quinta-feira, 21 de julho de 2016

Dupla perfeita

A dupla perfeita, percebes e sargos,
Pois bem, começar a fazer a maré bem cedo a procura de uns percebes bons, depende sempre do estado do mar, e não era que ele estivesse muito manso, mas tinha um sitio em mente que com ajuda do Mário, dava para apanhar aquele lote de luxo.
Sempre com o olho no mar, mergulhava na poça espumada com óculos, com correntes de todos os lados, e quando dava aquela pequena chanada dos espumeiros, a visão era incrível, com pinhas de percebes lindos, era aproveitar ali 3, 4 segundos e lança-los ao Mário.
Com as contas a baterem nos 4 Kg era hora de deixar lá o resto para um dia destes, se ninguém os vir antes de eu ir lá , ahahahahahah.
 
A qualidade top para este tipo de marisco, estava safo o lanche.
 
Com o virar da maré, o mar ganhou força e algum vento, era hora de limpar os percebes, aproveitar os pequenos para começar a caça aos sargos, que com água a ganhar nível, começam a mariscar, o peixe não era muito, mas de bom lote, volta e meia saia um e com a maré a ganhar muita água fomos abrigados a recuar e ir tentando a sorte em várias pedras, onde ia-mos fazendo uns dentuças bem engraçados.
 
Com a chegada da maré cheia, por norma o peixe deixa de comer, e demos como terminada a pesca, com a rede já bem composta de uns peixes bem porreiros, era hora ir desfrutar de um belo lanche e de umas geladas.
 
 
Com a chegada ao carro, os dentuças vão logo bem acondicionados e frescos a caminho do frigorifico, para eu desfrutando de umas belas refeições.
 
 
Foi mais uma pesca bem positiva e agradável, sem viva alma a volta e uma tranquilidade que hoje em dia é difícil de ter...
 
Para acabar fica mais umas fotos algarvias sempre com boas praias e bons petiscos.
 
 
 Aqui não dá para enganar, estamos no algarve, móóó...

Num dia quente algarvio, o amigo Pedro, liga-me a dizer que tinha uma arca com uns sumos gelados, fizemos uma fusão de uns lingueirões a lobo com uma ameijoas algarvias, mas cozinhadas a alentejana, com mais umas conquilhas da praia dos camones e um polvo do litoral alentejano, saiu um banquete de luxo...
 
Boas fainas.
 
 
 
 


10 comentários:

  1. Mékié João!!
    Se não der uma chanada daquelas de meter o mar de rastos, pode ser que ainda se aguentem lá para ti!!
    Senão já sabes que te tens que virar para outros lados.
    Mas, por aí não devem faltar cantos conhecidos teus, podem ser mais pequenos, mas o lanche não vai faltar com toda a certeza ;)
    Bonita bitola essa dos sargos que fizeram!!
    Móóóó, um convite para uns sumos gelados à Lobo nunca se pode falhar...
    Grande e forte abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Francisco.
      Parece que chanadas dessas não vão acontecer em breve, espero que haja um mar piscina, para eu ir lá busca-los, pois é um desperdício aquilo ficar ali, até porque para o ano já estarão lá outros iguais.
      Percebe para mordiscar apanho sempre, isto não é grande aqui por Sines, mas tenho os meus spots;)
      A bitola de sargos este verão é demasiado boa para ser verdade, muito peixe acima de meio quilo, o que para sargo é optimo.
      Ahahahah, é verdade, sumos gelados no algarve caem sempre bem, então com os petiscos da ria muito melhor:)
      Grande abraço amigo Francisco.

      Eliminar
  2. Comé amigo João!
    Os Sargos comem os percebes e tu comes os percebes e os Sargos :)
    Quando o mar tem um toque o melhor mesmo é apanhar os percebes com um "guarda costas" o pior é que nem sempre temos companhia para isso...
    Apanhaste aí uns percebes à maneira pa beber umas 7 óh 15 com estes finais de tarde de calor assassino que têm feito nas ultimas semanas, este ano isto aqui tem sido de mais, se isto continua assim quando vier o Agosto tou tipo bacalhau seco já todo ressequido...
    Depois dessa maré e enquanto arrumavas aí o material mandaste logo uma abaixo a olhar pa esses sargos não hehehehehe bela maré que fizeste nesse dia, parabéns...

