sexta-feira, 23 de maio de 2014

Mais umas fainas

   Ola amigos, esta semana devido a falta de tempo ainda não consegui ir a procura deles, mas a semana passada fiz umas belas jornadas, com uns sargos já jeitosos mas em menos quantidade, mas foi saindo sempre alguma coisa nem que fosse aqueles de dose certa para uma refeição, ou então uns belos percebes para o petisco.
  Não registei os momentos de pesca, apenas o maior da semana, pois a sargaria que foi aproveitada andava toda na casa das 400, 500g e as devoluções foram mais que muitas, principalmente de choupas e safias que andaram as carradas pelos meus pesqueiros.


Praia de Sines

 Por terra foi o maior sargo que apanhei com 800g

Ainda fiz uns sargos de dose mesmo a medida de uma bela refeição, gordos e saborosos, houve um amigo que um dia deste me questionou se me alimentava bem? lol 

 Marisco não faltou e até 2 buzios apanhei


  Como a semana foi fraca, ia mesmo para recusar o convite do amigo João para me dar mais uma vez boleia para ilha, enquanto ele ia a sua faina dos pargos, mas depois de pensar, lá decidi aceitar a sua boa vontade de mudar de rota e deixar-me na ilha que eu tanto gosto, uma coisa é certa, não havia peixe havia percebe a farta, o amigo Seixal ainda me tirou umas fotos, boleias destas quem é que não quer? :) Um obrigado ao fotografo e ao capitão.


Parece que ia acampar para a ilha

Amigo Manel (fui a pesca), esta também parece fácil de subir :) mas não é, o que vale é que já conheço um cantinho a maneira.

A ilhada foi satisfatória apesar de muita miudeza ainda trouxe umas choupas boas, uns sargos obesos  na casa das 600 g uma dourada com 950g e belo sargo de 1,100kg, e claro uma patuscada de percebes.

Belos sargos para a grelha, gordos mas gordos.

Pesca total 

A foto da praxe.

E para abrir o apetite para o fim de semana.

Boas fainas




25 comentários:

  1. Respostas
    1. Tem que ser Cláudio, a época deles esta a acabar, obrigado um grande abraço.

      Eliminar
  2. Boas João!

    Mesmo não havendo dos grandes que tão boa luta dão, ainda vai dando naquela bitola boa para uma refeição deliciosa...
    Também tenho atacado bem nos percebes e já tenho saudades de apanhar uns búzios desses. São deliciosos!
    Foste de boleia, vais carregado de sacos, só te falta mesmo a tenda para pareceres um 'camone' a sério... hehehehe
    Ainda deu uns de boa bitola nessa tua ilhada.
    Força aí e forte abraço amigo :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. La se vai apanhando uns sargos jeitosos, e uns petiscos, um gajo ao pé do mar não morre a fome;) estas boleias são um espetáculo, como tinha uma encomenda de unhas, tive que levar mais matéria do que queria, a ilhada tinha lá uns peixecos porreiros, muito obrigado amigo, grande abraço.

      Eliminar
  3. Com que então a ilha tava seca!? eheheh Bela teca deles que apanhaste. Esses búzios da maré e os perceves de caule vermelho são um must.

    Saúde, da boa! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ultima vez que tinha lá ido estava uma miséria, desta vez deu para apanhar uns peixes, havia actividade mas muito peixe miúdo, mas não posso que queixar!! deste percebe médio há em boa quantidade, é a tal ilha que te falei, a boleia não custa nada ir lá, mas a braçada com um companheiro também se vai lá ;) saúde amigo PJ, grande abraço

      Eliminar
  4. Boas Chapas e Mariscada. Boa malha

    Ab

    ResponderEliminar
  5. Boas João,
    Pois a entrada na ilha se a gente não conhece a porta de entrada, é sempre uma trabalheira... :)
    Ainda dizes que foi satisfatória??? Quer dizer mais um pouco atracas de barco na ilha e ainda trazes ai uns pexecos de boa bitola mais uns petiscos... LOL
    Tb tá, eu tenho que fazer 200km´s, mais um alpinismo do caraças e depois dar à barbatana quase até ao cú de Judas, para matar o chibo com uns pexecos... LOL
    Ai João, João... aproveita ai esses momentos 5 estrelas!

