quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Melhor que nada !

Ola pessoal, este ano ainda não me tinha atirado aos sargos, nestes dois últimos dias o vento finalmente acalmou um bocado e o mar era para cair, mas não caiu quilo que previa, dificultando a minha pesca, para os pesqueiros que eu mais gosto e conheço bem, resumindo andei a procura de novos buracos, que com alguma persistência, lá consegui fazer o gosto de ferrar meia dúzia de sargos...

No 1ª pesca o mar correu comigo a norte, como tinha apanhado camarão fresquinho fui para um molho onde deixa-se pescar, e havia sargos a montes, mas era só porta chaves, no meio da ratagem ainda ferrei 5 para grelha, melhor que nada.

2ª pesca
No dia seguinte o mar voltou a expulsar-me dos pesqueiros pretendidos, mas insisti num buraco ali bem perto mas mais recuado, onde o mar deixava pescar, ainda deu meia dúzia e 2 já bem jeitosos, mas deu para ver que os sargos já estão encostar e alguns já bem bons.

Este é lote que já me deixa bem feliz.

O surf vai estando sempre presente e durante uma aula dá sempre para fazer umas ondas par aquecer, o amigo Hélio regista os momentos, se repararem no canto superior direito, encontra-se a tal ponte que estava a levar com as ondas da semana passada, e esta foto é de maré cheia...

O tempo no windguru para os próximos dias é de cortar a faca, mais uma espera.... grandes fainas amigos.


32 comentários:

  1. Boas João!
    A isca de bigodes das poças, já anda a fazer estragos nos teus pesqueiros... Já ai tens uns sargos bons para a grelha. E alguns já de lote jeitoso.
    Estás sempre em alta... Pesca e surf. Muito bom!
    Está quase a chegar a altura de carregares uns de escama grossa ;)
    Forte abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Francisco, sim foi com maganos das poças, gosto muito de pescar com eles, os melhores meses para os dentuças estão a chegar, mas como todos os anos há diferenças, vamos ver o que encosta e o que o mar deixa pescar, se for igual ao ano passado já não é mau, grande abraço amigo Francisco.

      Eliminar
  2. Belos sargos João. A ver se temos o defeso ou não..... A portaria já saíu hoje e se tudo correr bem, vamos poder continuar a apanhar uns peixes como desses que aí tens. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Nuno, pois era porreiro que se pudesse pescar no parque nesta altura, pois o pessoal aqui da zona de mil fontes e porto covo, cai todo em Sines, e os pesqueiros ficam lotados, é um bocado chato, pois pesco sozinho muitas vezes e no defeso, se me descuidar nem consigo um canto para pescar, mas eu percebo a malta, se calhar fazia o mesmo...
      Era bem bom que pudessem pescar, mas com estes palhaços dos políticos não pude-mos esperar grande coisa... vamos esperar para ver o que se sucede... força ai abraço.

      Eliminar
  3. Comé joão...:-) Apesar do mau tempo já deu para sacar uns belos sargos amigo..:-) Pesca e surf, grande combinação..hehehe

    Um grande abraço

    Luís malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luís, é verdade bela combinação, imagino as ondas a rolarem ai em Angola, há ai sítios espetaculares para surfar, lá arranjei almoço ehehehehe, grande abraço amigo.

      Eliminar
  4. Eles lá vão encostando nos teus pesqueiros favoritos e tu à mínima hipótese, atacas logo...
    Esse spot da ponte, está mesmo bom para pescar de lá... :)
    Agora já te atreves a entrar dentro de água! :)

    Forte Abraço e força

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Manel, agora sempre que dé, um gajo tem que atacar, é pena o tempo não ajudar, terra de vento e mar forte, fds, é difícil de reunir as condições ideais e conjugar com o tempo disponível, eu entro na água para me divertir, com mar perigoso não,ahahhahaha, respeitinho é bonito ahhahahah, grande abraço Manel, e vai-te a eles....:)

      Eliminar
  5. Ah o Mister Sargo ataca de novo :)
    Já conseguiste sacar alguns amigo João, e agora com a nova portaria :)
    E volta e meia vai mas é fazendo um spinning sem compromisso pq
    nunca se sabe o que lá anda ;)
    Agora já vai dando para fazeres umas ondecas :)
    Grande abraço e força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Pedro, já deu para apanhar meia dúzia, ando para atacar no spinning, mas as condições tem estado péssimas, e parece que é sempre a piorar para a semana, mas quando der vou tentar....
      Grande abraço Pedro e vai-te a eles.... :)

