quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Olha o carapau.

Boas amigos
Mais um relato, desta feita de 3 pescas, 2 antes de ir trabalhar de madrugada e a última na minha praia de miúdo onde aprendi a pescar e a surfar a sul de Sines, mais precisamente em São Torpes.
As madrugadas para mim têm o objetivo de encontrar umas lulas, mas não tenho tido a sorte do ano passado, onde fiz algumas boas capturas, como eu não durmo a sombra, levo sempre meia dúzia de sardinhas, para garantir o almoço ou quem sabe o petisco.
 
 
 Com as lulas a nem darem sinal de vida, pesquei uns carapaus e que belos tem sido este ano, como eu os pesco, é quase em modo de brincadeira, uma ponteira de cana direta (1m) e estralho(1,5m) parece que estou aos cabozes, lol.
Ponho os carapaus ao pé dos pés, com isto tudo, aparecem uns sargos gordos ao cheiro da sardinha, no fundo, para não falar nos samirros que quase me mordem os calcanhares, que lata e atrevimentos destes gajos, contado até parece mentira de pescador,lol.
Já tentei com tudo camarão vivo, caranguejo vivo que apanho ali mesmo na hora, mas nada, os gajos são finos, desta vez com um lombo de sardinha sem pele enganei este pançudo que me ia arrancando a ponteira das unhas... neste spot arranjo sempre uma ou duas navalheiras, já é praxe:)
 
 
 Como prometido aqui está os carapaus para o petisco
Na segunda  madrugada antes do trabalho, os carapaus voltaram a dar um ar da sua graça, a navalheira da praxe e uma luleca ao cair do pano, melhor que nada:)


A 3ª pescaria foi num dia, no inicio de Novembro, onde tinha a manhã pela minha conta, e a tardinha para matar o vicio das ondas, um aconchego de dia para carregar baterias, tinha acontecido aquele derrame enorme de fuel ali ao pé das gruas que se vê na foto de baixo, que até foi noticia no Telejornal, tinha falado com amigos e tinham-me dito que os fatos de surf até cheiravam a fuel, fiquei bem preocupado com a situação com é obvio, comecei a manhã a apanhar uns camarões, nas pedras  e poças nem sinal de poluição até deu para fazer um vídeo engraçado e ver que a vida está bem presente neste cantinho tão especial para mim.
 


Com o encher da maré fui enganando espaçadamente uns sargos bem jeitosos, coisa nada habitual por aqui onde há muito sarguinho juvenil, com meia dúzia deles, está mais que bom para os próximos petiscos, era hora de ir a água e ver se havia sinal de fuel.

 
 Uma coisa boa por aqui, é que o tempo é bem aproveitado, por norma pesco com fato, então é só entrar no carro andar 500m , encostar o carro a beira mar e escolher o spot, onde rola as ondas mais perfeitas e se possível com pouca gente, ondas de 1 metro sem vento a quebrarem para os dois lados na perfeição, pode-se considerar em modo surfista que estava de gala, um autêntico parque de diversões para mim.
Água quente em Novembro, cristalina e sem cheiros e vestígios de poluição, porreiro não podia ser melhor, foi encher o papo até ao pôr do sol, foi pena não ter um fotografo particular, pois fazia um álbum neste dia, fica o registo por telemóvel antes de entrar.
 

 
Para acabar, uma curta metragem a confirmar a minha felicidade, pois neste dia pensei o pior, pois já vivi pessoalmente um derrame de crude aqui na praia quando tinha 10 anos e estava a pesca com o meu pai, nunca mais me esqueço daquela onda preta que veio direito a mim e passado 10 minutos a praia estava totalmente negra, e as minhas poças com a bicheza toda a morrer, fico mesmo feliz de ver que a natureza é muito forte e vai conseguindo suportar o mal do homem, fica aqui o registo em vídeo que a vida continua nas minhas poças que já sofreram tanto:)
 
 
Boas fainas pessoal

19 comentários:

  1. Comé Mister Carapau :)
    Epa se há coisa que eu não gosto nada é de acordar cedo, mas às vezes tem de ser quando as condições prometem acima da média...

