sábado, 30 de setembro de 2017

Aventuras de verão

Estou de volta para manter o blog ativo e relatar alguns momentos junto ao mar e a mesa, onde não faltaram bons petiscos.
Os sargos escassearam este verão, se o ano passado contei pelos dedos a devoluções de sargos, este ano muito sargo miúdo devolvi ao mar, tantas leis e penso que a mais acertada era passar a medida mínima dos sargos para 20 cm, e das choupas sim para 15cm e não 23cm, pois é um peixe que não cresce muito.
Cada um  tem a sua ideia não é??  hahahahah.
 
Bem mas um dia de Julho safei uns sargos jeitosos depois de apanhar uma teca de percebes, estes que agora estão em defeso, e realço estes percebes são de Julho, para não criar confusão na cabeça de alguém, tenho que repetir e vincar o que escrevo aqui...  um dia daqueles que eu adoro com uns sargos bem jeitosos e outros de dose, nada como chegar a casa comer umas unhas de entrada e grelhar um listado com umas boas pedras de sal a desgostar um tinto.
 

Pré Forno
 
 
O verão foi passado por Sines Faro e Açores, onde já tinha ido por 3 vezes mas sempre em trabalho (Futebol) e não dava para visitar nada sem ser Ponta delgada, mas agora ir aos Açores basta ter meia dúzia de euros, pois com Esyjet e Rayner a voar para lá é super fácil, aproveitei e bem que o fiz, já fiz algumas viagens e está será repetida com certeza, mesmo sendo a 4º vez que lá fui, é barato bom e lindo, há surf, sargos ( que ninguém liga) e paz, e as pessoas são prestáveis e simpáticas,  vivia lá na boa, eheheheheeh.
 
 
Ilhéu dos Mosteiros
 
 
Mesmo antes do avião descolar, oiço uma voz que já conhecia, então não é que no banco da frente estava sentado um dos meus melhores amigos de infância, que também iria estar nos Ações com a família a passear, ehehehehe há coisas do caraças...
 
 
 
Eu e o Chiquinho no Ilhéu da Vila, onde fazem o campeonato Mundial de saltos para a água da RedBull.
 
 
Ilhéu da Vila, para mim um dos destinos obrigatórios na ilha de São Miguel
 
 
 
 
 
 
No Algarve sou sempre bem recebido pelo amigo Pedro http://lobodumar.blogspot.pt/
e as patuscadas nos sunset`s à Lobo são um espetáculo.
 
 
Arroz de marisco feito por mim, qualquer dia abro um tasco.
 
 
 
Para acabar por hoje deixo uma imagem das Furnas, onde fazem o tradicional cozido, mas para a próxima vou mostrar umas vistas de cortar a respiração... temos um País Brutal, desta vez fiquei mesmo com a certeza. 
 
Bons petiscos.


14 comentários:

  1. Comé amigo João!
    Olha um bom nome para o titulo (Aventuras do verão do João) :)
    As boas pescas fazem-se também com boas acções e com essas devoluções certamente que vais fazer umas boas pescas no futuro...Também tem havido muito peixe miúdo nas praias mais abaixo segundo o que tenho ouvido, robalos e bailas sem medida acho que também anda muito disso por aí...

    Pois tal como muitas outras coisas que estão mal na lei da pesca, as medidas também estão desajustadas...
    Parabéns por essa bela pesca de sargos e percebes, belo dia de maré esse...
    E esse tabuleiro está mesmo bem recheado, que belo almoço/jantar :)

    Bonitas fotos que tens aí, há coisas que nem que fossem combinadas davam tão certo como essa de encontrares um velho amigo :)
    Esse tacho de arroz de marisco acho que me vai tirar o sono esta noite :) porra vai lá vai...
    Bonito post amigo, abraço e força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo.
      Eheheheh podes crer.
      Já andava mal habituado sempre com bons sargos, mas muita canalha andou aqui no verão, é bom sinal:)
      Na pesca apeada é quase tudo desajustado, é melhor um gajo ir para a tasca beber copos e estar em casa a olhar para a tv, ainda não perceberam que isto é um escape para os verdadeiros pescadores, mas não, em vez de um gajo pescar descansado por não está a fazer nada de mal, um gajo fica desconfortável com certas coisas, que não vale a pena falar.
      Estavam mesmo bom os sargos no forno, comi-os ai em Faro.
      Podes crer se combinasse-mos calhando não batia nada certo.
      Eheheheh, quando vieres um dia ao Alentejo faço um arroz de marisco;)
      Grande abraço amigo Pedro, cumprimentos ao Capitão e toma conta do rapaz, lol.

