quarta-feira, 29 de junho de 2016

5 minutos loucos

Viva Pessoal.
Mais uma história de pesca, e ainda dos sargos de arribação da primavera, pesca sofrida para fazer meia dúzia de sargos de meio quilo, muito cansaço no corpo e o dia já estava a dar os últimos raios de sol, quando já conformado com a pesca que tinha, resolvo fazer o ultimo lançamento para cima de um bico de pedra já sem água, no intuito de deixar lá a chumbica e pirar-me.
Bem dito bem feito, abro a alça do carreto como costumo fazer para partir o fio, apanho o mesmo a mão e puxo, para partir a linha, pensava eu que a tinha partido, quando ao recolher o fio a cana bate violentamente, era um belo sargalhão, que com alguma dificuldade veio para seco.
 
Ria Formosa
 
 
Bem fiquei todo contente como é normal, com a mesma isca e cheia de sangue (dizem que eles já não vão lá) há malta que mete logo um anzol novo, eu pesco com a isca com sangue e apanho na mesma, pois neste dia lancei para o lado  oposto da pedra e passado 5 segundos outro macaco lá cravado, este mais pequeno, mas também acima de quilo, pimba em seco.
Nem acreditava depois de um dia intenso com pouco peixe, reforcei a isca e ao terceiro lançamento naquele espaço de tempo, nem deu tempo para esticar a linha, peixe bruto do outro lado e um peso morto e estranho, pensei que fosse um bodião dos grandes e aperto com o peixe, para ver o que vinha ai, pois não estava a espera, uma linda dourada bem maior que os sargos a bater o rabo praticamente a boiar, era só uma pequena vaga para a por em seco, pois tinha o peixe ali ao pé dos pés, aguentei a bicha e quando me preparo para a encostar, ela acorda e dá um arranque, mesmo com o drag bem aberto, partiu-me aquilo tudo, tinha sido os melhores cinco minutos de pesca que eu me lembre se a magana vem para seco.
 
 
Alentejo
 
Bem como a minha segunda casa é o algarve, encontrei o PJ dos Marafados, para o ouvir falar nas matulonas e bebermos uma fresca, deu para ver que já recuperou dos azares, e encontra-se em forma para o verão, isso é que importa :)
 
O rei das matulonas
 
Mais uma volta e fui parar a S. Luzia.
 
Um dia deste fui a ilha apanhar uns belos redondos para a grelha.
 
 
Como já vem sido habitual, nesta altura do ano, não falha os petisco com o amigo Pedro "Lobo do mar", onde me recebe muito bem e esta sempre pronto para dar ao dente.
Aproveitamos para comer só petiscos apanhados por nós com umas bebidas bem geladas, para combater o calor... e por a conversa em dia...
 
Depois de um Martini a Lobo, a mesa está pronta.
Boas fainas.
 
 
 

12 comentários:

  1. Comé Mister Sargo!
    Mais umas boas chapas à Santana :)
    Eu por acaso tenho uma pancada com essa cena do sangue também, nunca lanço a isca com sangue...
    Já me aconteceu cenas dessas, um gajo pesca uma noite inteira e vai fazer a pesca nos últimos 20 minutos, quem diz de noite diz de dia...
    Andamos embruxados com as Douradas amigo, eu já nem fico chateado pois já se tornou normal perder pelo menos uma cada vez que lá vou...
    Esse marafado desse pintor quer é despachar medias :)
    Também gosto muito de S.Luzia e dos petiscos que há por lá ;)
    hahahahaha A foto do petiscão, nem tu imaginas o calor que teve aqui ontem e hoje, tá memo a pedir ums 7 ou 15 bem geladas ;)
    Já sabes que quando houver oportunidade amigo o petisco saí sempre e quando não der para apanhar arranja-se qualquer coisa à maneira ;)

    Um abraço e força aí amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é amigo Pedro.
      Eu às vezes ainda limpo o isco numa poça, mas não te lembras da dourada que apanhei contigo, estava a por creme protetor na cara aos montes e depois isquei o lingueirão com as mãos cheias de creme, ahahahahah, e aquela macaca foi ao cheiro do creme.lol. vai-se lá perceber estas coisas:)
      Eu ferro poucas, mas este ano ainda não as cheirei, mas também procuro é sargos:)
      Agora o PJ é o Pintor, ahahahahah... enquanto esteve comigo combinou 2 pescas e 3 petiscos, ahahahahah, o homem não para.
      Aquela ameijoa de santa Luzia é mesmo boa;) até o Mário apanhou umas quantas e disse-me logo que eram melhores que as do lacém, eram mais cheias:)
      Imagino sim o calor, lá no Bom João é pouco quente é, ando sempre a passear as cadelinhas na rua, ahahahahah, a está hora já deves ir na terceira fresca,lol.
      Vê la se arranjas uns lingueirões com cebolada á Lobo que eu levo uma das minhas especialidades, arroz branco!!! Lol aquilo misturado deve ser divinal:)

      Obrigado, força ai nas safatas noturnas:) um abraço.




