sábado, 4 de março de 2017

Pesca a última da hora

Mais um dia na saga da areia, Domingo gelado de Janeiro, onde a pesca esteve pendente até a última da hora, devido ao frio intenso que estava, depois de um lanche com Mário e respetiva família em V.N.de Mil Fontes, disse-lhe para ir-mos para casa jantar nas calmas e depois logo resolvia-mos se ia-mos fazer a maré a vazar, depois da meia noite.
Eram dez da noite e com a pouca vontade do Mário e o tinto do jantar a enrolar as pernas para o sofá, toca o telefone, o Mário a dizer "já estava a fazer os estralhos", eu fui logo fazer uns também,  pois era um dia raro onde nós os dois teríamos  a segunda feira de folga, à meia noite fomos então enfrentar a noite gelada, que iria ser dura.
Esticar as canas ora perto ora longe, às 2 da manhã nem um toque, nisto afasto-me das canas e vou dar uma ajuda ao Mário a desenlear um estralho, quando dou uma olhadela as minhas canas , reparo que só conseguia ver 2 star ligth em vez de 3, achei estranho e ao aproximar das canas, havia uma tombada para trás, tal devia ser a mocada que levou, ao recolher tinha o fio partido na união do chicote caseiro feito por mim, que peixão terá ido lá pensei eu…
Ainda fiz uns lançamentos com a cana do meio na tentativa de engatar o estralho, mas esse mesmo estralho foi-se engatar com o peixe na cana da esquerda, passado uns vinte minutos, já eu conformado com a tal mocada que nem vi, que história de pescador vem ai, ahahahah.


Quando fui ver as iscas, dei-me com peixe bom a dar luta, nunca imaginava que seria o estralho da outra cana, depois de uma boa luta o peixe mesmo com as ondas nunca mais chegava a seco, já tinha  a chumbada a bater na ponteira da cana, comecei a andar para trás, pois o peixe continuava a lutar, e do nada a onda meteu-o cá fora, quando liguei a luz nem acreditava mais uma vez, um senhor robalo com o estralho que me tinha roubado.


 Faltou 150g para os 5 kg de peixe, estava a noite gelada mais quente que nunca, até suava com temperaturas negativas.
 Pouca actividade era ai umas 4 da matina tenho outra boa mocada, e sai um robalo de 1.3kg mesmo daqueles bons para o petisco, o Mário continuava em branco e eu tenho outro peixe na linha, desta feita uma boa baila de 900g.
 
O robalão não cabia na caixa, tive que o tapar e sempre de olho nele, pois por aqui aparecem umas raposas manhosas.
Ás 6 da manhã o frio aperta e o Mário já gelado só la estava por causa de mim, com a ajuda de um tinto ainda aqueceu um bocado, eu frio nada, estava com um feeling normal de as coisas me estarem a correr bem, o meu carreto com 0.50 fez um novelo e troquei por um do spinning com multifilar para conseguir por a chumbada para lá das ondas, pois a maré já estava completamente vazia.Era o ultimo lançamento prometia eu ao Mário.
Comecei a arrumar as outras canas, quando Mário me diz , "olha a tua cana já tem lá peixe", eu nem liguei e disse-lhe ," isso é as ondas já lá vou", mas ela não parava de bater e tive que ir lá, pego na cana e sinto um belo peixe, brigão como o caraças, depois da respectiva luta, sai um sargalhão lindo com 2,150Kg, que peixe mais bonito, tinha finalmente alevantado a fasquia dos peixes que mais admiro neste mundo da pesca, o sargo legitimo.
 Considero este sargo, o peixe mais bonito e o melhor que apanhei na vida.
 


