domingo, 6 de julho de 2025

24h de pesca

 Olá pessoal.

Depois de alguns dias de mau tempo, a pesca robaleira foi posta de parte, quando surgiu a bonança davam mar de 2m durante o dia e a cair para 1m à noite.

Tinha em mente ir de barco a procura de uns sargos de dia, se a coisa corre-se mal não perderia muito tempo e atacava a noite toda aos robalos, se corre-se bem pescava tranquilo e atacaria somente de madrugada na areia.

No meio da manhã nas calmas navego 5 minutos e fui fundear perto de casa, mar duro com ausência de vento, é muito bom para pescar leve aos sargos, depois de uma dezena de minutos com pouca atividade, começaram a sair uns peixes bem bonitos, eu e o meu pai íamos tirando uns sargos gordos intercalados com douradas e parguetes bem bonitos, não se explica muito, há dias nestes pesqueiros perto, que não se sente um peixe, neste dia andavam ativos e famintos, foi curtir uma pesca a chumbica leve e grandes lutas por ali acima.

A arca ia bem composta, quando numa recuperação de linha para iscar, tenho um ataque frenético, mesmo debaixo do barco, um lindo sarrajão que me deu uma luta de bons minutos até entrar no xalavar.

Com a pesca mais que feita, cheguei mais cedo a casa do que o previsto, mas como disse se fosse boa só iria de madrugada, então arranjei dois sargos gordos para o jantar e aproveitei para dormir 4h para descansar o corpo.

Às 2h da manhã estava a sair de casa com o objetivo de apanhar mais um robalo, depois de andar na areia uns bons minutos reparei que o limo não me iria deixar pescar, maratona de volta ao carro e fui para a outra costa de Sines mais a Sul, com a maré a bater cheia às 4h da manhã era pescar ali 3h, pois neste spot quando vaza torna-se complicado.

Muito sargo miúdo a chatear, iam devorando as iscas, mas uma pancada mais forte deu logo para perceber que não seria sargo, era 4h da manhã e tinha um bom peixe do lado de lá da linha.

Peixe cobrado nas calmas, pois numa praia plana sem rochas é uma papa tirar um robalo, a norte de Sines a conversa é outra com a escoa vertical da própria morfologia da praia a dar grandes trabalhos para cobrar um peixe, muitos sacanas já me fugiram aos pés e calhando peixes de record, mas faz parte não é!

Missão comprida, dia de pesca muito bom e jantar ainda melhor.


Numa ida para os lados do Lobo, não faltou o tinto do Inverno e muita história de pesca, este ano o Pedro esteve muito forte e passou-me a energia, pois também foi um Inverno de robalos para mim, aproveitei e aprendi mais um pouco com o professor dos robalos.


Boas fainas.





6 comentários:

  1. Comé amigo!
    Para além das mistas de peixe até já apanhas Sarrajões e tudo, muito bom :)
    Tens aí um belo Robalo, parabéns, mas confesso que os Sargos estão mais apetitosos hahaha...
    Belos jantares que fizemos este Inverno que passou lá na velha ;)
    Grande abraço e força aí amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo.
      Sei que por aqui há muito sarrajão, eu é que não faço corrico, senão apanhava uns de vez em quando.
      Os sargos gordos no forno são um petisco:)
      Os jantares não podem coincidir é com bola, senão com o barulho nem conseguimos conversar.
      Grande abraço.

      Eliminar
  2. Boas João,

    Bela maratona... Isso é que é, aproveitar o tempo todo e ainda por cima o peixe colabora o que podemos querer mais...
    Para a arca ainda ficar mais recheada, só faltava era ai um marisco... Mas isso terá que ficar para outro dia senão nem 4 horas dormes... lol

    O Pedro pode te dar muita energia e passar umas dicas... Mas se não fores lá e não houver persistência... De nada serve... Só servia para ficar na caminha... Ai sim, ai é garantido todas as energias positivas... lol

    Fico contente postares aqui umas pescas porreiras, mas isso ai é outro calibre, desde moluscos a marisco, tens tudo... Só falta uma carnixa... Não tens espaço para umas galinhas caseiras? Ovos e canjinha... Uiiiii... :)

    Forte Abraço e continua com essas belas investidas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel.
      Eu tenho a sorte de ir quando quero, mesmo assim quando está bom para uma pesca especifica esta bom para outra completamente diferente, depois está cinco ou seis dias que não dá para nada, neste dia também estava bom para a lula, ahhahahhahaha

      Epa ouvindo em primeira mão as histórias que ele posta, com um Ano que ele fez, só tenha mesmo que ir... não me custa mesmo nada sair da cama para ir fazer uma pesca... mesmo como frio acredita, tenho mais receio de encontrar algum parvo no meio da noite, o ambiente aqui já não é o que era a uns anos, fim de semana então, muita brasileiro à noite , não te esqueças que no Porto de Sines há muita carga... nem sei se estou em Africa, América latina ou India.... fdxxxxx estragaram este cantinho os palhaços do PS...

      O meu marisco no Inverno é pouco... mais peixe, eu com umas galinhas,então estava na lua;)
      Grande abraço Manel

      Eliminar
  3. Belos peixes amigo! Moro em Vila Nova, a ver se vamos um dia pescar juntos. Grande abraço.

    ResponderEliminar