terça-feira, 14 de outubro de 2014

Malapata do salmonete.

  Ola pessoal, depois de 15 dias sem pescar aos sargos, estava mortinho de arranjar um tempinho para matar o vicio, mas antes disso tinha feito duas pescas aqui na praia de casa, e ai o porquê da malapata ou zalapata ou sei la o quê do salmonete,:):):).
  Com o mar enorme no fim de semana passado, a praia aqui de Sines era o único sítio para fazer uma pesca a noite, então foi uma romaria até a mesma, a praia estava simplesmente cheia de uma ponta a outra, e os peixes que andavam a sair eram umas bicas e uns salmonetes daquele calibre excelente que costuma dar por aqui...
   A mim calhou-me apenas uma bica de dose, já com 4 horas de pesca decidi começar a arrumar as trouxas, onde cedi logo espaço ao meu pai que mesmo ele que é o maior local da praia de Sines não tinha sítio para pescar, ahahahahahahah, enquanto arrumava o material, ele tira 2 salmonetes daquela bitola boa... pensei cá para mim, os salmonetes não vão mesmo com a minha cara, ahahahahahahah.


O meu colega do lado com duas canas de 1,5 m e sem star lights, volta meia punha um peixe em seco, por vezes até via as canas dele dispararem para frente, pensava eu mais uma vez, mas que raio de peixes o gajo tira tanto, calhando robalotes sem medida????.
   No dia seguinte como me tinha sobrado umas minhocas, volto ao mesmo sítio no qual já estava o tal companheiro de pesca da noite passada, aproveito e meto conversa com ele, "então amigo era você que estava cá ontem? isso deu alguma coisa? e ele "sim era eu, ainda apanhei 9 salmonetes e o meu colega 4" ahahahahahah ,  penso outra vez para mim, bem hoje não saiu daqui sem apanhar um salmonete, pois ai a uns 10 anos que não apanho um, ahahahahah.
   Bem demorou, mas ao fim de mais 4 horas a minha cana da um arranque e finalmente mato a zalapata o malapata do raio dos salmonetes, ahahahahahahah, arrumo logo as coisas para ir embora, pois o objetivo estava cumprido.

Petisco do bom

   Este fim de semana já a ressacar de sargaria, combino com o amigo João do Cercal ir fazer um ataque, combina-mos o encontro na praia de São Torpes para fazer a maré vazia, e apanhar uns camarões bem vivinhos para a jornada, o João ainda deu de caras com uma bela navalheira e eu fui atacado por um polvo bem crescido que acabou no balde, petisco já tinha-mos, ahahahahahahah.
   Rumamos a norte de Sines para fazer uma chumbica e uma boiazada de pião com os milagrosos, foi pena os sargotes pequenos andarem lá a ratar e não entrarem mais sargos bons no pesqueiro, mas ainda trouxemos uns peixes cada um, e passa-mos uma tarde a maneira.
 
 Ainda fiz um belo bodião e um dentolas e alguns sargos bem jeitosos onde rendeu 7 Kg de peixinho.

A sargaria do amigo João

Os maiores da jornada um dentolas um bom bodião e um senhor pampo apanhado pelo João, faltou apenas a foto da praxe à gente os dois... coisa que não foi possível... fica para a próxima.
 
Boas fainas amigos.
 
 
 
 

14 comentários:

  1. Viva João,
    Foi uma tarde bem passada, mesmo com os banhos, não foi uma pesca de carrêgo, mas ainda fizemos uns peixes. Acho que a escolha do sítio foi certa, também acertámos com a conta de água, só o mar é que podia estar diferente. Talvez com menos mar desse para explorar a lage toda e os bocados rente à pedra. Com mais mar talvez os obrigasse a sairem dos buracos e mexerem-se mais. Quem sabe?!
    Tive pena de não poder aproveitar o convite para papar os tordos do amigo Cristóvão, mas havemos de repetir a coisa. Com direito a comes, bebes e uma partida de ping pongue... Ah ah
    Abraço e força aí neles
    João Carlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva João.
      Sim ainda deu uns peixes, mas eu já apanhei ali peixe com vários tipos de mar, quando eles estão lá, tu sabes como é que é... nunca vi um sítio que mesmo com pouco mar que esteja, mexe sempre muito, por isso é que digo que gosto é mesmo do mar parado para pescar ali.
      Depois com o camarão vivo, gosto de os ver para lhes pôr a papa a boca, ahahahahah.
      Olha ontem e hoje fui lá a tal pedra com mar bem mexido, fiz 7 ontem e hoje 4, muito fraco, mas tudo sargos jeitosos, já deu para pagar a viagem aos caranguejos a comporta,lol, ;).
      Foi pena não ficares para o jantar, mas foi melhor assim pois os tordos puxaram o tinto, até fiquei azuado,ahahahahah
      Haverá mais oportunidades amigo.
      Um grande abraço.

