terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

De volta a faina

   Ola pessoal, depois de 3 semanas sem pescar, hoje voltei ao ataque, mas não nos meu sítios preferidos, pois o mar não desceu o previsto, tive que ir a procura de um pesqueiro com uns metros de altura, para poder pescar, este mar do norte de Sines, tem uma força impressionante.
   Pois é, a malta aparece de todos os lados, a procura dos sargos, enquanto o defeso não acabar cada buraco que dé para pescar está lá alguém nesta altura, muita gente de fora,  desde Vila nova de mil fontes ao Algarve há pescador que não acaba, é pena não acabarem com esta lei ridícula do defeso para o pescador apeado, nós aqui é que pagamos, bem mas tem que ser, que seja, espero é que ninguém se aleije, pois alguma malta que vi hoje, arriscou a sério.
   Estava cheio de pica, mas mal vi o mar, vi logo que ia penar para apanhar um peixe, pesquei a chumbadinha com caranguejo, até a hora de almoço, senti pouco peixe mas de bom lote, foi pena é o lote ser de grandes salemas, cabras do caraças, com caranguejo, e eu a pensar que eram dentuças.
   Bem mas no meio das salemas, ferrei um robalote já bem bom e um sargo, estava o chibo salvo, era meio dia e tinha em casa uns sarguinhos para grelhar.



   Depois de desfrutar de um sarguinho grelhado, perto das 3 da tarde vejo que a chuva que davam para Sines vinha ai, mas estava a passar mais do lado do mar, e foi tentar apanhar um sarguinho para o almoço de amanhã, e a tarde pesquei apenas a boia de peão, pois a maré estava cheia, e foi experimentar um sitio novo abrigado ao vento sul, mais uma vez bem alto e em 10 minutos apanho o almoço de amanhã.
   Pesqueiro novo e com peixe de entrada, não deve ser verdade, a maré vira entra umas correntes e o mar subio ainda mais e pronto acabaram os sargos, se tenho vindo uma hora antes, provavelmente teria apanhado uma boa teca, bem mas foi positivo, pois é mais um buraco que dá para desenrascar enquanto o mar esta forte.

  Almoço de hoje em cima, almoço de amanhã em baixo.


Os sargos estão bem gordos e melhores dias virão, mas o mar esse vai continuar com força, boas fainas pessoal.


26 comentários:

  1. Pois, esta palhaçada do defeso faz com que os pescadores apeados tenham que fazer muitos kilometros para poderem apanhar uns pexecos. Ainda bem que tenho opções (costa norte e costa sul) e no sul não há defeso nem os sargos estão ovados. Enfim...
    Resta-me desejar-te a continuação de boas capturas e que tudo corra bem.

    Saúde, da boa! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas PJ, é verdade, eu aqui também posso pescar, mas com muita gente é chato, a costa sul é porreira para estes mares grandes ai em baixo, vou começar a fugir para as ilhas como vocês ai, :):):), é uma boa alternativa.
      Saude, grande abraço.

      Eliminar
  2. Comé João...:-) Apesar do estado do mar não dar descanso, sempre deste com eles..hehehe. Parabéns pelo robalo e pelos sargos amigo, e como não podia deixar de ser, vai de almoço de 5 estrelas...:-)
    Infelizmente continua haver pescadores malucos que arriscam pescar em sítios nada saudáveis para a saúde!!!..principalmente a costa norte nesta altura!!!...ai mãe!!...enfim....hahaha..sem falar no defeso, que mais protege o lobby dos profissionais que outra coisa, mas não vale apena.

    Um grande abraço amigo

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então Luís, já vi que continuas a apanhar grandes peixes, por aqui o tempo continua mau e o mar forte, no meio disto tudo voltar a apanhar um peixinho já é bem bom, mas ando com uma sede de apanhar uma teca boa que nem imaginas , hhahahahha, grande abraço amigo Luís.

