domingo, 18 de fevereiro de 2018

On Fire

Boas pessoal.
Como tinha prometido, este post é dedicado a minha 5ª chibata seguida, e para esta pescarias fartei-me de chatear o meu amigo Mário para me acompanhar noite dentro.
Era um dia que conjugávamos o mesmo turno de trabalho e era uma boa oportunidade para pescar-mos os dois, ele devido aos meu historial das ultimas pescas, não queria me acompanhar de maneira nenhuma, até eu lhe dizer que as condições eram as mesma de um dia de robalos do ano passado.
Lá o convenci e arrancamos ao fim da tarde, depois de meia hora a preparar tudo na noite escura que estava, ele arranca a época logo com um bom robalote de 1,5kg, finalmente este ano via a cor prateada de um robalo.
 
 
 E ele não queria vir, já tinha um belo peixinho para o forno, passado pouco tempo saca outro do mesmo lote, a coisa corria bem ao Mário e quando é assim tem que se aproveitar, eu indo ter com ele passado uns minutos, vejo que tem peixe na outra cana, e mesmo não sendo as minhas pescas, tive o prazer de tirar um robalote quileiro, o 3º da noite para a saca do Mário.
 
 
 
Depois da atividade abrandar nas canas dele claro, as minhas eram estatuas, eheheheh, fomos fazer o tradicional petisco noturno com umas conservas e um tinto da praxe acabando  no tradicional pastel de nata  para adoçar a boca e ganhar coragem para nos mover na areia grossa da nossa costa e do frio gelado que se fazia sentir.
Depois do estômago  confortado, era hora de aguentar e reforçar as iscadas para mais uma espera  de um possível prateado, eu sentia que não me calhava nada, mas insistia para nós nos aguentar-mos, pois sentia que ele iria apanhar mais um e  dos bons, repetia que era com aquelas condições que o ano passado tivemos sucesso, e que ele estava  com a estrelinha se aguenta-se mais um bocado era recompensado.
Já  no cair do pano para zarparmos, oiço o tal grito, Joãaaaaao, quando  vimos que temos um peixe jeitoso, ajudamo-nos mutuamente, largamos tudo e vamos a escoa engachar o gajo...
 
 
 
Um robalo de 3Kg logo na primeira noite para ele, não podia começar melhor, o sorriso diz tudo, o meu era igual, quando a amizade é verdadeira só se pode ficar contente com o momento bom de um amigo, é caso para dizer que começou a época On Fire
Na gíria diz-se que só se vê os amigos nos momentos maus, eu discordo por completo.
 
 
 
Eu safei a grade com uma baileca para não dizer que não apanhei nada, o ano passado comecei eu a faturar este ano é a esperar, eheheheh, faz parte da pesca e quem não o sabe nunca será um bom pescador.
Boas fainas  pessoal;)


10 comentários:

  1. Mékié João!
    Como eu te compreendo, nessa luta dos compridos....
    Nos dias que vou lá, é sempre o dia não. Normalmente foi no dia anterior o fica para o dia a seguir. Mas deitar a toalha ao chão, está fora de questão! Dass.....
    O Mário anda de mão quente em breve lá te calhará algum macacão....
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco.
      Já avisei o Mário que quando apanhar um é a sério, tenho pescado bem grosso,eheheh.
      Vamos tentando até ter sorte eu não desisto e sei que isto funciona assim.
      Ando a tentar um grande deixa ver se me calha algum:)
      Forte abraço ;)

      Eliminar
  2. Boas João,
    Não andas a dar com eles, mas não tarda vais logo dar com um tarolo e todos os outros chibos compensam logo! Simplesmente não deixaste de saber pescar, às vezes acontece e mesmo para quem vai todos os dias e o peixe anda lá também acontece!
    Bem pelo menos ainda consegues lá ir, já eu este ano, ainda não fiz uma pesca, o que vale é que tenho tudo limpo e lubrificado... :)
    É de valor ter assim Amigos, que ficam contentes com o parceiro, já eu conheço alguns que mal se apanha um robalo de 1,5Kg, vão logo colocar a cana por cima ou amostra no mesmo sítio, como se tivesse lá algum logo a seguir... outros até pontapés dão ao peixe... lol
    Acredito que este defeso vai trazer alegrias para muitos de nós, pois numa altura que o peixe comprido encosta muito não se conseguiram fazer pescas lúdicos e profissionais, em alguns spots de qualidade, agora resta ver o que vai calhar!!!

