domingo, 25 de junho de 2017

Agueiros

Boas amigos.
Começou o verão, mas antes e depois, há dias bem melhores de praia do que no próprio verão, como acontece todos os anos, então antes, qualquer calorzinho a malta vai logo a correr para a praia.
Sem informação e nem vigia, um dia destes pode ser fatal para qualquer um, que não tenha o mínimo de noção dos perigos do mar.
 
Como surfista a mais de 20 anos, dei aulas de surf durante 10 anos quase diariamente, vi muita asneira, e tenho mil histórias para contar, perdi a conta das pessoas que salvei e muitas vezes sem um obrigado...
Lembro-me de um dia salvar 3 miúdos e vir a Policia Marítima, acabar coma minha aula de surf e fazer-me sair da água porque recebeu um telefonema de anormal a dizer que eu não deixava as pessoas entrar na água.
Onde há agueiros, há ondas porreiras, muitas aulas eu habitava os agueiros para ver os meus alunos mais avançados, não me sinto um herói nem pouco mais ou menos, qualquer surfista experiente já salvou pessoas da morte, faz parte de um surfista, acaba por ser uma coisa banal.
Eu e muitos outros surfistas, nunca recebemos medalhas, como se vê por vezes na televisão, devia de haver, era um trabalho do governo para instruir muitas das nossas "policias costeiras" para servir a sociedade em vez de a perseguir na caça a multa.
 
1- Nunca nadar contra o agueiro.
 
 
 
2 - escolher um lado para sair do mesmo, sempre por onde tem mais ondas.
 
 
3 - Nadar para esse lado e automaticamente fica-se com pé.
 
 
 
4 - Com a ajuda das ondas sair do mar.
 
 
 
Tentar manter a calma e se não tiver força, acenar com os dois braços para pedir ajuda, basta saber boiar, (que por vezes) o próprio agueiro encaminha para uma zona de pé.
 
 
 
Se não souber nadar, nunca entrar em praias como as das fotos, sem ser mesmo a frente da espuma das ondas, com água pela cintura no máximo.
 
Uma boa foto para identificar um agueiro.
 
Muitas pessoas iriam tomar banho onde não há ondas, ai está a armadilha.
Antes do verão morreram 2 pessoas na minha praia numa semana, um dia antes numa caminhada matinal com a minha mulher, passei por o local e disse-lhe, esta aqui uma armadilha neste agueiro...
 
 
Fui abordado pela Guarda Fiscal 3 vezes nessa semana, sempre que vinha da faina, há 2 dias mais do mesmo, fds não posso pescar? tenho que me sentir mal em ir a pesca? Já é demais, tanta coisa importante e andamos nós a descontar para isto? Pagar ordenados a Guardas para nos tentarem lixar, deviam era defender o cidadão, dar informação e tentar proteger as pessoas, dando segurança e conforto aqueles lhes pagam.
Mas não, existe uma caça ao pescador lúdico diariamente em Sines, enquanto morrem pessoas nas praias de Sines...
E porque não, trabalharem na prevenção destas situações e instruírem estes senhores para trabalhar para o cidadão na época pré e pós balnear, em vez de andarem 5 horas com binóculos a verem um gajo pescar, ridículo...
 
Finalmente a primeira douradinha do ano.
 
 
Muitos de vocês já sabem identificar os perigos do mar, mas pode ser que a minha mensagem chegue e ajude alguém.
O agueiro não mata desde que a pessoa saiba nadar, agora se não souber, muita atenção, em 5 segundos bebe-se uns pirolitos e não dá hipótese,  nesta praia que aparenta umas ondinhas pequenas, é uma armadinha fatal na zona das setas vermelhas.
 
Junto a dourada vieram uns bolachudos.
 
 
 
Acabar o domingo em beleza.
 
Desejo bom verão com muito cuidado no mar,  nunca é demais relembrar estas situações que num simples mergulho podem apanhar qualquer um, mesmo uma pessoa que saiba nadar pode entrar em pânico e a coisa correr mal...
Boas fainas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

14 comentários:

  1. Comé Mister dos agueiros :))
    Pois é nem sempre os mais experientes em mar são a PM nem os nadadores salvadores, em teoria é uma coisa mas depois lá dentro é outra e é com o passar dos anos que os nadadores salvadores ganham experiência, muitos deles tiram o curso e nunca mais dão uma braçada nem na piscina nem no mar. O melhor nadador salvador é o surfista/bodyboarder que é quem tem maior contacto com o mar, são muitas horas dentro de agua a ler e observar o mar, a levar porrada dele, claro que não tou a falar daqueles patos bravos vaidosos que ficam horas em cima da prancha a fazer de bóia e a conversar como há muitos por aí...
    Bom mas deixa-me que te diga que esse agueiro está com bom aspecto ;)

    Pois é amigo, é uma tristeza a bola de neve em que se tornou o sistema/governo para chupar o dinheiro ao trabalhador, desde o ordenado até qualquer coisa que compramos ou pagamos eles chupam X e depois andam a trás da malta como se um gajo fosse algum bandido, o ainda nos pedem para pedir facturas para chuparem também os comerciantes, pu#%& que os pariu pá... Mas há mais, eles reformam-se com milhares de € de reforma e nós trabalhamos até quase aos 100 anos pa lhes pagar essas reformas, vai dar palha à mula vai.................... ranhosos....