      Eliminar
  6. Mestre dos dentuças XXL tenho uma pergunta para ti , os camaroes para isco deve ser do mèdio ou pequeno ?? e vivo ??
    Sempre tive esta duvida mas nunca te perguntei , fora estas curiosidades mais umas escamas que encontras sempre , tens de dizer a marca desse GPS o gajo nao falha :D Da próxima vem um daqueles já com dentes amarelos !!!
    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amigo André, epa isso são segredos,ehehehehehe, olha já apanhei sargos com camarão vivo morto, lapas, mexilhões, percebes, caranguejos, tudo o que seja da pedra apanhado na hora é bom, pesco mais com camarão mas quando não tenho desenrasco-me com qualquer isca destas, se queres apanhar sargos, deixa esses molhos da figueira e vai para pedras naturais, pescar com isca da hora, com algum treino começas a apanhar sargos, espero que a dica seja útil, abraço.

      Eliminar
    2. Vai ser estas ferias aqui no centro é dificil essas condiçoes , é mais mar robaleeiro

      Eliminar
  7. Boas João ;)
    Aos poucos eles vão dando sinal, mesmo que timidamente vais tirando alguns já bem bons, o mar também não ajuda, quando ele deixar pescar ai nos teus quintais vais ver que a conversa é outra.
    Aquele abraço sargalheiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Pedro, este ano ainda não consegui ir aos meu buracos preferidos, mar do caraças, mas la me safei, melhor que nada,eheheheheh, para reunir condições ideais é complicado, fds......... aquele sítio que pesca-mos no verão, que nesta altura apanho lá uns bons, este ano ainda o mar não parou de arrastar... mas ele ade parar,ahahahahah, grande abraço.

      Eliminar
  8. Melhor que nada amigo João??? Aqui fui duas noites sem dormir aos Sargos e numa noite trouxe 5, na outra trouxe um par de cornos :)
    Aí já saem uns bons, ao menos isso!

    Grande abraço, e continua a dar-lhe forte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Cristóvão, é verdade melhor que nada, mas o mar aqui não dá tréguas, não tem sido fácil pescar onde quero, já deu para sentir uns puxões valentes, este gajos a chumbica dá um prazer do caraças,:):). agora também já podem fazer umas ilhadas na altura dos grandes ai em baixo, bela noticia.... as leis melhoram bastante, nem acredito... grande abraço amigo.

      Eliminar
  9. Boas Joao,andas nas pegadas dos dentuças,e de olho na costa ,eu tembem mas se de dia não esta facil imagina a noite,nem vou para lá para não cair em tentação:))) ainda assim já destes com uns porreiros,que venham os grandes dentuças,grande abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo Alexandre, é verdade a noite não é fácil, nestes dias estive sempre atento volta meia varria, esta costa do norte é lixada, por vezes estamos cá em cima e parece que o mar deixa, mas lá ao pé é outra conversa, mas já andam ai sargos bons e com o engodo deve dar uns;) grande abraço.

      Eliminar
  10. Viva João,
    Já tens aí uns peixes bons para gastar umas brasas, parecem gordos gordos. Parabéns pela pesca
    PS-ontem houve um acidente com alguém a apanhar percebos no porto covo. Sabes alguma coisa? Espero sinceramente que estejas bem e que não te tenha acontecido nada. Abraço
    João Carlos Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amigo João, sim os macacos estão gordos, em relação ao acidente, o que ouvi dizer, foi na praia pequenina em frente ao restaurante do Fernado ,por acaso é a(foto de capa do meu blog) e foi alguém que caiu e ficou mal, acho que foi de helicóptero, mas ficou tudo bem, essa foi a historia que ouvi... grande abraço.

      Eliminar
    2. Olha João, afinal o acidente foi mesmo em porto covo, hj falei com um senhor dai, que me disse que foi na praia pequena mas de porto covo, o rapaz ficou preso num buraco ao apanhar percebes, teve que ser tirado de helicóptero, e partiu uma perna.... acho que esteve complicado aquilo mas acabou por correr tudo bem.

