quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

A vitrine

Viva pessoal.
Aproveito para desejar boas festas, a todos os amigos e conhecidos que vão passando aqui no blog, com um cheirinho a mar forte e uns peixes variados.
Fiz uma madrugada em Novembro que ficou marcada pela diversidade de espécies capturadas, ao chegar ao pesqueiro, que estava todo sujo, para variar, junto o lixo todo num saco e dei um brilho aquilo que parecia mais um depósito de lixo.
No meio da lixeira, encontro uma gamba já seca, ia pescar a lula mas nesse dia tinha levado uma cana para pescar ao fundo, mas não levava isca, a gamba foi logo amolecer na água, que passado 5 minutos a cana verga e fica-se, vi logo que era um polvo, bem dito bem feito, não parece na foto mas era um polvo já com 1Kg.
Meia dúzia de lançamentos e ferro uma linda lula, pensei logo que tinha a pesca feita...
Nisto apanho um camarão vivo e outro lançamento, passado meia dúzia de minutos saco uma bela bica.
 
 
Como levava sardinha, aproveito engodo e ferro uns belos carapaus, fogo nem estava a acreditar, era tudo peixe de bom calibre, e até os carapaus eram maiores do que o normal, isco outro camarão vivo e ferrei outra bica jeitosa, o balde estava a ficar com umas cores bonitas, e como os sargos estão nos meus genes, apanho um mora, corto-o ao meio e mais um lançamento para o fundo, pimba um belo sargo da areia, gordo e redondo.


A madrugada estava a ser mesmo porreira, e quando dei por mim já era dia, arrumei as tralhas a pressa, para ir pegar às 8 da matina no trabalho, estava a faina feita, com petisco a farta para a minha dieta.
 


O nome indicado para este post só poderia ser mesmo a vitrine, pois quando olho para estas fotos, fazem-me lembrar os restaurantes de praia no verão com a variedade de peixe e petiscos:)
 


 
Com afazeres no norte do país aproveitei e consegui conciliar uma ida rápida a Nazaré e ser  testemunha do 1º campeonato de ondas gigantes realizado em Portugal pela WSL (World Surf League) que certamente ira ficar na rota deste desporto, devido as excelentes condições que a nazaré apresenta.
A Nazaré é conhecida mundialmente devido a este fenómeno do canhão, que faz o mar subir e alcançar ondas impressionantes, já surfadas por profissionais em tow in (Ajuda da mota de água para entrar nas ondas) mas este campeonato para os menos percebidos da matéria, os surfistas apenas tem a ajuda da moto para os por no line up  e os socorrer nas quedas e no final das ondas surfadas, eles próprios tem que entrar nas ondas a remar, o que aumenta o risco de queda tal como a dificuldade de entrar e apanhar ondas, pois como é obvio as condições do mar não podem ser tão grandes como as míticas fotos que a Nazaré nos habitou, pois há limites para tudo e entrar em ondas de 20 metros a remar e completamente impossível.
 

Tiro o chapéu a estes atletas, foi das coisas que me impressionou mais na vida, na televisão é uma coisa, ao vivo é de loucos, penso nos caldos que levei e nos anos de surf que tenho e não tinha coragem de entrar num mar assim de modo algum... as ondas estiveram na casa dos 12 metros.
 

 
 Para  fechar em beleza o campeonato, tivemos um Portugues no Pódio (3º) João Macedo, um veterano surfistas, que merece os parabéns, pela atitude e coragem que demonstrou, não tirando o mérito aos outros surfistas que representaram Portugal, também eles grandes surfistas.
 
 
Os próximos posts vão levar com umas ondas gigantes, pois tirei uma carrada de fotos:)
A todos Bom Natal, com muita saúde e boa comida na mesa.


12 comentários:

  1. Comé Mister Lula!
    Por vezes e quando tenho tempo antes da pesca também faço uma limpeza ao pesqueiro, principalmente quando é pesqueiro de falésia que normalmente são utilizados por velhos porcos que já nem deviam cá andar...
    Bem que valeu a pena levantar cedo da cama para ires arranjar uma bela travessa de material para meteres na vitrina da tua cozinha, agora era só escolher hehehhehehe

    Em relação à Nazaré, faço das tuas palavras as minhas, já assisti a um campeonato aí na Praia do Norte mas de Bodyboard (Sumol Nazaré Especial Edition 2007) e não é para qualquer um, lembro-me que nesse dia a organização reuniu com os atletas a fim de decidirem se seria seguro realizar o campeonato com aquele mar. E fizeram-no, brutal mesmo...

