ilhotas, e os gajos não andam lá, mais tarde so mais cedo eles aparecem.
      É vergonhoso mesmo, ai na ria também é tramado...
      Por vezes oa que mais sujam, tiram o sustento da mar:(.
      Aqui a tua moto dava-me um jeito:)
      A marina de Sines é muito fixe.
      Forte abraço e vai a ilha Manel.

      Eliminar
  4. Boas João,
    Infelizmente, não é só em Sines, é por todo o lado que deixam lixo!
    Eu, não gosto de deixar lixo (por isso o levo) nem de deixar restos de isco (assim não sabem o que estou a usar)mas há sítios que é uma verdadeira praga.
    Na pedra do Malhão, as garrafas de cerveja, fazem monte! Aqui para os meus lados, há sitios que cheiram mal, tal não é o lixo que é deixado! Uma vez,num dos meus pesqueiros favoritos, que tem um murete e um banco em cimento, imaginem onde "largaram o calhau"; mesmo no sitio que um gajo pesca, com tantas grutas e frestas ao redor! Gostam mesmo de o largar a ver a paisagem!
    Já não é a primeira vez que quando ando à teagem, apanho vidros de garrafas, felizmente ainda não me cortei, mas foi por pouco.
    Tem que haver uma sensibilização a todos os pescadores, mas é dificil chamar à atenção, quando ninguém gosta que lhe chamem à atenção, mesmo com bons modos, a reacção é sempre a mesma; ordinarice pela certa.
    Abraço,
    José Carlos Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas José.
      Pois isto é mal mundial, sabemos que em países de 3 mundo é normal, mas em Portugal (Pais turismo europeu)com tanta lei de saque aos bolsos dos cidadãos, espanta-me nunca se lembrarem de fazer leis para esta situação... certamente era dinheiro bem merecido para os infratores...
      Mas não... olha não me vou alongar, porque estou bastante chateado e triste com esta envolvente toda, num pais que se diz livre, eu tenho receio de ir a pesca, mas um javardo não tem receio de mandar uma garrafa contra as pedras, fds é revoltante mas é o pais que temos.
      Abraço.

      Eliminar
  5. Olá João.

    Andaste em cima dos robalos e agora andas em cima dos sargos,nao perder tempo é que é.
    Pelo menos apanhas uns bons dentuças para saboreares em tua casa e isso é que é de valor.
    Abraço e continua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Jorge.
      Ando sempre a colher a fruta dá época, neste momento uns sargos a estalar no calor e umas unhas de entrada, são o prato forte cá de casa:)
      Força, um abraço.

      Eliminar
  6. Amigo João andas forte ai nas tuas ilhadas,i,bons peixes aproveita esta ai a tua época de agora em diante eles encostam bem é nas ilhadas,eu vou ter que aguentar pelos mares mais mexidos:)) pena a malta ter esse tipo de atitude não saberem trazer o lixo que levam ,pelos visto lá em casa devem de cagar num canto qualquer só pode...
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo.
      Foi um mês perfeito para as minhas pescarias, parece que vai começar a melhorar para ti esta semana, para eu descansar um bocado... há ai muito sargo para ti com os mares fortes;)
      Situação triste esta do lixo, acho que está longe de se resolver, pois há mais porcos do que um gajo pensa:(
      Grande abraço.

      Eliminar
  7. Boas Jony,
    Frio??? Arranja um fato de inverno!!! LOOOL
    Para mim 4m é o ideal para pescar ilhado ; )
    Penso que ai nessa zona a culpa das pedras ilhadas estarem com lixo é dos barcos que passam ao largo ou atracam no porto e não dos pescadores lúdicos... : (
    Ainda fizeste uma bela teca dum bom lote, parabéns! ; )
    Fala com o Manel que ele dá-te boleia na mota LOOOL

    Saúdinha! ; ))

    ResponderEliminar