segunda-feira, 5 de junho de 2017

Inspiração à Lobo.

Boas amigos,conhecidos e curiosos.
Depois de ler o post do amigo Pedro (Lobo do Mar), decidi contar uma história de pesca, apesar de andar sem motivação para tal, devido a vários fatores, que nem aqui merecem destaque, devo-o ao pessoal que veem aqui deixar mensagens positivas, este post é para vocês!!!
 
 
Mais um dia de primavera, acordo bem cedo, ainda cansado do dia de trabalho anterior até a meia noite, já o relógio cronometra os minutos até às 15h para novo dia a bulir.
A maré é grande e aproveito para apanhar umas unhas para iscar, a hora boa para os dentuças ia ser lá para as 14h, hora essa que para mim, é para recolher, lavar material, tomar um duche, comer qualquer coisa e fazer-me a vida.


 Escolhi um spot, com muita gente nesta altura do campeonato, que ficam a olhar a espera que a maré suba para tentar apanhar uns sargos, mas nesta altura do ano faço muitas pescas de maré vazia, e sei rachas milagrosas para tal, começo a jornada a virar sargos de meio quilo numa escoa com meio palmo de água, tinha já a pesca feita quando entra o primeiro dentuças quileiro.

 
Pois foram 20 minutos intensos com grandes lutas, que totalizaram 6 sargos acima de quilo, quando o pessoal esticavas as canas, eu já ia para casa com 2 h de enchente e 10kg de peixe, e não com 50kg como muita gente pensa.
 
 
Dediquei-me a pesca do sargo aqui em Sines intensamente, perdendo horas para perceber onde os poderei apanhar em varias alturas da maré, para conciliar com o meu tempo disponível...
 
 
Com o resto das iscas e um sargo apanhado na hora, por vezes ainda tenho tempo de fazer um petisco rápido para o almoço.


Um parque de diversões para qualquer surfista
 

 
Para esta pescaria utilizei fio 0,28 com chumbicas de 3g, crucial para pescar de maré vazia e ter rendimento com essa cota de água...  
 
Uma situação muito triste, foi a morte de 2 pessoas numa semana, nas praias de Sines, antes da época balnear.
Sines tem uma forte presença de policiamento marítimo, varias são as entidades para tal, Guarda Fiscal, Policia Marítima, SEF, e o Próprio ISN... que por aqui tem boas condições e instalações para trabalhar.
Gostava de saber o que pensam e o que deveria ser feito para minimizar estas situações tristes, de mortes na praia, com tanto policiamento que temos por aqui.
Eu tenho a minha ideia, gostava de saber a vossa, o próximo post vou falar um pouco disso e explicar com meia dúzias de palavras de como se sai de um agueiro.
 
Até lá boas fainas .
 
 
 
 
 
 

12 comentários:

  1. Mékié João!!
    Fazes bem em manter o blogue a bombar, por vários motivos deixei de relatar na blogosfera.
    Mas isso, pode ser que que em breve tenhamos oportunidade de falar!
    Mantém este teu 'cantinho' a fluir com fotos fixes de sargos e de umas a sugerir uma dieta Mediterrânica daquelas que a malta gosta :)
    Isso só revela o bom conhecedor da zona que és ;)
    Existem praias com agueiros terríficos. Mais informação na entrada da praia, para evitar estas tristes tragédias antes de começar a época. Autoridades e a malta do ISN não conseguem estar em todo o lado, antes da época forte...
    Continua em força e não deixes morrer esses relatos da Costa Alentejana ;)
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Chico,.
      É triste mas é verdade, mas graças a vocês que comentam o blog , não o vou fazer.
      EU alinho numa ida lá abaixo, para ensinar o PJ a apanhar sargos, ahahahhaah, ai o gajo vai ficar danado, eheheheheheh
      São Torpes aqui, parece uma banheira, depois com uma ondulação ligeira, é uma praia super perigosa.
      Nadadores Salvadores profissionais, era a chave e futuro.
      Grande abraço.

      Eliminar
  2. Hahahahaha...
    Bom titulo :))

    Gostei dessa dos curiosos ;)
    Pois é amigo, nem sempre estamos inspirados para escrever relatos a contar dias de pesca, ele há dias e alturas da nossa vida em que apetece tudo menos isso, uma vez enquanto petiscávamos falamos disso e nem sempre é fácil devido aos obstáculos que a vida nos oferece...

