Ola amigos, no meio de umas grades e de umas pescas com 2, 3 sargos, apareceu uma já com direito a post, este mar e esta ventania não deixa as coisas correrem melhor, na altura dos sargos gordos encostarem, o mar não tem dado tréguas em conjunto com o tempo.
Num dia muito complicado, que só mesmo por teimosia minha, onde esta pesca saiu do cabedal, tinha muito para contar, mas vamos a parte melhor que foram mesmo os belos sargos que capturei.Todos nós, esperamos pela pesca perfeita, cada um com a sua ideia de perfeição, para mim esta foi uma das mais que me completou como pescador de sargos, que é aquilo que procuro muito, não foi a quantidade mas sim a qualidade das capturas.
Foram 16 sargos que rederam 11 Kg de peixe.
1,300 Kg e 1,200
3 de Quilo
11 sargos entre as 450g e 750g (6,500Kg)
Salada de ovas de sargo, com uma bejeca e pão torrado, uiui, lol
Escola de Surf do Litoral Alentejano (ESLA)
Gordos , gordos...
Apenas um dentolas me partiu o estralho de 0,28 takeline (NBS), (6,20 euros) fio barato, que aconselho e com provas dadas de muita resistência e durabilidade, apenas fiz dois estralhos nesta pesca, a 2 anos que pesco com este fio, onde apenas faço um chicote ai de 50 cm, as bobines tem 120m, isso dá 240 chicotes por bobine, o nó é que tem que ser bem feito, um dia explico como o faço, pois há varias maneiras, a fio do carreto uso Sufix (0,25, 0,28 e 0,30 e 0,35) depende do mar ( bobines de 1000 metros que andam na casa dos (4, 5 euros) dá para encher 4 vezes o carreto uma bobine, estou a falar deste tema, pois tenho visto muito lixo por ai nas pedras (anormais, como o amigo lobo do mar diz, ahahahahah), principalmente de bobines gastas, de marcas bem caras, onde a malta enche logo o carreto com 120 metros e perde metade logo na 1ª pesca, está aqui uma dica para economizar e não fazer lixo ;)
Boas fainas amigos.
Comé Mister Sargo :))
ResponderEliminarAmigo João tu já tinhas dito que eles tinham de aparecer...
Uma pesca de Sargos de sonho, é por dias desses que esperamos tantos meses e sem desistir um dia damos com eles :)
Cada qual na sua pesca favorita procura por dias como esse amigo João, uma boa pesca de peixe de qualidade, parabéns...
Até parece que já os tou a ver deitados no tabuleiro em cima de uma cama de cebola tapados com um lençol de tomate ;)
Olha essa saladinha de ovas de Matateu com um fiosinho de azeite por cima e um pão caseiro lá na esplanada do Amilcar com este calor que tá aqui dava na boa pá gente beber umas 7 ou 15 sem mudar o estralho ;)
Essa foto ao lado do molhe tá brutal e esta ultima com os Matateus também...
Infelizmente os pesqueiros cheios de lixo é por toda a costa, se eu apanhasse os kilos de peixe que apanho de lixo não dava conta do recado....
Abraço e parabéns amigo.
Força aí
Boas amigo Pedro
EliminarEles andam por aqui, o mar é que não deixa o peixe encostar, no meu ver, o peixe está ovado ainda e pesado, quando desovar, e o mar abrandar, ele tem que ir a pedra mariscar, é um dia desses que nesta altura procuro, claro que por vezes eles não encostam , mesmo com boas condições, mas é ir indo regularmente para fazer umas boas pesca de vez em quando:)
Hoje vou despachar um no forno:) ui, esta saladinha lá no Amílcar dava para nós despacharmos uma grade:)
Deixa ver se dou ai um salto um dia destes, se possível, para levar percebes...
A única coisa positiva do lixo, é que já não se vê tantos sacos de plástico, mas há sempre lixo, é impressionante...
Obrigado ai amigo, grande abraço.
Boas João,
ResponderEliminarMesmo com as adversidades do mar, fizeste uma bela faina! E apenas tiveste um que partiu, Parabéns!!!
Todos arrumadinhos e tudo que é para não se misturarem... LOL
Pois o lixo, é aquela base, mas infelizmente continuo a ver malta que não muda de mentalidades até starlights deixam na praia, após a faina, não entendo?!?
Boas dicas em relação aos fios!
