sexta-feira, 1 de junho de 2018

Saber aguentar

Ola pessoal, estou de volta e para relatar uma pesca, que apesar de não apanhar um peixe record ou um grande tarolo daqueles que faz um gajo ficar especado a olhar para ele, foi a pesca que me deu mais gozo este Inverno.
Apesar da noite estar amena no começo da faina, o mar tinha um toque mais que a conta e a maré descia a bom ritmo, chego a praia aqui mesmo a porta de casa, e estava cheia de malta, o tal sitio que ninguém gosta e dizem que não presta era meu, adoro o tal sitio que nunca dá nada ou tem isto e aquilo, por norma é o sitio mais comodo e mais perto do carro, ahahahah, é incrível como certos spots ficam conhecidos como não prestarem, se nunca lá pescaram, todos os spots tem os seus dias e os maus também, mas pronto...
Ainda bem que ninguém gosta deste pedaço de areia, foi o tal que saltaram 2 de 5 quilotes um dia destes, se calhar não presta para as varias, sargotes e robalotes, mas para barrotes é bom:) 
Cai a noite e safo o chibo com um jeitoso robalote de 1.300Kg e uma variazeca já aceitável, a maré estava seca e o mar com o tal toque forte que embrulhava as pescas todas.

Eram 6 da tarde e levava uma horita de pesca, sabia que a maré era cheia só à uma da manhã e as condições difíceis juntava-se o vento ao inicio da madrugada, penei ali 5 horas até às 11 da noite sem sentir um peixe, quando o vento norte aparece mais cedo e entra forte e desconfortável, a sorte por aqui é que a areia é grossa e não chateia, os muitos companheiros de pesca começaram a pisgar-se com uma rapidez que a meia noite a praia era só minha no spot que não dá nada.
Pensei para mim em abandonar o barco, mas a maré cheia com aquele fundão cheio de espuma e já com condições de as pescas aguentarem por traz do quebra cocô fizeram-me fazer uma cova na areia e deitado de lado suportei a nortada durante uma hora.
Fui a Net ver o windguru e a nortada era para ficar, resolvi arrumar o material, as condições estavam mesmo duras, mas quem me conhece sabe que eu batalho e sei esperar, e fui arrumar uma cana sempre na esperança de apanhar um peixe.
Cana arrumada e o vento cada vez mais forte, as canas embalavam com o mar forte e com vento sempre aos saltos, nunca mais que esquecerei desta imagem, varejavam feitas loucas, quando uma vareja, verga e salta, vareja verga e salta, nunca pensei de ser peixe, mas fui lá ver o que se passava, mais para arrumar do que na esperança de ter lá um robalote.



Recolho a cana com o peso normal, pensando que tinha tido uma alucinação de tal vergarde-la e varejamento, eheheheheh, olho para as isca que mesmo no escuro se viam que estavam intactas, quando ligo a lanterna e vou tirar a isca para arrumar o estralho reparo que o anzol estava no estado da foto de cima.
Para poupar material e uns euros este magano era de uma marca manhosa e bastante barato, apesar da sua aparência bruta , não suportou tal picada do tal tarolo, ( pensei eu ) lol.
Este anzol fez-me aguentar e saber que tinha chegado a hora de reforçar as iscas e pimba lá para traz do quebra cocô.
Voltei a montar a cana que já estava no saco e o vento por milagre para e fica uma noite de luxo, eu nem acreditava, pois o Windguru dava 25 nós de vento a partir da meia noite e era 1 da manhã e nem uma brisa soprava.



Sou brindado com um lindo robalo já acima dos 2 Kg mal o vento parou, no tempo de tirar foto, iscar e lançar tiro outro de 1,200 kg, foi bom penar o peixe apareceu onde nunca aparece:)
Tinha a pesca feita às 2 da manhã e às 8 da matina tinha que entrar ao batente, sou duro mas não de aço e descansar ai uma 3 horitas para mim é bem bom, direta já o fiz e não é igual.
Meto a fasquia até às 3 da manhã e nisto outro bom peixe nas unhas, uma boa luta deu este lindo robalo já a caminhar para 2 quilotes.




