sexta-feira, 24 de maio de 2019

A recompensa.

Com a época do robalo terminada para mim, foi já numa das ultimas investidas que apanhei o peixe que me fez esquecer e dar valor a tantas horas de espera, que no meio de tanto frio, sono, cansaço e até algum sacrifício, me deu novo record pessoal, que muito sinceramente não é isso que procuro, nem faço disso um objectivo ou foco, acima de tudo a pesca para mim, engloba gosto, auto sustentabilidade, tirando partido do mar e gastando o menos dinheiro possível,  para uma alimentação saudável, sem estragar o eco sistema e preservar ao máximo a natureza e aproveitando os seus recursos...

 Depois de 3 noites sozinho num spot bem perto de casa, fiz por volta de 6,7 horas de pesca diárias com apenas 2 bailas daquelas já de bitola rara, o 4º dia o Mário teria tempo para se juntar a mim, mas como se atrasou decidi trocar de praia já era muita grade, para voltar ao mesmo pesqueiro.
O Mário quando se despachou, ficou mesmo perto de casa, no spot que tive 3 dias, depois de 3 horas de pesca, liga-me a dizer que ia embora, pois já tinha a pesca feita, um macaco com quase 4 quilos e uns tantos sargos.
Eheheheh, estive lá 3 dias e nada, o Marinho chega lá e pimba, a meia noite passo na casa do Mário a pedir-lhe o segredo, pois ele andava a enganar-me concerteza, eheheheheheh a risota que isto deu...
Depois de ele me dar o resto da isca (mágica) dele, fui a casa esticar as pernas até as 3 da matina, para fazer ali 4 horinhas brutas até nascer o dia.
Era 5 da manhã e nem uma escama, como a noite era de temperaturas negativas, levava 0,5 litro de tinto e um pouco de moscatel, isquei as iscas com a magia do Marinho, emborquei a bebida toda com uma sandes de presunto, fiz um abrigo da humidade que caia, enrolei-me todo com a  pancada do tinto, marimbei-me para pesca e embalei até a 7 da matina num sono tão profundo que o areião gelado transformou-se nas Caraíbas a descansar ao sol , ahahahahahahhaha
Quando acordei ainda de noite, fui ver cana a cana a resmungar e a dizer que para mim bastava este ano de tanto sofrimento, as canas estavam que nem estátuas, depois de ver as duas que estavam ao pé de mim, fui até a 3ª que estava ai uns 200 metros, estava tal e qual, peguei nela e pumba, uma cabeçada daquelas que nem um gajo imagina, só disse para mim, finalmente tenho a recompensa nas unhas. 
Começou o baile, tinha um chicote artesanal de 30 metros  0,50 e nunca perdi um peixe com este diâmetro de fio, sabia que ao entrar o 50 no carreto, era a minha força contra a dele, mas este ano, esta praia ficou com dois fundões de seguida, isto é a onda quebra côco arrebenta no 1º fundão e no segundo faz back wach, como se diz no surf e retorna no 2º, fazendo a escoa final o contrario, em vez de por para fora , o gajo ganhava força com o nível da água e voltava para traz com o gás todo, apertei com ele umas 15 vezes para o por fora, mas mesmo à bruta,  desistia, abria drag e deixava-o ir, como aqui é só areia, tinha tempo para o cansar, mas eu que me cansei, ahahahahahah
Um dia destes, com mais uma grade enchi a arca com outro tipo de peixe, lá atrás também ceifei aqueles belos agriões.
Mas continuando com o peixe nas unhas, depois de estar a pescar desde as 5 da tarde, com entrevalo ali de 3 horinhas,acordei de rastos no gelado areão, a força era pouca, já nem sabia o que fazer, parecia que lutava com uma pedra as cabeçadas, aguentei o gajo ali 5 minutos para me acalmar e ganhar força, foi sem dúvida a maior batalha que tive com um peixe, não sei ao certo, mas aquilo já durava a 20 minutos, o dia estava a rebentar e quando tinha o peixe ali a 10 metros, o degrau da linha do mar para o fundão era tão grande que sentia a chumbada a enterrar com o peixe a puxar, teria que esperar por um set de onda um bocadinho maiores e ter a sorte de a embalagem do mar me dar uma ajuda.
Já estava todo molhado, quando em mais um aperto, finalmente uma onda me dá uma ajuda e o peixe passa ao meu lado, ai agarrei-me logo a ele, para traz já não voltava, se  não era mais do mesmo. 
Nunca mais vou esquecer desta luta, este dia, a noite gelada, também disse para mim mesmo, acabou a robalagem e agora quero é pescar uns listados redondos, a época para mim acabou, eheheheh.
Abri a época do sargo, com uns peixes bons também, o cheiro a mar e o som do sal a estalar na brasa veio para ficar no meu quintal :)
Um dia destes, ao tratar de uns négocios, passei no Peso da Regua, sitio lindo, reparei num homem a pesca e fui ver o que se pescava ali, por sorte, ele tira um Lucio Perca, mesmo na minha frente ai com uns 2 quilos, lindo peixe, para mim uma novidade.



Lindo peixe, comprido e magro, com uma genica louca... 
Boas fainas.

10 comentários:

  1. Comé amig João!
    Para começar deixa-me dar-te os meus parabéns pelas fotos e pelo Robalo, um belo peixe sem duvida ;)
    Faço das tuas as minhas palavras em relação a auto-sustentabilidade, embora nem sempre o consiga fazer infelizmente...
    O Mario esfrega o isco num molho especial que ele tem lá guardado ;) hahahaha
    São noites dessas que nos fazem sonhar com o tal momento de recompensa tal como te aconteceu, tem um sabor especial ;)
    Agora dás descanso aos compridos e ferras-te nos sargos, fazes tu muito bem...