 
Mais um dia em que o Mário não teve sorte, pois ela estava do meu lado, ele pergunta para onde lanço, como isco, qual o estralho o fio do carreto,  e eu disse-lhe que um dia ia ser o contrário, pois eu sei como a pesca é, e a sorte é fundamental, pois somos grande amigos e pescamos da mesma maneira.
Sou  básico nesta pesca, e nunca penso que sou grande pescador, pois uns dias mais tarde a minha teoria confirmou-se, fui eu a xuxar no dedo, mas muito contente a tirar umas fotos e a ver o sorriso rasgado do meu amigo Mário, mas antes disso ele ainda sofreu mais uma noite , ahahahahahahahah.

 Que madrugada 2 peixes 7 kg, e record de ambas as espécies.
Desculpem, hoje não há petiscos nem paisagens.
Boas fainas amigos.

15 comentários:

  1. Boas João ;)
    Que grande pesca com esses dois bonitos exemplares!!
    Parabéns pelas capturas mas em especial por esse sargalhão ehehe
    deve ter dado uma luta daquelas...

    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Diogo.
      Obrigado, foi uma noite em cheio, não podia ser melhor;)
      Por acaso pensava que era um bom robalo, até o tirei na boa, os sargos na pedra de meio quilo são mais difíceis de turar do que este:)
      Um abraço e força ai...

      Eliminar
  2. Comé amigo Batman! hehehehehe
    Esses frios que fizeram nessa altura não convidam nada um gajo a ir pá pesca, mas só quem passa pelo prazer de ver peixes desses sair da agua é que entende :)
    Agora com essas historias de parte chicote e volta a apanhar o peixe já pareces um que nós conhecemos hahahahaha...

    Este ano andaram por aí umas boas bailas sim Sr. até dá gosto ver peixes desses com pelo menos 1kg... A sorte que esse Robalo não teve hammm, até tem direito a toalhinha até ao pescoço e tudo hehehehehhe....

    Oi esses dias que só calha peixe a um são lixados hehehhehehehe porrrrrra já me aconteceu a mim e também a quem estava comigo :) acho que não é bom para nenhuma das partes, pois mesmo que um gajo esteja a apanhar peixe até se sente mal do outro não tocar na borracha hehehehhe

    O Mister chumbica apanhou o maior Sargo ao Surfcasting :) a bater recordes ao surfcasting hahahahahahahaha áhhh pois é!!!!
    Andaste entretido armado em folião não tiveste tempo de fazer petisco esta semana :)

    Um grande abraço e parabéns por mais uma pesca amigo, força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então amigo Pedro.
      Eu quero é noites geladas, só assim é que apanho peixe na areia:)
      Esta história é mesmo a pescador, ahahahahha.

      Não apanhei muitas bailas, mas as que apanhei eram bem jeitosas.
      O magano não cabia na arca, com frio que estava até o pano ficou congelado, se o mete-se dobrado na arca depois ficava em curva e estava tramado para o indireitar;)

      Podes crer, é lixado um tirar e o outro nada, mas ofereci-lhe o robalo de 1.3, deixa que ele depois vinga-se.lol.

      Já tive sargos nas unhas destes na pedra, nunca tive foi a sorte de os tirar, fios finos junto a pedra não é fácil.
      Ahahaha andei vestido a batman 3 dias, foram noites de folia, e muita sangria,lol... Já estou a recuperar;) e preparar-me fisicamente para a minha época preferida.

      Obrigado amigo, grande abraço e aproveita o inverno, que parece que o calor vai comecar a chegar;)

      Eliminar
  3. Boas João,
    Mais uma vez Parabéns!!! Dois recordes batidos e um com um sargo... Para quem só gosta de apanhá-los à chumbica... não sei não... lol
    Epá sei bem que dias foram esses em Janeiro, também apanhei cá um briol, mas vale sempre a pena é nesses dias que os maiores saem para fora da toca... :)
    Uiiii, essa captura até dá gosto, uma pessoa pensa que está tudo perdido e depois acende-se uma luz no fundo do túnel. Dá que pensar ás vezes fazemos tudo bem e perdemos o peixe e outras vezes com fios enleados, tudo torto eles saem cá par fora! :)
    Quer dizer que vem ai a desforra do Mário... Uiii...