      Eliminar
  3. Boas João, pois eu tenho apanhado uns bons sargos nada ovados aqui na costa sul, na costa norte o mar este ano também não tem sido nada brando.
    Já apanhas-te uns sargos para o almoço e um robalo para o jantar, já não foi mau.
    Abraço
    SP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Sílvio, já vi que és o rei dos dentuças ai da costa sul, :):) e que bons sargos, sim já apanhei petisco e isso é que interessa,:):):):) obrigado, grande abraço e continua ai na carga dos dentuças...

      Eliminar
  4. Ainda bem que voltaste a carga João, pois os teus relatos são um regalo de ler! Quando não há peixe, há petisco de abrir o apetite a toda a força!!
    Andas mesmo a ganhar força nos robalos! Força com eles, aproveita agora que ele vai acalmar ligeiramente!!

    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amigo Cristóvão, voltei a atacar, este ano já apanhei mais robalos do que nos últimos dois anos,ahahahahahahha, é o ano do robalo para mim, ahahahahaha, falta-me um daqueles 4, 5 Kg para deixar os sargos,ahahahahahha, o mar ia acalmar ia, agora já sobe outra vez, estas previsões andam loucas, grande abraço.

      Eliminar
  5. Ai amigo João!!!
    Não para não para, desce um pouco e volta a subir para o dobro, já não sei o que fazer....
    Mas tu já sacaste aí um robalote e ainda mal não comeste o almoço de hoje já pensas
    no de amanhã loool
    E num pesqueiro novo apanhar logo bom peixe é bom sinal amigo ;)´
    Salemas é que não, nem devia existir essa espécie...
    Um abraço e força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Pedro, pois é, que quando ele desce, no dia a seguir sobe logo, e com estas descidas curtas ele nunca desce e tem sempre força, tem que quebrar 3 ou 4 dias seguidos para descer mesmo.
      Tenho que aproveitar que não chove para grelhar uns peixecos, eu estou sempre a pensar no dia seguinte, :):) tem que ser amigo.
      As salemas pareciam tabuas, também não gosto das gajas,ahahahahahahah, obrigado e força ai para baixo, grande abraço.

      Eliminar
  6. Boas João!
    Andas a ficar com a mão quente para os robalos :) e os nos sargos, também não páras de os apanhar e de os cozinhar com um excelente aspecto!
    Esta semana vai acalmar, um bocado. Se poderes vai-te a eles ;)
    Forte abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo Francisco, enganei-me outra vez e tirei um robalote, pode ser que este ano apanhe o tal, que muitos pescadores sonham ,ahahahhaah era bom era, destes já fico contente, epa mas o que vai descer não é muito para pescar nos meus pesqueiros, eu quero é mar com 0,5 m e pouco vento, para os apanhar a xuxar no percebe;);) ai é que eu os engano bem, mas agora tenho que limitar as alturas, ainda por cima vento norte aqui em Sines é o pior.
      Grande abraço amigo.

      Eliminar
  7. bons peixes joao,e é sempre bom ir conhecendo os pesqueiros para um tipo ter mais opçoes, mais vale um ruim pesqueiro conhecido, que hum bom por conhecer. E como diz o outro, deixa os poissar, quando o mar cair, com certeza que vais fazer grandes pescas, Agora que o pessoal já anda todo a ressacar de não ir á pesca, com este inverno maluco é verdade.Só um a parte, no dia que abrir o defeso eu imagino a feira que vai ser o malhão por exemplo. abraço fica bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo alentejano, é verdade, por vezes há surpresas em pesqueiros novos, mas eu tenho os meus buracos sargueiros bem definidos,ahahahha, ui quando acabar o defeso o pessoal cai no malhão, mas o ano passado como deu bons sargos aqui, a malta vinha para cá na mesma, eu na brincadeira até dizia que já podiam pescar lá, mas os gajos não saiam daqui, depois vinham munidos com ralos, faziam belas pescas, um abraço e obrigado.