    Para acabar umas boas capturas e um bom petisco amigo, muito bom...
    Com o calor que teve ontem lá tive que ir ali mamar 7 óh 15 no café e tinha de ser rápido se não aqueciam... Tavam lá dois mudos quando chegou à meia noite já falavam mais do que eu hehehhehehehhe

    Abraço e força aí amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então amigo Pedro.
      Tens toda a razão, sim muitos surfistas de agora não passaram pela aprendizagem que nós tivemos, não havia escolas de surf nem informação previa para saber como lidar com varias circunstâncias que o mar nos apresentava, eras as horas e mocadas na cabeça que fez que surfistas como nós ganhássemos esse conhecimento com um simples olhar para o mar;) body board ou surf não interessa a modalidade, foi uma lição para a vida;)

      Muito triste esta gestão governamental, tem que haver leis, mas com sentido claro, não fazer leis por fazer, como acontece.
      Ranhosos, ahahahahhaha, qualquer dia vou passar uma noite a esquadra, ahahhahaha...

      Os mudos quando começam a falar, já não se calam, ahahahahah, secalhar era o mudo que pesca com o Alexandre, lol...
      Abraço e até breve amigo.

      Eliminar
  2. Boas Jony,
    A maioria das pessoas entra logo em pânico assim que se vêem aflitas e bloqueia-lhes o cérebro, principalmente aquelas que estão pouco habituadas a lidar com o mar. Manter a calma e dar duas braçadas para o lado, por vezes, é qb para sair duma situação de apuros. A pior coisa que se pode fazer é nadar contra o mar pq, como se costuma dizer, contra brutes na lutes!
    Quanto à PM, já aqui deixei a minha opinião num post anterior. Relativamente aos Nadadores Salvadores, principalmente no PNSACV onde o mar é mais revolto e traiçoeiro, penso que deviam ser profissionais em vez de moces pequenos que vão fazer um cursinho à piscina para ganhar umas coroas no verão.
    Resta-me despedir felicitando-te pelas capturas e petisco e desejar-te umas boas férias em família ; )

    Saúde, da boa! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas marafade...
      É verdade, já salvei pessoas, a lançar a prancha, elas agarrarem-se e eu a puxa-las, elas no agueiro e com água por os joelhos:) é normal há pouca informação sobre o assunto.
      Os Prós e Contras que dá na RTP, basearam-se no meu post, eheheheheh até as imagens que escolheram foram iguais as minhas:)
      Pois a culpa é de quem mete lá os moços, já trabalhei um verão a full time no Malhão, e os nadadores salvadores nem toldo tinham, vinham para a minha barraca, eu previa os salvamentos, avisava "olha aquele vai precisar de ajuda" ehehehehh , quantas vezes isso aconteceu:)
      Boas ferias rei das matulonas, grande abraço.

      Eliminar
  3. Mékié João!
    Realmente um perigo silencioso. Uma armadilha para quem quer dar um mergulho sem ser nas ondas , e quando dá por isso já está 'lá ao fundo'.
    Em miúdo vi-me num na praia do Guincho, mas consegui sair. Agora percebo que foi a nadar para um dos lados. Mas na altura, nem me apercebi.
    Não foi nada agradável...
    Eles andam mesmo com pontaria para ti. Até hoje, só mostrei uma vez a licença!
    Bonitos peixes ;) e continua a tua dieta que vais no bom caminho, hehehe
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas francisco.
      Bem verdade.
      Antigamente era ainda mais perigoso, não havia surfistas, os surfistas adoram agueiros, ehehehehe é sinal que há ondas boas;)
      Pontaria??? já mete perseguição, nem imaginas o que me já fizeram, fica para o próximo post, se não falar, espancos os anormais, fds... já é ridículo o que se passa por aqui, andam 4 alminhas a fazer trabalho de detetives diariamente, ridículo... e para os chibos de Sines, informo que sempre que me abordaram, tinham tudo dentro das lei.
      Desculpa este desabafo mas marram sempre com aqueles que não fazem mal a ninguém...
      Forte abraço grande Francisco.


