sábado, 3 de dezembro de 2016

Uma boa alimentação.

Viva pessoal.
Um belo dia chuvoso e ventoso para fazer um relato animado e colorido, para se esquecer o dia cinzento, que dispenso, mas por vezes sabe bem, para descansar e estar em casa.
Nos últimos dias tenho tido algum tempo para pescar, mas as trovoadas têm me tramado os planos, é pena pois o tempo de sul é o meu preferido, fica mesmo bom aqui em Sines, pois a costa norte fica de costas para sul, o mar cai muito e o vento é ideal para pescar leve e conseguir grandes distâncias de lançamento.
 
 Algures no norte do país.
  
Mas este post é variado, as poucas pescas que fiz nos últimos dois meses, foram sempre rápidas ou ao  nascer do dia, quem me conhece sabe que gosto de me alimentar bem, e o objetivo principal é apanhar refeições de qualidade, não me interessa recordes, mas sim doses :) , aproveito esta época para tentar apanhar outras espécies, mas sempre com os sargos debaixo do olho.

 
Pensava que já não tinha fotos do verão, mas ainda tenho esta e um vídeo de uma pesca de alguns bons sargos, pois bem, falando dos mesmos, pesquisei e o sargo tem uma percentagem de 19g de proteína em cada 100g de peixe, o que é ideal para fazer uma dieta rica de proteína para manter a forma, pois muito pessoal, farta-se de correr e andar de bicicleta e o peso não desaparece, esquecem-se que uma dieta para ter sucesso, precisam de 70% de uma boa alimentação e descanso e os outros 30% é o treino.
Não sei o que é mais doloroso passar no McDonald`s e dizer adeus, ir para casa, amanhar um peixe e cozer uns legumes ou andar uma hora a correr e parar no Mac, para encher a pança, e vai o treino a vida, eheheheheh
  
 Uma navalheira com uma bejeca sabe pouco bem.
 
Claro que adoro uma grelhada de porco preto, o Mac também, umas cervejas, adoro correr e fazer desporto, e faço-o quando posso, mas com o passar dos anos, no meu ver com a vida familiar o trabalho, temos que tomar decisões se queremos nos sentir bem fisicamente, algum esforço ajuda, duas refeições são obrigatórias no nosso dia a dia, agora tempo para treinar e disponibilidade já não é bem assim.
Claro se conseguirmos fazer as duas coisas (alimentação e treino) excelente, mas certamente vai ficar muitas outras coisas por fazer e a regularidade para tal é muito complicada, agora uma coisa é certa, comer temos que o fazer todos os dias.
 
 O carapauzinho na brasa fica para o próximo post.
  
Com a idade tenho sentido como todos nós as mudanças no corpo, para mais faço turnos e trabalho muitas vezes de noite, quem nunca fez isso, não percebe a perturbação que faz no corpo (fadiga) e na mente (rabugice) eheheheheheh, por vezes acordo ao inicio da tarde e mesmo querendo ir fazer algum desporto (surf, futebol,correr) não tenho força para tal, o que não me acontecia a uns anos atrás.
 
Não sou daqueles que levo a alimentação a regras, mas cortei em algumas coisas, para sorte a minha adoro o que como e não sinto falta de muita coisa que comia dantes, e uma coisa é certa sinto-me melhor agora fisicamente do que há uns anos atrás quando surfava dias inteiros e mesmo na altura que joguei futebol (6 anos) semi profissional, dá  que pensar o que fazia mal nessa altura, onde a informação era escassa e também não se dava importância a tal, pois a idade era outra.
 
 
 Uma madrugada ferrei uma lula, que foi logo a brasa com uma cebolinha picada, para acompanhar um copo de tinto e não uma garrafa, eheheheheh, uma coisa que cortei já a uns bons anos foi os refrigerantes, vejo muita gente que bebe sumo para não beber álcool , esquecem-se que uma lata de sumo tem 8 pacotes de açucar dos pequenos, o maior inimigo de todos nós.

 
Bem mas cada um faz o que quer da sua própria vida, eu não sou um modelo de vida, pois quando é para comer e beber é comigo, ahahahahah, não o faço é sempre que quero!!
 
Outra madrugada dei com um belo polvo de 4 kg ao nascer do dia, quando o vi e preparava-me para o apanhar, apareceu um companheiro, para fazer o nascer do dia a lula, coisa que eu fazia muito antigamente onde se podia pescar em qualquer lado aqui em Sines, ainda me escapou da boca" belo Polvo que está aqui" mas ele a pescar mesmo em cima dele, nem ligou ou ignorou o que disse (se calhar pensou que eu testava a ter alucinações), depois foi a vida dele, e eu com 0,50 e um palhaço XXL ainda fui apanhar o menino, que ira para ceia de Natal.
  
 
Bem pessoal façam desporto e alimentem-se bem para conseguirmos ir em forma a pesca e gozar a vida, para acabar deixo uma curta metragens de um belo almoço ;)
Boas fainas.

