sábado, 19 de março de 2022

Embarcada

 Olá amigos.

Desta vez no formato normal de postagem, vou falar da pesca embarcada, pesca essa muito comum aqui em Sines, sendo um porto profundo por natureza, não é difícil nem longe, de arranjar um pesqueiro fundeado para sentir uns peixes e brincar um bocadinho, claro que essa facilidade de sentir e apanhar peixe, não é para todas as espécies, principalmente para os peixes mais valorizados na nossa costa.

Agora para apanhar uns carapaus, cavalas, safias e choupas, e por vezes umas bicas ou parguetes não é tarefa difícil, pesca essa faço-a por vezes no verão para me divertir e por vezes aproveito uns peixinhos para a grelha, mas neste momento tenho me focado na procura de douradas e lulas de Outubro a Janeiro e de Sargos em qualquer altura, mas só com mares bem grandes e águas muito tapadas.

A pesca embarcada não me rouba a pesca apeada, pois estando condições, não troco a pesca apeada pela embarcada, dá-me é muitas oportunidades de pescar no Inverno e com mares que por terra nem dá para me aproximar.

Tenho tentado procurar e não ir atrás de outros pescadores, claro que sei muito pouco nesta vertente, mas tenho apanhado uns peixinhos engraçados com muito esforço, pois esta pesca engana e apanhar peixe bom não é nada fácil.

Vou relatar uma pesca que fiz sozinho num dia de mar bem grande, onde decidi ir para uma zona menos conhecida por mim a 3 milhas de Sines, zona essa que sem querer acabei por sondar e marcar uma grande quantidade de peixe mesmo por baixo de mim, muitas vezes marca peixe e não se apanha nada, mas neste dia cai em cima deles, e as varias espécies que estavam em abundância comiam os caranguejos como leões, onde os primeiros minutos fiz logos 4 espécies diferente, sendo assim estes pesqueiros costumam ser muito bons.

Foi daqueles dias que se apanha meia dúzia na vida toda certamente, eu sozinho no meio do mar, sempre atento aos Navios que fazem desta zona a sua passagem constante, não vá um não me detetar no  radar e pode acontecer o pior, pois num barco de 5 metros olhar para um Navio de contentores cheio até arrebentar mete muito respeito :)...

A pescar aos 50 metros, quando a chumbica entrava na casa dos 35 a 40 metros era toque certo de bom peixe, estes andavam alvorados e com apetite.

Foi umas pesca daquelas que não me vou esquecer, muito peixe e de qualidade, que me fez vir para terra mais cedo que o previsto, infelizmente estes dias são raros, e não os podemos aproveitar ao máximo :(

Petiscos meus, encho a barriga de peixe grelhado, as vezes até sonho com uma grelhada de carne e batata frita, porra também não sou ferro, eheheheheh.

Douradinhas tão bonitas que dão uma luta intensa a pescar a chumbadinha, peixe que luta até sair de água, incrível e viciante ferrar estas maganas

A época aqui das grandes lulas, já acabou à muito, sendo uma das épocas com menos lulas que há memoria aqui em Sines, não confirmada por mim, que sou um novato, mas por pescadores antigos com 50 anos de pesca a elas.

Como amanhã vem vento sul bravo e alguma chuva, esta aqui um post para entreter a malta.

Boas fainas.


6 comentários:

  1. Boas amigo!
    Já que esta noite vai ser em branco porque (são quase 3h da manhã e tenho as máquinas a esburacarem a rua pq rebentou uma conduta de água) então este relato vem a calhar...

    Pelo menos desta vez fizeste um relato à Homem e meteste as modernices de lado, já te estava a ver criares um canal no youtube para a malta subscrever hahahha o youtuber de Sines :))

    Pois é como já falamos amigo, tu aí tens varias vertentes à porta de casa, e o melhor que isso é que podes fazer grandes pescas o ano todo, esse é o 2º melhor sitio que eu conheço para viver, já te disse ;)
    Bonitas mistas que vais fazendo, isso é bom porque assim comes sempre espécies diferentes e não dá para enjoares, mas sim tens razão; uma mista de carne com batatas vem sempre a calhar hehehe papa frangos é o que tu és porrrrra :))

    Yah esses navios metem respeito, parecem cidades flutuantes, eu acho que se vivesse aí ficava horas a mirar esses barcos...
    Belas doses que vais fazendo para o jantar e bonitas fotos, não sabia é que comias batata doce com nutella hahaha, já sei é da mulher :))))
    Essas douradas a pescar assim dão mais luta do que uma de 3kg na praia ;)
    Deixa estar que mais ano menos ano as lulas encostam à bruta e é à patada até tens que dar ao sarguete pa ele comer :)

    Parabéns pelo post à antiga, assim sim :)
    Grande abraço e força aí amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo, se não as safatas aos saltos é esburacarem a rua, estas tramado.

      Olha que para fazer isso não era preciso muito acredita, mas nãooooo, eu sou da tradição,
      velha guarda e sei que nunca irei fazer isso, mesmo sabendo que poderia ganhar dinheiro, não é
      a minha cena.

      Epaaa grandes pescas e grandes grades, mas que se quiser pesco todos os dias do ano pesco, ahahahahah, há sempre solução aqui, apanhar peixe é que é mas complicado:)
      Tens que arranjar uma safatinha torrada aqui de Sines e vens para por love, ahahahahahah
      Papa Frangos?? ahahahahhahaha, essa boa ahahahahahah

      A Nutella é para o Sargueta, o gajo come que nem um leão, agora trouxe a mulher dele e grávida, tenho aqui uma encomenda que nem sei como resolver (: este gato não me para de supreender, estou lixado.

      Estas douradas lutam como nem imaginas amigo, dá uma pica.
      Grande abraço.

      Eliminar
  2. Boas João,
    Voltaste para o tradicional é que é BOM!!! :)
    Epa o problema da pesca de embarcada é que se gasta muita gasosa... lol
    Mas prontos quando se conhece os pesqueiros, compensa sempre, agora quem tem que andar a sondar... Uiii vai derreter muita gasolina... lol

    Não falhas com os petiscos, já te disse, tens que abrir a "TASCA DO JOÃO", trazes o pescado fresco a Maria trata dos condimentos, é casa cheia e sucesso garantido!!!

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Manel.

      Já vi que o tradicional é que é bom.
      Não se gasta nada , ahahahah, mas aqui gasto muito menos que ai.
      Eu tenho que sondar, mas já tenho uns spots fixes.

      Ahahahahah, quem sabe um dia, a vida dá voltas do caraças, cada dia há uma nova neste mundo da treta, hoje estas seguro, amanhã não sabes:(

      Forte abraço Manel

      Eliminar
  3. Mékié João!
    Essas modernices de videos, não enquadra bem com o que nos habituaste!
    Até os mestres das lulas, dos robalos e das douradas aparecem de fugida...
    Merecem uma foto bem 'escarrapachada' no meio de um relato.
    Bonitas pescas mistas que tu tens aí à porta de casa. Que luxo de zona onde moras!
    Vamos lá ver se em breve aparecemos por aí...
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Chico.

      Estou a ver que não me safo com os vídeos, eheheheheh.
      Ya as imagens são rápidas, ahahahah, como disse fiz aquilo a correr e num instante.
      Obrigado Chico, és sempre bem vindo como sabes:)

      Grande abraço.

      Eliminar