      Eliminar
  11. Bons peixinhos jõao, só uma coisa joão tu arrancas a guerla ao peixe ?do acidente acho que partiu uma perna,numa ilhota que se chama gaivota perto do farol..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola amigo alentejano, não tiro a guelra , na foto esta uma guelra porque o macaco engolfou, e quando é assim retiro o anzol pela guelra, em relação ao acidente, tens toda a razão foi ai mesmo, sabes que a malta conta logo outras versões, eheheheheh, mas no final ficou tudo bem, também com ommar que estava ir apanhar percebes, não muito boa ideia.... abraço.

      Eliminar
  12. Pois, a verdade é essa, que eles acontecem, acontecem,ás vezes é o descuido outras a falta de conhecimento, outras a necessidade e por ai. Da guerla eu li por ai umas tretas que á quem arranque para matar e sangrar o peixe, pensei que poderias usar esse sistema. Tu por ai tens quase sempre pesqueiro para te resguardares do tempo e tirares uns peixes.Eu estive ai pelo natal cruzei me com o Alexandre da cana simples, ele estava a desistir, muito vento, eu fiquei a matar o vicio, até ficar quase congelado e nem uma escama,á atenção eu não sou o mudo....eu falei com ele, abraço fica bem

    ResponderEliminar
  13. Ehehehehe, não és o mudo eheheheheh, pois aqui há sempre pesqueiro, só que tens que usar engodo para apanhar uns peixes, e eu não gosto muito de pescar com engodo, não que não goste,é mesmo o trabalho e cheiro do engodo ahahahahhahaha, mas dá sempre para matar o vicio, só que peixe nem sempre dá.... abraço.

    ResponderEliminar
  14. O mar nem estava muito rijo, deixava pescar ali bem, mas apanhar percebos ali é lixado, com aquelas pedras e aqueles buracões todos... Deve ser dos sítios mais difícies para se estar. E para sair também, tem dias, que se complica bastante. Basta o mar tomar um bocadinho de força e aquilo que são 2 ou 3 metros para chegar a terra desaparecem. Não se consegue subir para no outro lado. Acaba por ser mais seguro ir pela parte norte em direcção à praia pequena, sempre o mar ajuda e a areia não arranha tanto. Já vi lá malta bem à rasca...Mas há certas altura em que o peixe está a comer lá durante dias seguidos. Neste caso, tudo acabou por ficar bem que é o que mais interessa.
    João Carlos Silva

    ResponderEliminar
  15. Boas João, tenho uns amigos que vão muito para essa pedra, eu nunca pesquei lá , mas espero ir lá um dia, pois por vezes os sargos encostam lá, já estive lá a ver e é como dizes , aqueles 2 a 3 metros com mar tornam-se complicados de passar, e este tempo da treta não tem, para ir fazer umas pescarias:((((, abraço.

    ResponderEliminar
  16. Nessa pedra aqui á uns bons anos atras,teve lá um senhor 2 ou 3 dias sem conseguir passar, o irmão ia levar comer todos os dias, perguntem aos antigos ali da zona. o carreiro no meio tem uma pedra que fica á vista nas ultimas horas e nas primeiras, e a parede tem as marcas que os antigos fizeram, descer a parede saltar para a pedra no meio do carreiro, e saltar para o outro lado, se a pedra do carreiro não ficar completamente á vista, nas ultimas 2 ou nas 2 primeiras, volta para traz,e vai á procura dum sitio sossegado

    ResponderEliminar
  17. Boas Amigo manivelas(como diz o Carlinhos)
    tives te no meu spot?
    Grande abraço devo ir ai para breve.
    abrço grande Joao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amigo Carlos, é verdade foi lá ao teu spot roubar uns sarguetos, ehehehheheheheh, estão lá aos pontapés, mas são muito pequenos, eu quero e os grandes,ahahahhahaah. grande abraço.

      Eliminar
  18. Olá João,
    Não sou daí, mas pesco por aí, pois estou no SITAVA, e já vou para essas bandas desde puto. Diz-me uma coisa, tenho reparado que no pontão da praia de S. Torpes, de vez em quando tem pessoal à pesca (mesmo de noite). Com aquela água tão quente, dá por lá alguma coisa de jeito?
    Um abraço,
    José Carlos Oliveira

    ResponderEliminar