quarta-feira, 24 de agosto de 2016

O bico de pedra.

Boas amigos.
 
O bico de pedra que eu mais gosto aqui da minha costa, foi habitado por mim no inicio do verão, com toda a vontade de pescar e mariscar, pois com uma previsão rara e em conjunto com aminha disponibilidade, é quase impossível pescar naquela pedra durante uma maré cheia por completo.
Bem mas começando a faina de maré vazia, arranjei logo petisco para o jantar, 2 Kg de bons percebes, um búzio e 2 sargotes fizeram a combinação para um bom tinto.
 
 
Foi pena o telele estar embaciado e não reparei que as fotos não estavam boas, depois de mariscar bem, pego no puxeiro e nos óculos, que são duas armas novas das minhas ilhadas e começo a vasculhar as fendas e buracos, como tenho apanhado sempre um polvo ou dois, desta vez andei a vascolhar as rachas com a cabeça dentro de água, a bem a hora o fiz, apanhei 6 polvos que redram 4 quilotes, a coisa estava a correr de feição:)
 
 
Que bela maré eu tinha feito, e com o mar de feição apostei ancorar ali mesmo, onde nunca tinha conseguido fazer uma pesca completa durante a maré cheia, a maré era de 2.5, ideal para tentar estar ali, o mar era pouco mas ainda tive 40 minutos agarrado a prancha que por sua vez tinha o peixe amarrado e  mochila ás costas, para o mar não me derrubar, volta e meia uma xanada e apanhava os sargos ali  mesmo debaixo dos pés:)
 
 
 
 
Sargos na casa de meio quilo, pareciam irmãos, tudo belos listados para as brasas, mais 9 quilotes de material fresco de qualidade, a viagem de volta foi dura mas com um alma lavada e cheia de alegria;)
 
Fica a curta metragem já no final da faina, onde só faltou os polvos que já estavam na mochila.
 
 
Boa fainas!


8 comentários:

  1. Comé amigo João, já estás de volta com mais um post de abrir o apetite à malta :)
    O tal bico de pedra que me falaste e que te oferece sempre uma boa maré, muito bom um gajo ter uns spots assim fartos de material, já sabemos que quando lá vamos há sempre material garantido...
    Sargos, percebes e uns polvos à maneira para fazeres aquela saladinha magana :)
    Tens aí uma ilha à maneira para fazeres umas investidas, nem imaginas as saudades que eu já tenho do cheiro dessa Costa...
    Parabéns pelo bonito relato mesmo com as fotos embaciadas :)

    Por aqui o calor continua dia e noite, esta semana tem estado sempre uma media de 26º aqui na minha rua, este buraco é lixado e quem se safa é o gajo do café que todas as noites é a aviar, lá se vai o fígado.... Tem estado mesmo bom pa fazermos uns petiscos daqueles com umas 7 ou 15 hahahahahaha

    Abraço e força aí amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo:)
      Sim é o tal bico de pedra, que as vezes os gajos estão lá e eu tenho que me ir embora, por causa do mar.
      Percebe ali apanho sempre, nem que seja daquele pequeno, mas ali o percebe leva muita lavagem e há poucos mijões, os pequenos também se comem bem:)
      Já o ano passado tinha safo uns polvos ali, este ano foi muito bom mesmo.
      Saladinha nunca falta, e quando faltar tu ai também sabes fazer boas saladas, ainda não me esqueci daquela do feijão preto, ahahahahaha.
      Aqui tem estado a ser o verão mais quente que eu me lembre, então no meu trabalho com estufas a 150 graus nem imaginas, fds, vai lá vai...
      Acho que ainda ai vou no final do mês, se for combinamos logo uma saladinha, lol.
      Grande abraço e obrigado pela excelente recepção ai no verão:) só faltou ires apanhar umas ondas comigo;)

      Eliminar
  2. Boas João,
    O marzinho e a maré estavam mesmo bons para essa ilhota! Belas capturas, Parabéns!!!
    Opá esses 40m agarrados ao material imagino devem ter sido cá um martírio... LOL
    A ver se vêm mais xanadas dessas que é para ires dar uns mergulhos com os óculos! :)

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Manel.
      Ui foi um dia daqueles que um gajo espera meses;)
      Este material ai nas tuas ilhadas, tinha que fazer umas 10 paragens até ao carro,LOL, eu aqui faço só uma:)
      Epa o meu verão já está feito, nem imaginas a sargaria da boa que saltou fora de água,lol, agora é começar a preparar o material para atacar nas lulas:) mas até lá ainda tenho uns posts para fazer:)
      Grande abraço e força ai:)

      Eliminar
  3. Boas João,essa ilha esta completa de bons sargos variando ainda entre petisco de percebes e polvos,o video esta bem porreiro ...
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Alexandre, já conheço as capelinhas todas daquele conjunto de pedras;)apanhar sargos onde muita gente nem cabozes tentava apanhar, onde eu tirei estes, ahahahaah, incrível onde os sargos se alimentam por vezes... obrigado , grande abraço.

      Eliminar
  4. Mékié Jony,
    Qualquer dia tás armado em corvo marinho comó safatinahs! eheheh
    Ainda fizeste ai uma bela teca mista à maneira, parabéns! ; )
    Epá, a prancha já tá a ficar pequena, tens que arranjar um pitrolêre LOOOOL

    Saúde, da boa! ; ))

    ResponderEliminar
  5. Então Paline marafado.
    Lol, corvo marinho ??? eheheheh
    isto foi uma trinca e não uma mista, polvo, percebe e sargo,lol
    Esta prancha não dá para montanhismo como as vossas, ahahahah, chega e sobra para trazer o material, ao vivo é maior do que pensas;)
    Saudinha, um abraço amigo.

    ResponderEliminar