    Bela caixa de laranjas, e não me digas que me vais arranjar umas laranjas dessas porque eu ainda tou à espera das favas, dos figos e dos ovos caseiros, safei-me com a abóbora dos 20 kg porque guardei-a logo na carrinha se não chapéu também... Vai lá vai :))))))

    Bonito peixe esse tal Lucio Perca....E um lindo relato ;)
    Um abraço e força aí amig.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Amigo.
      Obrigado, eu aqui tenho facilidade na minha auto sustentabilidade, mas tu ai tens o petisco da ria, eheheheh, se tivesse ria aqui, nem ia as compras, ahahahahha.
      Eu acho é que tu ensinas-te alguma marosca ao Mário sem eu me aperceber, tu e ele é só malhar neles, mas isto muda e para a próxima época vou iscar com uma novidade que vou apanhar e vais ver os macacos que eu vou enganar:)
      Porra este ano, sofri a brava, este peixe deixou-me de peito cheio... já te ia pedir a murada da bruxa...

      Já me envergonhas com a cenas das favas, mas ainda vou-te surpreender, vais ver , eheheheheheh
      Figos ainda é cedo, calma.
      Era mesmo bonito o peixe, mas o que gostei mais lá foi mesmo o petisco e o preço, nem imaginava que tal coisa fosse possível, com o mar em Trás os Montes, nem precisava quase de dinheiro para viver;)

      Abraço amigo, força ai...

      Eliminar
  2. Mékié João!
    Isso é que foi sofrer, hein!
    Só quem apanha frio até aos ossos, sabe o que falas catano!
    Em casa dizem que têm frio, mas nem imaginam por esses lados. Mas nada que um bom comprido não faça esquecer isso tudo!... É só sentir 'aquela' força :)
    Andas a aprender umas coisas com o Lobo. Vai de aviar a geleira na horta, hehehe
    Dá-lhe aí forte nos listados...
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Chico.
      Porra podes crer.
      O frio com o tinto é enganado, meu rico tinto nestas noites, eheheheheh.
      Pois quando um gajo tem deste nas unhas o frio passa logo a calor, a fraqueza a força e cansaço a genica, nem se dorme, eheheheheh
      O lobo ensinou-me que para casa nunca se vai de mãos a abanar, a geleira é sempre para forrar, eheheheheh, não há peixe há outra coisa qualquer.
      Já falei com o Muralhas e tu e ele quando quiserem ir aos porcos, é só apitar, que eu agora já tenho carro até a ilha ;) um luxo, e tu e ele são bem vindos como sabes, depois acabamos a comer um choco frito e umas loiras top... é só combinar:)
      Obrigado e grande abraço.

      Eliminar
  3. Boas João,
    Afinal sempre deste com o robalão, com muito sofrimento mas deste com ele e com uma nova marca de recorde, PARABÉNS!!!
    Epa ficar a dormir e ir à 3 cana dar com umas cabeçadas, se fosse comigo, nem fio tinha... lol
    Essas escoas para tirar um peixe desses, é uma loucura... Um gajo fica de rastos agora imagina, pescar com 0,20 e com 12 metros de chicote, a luta que não é para o colocar em seco...
    Pelo menos acabaste a época do robalo em grande, agora venham os dentuças para derreter isto tudo...

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Manel.
      Obrigado, este fugiu de ti e tropeçou em mim, eheheheheh
      Olha que já me aconteceu isso, mas esse ano o leite era tanto, que o gajo foi-se enrolar na cana do lado, imaginas a pesca que fiz nessa noite não é:)
      Porra esta escoa é difícil, agora imagina duas, em 30 anos que me lembre nunca tinha visto isto assim, por norma faz um fundão, tipo praia de Faro mas a dobrar, uiui
      Nestas praias calhando ias ter dissabores, eu por vezes pesco com 50 no carreto, pois não há necessidade de fio fino.
      Agora és tu a querer apanhar dentuças e eu não os deixo passar ai para baixo;)

      Forte abraço e força ai Manel.

      Eliminar
  4. comé JoÃo!
    Quem anda na luta acaba por sair recompensado!
    acabaste a época em grande e estás de parabéns por isso.
    Olha o meu sogro faz uma caldeirada de lúcio lá em Moura que é uma delicia, esse peixe é muita bom!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Cris.
      Pois issoé verdade, mais tarde ou mais cedo um dia bate um cabeçudo, mesmo tendo sido uma época fraca para mim, já capturei uns belos robalos nos últimos anos.
      Pois tem bom aspecto este peixe, imagino essa caldeira, para beber um tinto, ehehehehhe.
      Um abraço e força ai Cris.

      Eliminar
  5. Boas Jony,
    Gostei muito da introdução deste relato porque é da forma que também vejo a pesca ; )
    Foi preciso o Márinho te oferecer a isca secreta dele pa cravares um travessão! LOL
    Essa luta valeu bem o esforço, parabéns! ; )
    A pensar que era desta que apresentavas aqui uns petiscos valentes mas só vejo dois matateus e sem acompanhamento... LOL
    Dizem que esse lucio perca é um peixe bastante combativo, desportivamente.

    Saúde, da boa! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva PJ.
      Obrigado, temos a mesma filosofia em relação aos peixinhos;)
      Podes crer, o Marinho leiteiro teve que me dar uma isca para apanhar um robalão, este ano foi dele para ao ano vamos ver, eheheheheh, isto da pesca é assim:) mas ele trabalha bem e merece os peixes que tem apanhado...
      Pois o petisco ficou em segundo plano, tenho que afincar no próximo post umas travessas a minha maneira:)

      Saúde amigo.

      Eliminar