      Eliminar
  4. Boas João,
    Um bom post, esses agueiros são um perigo para os banhistas e para os robalos... lol
    Se calhar podias fazer ai umas acções de voluntariado ai na zona, principalmente quando identificas essas zonas que tão bem conheces, não é nenhum trabalho gratificante mas pelo menos tens a consciência de que podes bem ter salvo a vida de alguém. O pior que pode acontecer é não fazerem caso dos teus conselhos!!! :(
    Uma vez em Sagres na praia da Mareta, quando tinha para ai 16 anos, vi-me ali numa situação, que se calhar só me safei porque consegui ir para os lados, só sei que cada vez que me lembro até fico sem ar.
    Em relação à Fiscalização, é como por aqui na RIA FORMOSA! Não sei aonde anda a PM, pois com maior de fluxo de ER, isto é a LEI da bala, só não há mais acidentes porque a maior parte deles nem são registados, pois o excesso de álcool e algumas manobras que parecem feitas de por Marinheiros de Água doce, até mete Dó...
    No outros meses do ano, parece que estão escondidos, mal acelero, mandam-me logo para... :(
    É preciso é calma, continuas a fazer a tua vidinha e o resto vai-se compondo!

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel.
      Eheheheh, tas sempre de olho nos agueiros...
      Já fiz voluntariado 10 anos amigo Manel, recebi meia dúzia de obrigados, uma aula interrompida, uma vez expulso da água a surfar, a pedido dos nadadores salvadores, pela P.M., 30 discussões com banhistas parvos sem noção, foi muitos anos na praia, que já mudaram a minha vida por causa do sol excessivo que apanhei...
      Um dia entras na água comigo em ondas e percebes estas palavras;)
      Pois o verão agora ai parece uma feira, todo o cuidado é pouco na ria.
      Não podes acelerar muito na moto de água, ahahahahahahah
      Calma é que eu tenho a potes,lol...
      Forte abraço e cuidado ai com as velocidades;)

      Eliminar
  5. boas joão

    talvez o melhor post que li nos ultimos tempos, segurança, responsabilidade com muito peixe e marisco a mistura. Parabens João.


    Francisco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco.
      Obrigado, olha ontem nos Prós e Contras da RTP, parecia o meu post, muito idêntico ao que escrevi, ainda bem que o fiz antes do programa, senão parecia uma imitação.
      Abraço.

      Eliminar
  6. Boas Amigo,meus parabéns pelo post,muito bem explicado onde quem não tiver conhecimento fica um pouco mais esclarecido para de futuro evitar esse tipo de situação...
    Quanto a lei nem me vou adiantar aqui pois iria usar um tipo de vocabulário um pouco desagradável em relação aos agentes da lei enfim é de lamentar :(
    Bons peixes que tens tirado,continua ai em força
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo, obrigado:)
      Tentei resumir da melhor maneira, acho que está bem claro...
      Olha que não passa nem uma escama a mais agora, nunca vi uma coisa assim... porra parece que um gajo anda a traficar droga, impressionante...
      Tem que haver fiscalização claro, mas ratoeiras e esperas, passa dos limites, até parece que os pescadores lúdicos são foras da lei, quando eles vão aos navios aqui em Sines aviar o cabaz, isso já é legal queres ver... acabou o filtro nas minhas palavras amigo, não queria, mas tem que ser, se não te respeitam , não os podes respeitar...
      Um grande abraço e força ai nessas pescarias:)

      Eliminar
  7. Mto bom e mto bem explicado.
    Infelizmente normalmente a tendência natural é essa mesmo de fugir das ondas...As pessoas temem as ondas pois conseguem velas, as correntes como existem nos águeiros não se vêm e dão uma falsa sensação de segurança normalmente com a agravante de serem zonas profundas pela própria deslocação das areias pela acção da corrente...São zonas boas para pescar com a maré cheia!!!!
    Quanto á fiscalização sou a favor que exista com respeito e igual para todos, pois como dizes quando vão aos navios avaiar o cabaz acaba-se...infelizmente acho que esse é um problema do nosso pais pois todos vão aviar o cabaz esses nos navios, outros nos bancos, outros nas autarquias, nas empresas publicas, etc... e sanções a essa gente é ZERO
    Basicamente vão-se aviando com o dinheiro que descontamos para o estado, seja para pagar o vencimento dos funcionários publicos seja para alimentar a máquina que é o estado e onde mtos vão roubar.
    Falando de coisas importantes, quando vamos fazer uma pescaria? agora que és especialista de surfcasting tb podemos combinar!!!Quando fores á praia se te lembrares dá um toque.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Mário.
      Obrigado.
      Um pais com mar a farta, era obrigatório falar todos anos desta situação...
      As minhas palavras são um pouco de revolta, pois no próximo post vais perceber porquê.
      Imagina fazeres a tua vida honesta e estas sempre a kevar com eles como um criminoso, fds é ridiculo, estas entidades são pagas pos nós...
      Nós sabemos que a falcatrua em todo o lado, infelizmente a vida obriga a isso, o dinheiro por vezes mete nojo, mas sem ele não fazemos nada...
      Marinho tu es o rei do surfcasting, ainda me lembro de encheres latas e eu mal tapava o fundo a minha, ahahahahh.
      Agora é sargaria, depois no inverno vamos fazer umas pescas, combina-mos e vamos, liga quando quiseres amigo.
      Grande abraço. Sempre as ordens.

      Eliminar