    Forte Abraço e força ai!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhaaahahahahha, esta ilhada é de luxo, vestir o fato em casa, chegar a marina e arrancar e depois ainda lavo as cenas quando chego, no verão até posso logo tomar banho,lol, o Manel fazes mais 100 Km e vens cá acima pescar 2 ou 3 dias, olha que vais gostar do Alentejo, também há ilhas bem mais perto, não pode haver é mar, assim como vai estar no fim de semana, é pena é está nortada que está para ficar. grande abraço amigo e obrigado.

      Eliminar
  6. Mister Sargo :))
    Que saudades que eu já tenho de comer um sargo desses grelhado, só acrescentava aí era uma batatinha ;)
    Esses Sargos estão gordos pá, ou alimentam-se bem ou bebem muita cerveja...
    E já enganaste uma Douradeca boa, para desenjoares dos Sargos :)

    Com esse M64 completo e a nado já pareces aqueles gajos que desembarcaram na Normandia em 1944, a diferença é que não levaste uma arma para matar mas uma cana para pescar...

    Esses percebes com essa loirinha está um Must, só falta aí um panito torrado à Amilcar, mas com certeza que estava na torradeira :)
    Um grande abraço e força aí amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então amigo Pedro, pois eu também gosto de uma batatinha,lol, mas tinha limpado uns caracóis e percebes antes e fiquei mesmo pelo peixe, foi a 1ª douradeca de jeito este ano, mas já vi sair umas quantas, é bom sinal...
      Estas boleias do amigo João são mesmo um luxo;) .... os percebes tem que levar sempre com uma torrada em cima amigo ,lol, e quase como beber uma cerveja, é a combinação perfeita... espero que já estejas quase pronto para amandar uma varadas, obrigado amigo , grande abraço.

      Eliminar
  7. Epá grande burra sim senhor e esse dentuças , muito bom amigo ... Sempre em alta ! Mais uma boa pesca , Um abraço e boa continuaçao :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é André, é uma douradeca de jeito, mas há bem maiores, mas prefiro o sargo grande para comer no forno, epa não ligo a douradas , só mesmo apanha-las ai sim esta já puxou bem, pensava que era bem maior, fez o dobro da força do sargo, obrigado amigo, um abraço.

      Eliminar
  8. Com boleia tambem euuu!!! :D Porra, os barcos no nosso pesqueiro passam por nós mas é para ir meter redes aha
    No final da pesca tambem vens a boleia ou vens a remar João?
    Epá, os Sargos estão muita gordos! Essa ilha é virgem é o que é....!
    Safaste bem a grade com um belo sargo e uma jeitosa douradeca! para não falar nos gordões de dose!

    Abraço amigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah, podes crer com boleia qualquer um vai a esta ilha:) sim quando o amigo João acaba a faina dele eu venho a reboque, ahahahahahah, houve um dia que ele teve que vir mais cedo e o peixe estava a começar a entrar, e vim embora, mas também posso vir até terra . dá é mais trabalho:), Cris é esta ilha que se vierem cá , vamos lá, eu sozinho de terra não costumo ir, ela é bem grande e dá para pescar malta a farta, e quando vou com o João estou lá sempre sozinho, é a ilha que está mais longe de Sines, é porreira para fazer em grupo, pelo menos percebe há sempre:) e uns sarguetos tb, nem que seja de dose, o que para mim já é positivo.
      Abraço amigo e obrigado.

      Eliminar
    2. Pois Já percebi já!!
      Temos mesmo de ir ver essa ilha sim... se arranjares boleia do amigo joão então aí é brutal, logo vimos para terra a pedalar!! lolo

      Abração!