A arca estava aficar linda, prateados e cumpridos bonitos e de boa bitola, tal como eu procurava.
Mais uma picada e mais um de quilo e tal, tudo peixe feito e bonito.




Duas postas de robalote escalas no forno, um petisco e tanto.
Já era hora de arrumar as tralhas, para poder esticar as pernas para estar bem fisicamente para mais um dia de trabalho, quando fecho a jornada com um lindo sargo a queimar um quilo, cereja no topo do bolo, soube bem aguentar e saber esperar por a hora certa, só assim se pode ganhar conhecimento para fazer boas pescas, mais que a pescaria este dia percebi que afinal os outros 2 barrotes não saíram por acaso e começo a ganhar conhecimento para futuras capturas, é uma questão de saber espera ;)



6 peixes 8,5 Kg, é disto que procuro na escuridão gelada, apesar de ter feito pescas melhores este ano, esta por ser à porta de casa teve um sabor especial, principalmente depois de aguentar 2 horas à ventania e mais 5 horas sem uma picada.
Boas fainas.











8 comentários:

  1. Boas João,
    Belo relato este, parabéns! Eu que já não vou há tanto tempo à procura de uns peixes até fiquei com uma pica do caraças, para lá ir... :)
    Isso os spots, têm muito que se diga... O problema é quando nós acertamos sempre no spot do mau dia, esse é que é o problema maior! :)
    Soubeste esperar e muito bem e a coisa correu na feição. Nem sempre aplicações do tempo acertam. Ás vezes conhecendo os spots e sabendo as condições, as coisas ficam um mimo para estar à pesca!

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Manel.
      Tens que voltar a faina, nem que seja umas ilhas, mas este ano a coisa está dificil, os sargos andam escassos.
      Eheheheh, temos que ensistir, do nada temos supresas, eu gosto de pescar onde ninguém quer, e perceber o spot, é mesmo raro escolher um pesqueiro que tenha visto alguém lá.
      Sim já levei bons chibos aqui, mas quando dá é sempre peixe bom.
      Obrigado, forte abraço.

      Eliminar
  2. Comé amigo João!
    É verdade o que dizes, todos os spots têm o seu dia bom, como se diz por aí, onde há mar há peixe... O problema é acertar no dia bom desse pesqueiro e para isso é preciso lá ir todos os dias do ano e ainda pode dar-se o caso de ser um ano (não bissexto) pescas lá 365 dias e afinal o dia bom era no 366ºdia, que não existe nesse ano e lá temos de esperar para o ano seguinte hahhahahaha pode sempre acontecer... Mas olha que há gajos que até podem ter sorte e à 20ª vez que lá vão safam-se à grande hahahahaha vendo bem há gajos que têm sorte, se é que me entendes hehehehhe, fonixxxxx....

    Essas Nortadas de Inverno são lixadas hehehehhe, isso não é para os meninos do verão hahahhaha
    Andas a pescar com anzóis dos chineses amigo João :) fonix isso é um gajo ficar azul, ver a cana bater e vir só metade do anzol...
    Agora essa de voltar a montar uma cana que já tinha desmontado acho que nunca fiz hehehe
    Não é para todos, ir pescar à noite até às tantas e trabalhar no dia seguinte, pelo menos falo por mim, se um gajo safar a pesca ainda a coisa escapa a moral está em alta, agora se o resultado for um chibinho ou uma pesquinha fraca é complicado...
    E é nessas noites a sofrer e a tirar conclusões que se aprende muito na pesca amigo, parabéns pela pesca bem bonita ;)

    Já tinha saudades de ver esse tabuleiro, heheehehe esse gajo está sempre bem acompanhado ;)
    Olha já tenho ali 5 caixas de 24 minis guardadas para os nossos petiscos ;)
    É pena que já não vens a tempo do presunto que o Zé Dias me ofereceu :)
    Este fds era bom prati, há uma festa de surf aqui em Faro...
    Abraço e força aí amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo Pedro.
      Eheheheh, isso era preciso ter muito azar.
      Esse gajo teve que lá ir 20 vezes para tirar um peixito, fdx, isso é muita insistência, conheço um gajo que lhe aconteceu isso , eheheheh, eu que sou um leiteiro, vou lá uma vez e pimba, ahahahahahah.