      Eliminar
  2. Mékié João!
    Apesar de não gostarmos de andar a sentir e a tirar a canalhada, é sempre bom sinal que a espécie está a renovar o stock ;)
    Se não tens o cuidado de dizer que esses percebes são da altura em que se podia apanhar, estavas feito....
    A nossa terra é maravilhosa. Cada canto com o seu encanto :)
    A travessa de caracóis, foi a entrada para o arroz? :)
    Grande e forte abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco.
      Podes crer um dia se a malta os devolver eles vão ficar dentuças;)
      Feito nunca estava, senão assim iam multar um gajo a casa com as fotos que o pessoal tira ao peixe em casa, nunca vi numa foto na Internet de um peixe com rabo cortado!!! mas já acredito em tudo...
      Podes crer, mas digo mesmo que mudava para os Açores agora... tem tudo o que gosto lá.
      Eheheheh, por acaso os caracóis serviram de entrada, pois tinham sobrado do dia anterior:)
      Forte abraço amigo e faz ai um post para me regalar com o marisco que apanhas;)

      Eliminar
  3. Boas João,
    Mais uns sargos é petiscos á maneira!
    Frisa bem que os percebes são fora de época senão ainda te vão ao congelador... Lol
    São sítios fantásticos, o qual espero manterem se assim durante muito tempo. Além de achar difícil, pois com o crescimento do turismo, mas se aquilo ficar massificada, acho q perdem o turismo.

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel.
      Obrigado;)
      Eheheheh, fogo eu já acredito em tudo, já me mandaram parar mais em 2 meses do que tu na tua vida toda , acredita:( é que agora sou bandido e não sabia, ahahahahha.
      Acho que o turismo vai fazer booommm nos Açores, aquilo é bonito é com pouca gente... vamos ver o homem constrói, mas destrói ainda mais infelizmente.
      Forte abraço e dá-lhe ai nesses belos sargos;)

      Eliminar
  4. -Boas Joao
    -A pesca tambem nao é so apanhar sargos ás carradas Rsssssssss é tambem a amizade e tudo o ke envolve o mar tal como costumas mostrar aqui
    -Tu e o Pedro Lobo andam em forma nos vossos petiscos,descuidate ke o gajo dá um trato nesse taxo Rsssss anda de dente afiado o Lobo Rsssssss
    -Xau Joao continua e um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Rui.
      Nunca vou pescar para carregar, mas sim porque adoro pescar, se trouxer uns peixes bons para fazer refeições é ouro sobre azul, mas como adoro pescar ao sargo e conheço-os bem por vezes apanho boas quantidades, mas nem imaginas as vezes que me vim embora do pesqueiro porque tinha o peso no limite... dezenas de vezes acredita...
      Eheheheh, o Lobo alimenta-se bem no verão para aguentar aquelas noites geladas no Inverno, trata-se bem, e depois eu também gosto, temos que dar ao dente;)
      Um abraç.

      Eliminar
  5. Mékié João,os Açores é muito bonito tambem ja la estive por duas vezes e kuero voltar la um dia,boas paisagens e bom marisco tambem.
    Belissimas caixas se sargos kue tu pescas,gostava de fazer pescas assim mas sao raras,ou sao os sitios kue eu pesco kue nao sao tao bons ou entao deve ser do pescador ;}
    Chiça kue fome nao passas e só com dietas mediterranicas apanhadas por ti ;}
    Apanhalos e ate á proxima.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Gualter.
      É verdade, é mesmo bonito.
      lol, epa eu apanho sargos mas já penei muito acredita, e ainda peno, pois por vezes também não apanho.
      Estas pesca foi ilhada, de terra aqui na minha zona é mais complicado de apanhar peixe deste lote no verão... sai do cabedal, mas faço com todo o prazer;)
      Fome não passo de certeza, e cuido muito da minha alimentação, eu digo isto a muita gente,o nosso corpo é 70% aquilo que come-mos, e o peixe é um alimento fantástico;) eu abuso um bocado e chego a comer só peixe numa semana, mas as vezes preciso de uma carne grelhada em SOS, eheheheheheh
      Até a próxima , abraço.

      Eliminar
  6. Boa tarde,

    Sou o responsável pela criação de conteúdos e promoção do recem criado blogue da página www.azoresfishing.pt. O blog está na sua fase de arranque e por isso queremos dinamizá-lo com vários artigos. Um deles é fazer uma listagem dos 10 melhores blogs relacionados com pesca desportiva em portugal.

    Este post irá proporcionar mais visitas aos respetivos blog`s e aumentar a autoridade dos mesmos nas pesquisas dos motores de busca.

    Gostariamos de saber se gostaria que o seu blog constasse na nossa listagem. Em troca solicitamos que coloque o link do nosso site (preferencialmente) ou do nosso blog nos links que recomenda no seu blog.

    Se tiver mais alguma sugestão de algum blog relacionado com a pesca desportiva que admire ou que seja seu amigos, sinta-se à vontade para recomendá-lo.

    Muito obrigado pela atenção.

    Aguardo com expectativa a sua resposta para alexandre.oliveira@cbb.com.pt


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Alexandre.
      Desde já peço desculpa pela demora da resposta, mas a minha vida profissional por vezes não me permite tal rapidez nas respostas.
      É com todo o gosto que colaboro com a expansão do vosso site e blog...
      Força e um abraço.

      Eliminar
  7. Boa tarde,

    Já procedemos a criação do artigo sobre os blog`s de pesca referência em Portugal, esperando que o mesmo esteja do seu agrado.
    https://www.azoresfishing.pt/blog/artigo/blogs-de-pesca-nacional

    Muito obrigado pela parceria.

    ResponderEliminar