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Manel.
      Já reparei que não tens pescado, pois se fosses já tinhas apanhado uns cabeçudos.
      Ahahahah, se for um pontapé para o por cá fora não há problema.
      A competição faz parte da vida, queremos sempre ter sucesso,mas a entreajuda neste tipo de pesca é um sinal mais e uma vantagem para os dois, um dia apanha um no outro é o contrário;)
      Forte abraço;)

      Eliminar
  3. Meus parabéns aos dois pois uma amigos assim hoje em dia não é fácil,belos robalos:))) só tens que esperar mais um pouco pois o teu esta crescendo mais um pouco...:))
    Grande abraço e força ai para futuras noitadas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Alexandre, ahahahah, se fosses destes já era bom, maior melhor;)
      As noitadas estão no fim, sabes bem porque, mais dia menos dia, é dedicar-me a apanhar uns redondos dessa bitola que tu estas habituado;)Grande Abraço.

      Eliminar
  4. Comé amigo João!!
    Como é que querias que o Mário tivesse vontade de te acompanhar, só carregas chibos e querias que o moço tivesse vontade de ir à pesca!!! És um desgraçado tu, vá lá que ainda te calhou uma bailinha pa almoçares...
    O Mário anda de mão quente, sabes que estas coisas são assim, cada vez calha a cada um...
    Porrra já não basta um gajo apanhar frio que ainda tem de comer essas cavalas enlatadas, com essas cavalas é que tu não me enganas não hahahhahaha...
    Este ano é a vingança do Mário hahahhaha...

    Mas não tem sido uma época nada fácil, é mar atrás de mar e já está aí porrada outra vez, porra o que eu penei ontem para conseguir pescar, vá lá que ainda me safei ;)

    Vá amigo tem calma que logo dás com eles, quando te calhar algum é logo de 5kg no mínimo ;)
    Abraço e força aí...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então amigo Pedro.
      As chibatas não querem dizer nada, de repente aparece um cabeçudo, já ensinei o Mário que não podemos ir a pesca quando dizem que está a dar, metade das vezes é treta... eheheheh a baileca é considerado chibo, mais um já estou habituado:)
      Tu nunca deves ter provado estas cavalinhas de certeza, com tinto e pão é um petiscão, eheheheh olha que os gostos mudam e eu ainda te vou ver a comer cavala eheheheheh.
      Um dia apanho um dos bons, a chibatada tem sempre um fim, para um verdadeiro pescador que sabe esperar;)
      Tem sido uma época difícil sim, é aproveitar as janelas que há no tempo mar e ter um bocado de sorte.
      Podia calhar logo era dois de 5kg, um é pouco para as horas que já penei;)
      Abraço e força ai.

      Eliminar
  5. Boas João,

    Antes de mais quero felicitar-te pelo excelente blogue que aqui tens.. tenho acompanhado há algum tempo e quero dizer-te que fazes uns posts magnificos recheados de belas pescarias mas também de umas excelentes fotos com relatos a condizer..

    Quanto à pesca que eu faço, é maioritariamente destinada aos robalos, e foi este post que me fez escrever aqui, pois tal como dizes é uma pesca de sacrificios, mas quando eles aparecem, compensa.. deixando-nos com um sorriso enorme no rosto!

    Parabéns a ti e ao teu amigo pela insitência e pelos resultados que saltam à vista!

    Este ano ainda não consegui focar-me nos robalos... Aqui na minha zona (Sintra, Lisboa) o mar há muito que não dá tréguas...

    Um abraço e boas continuações!
    J.Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas J.Pedro.

      Muito obrigado pelo elogio:)
      Pois eu sou assumidamente um sargueiro, adoro apanhar sargos especialmente em pedras ilhadas que ninguém pesca, mas no inverno ultimamente tenho me dedicado aos robalos para variar na ementa.
      Horas e horas sem apanhar um peixe, isso chama-se gostar de pescar e estar em contato com a natureza, o que tenho aprendido é que só assim se apanha um trofeu da nossa costa, um prateado de peso.
      Fica atento que vais gostar dos próximos posts!

      Mais uma vez obrigado e um abraço.


      Eliminar