    Tinha ali uma regueira carregada de lingueirão, já me raparam aquilo tudo os filhos da pt....... eram mesmo bons pá gente fazer uma petiscada daquelas...

    No outro dia fui almoçar ali à Culatra móó com o pessoal, saímos daqui da praia de Faro às 10h da manhã e vi jeito de na chegar a casa, só no caminho pa lá foi quase uma grade, ma também o barco quase que na andava hehehehehehe

    Belas fotos essas dos nossos petiscos, só de ver até fico com agua na boca ;)
    Depois em Agosto se eu na merrer até lá com o calor logo se orienta aí uns petiscos, nem que seja umas ameijoas daquelas canita e uns berbigões ;)


    Abraço e força aí amigo João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo.
      É verdade com a ajuda de um companheiro, há sempre mais segurança, par arriscar um bocadinho mais, mas dou sempre uma grande tolerância até ao ponto que arrisco, muito respeito mesmo, até porque já levei umas coças a surfar bem puxadas:)
      Eheeheheh, isso ai este ano está mesmo quente, a ver se em Agosto apanho esse calor, ahahahahah, aqui nem por isso, está calor mas a noite arrefece muito.

      Sim soube bastante bem a cerveja a arrumar o material,:).
      Fds já te lixaram os lingueirões, estava já a contar com maganos na chapa a lobo:)
      Deixa estar que lá em Santa Luzia, tenho lá ameijoa para apanhar a farta, petisco há sempre, e o meu novo spot da conquilha, também é um luxo, ali ninguém apanha:)
      Também vou levar polvo a farta este ano, só no outro dia aos percebes apanhei 6 ;)

      Essa viagem até a culatra dava era para ir toneando ao choco, ahahahahha...
      Em Agosto vamos estar é muito fortes no petisco, que venha o calor, para beber sumos gelados, ahahahahahah, força ai amigo Pedro, grande abraço.

      Eliminar
  3. Boas João,
    Sempre em cima deles!!!
    Marisco e peixe de qualidade com Boa Companhia o que pode querer mais?!? Só de fosse uma matulona ou robalão... LOL

    Forte Abraço e Aperta com a Praia Móó

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Manel.
      Eu pesco sargos o ano inteiro, adoro isto das ilhadas e com o conhecimento da zona, tenho conseguido arranjar sempre petisco.
      Matulonas e robalões também gosto, mas isso já é mais difícil, por acaso atraquei-me a um sargalhão esta semana e pensava mesmo que era uma matulona, mas saiu-me um listado dos bons:)
      Forte abraço Manel, Agostoestou ai a rapar essa ria, ahahahahhaha

      Eliminar
  4. Boas João
    Tal como muita gente sou um apreciador de marisco e quando posso nao perco a oportunidade de fazer um deses petiscos, mas esses caramba que sao de tamanho mesmo bom.Para alem disso ainda fizestees uma pesca em mgrande,sao pescas dessas que dao gosto.
    E esse lobo tambem nao se perde quando se trata de dar ao dente,grande pescador tambem que é o Pedro.
    Boa malha,é preciso é la ir.
    Boa continuaçao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Rafael
      Desde já bem vindo aqui ao blog das minhas historias...
      Vai se fazendo uns peixes e marisco, que com estes dias de verão sabem mesmo bem:)
      O lobo no verão só quer é petisco:) aquilo lá para a terra dele parece o deserto, calor até mais não:)
      Saúde , e força ai....

      Eliminar
  5. Boas amigo João andas forte na apanha das unhas,bons sargos que vão saindo ai nas tuas ilhadas....
    Força ai.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  6. Viva Alexandre, no outro dia lá andavas tu de cana da India:)
    Corto muito daquelas pedras, já as conheço muito bem;)
    Grande abraço, dá-lhe ai .

    ResponderEliminar