      Foi o dia que mais sofri com as condições este ano, mas depois parecia um sonho aquela horita de pesca.
      Não era do Chinês, nunca comprei nada no chinês para a pesca, era uma marca japonesa e tinham muito bom aspeto, até tiraram uns peixes, mas aquele foi-se, poderia estar nicado, pois como viste eu no fim aproveito o material todo depois de lavado e este já tinha ido a água varias vezes.
      Montei a cana com um speed, mal parou o vento e sai-me um bom robalo, sabes que eu gosto de ter iscas na água, aqueles fundões são uma supressa;)
      Também me aconteceu este ano dessas, ir ai a meia noite até às 6 da manha e nem uma picada, depois entrar às 8 horas, uuuffffaaa, ehehehehhe, mas também foi assim que apanhei um de 6kg ;)
      Sabes que eu não brinco nos petiscos, hoje vai ser uns percebes de entrada, com uns sargos às postinhas e arroz de tomate;)

      Elaaaaa, 5 caixas já amigo, porra assim não passamos cede, tu não brincas;)
      Esse presunto do Zé Dias fica só na memória, ahahahahah, mas olha que fui a Espanha e comprei lá uns belos Nacos.
      Por acaso voltei a dar umas aulitas de surf.
      Devo de ir ai para a semana deixa ver, já sabes que apito se der para fazer petisco. pode ser que leve umas unhas para abrir a época festiva;)
      Força e um abraço.

      Eliminar
  3. Mékié João!
    Isso é mesmo só para duros. O surfcasting, continua a ser para mim o último recurso. Se calhar até faço mal. Talvez para o ano, me dedique mais a essa pesca. Vamos ver....
    Este ano se estivermos juntos para mais uma daquelas pescas na ilha, falamos acerca disso :)
    Isso há porta de casa é um luxo. Que linda pesca! A arca ficou mesmo composta. Não tem nenhum barrote, mas tem aquela bitola mesmo à maneira para a refeição...
    Esses anzóis do chinês, deixaram um magano mais sexy. Foi com um piercing , hehehehe
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Chico.
      Eu também não ligava ao surfcasting, com umas dicas do Lobo e alguma insistência minha, juntei uma maneira de pescar aqui nas minhas praias, que conjugou na perfeição, o certo é que arrisco apanhar bons peixes e nestes 2 últimos Invernos tenho apanhado belos trofeus, penso que tive alguma sorte, mas também a procurei.

      Certo é que no próximo Inverno, volto a carga na esperança de apanhar meia dúzia de bons robalos, vamos ver se sempre aprendi alguma coisa ou ando a enganar-me sem saber, ehehehehehehhe.
      Ainda tenho um tarolito ou outro para pôr este ano, isto ainda não acabou;)

      A pior época de sargos para mim de sempre, água gelada e muitíssimo pouco peixe, uma desgraça mesmo, tenho ido apanhar uns percebecos para o lanche e nem pesco, vê lá tu como isto está, um viciado em ilhas como eu, e nem levo a cana.

      Estes robalos enganam na caixa, não importava só de apanhar destes para sempre, eheheheheh.
      Não são do Chinês os anzois Chico, lol. era mas é um robalão que para o ano vem cá para fora, não te esqueças destas palavras;)

      Forte abraço e força;)

      Eliminar
  4. Boas amigo João

    Bem este relato foi dos meus preferidos de se ler…. a prova como resistir às adversidades acaba sempre por compensar, nem que seja um dia ou outro, mas virá o dia.

    Muitos parabéns pela perseverança, tiro-te realmente o chapéu!

    um grande abraço
    J.Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva J.Pedro.
      É verdade, por aqui a malta como pesca ao pé de casa, 2 ou 3 horas se não der nada foge.
      Eu sei que nestas noites geladas, quando eles aparecem são dos bons, é pena é não haver mais dias pescaveis a porta de casa, pois o mar é estilo praia do norte (nazare) basta ter um toque e já era ( no inverno ).
      Obrigado um grande abraço.

      Eliminar