      Eliminar
  2. Comé grande João.:-) Estava difícil o raio dos salmonetes...hahaha..mas que bonito que fica com as marcas da grelha...hahahaha. Grandes fotos e belos peixes mano, isto para não falar no belo do petisco..:-) Não tarda nada começas a tirar os dentolas desse lindo mar que tens à porta de casa amigo :-)

    Um grande abração e força neles

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porra estava difícil apanhar um magano daqueles, são pouco bons são na brasa, uiui, adoro salmonetes.
      Vai se apanhando uns peixinhos, já de bom lote, mas são poucos, este tempo anda maluco, para semana vem o verão outra vez para Portugal,lol...
      Um grande abraço amigo Luís e força ai para Africa.

      Eliminar
  3. Mô, agora só queres pêxe fino! Já na te chegavam os sargos? Essa zmalapata é por seres ganãozinho. AHAHAHAH
    Tens ai dois pêxes de classe mundial, o porco e o burro. LOL
    O mar hoje deve tar même bom pra apanhares umas ondinhas. eheheh

    Saúdinha! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahaha, ganãozinho, nada disso, se eu te disser que já fiz mais de 30 pesca para apanhar um salmonete não acreditas, ahahahahahah eu só queria um, ahahahahahah, mas agora matei o borrego, qualquer dia carrego de salmonetes ;)
      Olha que meto os pampus a frente de muito peixe que anda ai famoso,lol... a escama dos gajos é que é dura, lol.
      Ta bom para surfar é para os pros do Mundial em Peniche,o mar esta que nem um cão aqui, isso não para mim, mas já vi que hoje estás para o gozo malandro, ahahahahahah
      Um abraço e saudinha amigo ( vê lá é se mostras uns peixes dos teus)

      Eliminar
  4. Comé que é amigo João!
    Epa este post mais um pouco passava me ao lado, a lista de blogues as vezes não actualiza logo e depois quando aparece vai aparecer já na outra pagina....
    Parece que eu já tou a ver o teu pai a resmungar lá na praia looool
    Os salmonetes já o conhecem, e esse que apanhaste veio logo fatiado lool
    Já tiraste mais uma boa teca de sargos, é preciso é ir saindo alguma coisa... esses grelhado com uma garrafinha de branco ai ai :)

    Agora já começaram os mares e os períodos parvos, é ter paciência pa ver quando é que há condições para se apanhar uns peixes...
    A nina está sempre presente :)

    Abraço e força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então amigo Pedro.
      Ele só não resmunga quando esta apanhar uns peixes, imagina ele a ver a praia cheia, ahahahahah, tive que tirar uma cana para ele pescar, apanhou logo um salmonete, ficou logo mais calmo, ahahahahahh.
      Epa sargos e salmonetes para mim é top para a grelha, mas tenho mais malhado do tinto, a tua garrafa de branco ainda está la no frigorifico de baixo, está mesmo geladinha...
      Esta pesca foi bem jeitosa, foi um dia a maneira, uiui agora o mar aqui varre tudo, a nina agora já anda ai por o Bom João, tem uma vida de luxo;)
      Abraço e descansa para a semana atacares forte e feio;)

      Eliminar
  5. João,
    Isso agora só falta ai uns robalotes e umas safatas para compor ai as fotos... LOL
    Pelo menos safaste o chibo lá com o raio do salmonete, táva díficil...
    Este post cá para mim, enganas-te e não editaste... publicaste só e depois deu nisto... LOL

    Forte Abraço e aproveita para descansar que está quase... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epa, era bom era, uma safata, este ano nem vê-las, e robalos só se acontecer um milagre, lol. mas é este inverno que vou apanhar um robalo a serio, lol.
      Sim o blog enquanto fazia o post ficou mariado, deve ter sido isso....
      Da-lhe ai Manel, que a malta quer ver é peixe...lol... forte abraço.

      Eliminar
  6. Boas João!
    Esse salmonete deve ser primo afastado de uma zebra ;))) vem todo aos riscos :))) Este ano a caçar vi cardumes enormes deles mas tudo pequeno. É bom sinal para a espécie!
    E vai de mais uns sarguitos porreiros, não é as tecas que gostavas mas já não tá mau!!...
    Força aí com eles na grelha e um forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Francisco!
      Os salmonetes aqui são todos acima das 400g, e saem alguns quase de quilo, o meu pai por vezes tiras desses...
      Eu também nas poças tenho visto muito sarguinho e robalotes e até muitas saimas... aqui a malta da caça por vezes apanha bastantes salmonetes...
      Esta teca foi boa, todas as pescas assim, não era nada mau... peixinho há sempre para comer ;) eu trato-me bem,lol.
      Forte abraço e força ai amigo.

      Eliminar
  7. ehh Amigo João! Este relato passou-me ao lado...
    aaha tu bem dizias que o teu pai era o campeão dos Salmonetes e a ti nunca te calhava esse belo peixe tão saboroso! Finalmente lá mataste o enguiço!! Devias ter perguntado a esse vizinho qual era a tecnica ehe
    Olha, ja começaram a sair os Sargos! Nesses não perdes tu o jeito, trázes sempre uns bons detolas para grelhar!!

    Força aí campeão!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amigo Cristóvão,
      Agora já quebrei o enguiço, é uns atrás dos outros, ahahahha, é preciso é lá voltar, o que não tem acontecido.
      Olha tenho feitos poucos sargos, mas de bela bitola, vai te a eles para a semana que vai estar mesmo bom;)
      Grande abraço amigo.

      Eliminar