    Bom mas aí está, aquela bela daquela caixa branquinha recheada de Sargalhões, belas chapas amigo parabéns, se dá gosto olhar para essa pesca na foto imagino ao vivo e a cores :)

    Hahahahaha... Sim ele há por aí muito menino a apanhar aos 50kg hehehehehe No outro dia falei com um que tinha apanhado 80kg de bailas hehhehehehe.... Porrrra é só grandes pescadores... hehehe

    Belo almoço amigo João, mas épa esqueceste duma coisa, batatas e pão :))))

    Em relação à Guarda Fiscal e PM sabes muito bem que não são os veraneantes as presas que eles procuram...
    As mortes vão haver sempre, quer seja de banhistas, pescadores lúdicos ou profissionais, umas vezes mais outras vezes menos; tal como nas estradas, tudo depende da consciência ou inconsciência de cada um...

    Boas fotos e bom relato amigo, parabéns; um abraço e força aí...


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo.
      Depois de ler o teu post e mais uma historia à Lobo, que me inspirei.
      10 kg de peixe é muito peixe, um dia um cromo viu-me a apanhar uns quileiros, quando cheguei ao trabalho, já corria que tinha apanhado sargos de 2 kg, só apanhei um na vida, ahahahahha.
      Batatinha doce vai e umas cenouras, ehehehe.
      É os guardiões da nossa costa, são é espiões do contribuintes que lhes pagam o ordenado, morrerem pessoas na praia não é importante:(
      Profissionalizar os Nadadores Salvadores e Bombeiros era o que fazia se podesse.
      Um grande abraço amigo, espero que esteja tudo bem por ai:) obrigado;)

      Eliminar
  3. Boas João,
    Espero que consigas repor ai o teu nível de motivação, para acompanhar umas palavras com essas belas fotos que colocas de pescado... pelo menos agora já estás a aquecer... :)
    Parabéns pelas capturas, eu pensava que já tinhas ai uns 69 kilos!!! LOL
    Desconheço como aconteceu essa tragédia, mas também temos que ver nem sempre os meios podem estar presentes em todo o lado.

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel.
      Ehehehe, tem que ser, pois também adoro ler as vossas histórias de pesca...
      Epa tanto kilo, ehehehe.
      Eu sei que não podem e tem meios para isso, mas deviam tentar ter, tinha-se que mudar muita coisa.
      Fui fazer uma caminhada com a Lurdes, 2 dias antes, comentei que se fosse verão aquele agueiro era uma armadilha fatal, no mesmo acontece isso, previ o que poderia acontecer... nessa semana perseguiram-me literalmente sempre que pesquei.
      O ISN está fora disso, mas instruam as outras entidades para isso, e davam uma ajuda, deixavam logo a barriga de lado e o conformismo de não fazer nada de lado, o país ganhava com isso, ahahahah.
      Fazem muita patrulha com alvos no apeados tu sabes:(
      Mas pronto. Forte abraço Manel

      Eliminar
  4. Boas Jony,
    Eu a pensar que ia ver zorras, passarinhos, flores, campingaz, uma cabana e chuveiros improvisados e sai-me um relato de pesca LOOOOOL
    Não foi 50Kgs mas andou lá perto, parabéns! eheheh ; )
    O problema é que salvar vidas só dá despesas e trabalho, as multas não dão trabalho nenhum e são 20% pró bolso! : ( Acabem com os emolumentos e metam-nos a produzir/trabalhar, de preferência a pé para fazerem exercício e poupar o dinheiro do gasóleo aos contribuintes, pode ser que se evitem essas situações porque de certeza que vão estar mais atentos às necessidades dos cidadãos do que às multas.

    Haja saúde! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas rei das matulonas.
      Ahahahah.
      Sacas de sargos queres ver:)
      Belas palavras Paulo, concordo plenamente, davas um bom presidente de Câmara, ahahahahha.
      Concordo com multas, mas com lógica... mas deviam profissionalizar os Nadadores Salvadores tais como os bombeiros.
      Se eu te disser que já tirei de la de dentro nadadores salvadires tu nao acreditas.
      Saudinha:);)

      Eliminar
  5. Grandas chapas, grande malha

    dá lhe

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Amigo João, belos sargos isso bem pessadinho dava mais de 50kl 😂😂😂lol
    Não abondones o blog ainda mais por certas e detriminadas sircostancias, força ai com essas rachas nas rochas que eu vou sacando neles naqueles buracos que à malta nem me vê😃😃😃
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo.
      50 kg de sargos não apanho eu num mês...
      Mas sabes vomo é....
      Estava a precisar dum pesqueiro dos teus , ahahahahha
      Mas era só para estar em paz;)
      Grande abraço.

      Eliminar