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel.
      Obrigado, sei que no surfcasting saem sargos grandes, na pedra já os ferrei, mas é muito difícil tira-los.
      Janeiro para mim foi um luxo,para quem nunca tinha apanhado um robalo com mais de 2kg e numa semana apanho logo 3 tarolos;) não podia ser melhor, nesta noite ainda tive outro tarolo que me desferrou mesmo a sair da água, ainda vi o gajo... Já nem me lembrava disso.
      Antes da desforra, ainda vai sofrer mais um bocadinho:) lol
      Forte abraço e deixa passar um para o PJ,lol.

      Eliminar
  4. Fogo Mestre , essas areias andam a escaldar , estou a ver que vais deixar de ser Mister sargo para ser Mister robalo ! Nao te habitues muito a isso que depois nao queres outra coisa ahahahah grandes pescas , sim senhor , estou a ver que a partir de agora quando fores á chumbadinha metes sempre uma de fundo ao lado á procura de quebrar a barreira dos 5kg . Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas André.
      Nada disso, eu sei é apanhar sargos, estes robalos vieram por engano,lol, apesar de ser muito fixe apanhar tarolos, enquanto puder vou ser pescador de pedra, adoro e é muito mais divertido do que esta pesca.
      A chumbica não há tempo para outras artes...
      Não procuro recordes André, venham muitos sargos de 500g troco por um robalo de 10kg ahahahahha.
      Um abraço e obrigado miúdo.

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Boas amigo, belos peixes os meus parabéns, bonito robalo,sacaste aí um dentuça e tanto,não sei como ele escapou lá dos meus buracos hahahaha😂
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo.
      Este é daqueles de medir com o garrafão, ahahahahha.
      Agora vou começar a roubar-te uns dentolas, deixa lá o mar arrear, ahahahahha.
      Grsnde abraço, força si Alexandre.

      Eliminar
  7. Boas Jony,
    És tu com os estralhos partidos e com peixe perdido que ficam presos na cana do lado e o Manel com as amostras perdidas que lhes vêm parar aos pés, grandes lêtêros! LOOOL
    Bonito matateu sim sr, assim dá gosto! ; ) Pena eles também andarem aqui e não se puder apanhar : (
    Costuma-se dizer que a pesca é 10% de saber e 90% de estrelinha, nuns dias toca a uns e noutros dias toca a outros. O mais importante é não esmorecer e cultivar o espírito de amizade e camaradagem porque, mais cedo ou mais tarde, o peixe há-de aparecer para todos ; )
    Parabéns pelos recordes e dá-lhes com fé! ; )

    Haja saúde! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas marafado.
      Lol, andei com leiteira toda, mas olha que neste dia deixei fugir um aos pés, que era mano deste, ainda o vi a tona de água com a bocarra aberta, mas como já tinha este, nem liguei:(
      Tens toda a razão, isso é o mais importante, não tarda está o Mário a brilhar,lol.
      Grande abraço, e ao pé do leiteiro Manel, acho que não tens grandes hipóteses, ahahahahha

      Eliminar
  8. Mékié BatJoão ;)
    Tu andas forte nas areias amigo. É cá com cada peça e sempre a bater recordes. Muitos parabéns!
    Esses frios nas orelhas, só dá mesmo para aquecer dessa maneira...
    Tens que arranjar uma arca à homem para os meses mais frios, hehehe
    Deixa lá as fotos dos petiscos e das paisagens, que estas com os peixes já preenchem bem este relato!!
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo.
      Foram 3 dias a batman,quase que levava a roupa do batman para o teabalho,lol.
      Foram duas semanas de luxo, deixa tar que a sorte acaba,lol.
      Esta arca chega, veem com rabo de fora,lol.
      Teve mesmo muito frio estes dias.
      Tens razão Francisco, acho que o proximo relato também não merece petisco😆.
      Obrigado, força ai e grande abraço.

      Eliminar