Forte Abraço e aperta com eles
Boas Manel,
EliminarOlha que mar com menos de 1 metro e com período pequeno, não o vi ainda este ano, tirando 2 ou 3 dias de fevereiro que não pode ir a faina.
Tenho que dividir por lotes, ahahahahahha, lindos exemplares, e grandes lutas amigo , que estes deram...
O lixo é demais, eu também não percebo a mentalidade de certos pescadores, esses tipo de pescador nem devia ter a sorte de apanhar peixe...
São os fios que uso, em termos de qualidade preço são excelentes, e a baixada que faço, é mesmo económica e acredita que quando um dentolas me parte o fio é sempre junto ao anzol e nunca no nó... mais ou menos como sufcasting, tenho usado muito o 0,25 no carreto e baixada 0,28 , este 0,28 é mesmo muito forte acredita...e é mesmo económico, devo gastar 25 a 30 euros de fio para a pesca a chumbica por ano.
Forte abraço e obrigado ai Manel....
Atão João!!
ResponderEliminarQue bichos maravilhosos. Isso para mim era uma pesca de sonho.
Até parece que estás a despachar o peixe para a lota por bitola :))
Apesar de não ser dos meus petiscos favoritos, essa salada de ovas está cá com um aspecto.... E ainda deve ter sabido melhor!!
Por vezes, ao termos uma má experiência com determinado produto, rotulamos todos os outros da mesma marca.
Cheguei a comprar uma bobine desse fio, numa espessura mais reduzida e foi o caos... até partia nas mãos a fazer pouca força. Pena foi ter comprado e só passado algum tempo é que vi o estado em que estava. Já não fui reclamar... E fiquei com má impressão do mesmo, pelos vistos sem razão nenhuma.
Depois disto utilizo o Máxima em fluorcarbono e não tenho nada a dizer. Adoro o fio e tenho confiança nele.
Fico a aguardar pelo teu nó que parece ser muito bom, por não ceder...
Mas no entanto, obrigado pela tua partilha de material.
As fotos continuam fantásticas sem exceção.
Grande e forte abraço amigo
Boas Francisco.
EliminarDentro da lei foi uma pesca de sonho :):) , se não fosse trabalhar, calhando fazia mais uns quantos,lol...
Saladinha de ova é um petiscão o francisco, ahahahahahah...
Tens razão, as vezes pode ser um lote de material que não está bom, eu noto isso nas cervejas, as vezes há lotes que não sabem bem (tanto sagres como a super bock) lol, mas não deixo de bebe-las, lol
Mas olha que tenho o 0,24 e já não acho tão bom, parte muito, agora o 28 é bom de certeza, pois já tive varias bobines, tenho o 26 mas não o usei, só no verão quando o lote descer,lol, agora é só 28, quando não é 30 se eles estiverem brutos....
Uma vez comprei o 0,28 da sufix, floorcarbono,(16euros) e partia com um sargo de 500g, devolvi a bobine na loja.
Para o próximo post, vou tentar por o nó de unir ...
Obrigado , força para ti e um grande abraço.
Epá João!!
ResponderEliminarGandas matateus, bem gordos, excelente pesca é verdade!!
Boa dica essa do fio, 50cm de estralho é que é bem pouco...Isso até limita a elasticidade da montagem mas a verdade é que te dás bem assim com provas muito bem dadas ehehe
Parabéns pela pesca!
Grande abraço
Boas Cris,
EliminarDe vez em quanto tenho que dar com uns:)
Certo é que o fio direto do carreto sem chicote é mais forte, porque não tem o nó, mas fui testando nós e este é muito bom, e económico, lol, nunca vi ninguém pescar assim,lol.
Obrigado amigo, grande abraço.
comé grande João dos grandes sargos..hehehe..:-) Parabéns pelas pescas mano. Que belos sargalhões..:-) No poupar está o ganho amigo..:-) aproveita bem essas marés amigo e não perdoes..hehehe
ResponderEliminarAquele abração mano
Luís Malabar
Oi Luís espero que esteja tudo bem, não conheço ninguém que pesque como eu, lol, assim com a baixada ao sargo, toda a gente pesca com o fio direto do carreto, e se quiseres pescar com floorcarbono tens que por uma bobine inteira, o problema é que se fazes um lançamento longo e o fio fica ali preso perto nos percebes devido ao vento, vai aquele monte fio ao ar, assim como pesco o fio que perco é mais barato, são ideia ,lol,
EliminarObrigado ai amigo, grande abraço e força ai...