domingo, 25 de abril de 2021

Época de sargos

 Ola pessoal.

Com a Primavera ai, já comecei tarde a época dos sargos, pois gosto muito de atacar na minha pesca favorita, nos finais de Fevereiro inicio de Março, pois é nesta altura que faço as melhores capturas em termo de peso por peixe, muito sargo na casa de 1kg , mas devido à porra da pandemia, a época veio atrasada, mas ainda fui a tempo de apanhar uns bons dentolas, com o final de Abril, começam os quileiros a ser menos e muitos deles magros, pois acabaram de desovar e veem pele e espinha.


Com a Primavera vê-se a natureza ao rubro, muita passarada anda por ai num frenesim doido :)

Como não pode faltar nesta altura do ano também, são as iguarias da horta do meu vizinho, nada como uma manhã a descascar favas para futuras favadas com entrecosto e linguiça, prefiro passar uma manhã de Domingo a descascar favas do que no telele a perder tempo.


Bem como disse, sargos no meu prato não faltaram, quase 3 meses sem comer peixe de qualidade fresco, à 3 semanas que faço uma refeição de peixe diariamente, é cozido é forno e na grelha, só agora é que estou a começar a enjoar um bocadinho :)

Sargos e sargos, é o prato do dia.


A meio da preparação para ir ao Forno, ainda apanhei uns gordos e ovados.


À posta cozido com legumes.


Na grelha, a minha maneira preferida de desgostar um sargo, e nem é os grandes, são mesmo aqueles na casa de 400,500g que eu considero o melhor para grelhar.

 

Os corvos marinhos Alentejanos a descansar numa pedra ilhada.


Hoje acabo apresentando o meu amigo Sargueta, que tirando uma sova que deu a minha cadelinha e umas quantas arranhadelas e dentadas que levei, o gajo até gosta de mim, lata não lhe falta, personalidade também não, à 3 anos atrás apareceu aqui na minha rua, totalmente esfarrapado, e depois de comer muita sargueta cozida que eu lhe confecionava diariamente o sacana adotou a minha Rua para morar, que estranho não é! batizei-o como SARGUETA.

 Cama num quintal de um, WC no quintal de outro e restaurante na casa do careca sargueiro, força não lhe falta para ir as gatas a noite, para não falar que é líder e chefe da Rua, não é a primeira vez que o vejo a dar porrada aos cães que aqui passam, a minha cadelinha já sabe, pode-lhe bater, mas depois está uns mês sem sargos e aproximações, eheheheheheh, a flor é dele, se a quiser regar, só quando ele acordar, grande peça mesmo, isto si é um gatarrão à seria.

Boas fainas.

8 comentários:

  1. Boas João,
    Pois eu também gosto muito dessa época para ilhadas, só que com o defeso, as condições e a pandemia, este ano foi uma desgraça... Mas prontos não vêem este ano, vão vir para o próximo! :)
    Por muito que a gente congele o peixe nas devidas condições, fresco é sempre fresco, nem que seja pelo prazer de apanhar hoje e comer logo a seguir... :)
    Essa Sargueta, era boa mas é para te acompanhar naquelas praias com as raposas, na volta levavam com cada porradão... lol

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Manel.
      É a época gorda das ilhadas, no verão ou é 8 ou 80 , mas com o conhecimento que tenho aqui da minha zona, consigo fazer boas capturas mesmo no verão... quer dizer no ultimo foi boa, deixa ver este ano.
      O peixe fresco não tem igual, congelar da para comer, mas não tem nada a ver... o sargo principalmente seca muito, já o robalo e a dourada no meu ver aguenta mais, mas se não houver confinamentos, não como peixe congelado.

      Ahahahahah, olha que bela ideia que me deste, levar o sargueta para tomar conta do lanche nas nocturnas geladas de inverno, eheheheheh, não tenho dúvida que ele enfrentava as raposas, se tu visses a cara dele com a cicatrizes e ele assanhado, nunca passavas aqui na minha rua, ehehehehehhe, nunca vi o gajo desviar-se ou sair para alguém passar, só visto mesmo.

      Um abraço e força ai Manel

      Eliminar
  2. Comé amigo João!
    Pois esta treta cortou as asas a muita gente, uns de uma maneira e outros de outra, apesar de tudo há coisas boas...
    Andas forte na passarada :) o que está no arame é um trigueirão e o de cabeça preta é um cartaxo :)

    Bela favada, isso é que é um vizinho à maneira :) eu também andei a descascar nelas no outro dia, mas tenho saudades mesmo é daquelas que apanho à noite heheehhehe.... Podes querer, odeio tlm como tu sabes :)

    Com peixe dessa maneira e depois diz que as gaivotas não te saem aí do telhado :)
    Belos Sargos e que bom aspecto que têm ;)

    Como é que o gato havia de ir embora, com direito a peixe cozido e tudo hahaha, assim até eu queria ser gato :)
    Ganda post João, muito bem, um abraço e força aí ;)


    ResponderEliminar
  3. Viva amigo Lobo.

    Para mim até trouxa uma coisa bastante positiva como tu sabes;) pois os nomes dos pássaros não sei, mas tenho aqui uns muito engraçados para postar, tirando os pintassilgos não conheço muitos mais.

    Hoje foi mais uma caixa de nêsperas, uma máquina o meu vizinho:)

    Nem imaginas o que me aconteceu hoje, com vento sul, estiveram aqui uns pássaros cagões no telhado que pintaram-me os vidros e a varanda toda, por causa do vento, nem me apercebi de tal coisa:(

    Tens que conhecer o sargueta, já estou a ver o gajo a ir para cima da tua carrinha esticar o cabedal ao sol, eheheheheheeh, força ai amigo, um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Mékié João!

    Deixa lá, essa altura passou não deu para ir a eles, mas tiveram a oportunidade de crescer e alguns de desovar. Com certeza que vamos ter mais uns para nos divertirmos a apanhar e a comer.
    Já pareces o Lobo das favas :) grande pitéu esse
    Também dei cabo do stock de peixe da arca, já recuperei alguns mas uma tendinite tem me mantido afastado de os poder ir apanhar. Fico descansado, porque desta maneira os meus estão a crescer e depois vou me divertir mais a apanha-los...
    Essa bitola das 400/500gr é top para a grelha. Mas ando a morrer de saudades de apanhar um matulão para fazer um cozido. Catano, que foto hehehe
    Isso não é um gato é uma fera... Sargueta, que nome top
    O magano fica mal habituado a comer peixe de primeira e cozidinho. Só falta um fio de azeite para escorregar melhor.
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
  5. Viva Francisco.

    Sim, não se apanhou não se apanhou, no verão consigo fazer boas fainas também:)
    Adoro favas, e faço-as muito bem acredita, eheheheheh
    Fresco não há igual, aquela posta da foto do cozido, era de um sargo de 1,200kg deu para comer a cabeça e barriga escaladas e fiz postas para cozer:)

    Este gato é mesmo uma peça... é um nome original, duvido que haja outro gato sargueta, eheheheh
    Quando não há peixe há latinhas, papa tudo, e bifes então até esgana, eheheheh

    Força ai na recuperação, para estares fino no verão... um abraço.

    ResponderEliminar
  6. João esses Sargos devem andar brutos não!?

    Essas fotos dos pássaros estão brutais, tto a primeira como a dos corvos!

    Abraço e aperta com eles!
    J.Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva J.Pedro.

      Passei uma tarde atrás dos pássaros, ainda consegui tirar umas fotos engraçadas...
      Os sargos bons dão sempre luta:) uma pesca muito divertida... principalmente em ilhas rasas.

      Um abraço

      Eliminar