domingo, 20 de novembro de 2016

Final da saga verão.

Ola pessoal.
Como tenho vindo a mostrar, foi mais uma  pesca  de verão forte em sargos, chega finalmente ao fim aqui no blog a saga verão, este foi um dia de Agosto bem quente e com sargos bons na espuma, fui saltando de pedra em pedra, a procura dos mesmos, que volta e meia os ferrava nas fendas habituais, onde eles costumam passar para se alimentar de percebe.
Mais um dia muito divertido para mim, onde consegui tirar bastante partido do tipo de pesca que mais gosto, ilhada sozinho ou bem acompanhado, com necessidade de mudar de ilha e procura-los e encontra-los em vários spots e amplitudes de maré, onde no fim da jornada enriqueci mais o meu conhecimento da área...
Pois é bastante porreiro quando se dá com o peixe numa pedra, mas este verão tenho mesmo a certeza que em meia dúzia de metros ao lado numa ilha próxima, pode estar cheia de peixe e a que estamos estar sem vida alguma e em 2 minutos ser o inverso.
 
 
Posso dizer que se libertei ai uns 20 sargos este verão foi muito, também posso agora revelar, que arrisquei bastante e apanhei muitos com a mochila as costas, prancha atada a pedra, peixe na rede atado a prancha, sempre pronto para ser expulso da pedra sem consequências maiores, onde foram varias as vezes que com a subida da maré, era fechar a cana, carreto na mochila e zarpar para uma pedra pescavel.
Os meus 20 anos de surf, ajudam a este à vontade e respeito pelo mar, onde só fazia isto com mares inferiores à 1 metro e período inferior a 10,  pois tudo o que é superior a isto é de ter mesmo muito cuidado.
 
 
 
Isto não quer dizer que tenho a segurança assegurada para pescar e nunca me irá acontecer nada, pois todo o cuidado é pouco com o mar, convém ver as condições varias horas antes da jornada, eu faço-o no tradicional windguru, mas não dispenso 3 sites de surf que todos me dão indicações parecidas, mas sempre com algumas diferenças.

 
 O lote mais normal deste verão.

 
A sardinha andou muito na minha mesa.
                                                                                                                                                  

 
Uma ondinha algures no levante algarvio.


As petiscadas com o amigo Pedro também foram saindo com frequência, no dia anterior ao petisco tinha-mos ido apanhar a ameijoa e uns lingueirões para virar uma gelada de branco no inferno algarvio que não deu tréguas este ano.


 
Boa semana, se possível com boas fainas!


10 comentários:

  1. Comé Mister Sargo!
    Hoje teve um dia mesmo porreiro pa ler um relato dos teus, dia de chuva um relato do João vem mesmo a calhar pa entreter :)
    Pois amigo isso cada pesca e cada pesqueiro tem as suas manhas e nas tuas ilhas tu já sabes bem como rentabilizar ao máximo uma maré...Mais umas caixas de Sargos á maneira amigo, muito bom :)
    Com o aspecto que essas sardinhas estão eu era capaz de te acompanhar nesse almoço com mais uma ou duas garrafinhas de vinho hahahhahaha

    Mais uma ondeca lá no tal spot :)
    Olha é a única coisa que gosto do verão mesmo são essas petiscadas na rua e idas ao café com a malta porque de resto tirava-o do meu calendário, principalmente os dias com mais de 25 graus....

    Vá lá que já consegui apanhar um kileiro esta temporada, foi o que os mamões deixaram pra mim, sou um desgraçado....
    Abraço e força aí amigo João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então rei da safata:)
      Hoje também espera ai uns relatos para pescar um bocado com a mente, eheheheh.
      Estas pedras foram muito produtivas, vamos ver se para o ano também são:)
      As sardinhas este ano andaram um bocado secas, mas só o pimento assado e salada já é bom, estica-se um bocado no azeite e papam-se que é uma maravilha:)
      Ya o tal spot, saudades do calor;)
      Aqueles petiscos com o calor é que sabem bem, eu gosto dessa época, um gajo sofre um bocado, mas lá no fundo gosto,lol.
      Estas lixado, este ano os maganos não querem nada contigo, lá safaste a chibata com o quileiro já não é mau, ehehehehe, tens que ir a bruxa, deixa lá que eu levo-te uma pata daquele polvo no Natal, para te oferecer e desenjoares as safatas, ahahahahah.
      Força ai amigo, grande abraço e obrigado.

      Eliminar
  2. Boas Jony,
    Tiveste um Verão quente de Sargos, parabéns! ; )
    Essas sardinhas ainda te vão fazer falta este Inverno pa apanhares uns peixes. eheheh
    Petisco, ondas e umas geladinhas é que não pode faltar ; )

    Saúdinha! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Paulo.
      Sim foi muito bom o verão:)
      Estas sardinhas eram para pescar, mas estavam com tão bom aspeto que papeis muitas delas.lol.
      Obrigado , força ai PJ saudinha;)

      Eliminar
  3. Mékié João!!
    Isso é que foi um agosto produtivo...
    Sem loucuras em cima da pedra. Isso é que é ;)
    Agora vai de renovar as fotos. Já chega de calções e tronco nu. Agora é caspa grossa e frio de gelar as orelhas, hehehe
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Francisco.
      Foi bom, e não foi mais, porque fui para o Algarve nas minhas ferias, pois o meu comparça Marinho com as minhas coordenadas, faturou a serio.
      Ahahahahah, não preciso de muito para fazer um post engraçado, volta e meia apanho refeição, mesmo no meio do inverno;)
      Obrigado, forte abraço.

      Eliminar
  4. Boas João,
    Belas pescas no Verão, com temperaturas boas ai na zona, onde a maior da parte às 11h já estás despachado, isso é um luxo! Aproveita enquanto o esqueleto aguenta! É sempre bom referir essas dicas do mar, não vá o pessoal aventurar-se sozinho e pensar que aquilo é só chegar ali carregar e nada de mal acontece, esta pesca tem muitos riscos...
    Essas sardinhas agora marchavam para o meu jantar... Estão mesmo no ponto... LOL
    Eu bem me parecia que um dia de levante ia-te passando por cima... LOL

    Forte Abraço e que venham outros meses de Ouro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel.
      Acho que não vou ter outro verão destes em termos de peixe, deixa lá ver, agora é deixar o percebe crescer para o novo ano, e dar descanso aos redondos.
      Pois aqui onde pesco, do nada vem uma onda e varre tudo, são pedras muito baixas, todo o cuidado é pouco, eu estudo muito bem o mar, antes de me aventurar, já foram muitas as vezes que com tudo pronto, volto para casa, quem facilita fds-se.
      Sardinha em cima do pão e pimento assado com alhos , uiui , como a qualquer hora:)
      Belo levante este verão:)
      Agora é os meses de pouca pesca, mas volta e meia arranjo alimento, e vai-se arranjando umas fotos para uns postes a maneira:)
      Forte abraço e obrigado.

      Eliminar
  5. Boas Amigo,belas pescas que fizeste este verão sempre com uns bonitos listados,isto cem falar nos bons petiscos ,grande malha continua ai em força,boas dicas sobre o mar temos que estuda-lo e respeita-lo.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Alexandre.
      Pois foi um grande verão, apeoveitei bem, parecia que estava a adivinhar os meses de seca.
      Eu proprio sei que do nada, um gajo pode se ver em maus lençóis, as ilhadas tem esse risco, mas até a data não tive problemas, mas ja me assustei.
      Força ai amigo , obrigado.

      Eliminar