domingo, 3 de outubro de 2021

Grande amigo

  Domingo chuvoso logo de manhã, coisa rara nos últimos meses aqui em Sines, nada de grandes calores, mas temperaturas muito agradáveis à vários meses. Dia de fazer um post para homenagear um grande amigo, esta pandemia, afastou-nos nos últimos 2 anos, onde ficaram por fazer muitas pescas, principalmente de barco, petisco e conversas de mar.

Personalidade muito vincada, ficará na minha memória as varias aventuras que me contou como as estivesse a viver na hora, pesca de cana ou submarina era uma paixão que se via no olhar, idas as Berlengas no seu bote de 4 metros e motor de 20 cavalos, onde ficava lá dias acampado, a pescar e conviver com os poucos habitantes locais, viagens num pequeno barco à vela, para encontrar uma praia isolada e passar lá uns dias a viver da natureza, inclusive a alimentar-se do que caçava tanto em terra e mar, completamente sozinho, faziam-me imaginar muitas vezes, pois sempre adorei essas coisas.

  Logo ai as nossas conversas eram sempre agradáveis, a característica mais forte do meu Amigo Fernando era a prestabilidade,  muito rara hoje em dia, num mundo que obriga a competição em tudo, a prestabilidade não entra nessa competição, os valores são tapados com a ganancia de ser melhor.

A vida é imprevisível e do nada as coisas mudam da noite para o dia, ainda foi a tempo de mostrar as suas aptidões para a arte da pintura, e retratou-me num dos meus pesqueiros favoritos, só eu sei o significado deste quadro, onde certo dia o Fernando observou-me a tirar uns sargalhões, peixe esse que ele também adorava, a imagem retratada na tela tem uns anos, mas para mim parece que foi ontem, obrigado Fernando.


Custa-me escrever e até prenunciar certas palavras, principalmente nas ocasiões de perdas, fico com está memória que certamente irá relembrar muitas vezes as nossas conversas.

Bem, mas temos se seguir em frente e ir fazendo o que gostamos e isso felizmente eu consigo fazer, pescar uns sargos bons para a minha dieta e ter satisfação no dia a dia.


Belíssimos na grelha

Como adoro comer, segue uns petisco, no Algarve, o 1º com o meu amigo Lobo do Mar, onde levei um petisco misto Siniense e ele brindou-me com uma arca bem gelada regada de boas bebidas, o 2º foi a minha dieta do Verão, sempre com um toque de Ria Formosa, ameijoa, berbigão, lingueirões e ostras foram o petisco da ordem, sempre a acompanhar com alguma imaginação.


Mais uma cesta saudável oferecida pelo vizinho.


Acabo com uma foto que gosto muito, aqui na companhia do Fernando e do amigo João, mestre na pesca embarcada onde a prestabilidade também lhe encaixa como uma luva, num dia de inverno quente, fomos a procura dos sargos, sinceramente já nem me lembro do resultado da pesca mas que foi uma tarde boa, isso foi.

Boas fainas.



 




6 comentários:

  1. Comé amig João!
    O calor já vai querendo amainar, mas o sol já anda baixo e está quente como o caraças...
    No domingo também choveu por aqui, como eu gosto de uma manhã sem sol :)

    Pois é amigo eu sei que levaste uma chapada com a perda do teu amigo, essas perdas devem ser dolorosas, digo devem ser porque... Enfim, é melhor nem falar...
    E é por isso que cada vez mais tenho vontade de fazer as minhas cenas de que gosto, independentemente de os outros perceberem ou não o porquê de fazer esta vida, um dia tudo acaba...
    Bonita homenagem ao teu amigo, esse quadro certamente vai ser uma recordação para toda a vida.

    Falando das tuas pescas, tens aí uns belos sargalhões, até dá gosto, parabéns amigo. Este inverno vou ver se me cravo em meia dúzia dessas chapas como te falei ;)

    Essa travessa do petisco já nem me lembrava, muito bom e eu que o diga ;)) até dá vontade de fazer um petisco dos nossos e beber até cair de cu hahahaha...
    Grande vizinho que tu tens, vale bastante ter vizinhos assim, trata-o bem.

    Pois é amigo é assim a vida...
    Bonito post e continua, pelo menos quando estiverem dias de chuva :)
    Um grande abraço e força aí..

    ResponderEliminar
  2. Viva Amigo.
    Vai amainar, acho que não, se aqui está bom, imagino o calor ai...

    Infelizmente, há muita coisa chata na vida, burocracias nem se fala, depois é o padrão da sociedade que te incutem quase obrigatoriamente, se não o seguires, és visto de maneira diferente, eu cada vez mais tento fazer o meu dia a dia a fazer o que gosto... pois como tu dizes um dia a acaba.

    Sabes que o verão é o meu forte para sargos, agora vou virar o alvo para outras espécies:)

    Já apetece é fazer um petisco de inverno, para beber uns tintos, eheheheheheh
    Fazermos um petisco e ver se o Capitão conta alguma história, o sacana só gosta de ouvir, ahahahaha

    Chuva agora nem vê-la , vai estar uns dias de luxo. Grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. Boas João,
    Temos que viver a vida como foi hoje no último dia, infelizmente com azafama do dia à dia é difícil, mas pelo menos tentamos levar o que de melhor se poder fazer daqui, porque no fim.. Acaba igual para todos...

    Petiscos e boas capturas não te falham, isso é que é preciso!

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel.

      O dia a dia para mim felizmente vai dando cada vez mais para tirar satisfação diariamente, mas chatices há sempre...
      Petiscos e capturas tem que haver na minha vida :)

      Um abraço e força ai Manel ;)

      Eliminar
  4. Mékié João!

    Vai aproveitando os dias de chuva e vai tirando umas fotos do telemóvel aqui para o blogue. Deves ter aí muita coisa para contar e postar.
    É sempre doloroso passar por uma situação dessas. Seja amigo ou familiar!
    Mas fica as boas recordações e os tempos passados na sua companhia.
    Aproveitar enquanto cá estamos e temos oportunidade de fazer o que gostamos.
    Bonita essa caixa de sargos desses teus pesqueiros maravilhosos há porta de casa...
    Essa tua dieta do que vem do mar e do que vem da horta do vizinho é muito difícil explicar o quão simples é, e deliciosa. Muita, mas muita gente mesmo não sabe o que isso é...
    Levar petisco e ser brindado com uma caixa gelada de cerveja.... Isso então é o expoente máximo, hehehe
    Grande e forte abraço e pode ser que para a próxima semana, vamos aí ter contigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Chico.

      Poderia ter muitas fotos sim, mas cada vez tenho menos... vou ter atenção a isso para poder fazer uns posts ;)
      Infelizmente são coisas que mais tarde ou mais cedo acontecem nas nossas vidas...
      Por isso tento aproveitar o meu dia a dia, seja segunda feira ou Sábado, dou valor aos dias por igual ;)
      Juntei o útil ao agradável, legumes e peixe, posso comer todos os dias, se dizem que faz bem, vamos ver daqui a uns anos... espero que sim , eheheheheh
      As pessoas com azafama do dia a dia, caem na armadilha da má alimentação, compreendo que também é difícil o fazer em certas vidas, mas eu abdico de muita lazeira, para fazer a minha própria comida...
      Se fosse só cerveja Chico, para abrir um Martini à Lobo, e para acabar uma Melosa ou um Moscatel caseiro do Douro, ahahahahah.
      Parece que temos condições de luxo para a próxima semana, e eu no turno errado, fdxxx eheheheheheh tenho que me dedicar a outra coisa qualquer;) Grande abraço.

      Eliminar