      Eliminar
  9. Comé grande João..:-) parabéns pelas lindas pescas mano, já não bastava em terra, agora está armado em mergulhão..hahahaha...e os peixes a pensar que estavam safos nas ilhas..hahaha...:-)
    Esses perceves e essa imperial uii..ui...:-) Também quero..hehehe..:-)

    Aquele abração e malha neles amigo

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo, ahahahahah, as vezes molho o fato, quando estiver calor vou bater umas pedras que ando a morder a muito, isto por terra esta fraco de sargos, é normal nesta altura, lá vou fazendo uma bela alimentação, as vezes é pena que a bebida estraga o light dos frutos do mar, ahahahahhahaha, muito obrigado amigo Luís, mas as tuas pescas é que são lindas,ahahahahahahah, vai lá vai, :):):) um grande abraço e tudo de bom ai para baixo, força.....

      Eliminar
    2. Boas amigo Joao, épa se isso é faina fracas eu vou ali e já venho.:)))))bem bom ainda mais nestas alturas,sabes que daqui para a frente o peixe é sempre mais miúdo,mesmo de noite os grandes aparecem muito menos,bem umas fotos mesmo a maneira ,e quanto a esses petiscos ui ui ui ,grande abraço.

      Eliminar
    3. Fracas la nas P.sal, amigo Alexandre, boas condições mas nada, esta ilhada é que deu uns peixes, pois agora em diante o lote desce :( , mas dá sempre para arranjar uns para a grelha, lol, já sabes que petisco não falta, obrigado ai amigo grande abraço.

      Eliminar
  10. Viva João,
    A tua pesca foi mesmo à maneira, valeu bem a pena. O Seixal para fotógrafo é que "vou ali venho já". Em vinte aproveitei meia dúzia.
    O mar aqui nas fotos nem parece aquilo que estava e se temos tirado fotos quando te fui recolher é que ra, o mar tinha uma diferença do caraças.
    Agora já sabes, estou ausente até lá para o 10 de junho, mas depois diz alguma coisa, não é menos uma hora de pesca, 3 ou 4 milhas de navegação e uns pingos de gasolina que fazem a a gente deixar de lá ir. Deixa ver se o vento dá ums trégua até lá e se a água aquece um bocado para começar a pescar ali mais perto da ilha
    PS - mais umas semans e com um bocado de sorte ainda começas a fazer lá uns robalos também
    Um abraço
    João Carlos Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então amigo João, foi uma pesca gira, ainda tinha lá uns sargos de 1/2 kg GORDOS como caraças, as fotos estão fixes, pois o mar ganhou bastante força a tarde, parece uma piscina mas não é bem assim, até para quem não conhece do lado que entro é o lado que não leva nunca com as ondas e esta resguardado.
      Já sabes que eu se poder, alinho sempre, aquilo é muito bom é com o caranguejo para a dourada, a norte já vão saindo umas boas... Ok depois ligo-te, nem que seja para o percebe, ali há sempre alimento :):):) um grande abraço amigo.

      Eliminar
  11. Granda João é isso ai, se eles cá fora não querem o melhor é mesmo ir busca-los lá dentro he he...
    Armado em camone é só pedir boleia para fazer a viagem mar dentro sem ter de dar à barbatana, na ilha a fruta é outra, uma pesca jeitosa e umas unhas para enxugar umas imperiais para finalizar um dia de mar nada melhor.
    Parabéns pela jornada premiada com 2 troféus a merecerem destaque.
    Aquele abraço e volta para a ilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahbahaha, ir a ilha a boleia é um luxo, mas da ultima vez que estive lá só apanhei 2 peixecos em 6 horas, lá por vezes também se leva uns barretes:) mas como tu dizes companhia para a cerveja há sempre, só isso já vale a pena:)
      Obrigado amigo Pedro, grande abraço.

      Eliminar