    Parabéns por mais um belo post de pesca e surf como costumas fazer :)
    Abraço e até breve. Bom Natal amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo Pedro.
      Se há pescador que tem consciencia e limpa o pesqueiro és tu, este spot é lixado a malta suja tudo, e por vezes é o pessoal mais velho.
      Este tabuleiro deu boas refeições;)
      Quem nunca fez surf, não consegue ver nem dar valor a dificuldade e perigo que estes gajos enfrentam, um metrao no surf se levares com ela na tola já sentes bem o que pode ser o mar;) muita gente também não sabe que um metro no surf é como fosse 2 para um outra pessoa qualquer.
      Obrigado ai amigo, espero que tenhas tido uma boa consuada, grande abraço.

      Eliminar
  2. Boas Jony,
    Epá, é um regalo prá vista ver essa bela vitrine, parabéns! ; )
    Já me aconteceu algumas vezes estar a pescar com camarão congelado, estar a apanhar peixe, acabar a isca, iscar com as cascas e continuar a apanhar peixe eheheh
    Fotos brutais, faltava eu ai com a prancha de body pa lhes dar uma lição! LOOOL

    Saúde e BOAS FESTAS! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Paline marafado.
      O peixe quando quer comer, papa tudo, os carapaus só com os anzois a luzir jogam se.
      Tu se apanhases uma onda destas, dava te um culapso só com o susto, eheheheh.
      Saudinha, boas festas marafado.

      Eliminar
  3. Boas João,

    Até regala os olhos e aguça a boca olhar para a vitrine! Espetacular mesmo! Bela malha com diversidade qd. Devias era ter colocado umas fotos contigo a surfar aquelas monstras de ondas... ehehe. De qualquer das formas, os retratos das ondas da Nazaré está muito fixe! Um abraço e festas felizes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Nuno.
      Uma pesca assim acontece uma vez, calhando se passa-se lá a noite inteira apanhava mais diversidade, faltou a navalheira do costume.
      Aquelas ondas são para gajos profissionais que só fazem aquilo, eu nem que pagassem punhas os calcanhares naquele mar:)
      Bom natal com muita saúde para ti e familia, um grande abraço.

      Eliminar
  4. Boa Malha João
    Apresentas sempre aos leitores umas montras de peixe e mariscoss que é obra e ainda por cima agora em hras de almoço hihihihi que vinha mesmo a calhar bem hihihi
    Grandes ondasessas tenho um sobrinho que faz surf e o puto e um viciado naquilo.
    Boas festas e é preciso é la ir.Abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Rafael.
      Bem vindo!
      Tento sempre aranjar boa comida para mesa, mas nem sempre é possivel, tenho levado muita chibata neste spot.
      O surf é o desporto do caraças, eu só nao surfo mais porque tive obrigatoriamente de parar, dai me dedicar mais a pesca.
      Boas festas, saudinha.

      Eliminar
  5. Boas João,
    Bela vitrine!
    É por isso que eu deixei de ir a certos pesqueiros, que até são bastante quentes, porque só de lá ir e ver aquela miséria, fico sem pica nenhuma e não consigo entender, se levam material porque não trazem o lixo que fazem??? Lá em casa também devem mandar tudo para o chão... :(
    Esse marzinho era mesmo bom para uma ilhada... LOL

    Boas Festas e Forte Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel.
      A culpa é da lei, multam por tudo e mais alguma coisa, e isto é impune, leis da treta, lembra-se de tudo menos isto... enfim.
      Ilhadas só com mar chão, lol, vai lá vai.
      Boas festas e muita saude para ti e familia. Um abraço.

      Eliminar
  6. Boas João!
    Que rica vitrine que tu arranjaste...
    Isso já é montra de restaurante de luxo, hehehe
    Catano... É cá com cada massa de água, vai lá, vai!!
    Ficar embrulhado nas pequenas já custa, quanto mais numa dessas... Largueza 😉😉
    Boas Festas amigo
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco.
      Só faltou a navalheira da ordem, lol. Para a vitrine estar mais completa.lol.
      Grandes bombas, só mesmo quando vem um surfista na onda é que se consegue ver o tamanho real das bombas, pois as fotos são tiradas de cima do forte (50m), dá praia o tamanho é de doidos...
      Boas festas amigo, saúde e um grande abraço.

      Eliminar