      Eliminar
  8. Olá amigo João
    he he ai está um robalo para o jantar
    toma lhe o gosto e quando menos esperares tens ai um barrote
    que não cabe na alcofa
    grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amigo Sergio, era bom era,ahahahhaah, já mandei umas pedradas como disses-te mas não tive sorte, mas quando o mar parar vou spinnar, obrigado grande abraço.

      Eliminar
  9. Boas Joao,conseguiste sacar um robalotee uns sargos,bem bom ainda mais com estes mares,todos os anos é sempre mais do mesmo,malta de todo o lado ,e sempre arriscando para tirar uns peixes,para mim não dá,por isso só pesco de noite,continua ai em ação,,grande abraço, temos de combinar bebermos um café e falarmos um pouco de pesca.

    ResponderEliminar
  10. Oi amigo Alexandre, e verdade então eu como pesco mais de dia, é chato, por isso é que estou a preparar uma prancha munida para ir para as ilhotas nesta época,mas tem é que ser com mar parado, as vezes também me abetece ir a noite, mas sozinho aborrece-me, é verdade parece mentira já falamos a bastante tempo moramos perto e ainda não nos conhecemos pessoalmente, parece impossivel, temos que combinar isso, grande abraço.

    ResponderEliminar
  11. Boas João,
    A coisa não está fácil, para ai para esses lados e por aqui não anda famosa... :)
    Mas olha, agora já dá com os tarolos e tudo... É uma festa, não queres outra coisa robalos & sargos... :)
    Bem bom vais a um pesqueiro e tiras logo bons peixes, não é para todos!
    Deixa lá a malta pescar ai uns pexecos... Depois logo vens para aqui vingar-te... :)

    Forte Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Manel, isto está tramado, fogo está ai a altura dos dentuças, mas mar que gosto nem vê-lo, foram poucos peixinhos mas souberam bem, o robalote já deu uma lota porreira,:):):), bem melhores dias virão, grande abraço amigo.

      Eliminar
  12. Grande Joao :D
    Epá nao sei o que metes no isco que trazes sempre peixe para casa :D e nao é peixe do mau ...
    Grande abraço amigo , Boa sorte para as próximas investidas !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi André, este ano já tenho uma colecção de grades, acredita, mas desta vez não mesmo a 3 semanas a pesca, este foram poucos, mas souberam bem, obrigado e um abraço.

      Eliminar
  13. Boas grande companheiro João,
    uns bons peixes após uma longa travessia do deserto cai sempre bem, agora não queres outra coisa, é só robalos he he!!
    Salemas? Uma praga?
    Este ano ainda bem que estão ai por Sines, cá em cima ainda não deram sinal, não é que façam falta, mas o pior é que os peixes de qualidade também não andam por aqui, resumidamente não dá nada, uma seca.
    Sem peixe para grelhar vou apreciando os teus pratos bem ornamentados, que saudades de um sargo na grelha.
    Aquele abraço sargalheiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Grande Pedro, as salemas dão te jeito para os campeonatos, deixa estar que eu mando-as para cima para tu te entreteres, ahahhahaha, lá apanhei meia dúzia de peixecos, já deu para me distrair, o bom tempo não tarde, estou a sentir que março vai ser uma beleza...
      Grande abraço amigo Pedro.

      Eliminar
  14. Companheiro João já começas a dar um ar da tua graça com aquele peixe que tanto adoramos, deixa lá o Pedro ir brincando com as tainhas e salemas e enquanto ele andar a pensar em campeonatos nós vamos aguardar que o tempo melhore para tratar da nossa vidinha :)
    Um abraço e força neles

    ResponderEliminar
  15. Ola companheiro, é verdade para o campeonato é que elas fazem falta(salemas) hahahahhahaha, sim eles aqui por Sines já começam a crescer ;) , se o mar deixa-se uiui, mas já sairam bons sargos por aqui, eu ando a coca, agora é mesmo aquele calibre que nós gostamos, :):):) obrigado e força ai também na sargaria.

    ResponderEliminar