    Olha fazemos assim, tu comes os carapaus e eu como o sargo a lula e a navalheira hammmm!!? hahahahaha
    Essa cena do petróleo é lixada, felizmente não foi nada de mais... E felizmente também parece que cancelaram a exploração de petróleo no Algarve...
    Bela caixa de sargos que tens aí. E isso é que é, sais da pescaria e vais pá surfalhada logo com o fato vestido, tu quase que podias viver com o fato vestido hehehehehe

    Deixa lá mas é o bichinho crescer que ainda te vai dar um bom petisco, depois de amanhã já podes ir apanhar uns percebes à vontade para o petisco ;)
    Olha já tenho aqui a tua encomenda, não é bem o que tínhamos combinado mas acho que vais gostar ;)

    Parabéns pelo bonito relato e um abraço amigo.
    Força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é amigo, já sei que não podes ver carapau, eheeeheheh.
      Olha que quando é para ir pescar, não me custa nada saltar da cama:)

      Eheheheh, estes carapaus grelhados com um tinto estavam divinais, ainda te vou ver a comer cavala, ahahahahahha.
      Epa aqui a qualquer hora pode haver problemas, eu sei que a coisa era grave, mas no meu ver como isto faz uma enseada, o fuel, acabou por ir por o mar fora e dispersou, ainda bem que por ai cancelaram essa exploração de petróleo.
      É porreiro este cantinho consigo me distrair a fazer o que gosto, quase que dormo de fato, eheheheh.
      O bichinho ficou a fazer a vida dela, estava muito leve e vazia, espero que se tenha orientado e fugisse para um local mais seguro na maré cheia:)
      Amanhã já se pode apanhar percebe, está é 6 metros de ondas, vem lá mar bravo.

      Já tens a encomenda? porreiro, agora fiquei curioso :):):) faz conta para a ceia de natal, com umas pernas porreiras de polvo;) vou dia 23 para baixo.

      Obrigado Pedro, força ai um abraço amigo.

      Eliminar
  2. Boas Jony,
    Que belos carapaus, já marchavam ao pequeno almoço! LOL
    O peixe aqui tem andado arredio da sardinha, não sei o que se passa...
    Ainda fizeste ai umas belas tecas, parabéns! ; )
    Esses "acidentes" ai em Sines costumam ser um pouco frequentes, já cheguei a tar em Porto Covo e ouvir as sirenes a darem o alarme, é uma tristeza...!
    Há uns anos atrás dragaram a entrada do molhe e as águas negras (lama) chegaram à Costa Vicentina, o mar, polvos, navalheiras, etc na maré cheiravam a pôdre! : (
    Foi a melhor noticia para o Algarve e PNSACV a anulação dos contratos de exploração de petróleo e gaz.

    Saúde e BOAS FESTAS! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas PJ
      Ehehehe, tu és rijo para o carapau:)
      Todos os anos são diferentes, o ano passado o peixe pegou bem na sardinha nesta altura, este está a ser o contrário, mais tarde ao mais cedo, vai pegar.
      Aqui existe sempre esse risco, antigamente era pior, agora com a Internet e telemóveis, qualquer pessoa faz uma filmagem, e nesse sentido ajuda a preservar a natureza, pois ninguém se quer escaldar, estes navios fazem muita poluição, principalmente em mar alto onde não se vê nada.
      Podes crer essa noticia é boa, mas infelizmente acho que ainda correr muita tinta sobre este assunto.
      Saudinha e boas festas, depois apito vou estar por ai para o final do mês;)

      Eliminar
  3. Boas João,
    Sempre com momentos espectaculares!!!
    Dá gosto andar andar ai nessas poças e ver toda essa vida!
    Aqui na RIA, também gosto muito, mas esse mar tem sempre mais um toque especial... LOL
    Felizmente não correu nada pior e por agora as explorações estão paradas, mas mais ano ou menos ano vão voltar à carga... :(
    Tens que arranjar uma Action Cam, para a cabeça assim já tens o teu fotógrafo particular sempre activo... LOL

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel.
      Também gosto de andar nas poças a ver a bicheza:)
      Eu adoro a ria é diferente, mas digo-te que o que gosto mais no algarve é mesmo a ria formosa:)
      Também sou da tua opinião, acho que ainda vai rolar muita coisa sobre este assunto infelizmente:(
      Tirando aqueles surfistas nos tubos com as Gopro, acho aquelas filmagem das ondas uma treta, ilude muito o tipo de surf que se está a fazer, só ajuda aqueles que não sabem surfar, ahahahahah, parece que ripam e não fazem nada, só por isso não acho piada :)
      Forte abraço Manel e dá cabo desses dentuças do sotavento;)

      Eliminar
  4. Boas Joao
    E pena esses atentado ao meio hambiente
    E quem paga e a natureza marinha
    De qualquer maneira tens conseguido ires pescar uns bons petiscos para pores na mesas
    Grandes ondas ai no surf
    Abraco e dalhe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Carlos bem vindo ao Blog.
      É mesmo pena, faz parte da rápida evolução que o mundo leva.
      A natureza vai sempre pagar esse custo.
      Eu tenho os meus spots certinhos para arranjar comida boa e fresca.
      Obrigado, força ai , abraço.