14 comentários:

  1. Muito bom post João!
    Continua a dar-lhe forte nesse estilo de vida.

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Cris.
      Só ai em baixo é que perco a forma toda, ehehehehhe, também faz bem de vez em quando:)
      Grande abraço.

      Eliminar
  2. Comé Mister Polvo :)
    Olha lá uma coisa, mas o que é que tu tens contra os dias cinzentos e chuvosos!!!??? Não gostas de andar sempre dentro de agua!!! Então assim se tiver de chuva andas sempre molhado.... hahahhha
    Olha eu aproveito estes dias para dar um jeito no material de pesca que não é pouco e depois ver um filme de cowboys à antiga hehehehehehe daqueles com o John wayne ;) ainda ontem quando me ligaste estava a ver um :)
    Os tempos de sul normalmente trazem sempre muita chuva, ainda na 6ªF à noite apanhei uma molha que nem daqui tão cedo vou secar aquela roupa e ainda temi que a carrinha não subisse a falésia com aquela enxurrada de agua e lama, mas no final correu tudo bem ;)

    As tuas doses não falham amigo e tens sempre aí uma sargaria para compor o estômago ;)
    Hehehehehe Tens razão, um gajo às vezes faz uns treinos bons a muito custo e depois só come porcaria, eu por acaso há anos que não vou ao "Pato Donalds" e até podia ir uma ou duas vezes por ano que não me ia fazer mal, no entanto os doces é que são a minha perdição e se for uma noite inteira à pesca então, o chocolate não me pode faltar :)

    Epa, o carapauzinho é que eu dispenso :/
    Sei bem do que falas, os turnos nocturnos dão bem cabo do sistema dum gajo...
    É verdade, também conheço muita gente e alguns até desportistas e que não bebem álcool porque dizem que faz mal e tal, mas depois bebem refrigerantes a dar com um pau, depois também há aqueles que não bebem café por causa da cafeína e não sei quê mas depois bebem 1L de coca-cola, enfim eles é que são os bons e eles é que sabem sempre tudo... (azar)

    Ganda Polvo João :) se o cigano visse esse até caia pa trás hehehehehehe....

    Parabéns por mais um belíssimo relato como nos tens habituado, continua fiel ao teu estilo de vida que acho que estás no bom caminho...
    Abraço e força aí óh Mister Polvo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rei da safata está mesmo bom para ti:)
      Ahahahah, também gosto destes dias, quando saiu ás 8 da matina e vou dormir com frio e chuva, sabe mesmo bem:)
      Epa também gosto de filmes de cowboys dos antigos, volta e meia papo um:)
      Este ano o sul tem trazido também muita trovoada, está noite foi demais por aqui.
      Tu naquelas falésias a noite com estes temporais, vai lá vai, o que vale é que tu também transformas-te em lobo do lodo, ahahahahah.

      Sabes que aproveito bem as pescarias, logo a noite vão ser duas belas choupas escaladas no forno, com um tintinho e umas castanhas assadas ;)
      Por vezes vou pescar e vejo pessoal já mesmo a uns anos a sofrer a correr e estão sempre pesados, faz-me confusão, devem ser mesmo bons garfos, é difícil de ter força para varias coisas hoje em dia, eu percebo perfeitamente...
      Eu vou Mac, quando me abetece mesmo, é claro, não tenho necessidade de não ir, pois sei que o grosso da minha alimentação costuma ser boa e depois compensa, quando é para petisco é como tu sabes, ahahahahah, eu tenho uma coisa boa, não ligo a chocolates, gosto, mas como um quadradinho e chega:)

      Ainda te vou ver a comer uma salada de cavala que eu faço, carapaus não insisto, eheheheh.
      Pois somos todos diferentes, e defendemos sempre as nossas teorias, pensando sempre que temos razão, falei deste tema, porque acho que é uma batalha diária quando começamos a ficar mais velhos, muita gente teria muitos argumentos contra esta minha maneira de ver as coisa:) e secalhar com alguma razão sei lá, ahahahah.

      O gigano se apanha-se este, vendia-mo a 100 euros fds, lol, este no Natal dá para beber umas de tinto;) e estragar a forma física, eheheheh
      Obrigado ai amigo, força e um grande abraço.