      Eliminar
  2. Mister ,
    mas o que é aquilo ????? Que sargalhoes meu ! Fiquei espasmado com o aspeto do da direita , que cor , que envergadura , tem mesmo ar de mauzao eheheheh QUE 5 MINUTOS LINDOS ! foi pena a dourada , mas a magana ainda há-de vir , vais ver .
    Estes teus relatos são sempre deliciosos de ler ,um regalo para os aficionados pela pesca ! Grande continuação e um forte abraço Mestre ! Tudo de bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas miúdo.
      Bonito sargo, um dos melhores deste ano.
      Com a dourada tinha sido fantástico ,lol.
      Mas neste dia estes dois já foram bem bons, nem espera por esta supressa:)
      Obrigado André, um abraço e aproveita as ferias para pescar:)

      Eliminar
  3. Boas João,
    Há q experimentar de tudo...
    Eu por acaso tb já fiz uma pesca de robalos de 4kg em 5 minutos e a segunda iscada foi a mesma q a primeira já estará e com sangue...
    Pena a dourada, mas isso pedes ao aí ao Rei das Matulonas q ele para a próxima dá uma mãozinha... lol
    Qualquer dia esbarro contigo aí na RIA... :)

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel.
      Com os robalos não sei se a malta tem está mania, é um peixe diferente, mas com os sargos, conheço muito pescador, que quando embucham, partem logo a linha, cada um com as suas teorias, não quer dizer que as minhas são as certas né!!:):)
      O rei das matulonas, ´não deixa passar nenhuma cá para cima,lol.
      Epa ia a caminho de Santa Luzia e a passar ali em olhão, fui atrás de gajo com uma mota de água enorme, secalhar eras tu?? temos que combinar uma coca-cola...
      Quando me vires dás-me boleia para terra, ahahahah, aqueles barcos são uma seca, ahahahahah.
      Forte abraço e rouba ai umas matulonas ao rei delas.

      Eliminar
  4. Mékié Jony,
    Belos matateus, sim sr, parabéns! ; )
    Epá, tens que apertar com as matlonas porque se vais com falinhas mansas elas mandam-te ir dar uma curva! LOOOL
    Ah grande leão, saíste daqui já com as orelhas quentes e ainda foste mamar 7 ou 15 fresquinhas com o Espreita Marés! LOOOL
    Quando vieres cá baixo com mais tempo a ver se combinamos uma tirada às matlonas ; )
    P.S. Nessa noite ainda fui trincar 2 matlonas eheheh

    Haja saúde e força no canudo! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então rei das matulonas.
      Lol, as matulonas não querem nada comigo,lol
      Neste dia fui foi direitinho para casa descansar:)
      Ahahahah, espreita marés?? isto para ir ter com o Lobo, um gajo tem que ir em forma, ele esta muito forte nos petiscos:)
      Tu nessa noite foste foi a outro tipo de matulonas.lol.
      Saudinha, abraço.

      Eliminar
  5. Boas joão belos sargos esses dois pura força bruta,épa o PJ é cá dos meus vai de sagres,o lobo já aparou a barba mas esta com cara de quem tem mais sede que vontade do petisco hahahaha.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Alexandre.
      Eu é super bock, mas gelada pode vir qualquer uma,lol
      Opa o Lobo passa muito calor tem que se refrescar, e nisso ele sabe como fazer da melhor forma, ahahahah, apanha-mos uma noite de 30 graus, assim é muito e um gajo não tem outra hipótese:):)
      Grande abraço amigo.

      Eliminar
  6. Mékié João!!
    Não querias ter trabalho a desmanchar a arte e ainda ferras uns dentuças do catano :)
    A matlona deu-te cabo da média dos 5 minutos, hehehe
    Cada vez que vais ao Reino dos Algarves, lá tens que te ir matando a sede e uns pitéus com aquela malta :)
    Muito bom!!
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco.
      Eheheheh, por norma o ultimo lançamento, arrisco tudo, ou fica lá a chumbica ou traz um dentolas que esteja entocado:):)
      Era 5 minutos fantásticos:)
      Nos algarves, sou praticamente vizinho do Pedro, então torna-se fácil o petisco, uma ida a praia, e arranja-se logo alguma coisa para comer, ahahahahah
      Forte abraço amigo.

      Eliminar