      Eliminar
  5. Mékié João,ha kue diversificar a ementa para nao enjoar ;}
    De kualker modo nao te perdes com o kue metes na mesa ;} Ainda esperimentei a fazer surf mas nao tinha muito jeito para a coisa ;}
    Agora é apanhalos .Saude e boas festas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Gualter.
      Eheheheh, eu agora no inverno vario, mas a partir de março é só Sargos.
      O próximo post é mais variado ainda, acho que vai ser o mais variado que alguma vez farei;)
      No surf o jeito ganha-se, com uma tentativa ou outra, com material inadequado, ninguém tem jeito isso garanto-te:)
      As vezes a malta diz para eu os ensinar a pescar, tirando sargos, sou um pescador banal, agora ensinar surf é mesmo o meu forte, já trabalhei milhares de horas nessa área...
      Apanha-los podes crer, eheheheheh Saudinha, Boas Festas:)

      Eliminar
  6. Mékié João!!
    Esses carapaus com um fio de azeite, uma salada... E um copo de vinho!! Pow, não é preciso muito para se fazer uma refeição ;)
    Ou então, uma entrada de navalheira seguido de uma lula cozinhada de qualquer maneira... Isto já deve de ser a hora do lanche a chegar, hehehe
    3 pescas porreiras amigo ;)
    Qualquer dia, ainda vais trabalhar de fato vestido...
    É bom sinal, ver essa vida toda aí na tua zona, mesmo ao lado dum poço de poluição.
    Grande e forte abraço e Boas Festas para ti e todos os teus

    ResponderEliminar
  7. Boas Francisco.
    Como tu sabes o que é bom;)
    Eheheheh navalheiras este ano tem sido a grande, as lulas é querem nada comigo, estas mais pequenas fritas em azeite e uns belos alhos, depois juntas as batatas cozidas a frigideira e picas uns coentros e salteas tudo junto uiui.lol.
    Só pensamos em comida.
    Já trabalhei muitas horas de fato, adorava, infelismente esse tempo já era.
    A natureza é muito forte, deixem-a respirar que nos supreende.
    Obrigado amigo, boas festas, mas até lá ainda faço mais um post. Grande abraço.

    ResponderEliminar
  8. Como é Mister ? Ja fazia um tempo que nao te deixava aqui umas palavras , mas tenho lido todas as publicaçoes , sabes que nao falha !! Essas fotozinhas da praia criou uma nostalgia enorme de quando parava sempre aí no verao ao fazer o caminho para o algarve ! Uma vez até cheguei a pescar aí na praia de Sao torpes , uma douradas pequenas ou coisa assim foi o menu da noite . Mas essas tuas pescas rodeadas de natureza fazem inveja a qualquer um . Quando o boss me deixar agarrar na caravana vou-te fazer aí companhia num fim de semana prolongado ! Essa costa toda é talvez dos meus sitios preferidos em todo o país , vives num recanto de sonho ! Grande abraço e manda vir uma dose daqueles pretos e gordos que já sentimos falta de ver desses :D :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas André.
      Este cantinho aqui é muito acolhedor, eu pesco pouco por aqui, mas isto é bom, conheço isto muito bem, mas o meu tispo de pesca preferido encaixa melhor na costa norte.
      Se tens uma caravana é um sitio fixe para fazer um fim de semana;)
      Deves estar a falar dos percebes, só para o ano com mares mais pequenos...
      Grande abraço miúdo.

      Eliminar
  9. Amigo João,andas ferrado nos carapaus,tem mesmo bom aspecto,pelo meio sacas uns sargos e aproveitas para o surf ,bonito video pena é a mão do homem ir destruindo a Natureza...
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo, eu gostava era de andar ferrado nas lulas, mas elas não me têm calhado, então para a madrugada valer o esforço os carapaus salvam o esforço.
      Nós aqui, a qualquer momento a coisa pode ficar negra:( vamo-nos safando como podemos.
      Um grande abraço força ai Alexandre.

      Eliminar
  10. boas e bom ano companheiro
    já agora gostaria de saber como se apanha esse camarão que tens na foto

    ResponderEliminar
  11. Bom ano e o brigado companheiro.
    Mais do que apanha-lo é encontrar os gajos, pois não é facil de haver spots com eles.
    Um camaroeiro normal.

    ResponderEliminar
  12. Bom dia,
    na zona de sines, existe algum lugar com fácil acesso e seguro para se pescar em família aos carapaus?

    agradecer a ajuda

    ResponderEliminar