      Eliminar
  3. Boas João,
    Na vida é sempre bom andarmos equilibrados, só que isto às vezes pende mais para um lado e descarrila tudo... LOL
    Bela ceia essa que vai ser, nada melhor que ter uma janta dessas e partilhar com aqueles que mais gostamos de estar!
    Bom quer dizer que para a próxima vais colocar os carapaus ao almoço que é para ficarmos todos a aguar! :)
    Antigamente arriscava umas pescas com trovoada, pois as condições eram boas e dava uns peixes... Agora por causa da idade, já não me dou ao trabalho... LOL

    Forte Abraço e aproveita essas abertas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel.
      É verdade, esse equilíbrio é bem complicado, com a idade a avançar, cada vez é mais difícil e esforçado...
      Nesta altura apanho sempre uns polvos, nem que seja dos mais pequenos, polvo a lagareiro não falha no Natal.
      Belos carapaus, na foto parecem pequenos, mas é com cada um, ainda por cima carapau manteiga que são só os melhores;)
      Opa no outro dia estava a engodar num spot que é raro ir lá, pois o mar não deixa, estava tudo a correr bem tinha uns sargos bons, a maré começa a encher, entraram uns bem grandes partiam aquilo tudo, o pesqueiro estava mesmo a fazer-se e vem de lá uma trovoada, que tive que me pirar a correr, ainda tive uma hora a espera, mas tive mesmo que ir para casa... aqui tem sido o prato do dia... com tempo sul então e de repente
      Força ai Manel e dá-lhe nas tuas pescarias, grande abraço.

      Eliminar
  4. Boas Amigo João,concordo contigo em relação ao desporto e alimentação,quando sai dos fuzileiros comia tudo umas corridas e desaparecia as colorias,agora a beijar os 40 a coisa é bem diferente,tenho que dar umas boas corridas e manter a boca mais tempo dos bons petiscos hahahha,os doces tem um pouco de íman comigo:))) tem havido dias bons para a pesca mas as trevo-das não dão tréguas, belo polvo para o natal...
    Grande abraço e força ai

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh convém também fechar a boca amigo;) é tramado o petisco;)
      Eu com os doces nao sofro, gosto mas não me fazem grande falta.
      Teve mesmo Alexandre, eu apanhei uns bons, mas perdi 2 daqueles que ficavam na historia, mas safei me;)
      Grande abraço a ver se é este inverno que vamos apanhar uns sargos os dois.

      Eliminar
  5. Mékié João!!
    Nessa de apanhar uns de dose e esquecer os recordes, estou contigo.
    É sempre bom ter lá um macaco daqueles que estamos sempre a ver quando aquilo parte tudo e a luta e força que dá. Claro que não digo que não, hehehe
    Os de dose nem dá trabalho a dividir, fica logo a dose certa ;)
    Também tento ter uma dieta equilibrada. Mas tenho uma boca desgraçada. Estou sempre pronto para comer. Nem quando estou doente perco o apetite :)
    E bem regadinho...
    Tento conciliar com algum treino, mas que é difícil é. Nos doces então....
    Que rico polvo que aí tens. Ainda bem que o outro companheiro só queria lulas!!
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco.
      Claro que estou sempre a espera de ferrar um grande sargo, mas a verdade é que pesco sempre com objectivo de arranjar peixe de tamanho consideravel a fazer uma boa refeição, também tenho spinado mas não me calha nada,lol.
      Eu tambem como bem amigo, mas como mesmo muito peixe e corto no pão, bem regado mas moderado, ahahahah as vezes custa.
      Doces não me fazem comichão, e o treino é preciso ainda mais esforço, epa mas não condeno que se esta burrifando para isto,lol...
      Já começa a ser tradição apanhar um macaco destes nesta altura, vem mesmo a calhar;)
      Forte abraco e obrigado:)

      Eliminar
  6. Mékié João,para alem de bom pescador e s bom cosinheiro tambem pelos vistos ;}
    Ele é peixe ele é polvo chiça! Kue ricas jantas ;}
    Apanhalos kue as boas mares nao duram sempre.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Gualter.
      Também dou uns toques nos petiscos,lol.
      No proximo post mostro um verdadeiro petisco;)
      Quando dá vou sempre a minha horta, que é o mar.
      Um abraço.

      Eliminar
  7. Boas Jony,
    Como eu me revejo no teu post, amigo! ; )
    O Manel é que deve ter ficado com as orelhas a arder, é moce de caca-cola. LOOOL
    Com essa navalheira não ia só uma bejeca mas umas 7 ou 8, même big one! ; )
    A malta do norte é que aprecia muito o polvo no Natal mas prefiro o fiel amigo como manda a tradição ; )

    Haja saúde! ; ))

    ResponderEliminar
  8. Boas Paline marafado.
    Tu nos petiscos es forte, es um experte do mar, muitoa anos;)
    O Manel bebe a coca cola dele, mas depois come bem, e compensa o estrago,lol, deixa la o rapaz ter o vicio deke, ehehehe.
    Este mês já enchi a pança de navalheiras;)
    Olha eu é polvo e bacalhau no forno, fica logo pronto para o almoço do dia 25, adoro bacalhau:)
    Obrigado mais uma vez pelo convite para a janta de natal, mas vou trabalhar este fim de semana, ainda não é desta infelismente:(
    Mas vou para baixo dia 22 e estou ai ate ao fim do ano, depois apito.
    Saudinha amigo pj.

    ResponderEliminar